Mesa Quadrada - Futebol & Debate - Ancelotti, Abel e Diniz, quem será?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 19/abr/23 17:56
· votar


Pedro_Borges No Fla ele ganhou 3 títulos. Não dá pra dizer que fracassou.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/abr/23 06:50
· votar


makumbator Mas tinha problemas de relacionamento. Não dominava o vestiário.

JJJ
Veterano
# 20/abr/23 19:12
· votar




ProgVacas
Membro Novato
# 21/abr/23 08:47
· votar


Torcida corintiana boladona com o técnico estuprador, vocês viram? Mas ele já treinou o Santos, Atlético Mineiro, Palmeiras... Essa história aí está contada de que jeito? Não sei.

Pedro_Borges
Veterano
# 21/abr/23 08:59
· votar


O crime é de 1987, já está prescrito. O julgamento social é eterno?

ProgVacas
Membro Novato
# 21/abr/23 09:09
· votar


Pedro_Borges Olha... Estupro é coisa séria demais. Nem vou apelar ao extremo, porque você consegue fazer isso sozinho. Apenas pense se você perdoaria. Mas ele estuprou mesmo? Não sei a história.

Wanton
Veterano
# 21/abr/23 09:14
· votar


Quando ele foi sondado pelo Vasco, teve muita gente indignada. O mesmo aconteceu com o Antônio Carlos Zago, que tem histórico de racismo. ProgVacas Mas ele estuprou mesmo? Não sei a história. É acusado de participar de um estupro coletivo. De uma menor, se não me engano.

Wanton
Veterano
# 21/abr/23 09:24
· votar


Cuca é um dos melhores técnicos da geração dele, no Brasil. Não vou julgá-lo porque não é meu papel, mas, na ausência de um esclarecimento que não deixasse dúvidas de sua inocência, acho que não há espaço para ele assumir um cargo em um esporte em que técnicos eventualmente são idolatrados. Deveria tentar a sorte em países que não ligam muito para esse tipo de crime. Mesmo que tenha acontecido na década de 1980, quando a informação não era tão abundante e as pessoas endinheiradas pensavam que podiam fazer o que bem entendessem sem maiores consequências, é algo que mexe com a sensibilidade do público.

Lelo Mig
Membro
# 21/abr/23 09:26 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ProgVacas "Mas ele estuprou mesmo? Não sei a história." Esse processo é bem polêmico. Não tenho motivos para atacar ou defender o Cuca, mas parece que há um monte de arbitrariedades no caso. Nos registros policiais e nos autos do processo não falam, em momento nenhum, que a vítima identificou ou apontou Cuca como um dos seus agressores. Ele ficou um mês preso lá, foi libertado em negociação diplomática, e uns 2 ou 3 anos depois ele foi condenado à 15 meses, num julgamento que rolou sem ele nem saber. Não sou advogado mas 15 meses, mesmo na Suíça, não me parece uma condenação por estupro. Ele não é um "foragido" da justiça. Ficou o peso de uma história levantada pela imprensa um tempo depois e mal contada. Mas, lembro de ter lido na época, um texto sério de jornalista que foi atrás do caso na Suíça e constatou que a vítima nunca reconheceu o Cuca como agressor e que o julgamento foi feito à revelia. Cuca diz que a menina (que parecia ter mais de 18) apenas entrou no hotel e depois no quarto e foi expulsa pelos jogadores que ele nem estava no quarto que a menina entrou. Que ela inventou a história para se aproveitar da situação. Em outros relatos, realmente houve abuso por parte de outros jogadores, que Cuca e mais um apenas apareceram lá por causa do barulho. Sei lá... complicado.

Pedro_Borges
Veterano
# 21/abr/23 09:56 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas Nós, na nossa individualidade sempre tomamos a decisão de eliminar nossos desafetos de nosso convívio, isolando-os, não dando-lhes nenhuma oportunidade qualquer que seja, pro resto da vida. É o famoso esquece e deixa pra lá. A pessoa assim isolada não sofre tanto as consequências, pois tem o resto do mundo para se relacionar e tocar sua vida. Mas quando esse isolamento passa a ser coletivo a pessoa fica condenada a pena de morte. Olha o caso do Bruno. O que o cara fez foi tirano em todos os aspectos e de uma imbecilidade sem tamanho. Cumpriu a pena - pelo menos perante a lei que a sociedade estabeleceu via de seus representantes - mas não pode trabalhar. De qualquer forma ninguém consegue controlar a consciência coletiva, isso é uma lei a esmo, como uma rocha que se desprende da montanha. Cada pessoa dentro desse coletivo sente a oportunidade de manifestar sua indignação.

