Carta pela Democracia

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 20/ago/22 10:11 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Claro que existe. Se o sujeito defende os interesses dos bilionários..."

Então só existe direita. (Só que esta visão da direita é bem radical e mequetrefe).

Via de regra, você aponta como "direita" e reforça esse termo sempre e propositalmente como "o posicionamento político que privilegia o rico e o estado de coisas vigentes, o poder, em detrimento do trabalhador".

Mas, isso é uma bobagem, e sei que você reforça aqui essa conotação para provocar alguns.

Cara, eu sei que você é um cara esclarecido, com boa cultura, que já leu muita coisa... Se pudéssemos resumir esquerda e direita muito compactamente, em poucas palavras, poderíamos dizer que a Esquerda privilegia a Igualdade e a Direita privilegia a Eficiência. E que não é possível igualdade sem riqueza e riqueza sem eficiência. E que é possível, em teoria, equalizar estas grandezas.

A conotação pejorativa, tanto de direita quanto esquerda, como algo "ruim", não existe em sua formação, a definição destes termos, no início, não é definido à partir de conceito moral, de bom ou ruim. Até porque "ruim para quem?". E até porque no plenário onde estavam sentados representantes à direita e à esquerda, que originaram os termos, não haviam pobres.

Hoje, esta necessidade de posicionar num dos espectros, impede que muitos entendam que é possível transitar entre as duas correntes e detectar aspectos positivos (e negativos) em ambas.

É possível, por exemplo, ambicionar um projeto de distribuição e igualdade (princípios de esquerda) e ser nacional desenvolvimentista (princípio de direita).

A discussão atual (não com você), mas no geral, é muito burra e limitada.

Meu pessimismo presente, no geral, vêm com o crescimento e proliferação desse gado (de ambos os lados) que assistimos por aí.

Sabe cara a mesma falta de saco e confiança que eu tenho por quem nega o Holocausto eu tenho por quem nega o Holodomor. Eu não tenho mais a mínima esperança na humanidade quando quase todo mundo resolveu se tornar negacionista por conveniência. Tenho dificuldade com o radical, com a falta de bom senso, com quem odeia porque é bom.

Tenho fé na humanidade mais não cara...

"...mas a vida é curta para algumas delas."

Não tenho mais cultivado interesse pelo que houver depois que eu estiver morto. Queria ter algum presente... e meu presente já passou.

Tenho me tornado epicurista depois de velho. Deveria ter feito isso desde mais jovem. Participei de política mais do que deveria, gastei muita energia nisso, acreditei em gente que não devia.

Tendo achar, nos último tempos, que brigar com a família por causa de futebol é mais produtivo do que por política.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/ago/22 12:10 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig
Texto irretocável meu velho!

Wanton dá pra tirar lições.

brunohardrocker
Veterano
# 20/ago/22 13:11
· votar


Lelo Mig

Essa divisão, dessa forma, é coisa de quem está parado na revolução francesa. Naquele contexto, boa parte da direita de hoje estaria sentada à esquerda.
E isso ainda é pautar o mundo centralizado nos franceses.
Os ingleses estavam 100 anos adiantados, não derrubaram a monarquia, e hoje conservador defende o casamento gay. Tudo isso sem derramar uma gota de sangue.

Wanton
Veterano
# 20/ago/22 13:28 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
Então só existe direita.

Você está olhando só para os políticos e esse é o maior erro. Políticos precisam adaptar-se e encontrar nichos para vender o seu peixe. Esquerda e direita não é sobre partidos ou sobre personagens políticos.


Mas, isso é uma bobagem, e sei que você reforça aqui essa conotação para provocar alguns.

Não, não é bobagem e não tem a ver com radicalismo – se bem que, se formos à raiz dos termos, é justamente isso que iremos encontrar. Os conceitos estão sempre em disputa e a interpretação deles é política.


Esquerda privilegia a Igualdade e a Direita privilegia a Eficiência.