Pedro_Borges
Veterano
# 21/abr/23 10:10
· votar


Lelo Mig Sei lá... complicado. Muito complicado. E vai ser muito difícil colocar essa história a limpo no nível de compreensão social.

Wanton
Veterano
# 21/abr/23 10:11 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges Cumpriu a pena | mas não pode trabalhar. Claro que pode! Que vá limpar escama de peixe em um depósito sem janelas, lavar vidraças de arranha-céus pelo lado de fora ou, pior, trabalhar numa empresa de seleção de pessoal. O que não dá é para um cara que ficou famoso por ter assassinado a ex-companheira, de forma premeditada e cruel, voltar a ser ídolo de alguém. Os roteiros de Hollywood já nos ensinaram o básico sobre esse assunto: não existe redenção fácil. Se o cara fez uma merda muito grande, pode até salvar o dia para ser perdoado, mas morrerá no final.

ProgVacas
Membro Novato
# 21/abr/23 11:17
· votar


Pedro_Borges Olha o caso do Bruno. O que o cara fez foi tirano em todos os aspectos e de uma imbecilidade sem tamanho. Cumpriu a pena - pelo menos perante a lei que a sociedade estabeleceu via de seus representantes - mas não pode trabalhar É, não pode mesmo. Não cumpriu a pena, viu? Saiu por bom comportamento, mas ainda com sangue nas mãos. Jogar futebol não é trabalho, penso. É diversão remunerada. Ele é atleta, consegue carregar lata de pedra no ombro. Consegue trabalhar sim.

makumbator
Moderador
# 21/abr/23 12:03
· votar


Outra complicação do caso é que é impossível para a mídia levantar até detalhes do processo e sentença com a justiça Suíça. O que se sabe é fruto do que os réus dizem/disseram, e recortes de jornais e revistas da época. https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/ 04/21/por-que-e-complicado-obter-detalhes-da-condenacao-de-cuca-por-es tupro-em-87.htm

Lelo Mig
Membro
# 21/abr/23 12:17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator Na real, pelo que li há uns anos atrás, a proteção do sigilo, como ocorre na Suíça, da qual o Brasil não consegue acesso, prejudica o Cuca (se ele for inocente, pois não aparece a verdade dos fatos e fica o julgo moral popular) e ameniza caso ele seja culpado (pois não vêm à tona a realidade dos atos ele tenha cometido). O que também pesa à favor é que por conta dessa Lei de proteção, na Suíça os presos ficam isolados do contato durante o processo, então Cuca ficou incomunicável, isolado dos outros, por um mês, e as versões dos 4 foram iguais. (repito, pelo que li na época). E também a questão da pena: Se ele foi condenado à 15 meses qual é a condenação? A pena é muito pequena para estupro de vulnerável. Tô só especulando... não sou do ramo.

ProgVacas
Membro Novato
# 21/abr/23 12:20
· votar


Lelo Mig Manjei. Bem diferente dos casos de Robinho e Daniel Alves.

Pedro_Borges
Veterano
# 21/abr/23 12:44 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas É, não pode mesmo. Cara eu não vou discordar da opinião pública, futebol é uma coisa que envolve paixão coletiva e a coletividade em suas considerações não separa bem as coisas. Casagrande pode até parar de fumar, mas para o povão será um eterno maconheiro. Um médico, por exemplo, pode matar uma pessoa numa briga de trânsito e pagar por sua pena, mas depois do alvará de soltura ele volta a medicar. É nisso que a chamada justiça informal é cruel para alguns casos. É uma pena de morte profissional. Quanto ao encurtamento da pena por bom comportamento, sendo uma previsão legal, é portanto uma autorização da sociedade, consequentemente não podemos nada alegar.

ProgVacas
Membro Novato
# 21/abr/23 12:49
· votar


Pedro_Borges Código morse de gago é indecifrável. Mas quis dizer que ele não pode trabalhar com futebol. Pode voltar a trabalhar, mas anonimamente. É um escárnio que esse cara ainda tenha fama, afinal o psicopata adora isso. Você acha sinceramente que ele anuncia que vai jogar em algum clube pensando que vai de verdade? É para voltar às manchetes.

makumbator
Moderador
# 21/abr/23 12:49
· votar


Lelo Mig A pena é muito pequena para estupro de vulnerável. É que pelo que se sabe (novamente, através do próprio réu e notícias da mídia na época) teria sido sexo consentido com menor para um (ou uns, dependendo da versão) e apenas a presença dos demais no recinto sem fazer nada. Acho que a classificação legal na época lá na Suíça tinha pena bem reduzida para o sexo consentido com menor. Mas é tudo especulação nossa.

ProgVacas
Membro Novato
# 21/abr/23 13:34
· votar


Mas sejamos francos: se o Cuca ficar e ganhar qualquer título esse bando de Zé Ruela esquece isso facinho. Torcedor desse tipo que vai na frente do CT protestar não vale o que come.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 21/abr/23 14:13
· votar


Sobre o Cuca, acho que é literalmente IMPOSSÍVEL saber oq de fato aconteceu. O que sabemos, como o Lê-lo já resumiu, é que fica muito a palavra de um contra o outro, e que, mesmo nessas circunstâncias, o Cuca seria mais um "cúmplice" do que um dos estupradores de fato. Não acho que ser cúmplice de um crime como esse deva ser algo minimalizado. Mas também não é a mesma coisa que estuprar de fato. Portanto creio eu que o maior problema de tudo isso é que essa problemática levantada pelo Wanton de um cara que, ainda que cúmplice e não perpetrador, tenha participado de um crime tão vil como o estupro, venha a se tornar ídolo de um clube. Quando o Cuca treinou o Palmeiras pela primeira vez, não lembro desse caso ter sido tão midiático. Creio que tenha sido apenas em 2020, pelo Santos, que começaram a noticiar o fato, e depois ainda mais quando foi assumir o Galo (em 2021)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 21/abr/23 14:13
· votar


Sobre o Cuca, acho que é literalmente IMPOSSÍVEL saber oq de fato aconteceu. O que sabemos, como o Lê-lo já resumiu, é que fica muito a palavra de um contra o outro, e que, mesmo nessas circunstâncias, o Cuca seria mais um "cúmplice" do que um dos estupradores de fato. Não acho que ser cúmplice de um crime como esse deva ser algo minimalizado. Mas também não é a mesma coisa que estuprar de fato. Portanto creio eu que o maior problema de tudo isso é que essa problemática levantada pelo Wanton de um cara que, ainda que cúmplice e não perpetrador, tenha participado de um crime tão vil como o estupro, venha a se tornar ídolo de um clube. Quando o Cuca treinou o Palmeiras pela primeira vez, não lembro desse caso ter sido tão midiático. Creio que tenha sido apenas em 2020, pelo Santos, que começaram a noticiar o fato, e depois ainda mais quando foi assumir o Galo (em 2021)

Pedro_Borges
Veterano
# 21/abr/23 15:33 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Jonas Kahnwald Esse caso do Cuca foi noticiado pela imprensa com o advento do caso Robinho, antes não se falava nisso. Eu mesmo antes disso não sabia.

Pedro_Borges
Veterano
# 21/abr/23 19:12 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


O grande mal nessa história do Cuca é que ele nunca explica o que aconteceu. Se limita a dizer que não fez nada. Claro que se ele de fato for inocente e falar o que aconteceu pode azedar pra quem de fato foi culpado e neste caso ele esteja carregando a cruz pra evitar maiores complicações. Vai saber!

Pedro_Borges
Veterano
# 21/abr/23 20:49 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Depois de ver esse vídeo minha presunção de inocência do Cuca reduziu.

Lelo Mig
Membro
# 22/abr/23 01:05
· votar


Pedro_Borges É, o tema têm de ser abordado, e estes caras de mesa redonda, independente de bom ou mal repórter, tem muito mais contatos e informações que eu. Não dá prá por a mão no fogo não.

Pedro_Borges
Veterano
# 22/abr/23 07:58
· votar


Lelo Mig Mas é muita covardia e falta de humanidade, 4 caras adultos estuprando ou presenciando o estupro de uma criança. O cara vem dizer que não fez nada. Só de não fazer nada já tá errado. Deveria intervir.

makumbator
Moderador
# 22/abr/23 11:24 · Editado por: makumbator
· votar


Pedro_Borges A versão deles é sexo consentido com uma menina que tinha 13 anos mas parecia ser mais velha. Provavelmente a justiça entendeu que foi consentido por conta do tempo da pena e crime em que foram enquadrados. Agora, se foi exatamente assim já é outra história.

Viciado em Guarana
Veterano
# 22/abr/23 13:37 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


PQP! A gente pede Tite e esse fdp do Duilio nos arruma Cuca! Se isso não for o prego que falta pra fechar o caixão desse desgraçado só tacando fogo no CT mesmo pra entenderem que esse palerma não pode continuar. Maluco consegue fazer o torcedor sentir sdds dos tempos que o problema do Corinthians era só o mal futebol apresentado (até a semana passada) e não nego passando pano pra estuprador.

makumbator
Moderador
# 22/abr/23 13:39
· votar


Viciado em Guarana Pois agora o senhor torce para o Cuca! Vai curintia!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada - Futebol & Debate - Ancelotti, Abel e Diniz, quem será?