Sim, também já experimentei esses significados por aqui, mas também não vendem bem. É um palavreado bem mais liberal e muito mais problemático do que o primeiro. Sabe por quê? A igualdade é um fim, enquanto a eficiência é um meio. Nota que é uma dicotomia assimétrica. Quando a direita fala em eficiência, é eficiência para que fim?


A conotação pejorativa, tanto de direita quanto esquerda, como algo "ruim"

Por isso que busco uma definição para além dos valores morais. Quando eu descrevo o campo político da direita, quem moraliza e enxerga a ruindade são as próprias pessoas que se dizem de direita. Eles sabem definir o que é a direita? Não sabem! Eles não sabem argumentar. Nem os supostos intelectuais de direita sabem. O Pedro, o Bruno e o Evandro não leram, mas eu já li alguns.


É possível, por exemplo, ambicionar um projeto de distribuição e igualdade (princípios de esquerda) e ser nacional desenvolvimentista (princípio de direita).

Pergunta a qualquer brasileiro que se identifique com a direita se o nacional-desenvolvimentismo é de direita. Eles irão te mandar para Cuba. Olha a rasgação de cu dessa gente por causa da suposta caixa-preta do BNDES! Eles já esqueceram que os idiotas dos militares usaram (muito mal) do mesmo expediente para fazer o País crescer. De Getúlio a Médici, o que empurrou o crescimento econômico foram as políticas keynesianas.

O nacional-desenvolvimentismo é adotado pela esquerda, em busca de eficiência, no contexto do capitalismo. É uma política bastante alinhada à direita, uma vez que patrocina o desenvolvimento de empresas bilionárias. Para a esquerda, no contexto do capitalismo, não há nada de errado em uma empresa ser grande, empregar bastante e gerar riquezas. O problema é que as empresas, no contexto do capitalismo, são capitaneadas por bilionários e estes, por sua vez, detém poder político.


Holodomor

Ninguém nega que houve uma grande fome que dizimou grande parte dos ucranianos. O que se nega – aparentemente, com razão – é que a fome foi um projeto deliberado para causar as mortes. Acho, inclusive, que deveríamos fazer um tópico sobre o tema. Aqui, vai ficar muito confuso.


Meu pessimismo presente, no geral, vêm com o crescimento e proliferação desse gado (de ambos os lados) que assistimos por aí.

Acho que é um efeito colateral do aumento do interesse pela política. O caso é que a política é complexa. Um exemplo disso é a dificuldade para demarcar termos tão básicos como esquerda e direita.


Tenho me tornado epicurista depois de velho. Deveria ter feito isso desde mais jovem. Participei de política mais do que deveria, gastei muita energia nisso, acreditei em gente que não devia.

É importante despersonalizar a política, torná-la mais clara, compreender os interesses envolvidos. A esquerda não é o Lula ou os políticos do PT, tampouco os do PDT, PSB, REDE, PSOL, PSTU, PCB etc. Esquerda que importa são os conceitos de esquerda. A transformação que importa é a alfabetização política.


brunohardrocker
Essa divisão, dessa forma, é coisa de quem está parado na revolução francesa. Naquele contexto, boa parte da direita de hoje estaria sentada à esquerda.

Como você pode afirmar que está parada lá se você não estuda o assunto e não sabe conceituar direita e esquerda? A origem está lá. A interpretação que faço dos termos é contemporânea, baseada no comportamento político das pessoas. Você viu os filmes que o LeandroP postou? Não é livro, é filme. Não dói.

brunohardrocker
Veterano
# 20/ago/22 14:12
· votar


Wanton

A interpretação que faço dos termos é maniqueista.

ProgVacas
Membro Novato
# 20/ago/22 14:46
· votar


Wanton

Acho mor normal essa aproximação da esquerda com pautas da direita, porque quando a coisa descamba para a extrema, direita no nosso caso, só mesmo se aproximando de quem está no limiar, este de direita, ou centro, para voltar a ambicionar suas realizações sociais, equilibrando as forças políticas.

É um movimento político histórico.

Wanton
Veterano
# 20/ago/22 19:51
· votar


brunohardrocker
A interpretação que faço dos termos é maniqueista.

É descritiva. O maniqueísmo aparece nos seus juízos sobre a direita. Você idealiza uma direita limpinha que não existe, por isso não consegue achar uma definição satisfatória. Se limita a dizer que as outras não prestam.


ProgVacas
Acho mor normal essa aproximação da esquerda com pautas da direita

É porque não dá para achar que existe conceito puro na prática. As concessões fazem parte do jogo político. Não tem governo 100% de esquerda ou 100% de direita. A realidade não permite.

brunohardrocker
Veterano
# 20/ago/22 22:10
· votar


Num momento a direita é como encoxar a mãe no tanque, no outro é mor normal se aproximar com pautas da direita.

Wanton
Veterano
# 20/ago/22 23:52 · Editado por: Wanton
· votar


brunohardrocker

Às vezes desconfio que você é analfabeto. Vá ver os filmes!

Wanton
Veterano
# 21/ago/22 00:09
· votar


Direita é quem reproduz esses discursos.

ProgVacas
Membro Novato
# 21/ago/22 08:38
· votar


brunohardrocker

É que você não entendeu, mas não existe nada contraditório no que estamos dizendo. Terminei meu comentário super simples dizendo que é um movimento histórico, portanto a observação está disponível para você também.

LeandroP
Moderador
# 21/ago/22 09:57 · Editado por: LeandroP
· votar


brunohardrocker
Num momento a direita é como encoxar a mãe no tanque, no outro é mor normal se aproximar com pautas da direita.


Faz parte da democracia. Políticos sérios não se importam com este tipo raso de polarização quando os interesses são comuns aos dois espectros. Num dos maiores movimentos políticos do país (Diretas Já) houve uma união entre direita e esquerda jamais vista na história do país. Algumas pautas se diferenciavam das outras, o que me parece ser natural. Contudo, se uniram por uma causa. Só a turminha de hoje, que não teve que lutar literalmente pelo direito de votar, é quem fantasia e se ilude com este lero-lero meramente vetorial (geralmente os bolsominions da escola do OdC).

ProgVacas
Membro Novato
# 21/ago/22 10:04
· votar


Sempre houve direita e esquerda politicando no Brasil, mas não eram coisas tão antagônicas assim.

Mas não dá pra comparar esse governo aí como qualquer coisa parecida com práticas de políticas de esquerda ou mesmo de direita. Bolsonaro e sua gangue estão aí para roubar o que der e ver no que vai dar. 99% de chance de não dar em nada e eles continuarem ricos. Se houver punitivismo será nós mesmos moldes do Paulo Maluf, quando viver não for nada mais que uma sobrevivência paga.

Não é governo. A gente está acompanhando. É banditismo puro, charlatanismo, tudo sustentado com mentira, calúnia, destruição de reputação.

brunohardrocker
Veterano
# 21/ago/22 10:11
· votar


ProgVacas
estão aí para roubar o que der

O petismo agora vai encampar esse discurso também?

ProgVacas
Membro Novato
# 21/ago/22 10:18
· votar


brunohardrocker

O que você viu de diferente disso (roubar) nesse governo, cara?

O petismo vai encapar? Encapar significa encobrir? Mas o petismo não deu qualquer pinta disso, quando governou. Inclusive foi o que mais criou mecanismos de combate à corrupção.

É histórico. Novamente: não importa se você desconhece ou não reconhece. Importa o feito.

brunohardrocker
Veterano
# 21/ago/22 10:22
· votar


ProgVacas

Encampar.
É que eu nunca vi o petismo se importando com casos de corrupção. Tanto que deu no que deu, naqueles anos todos.

LeandroP
Moderador
# 21/ago/22 23:37
· votar


brunohardrocker
Encampar

Isso me remete a acampar. E por sinal hoje eu notei algo muito triste referente a isso. Quando eu era mais jovem, uma barraca de camping significava aventura, hoje representa a miséria. Barracas de camping são moradias no centro de Sampa, e em outras cidades também.

makumbator
Moderador
# 22/ago/22 00:45
· votar


LeandroP
Barracas de camping são moradias no centro de Sampa

Então "parabéns". Já estamos iguais aos EUA em alguma coisa:

https://www.youtube.com/watch?v=3nvTgSW2L8Q



ProgVacas
Membro Novato
# 22/ago/22 00:50
· votar


brunohardrocker

Li mal, desculpe.

Wanton
Veterano
# 22/ago/22 00:51
· votar


LeandroP
Barracas de camping são moradias no centro de Sampa

E foi um puta upgrade: bem melhor do que as velhas caixas de papelão.

makumbator
Moderador
# 22/ago/22 00:57
· votar


Wanton
bem melhor do que as velhas caixas de papelão.


Pior que é verdade. Neguinho usava caixa de geladeira ou de TV de tubo gigante como moradia.

Wanton
Veterano
# 22/ago/22 01:53
· votar


makumbator
Neguinho usava caixa de geladeira ou de TV de tubo gigante como moradia.

Pois é. Não protege da chuva. Só serve de abrigo debaixo da marquise ou do viaduto.

-Dan
Veterano
# 22/ago/22 12:06
· votar


makumbator
neguinho assinou pelo cara na maior safadeza.

esses neguinho sao muito safado

makumbator
Moderador
# 22/ago/22 12:10
· votar


-Dan

E não é?

brunohardrocker
Veterano
# 22/ago/22 12:15
· votar


No outro tópico estão falando sobre verdura e mandioca.
Aqui estão falando sobre barraca armada.
Vou sair daqui, talkey?

makumbator
Moderador
# 22/ago/22 12:24 · Editado por: makumbator
· votar


brunohardrocker

Esqueceu do cara em Gana que cortou os bagos dormindo.

LeandroP
Moderador
# 22/ago/22 18:56
· votar


makumbator
Então "parabéns". Já estamos iguais aos EUA em alguma coisa:


É uma imagem deprimente. Fiquei chocado com a quantidade de barracas espalhadas pelas calçadas. Nenhum ser humano deveria viver nessas condições. Sobretudo com família, filhos etc. É de partir o coração!

Wanton
Veterano
# 22/ago/22 19:04 · Editado por: Wanton
· votar


LeandroP
É uma imagem deprimente. Fiquei chocado com a quantidade de barracas espalhadas pelas calçadas. Nenhum ser humano deveria viver nessas condições. Sobretudo com família, filhos etc. É de partir o coração!

Vivemos em um sistema em que resolver esse absurdo não é prioridade. Falta teto? Não falta. Falta comida? Também não falta. A única escassez é de humanidade.

Boulos propõe colocar essas pessoas em imóveis abandonados e vira meme. É chamado de invasor da propriedade privada. Mentem, dizendo que ele é a favor de tomar as casas das pessoas. Com todos os defeitos do sujeito, a luta que ele encabeça é digna e as críticas são asquerosas!

Já vi um parente bolsonarista, que nunca passou dificuldades na vida, vibrar ao ver famílias sendo desalojadas em uma reintegração de posse. As pessoas sendo entrevistadas, chorando, e ele rindo dos erros de português.

makumbator
Moderador
# 22/ago/22 19:53
· votar


LeandroP
É uma imagem deprimente. Fiquei chocado com a quantidade de barracas espalhadas pelas calçadas.

Cabuloso né? Tem partes dos EUA que já virou terceiro mundo. Só falta oficializar. E não é apenas em Los Angeles (apesar que na Califórnia esse problema parece ser maior)

Wanton
Já vi um parente bolsonarista, que nunca passou dificuldades na vida, vibrar ao ver famílias sendo desalojadas em uma reintegração de posse. As pessoas sendo entrevistadas, chorando, e ele rindo dos erros de português.

Putz, aí já é maldade.

LeandroP
Moderador
# 22/ago/22 21:31
· votar


Wanton

O problema de falta de moradia ou de moradia irregular é um vetor que desencadeia outros problemas senão mais graves, como o de saneamento básico. O esgoto lançado nos rios, que por sua vez provoca problemas de saúde e também de infraestrutura (cabotagem). Sem mencionar as nascentes que são soterradas, mortas. Difícil a sociedade perceber essas relações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carta pela Democracia