Alguém de informática? Problemas com Windows

Autor Mensagem
lamas92
Membro Novato
# abr/20


Alguém de informática no fórum?

Desliguei o laptop e no dia seguinte ele não ligou, dando erro na inicialização

Acredito não se tratar de hardware, mas de software. Tentei ferramentas na inicialização, todos os tipos de recuperação, ponto de restauração, desinstalação de updates, prompt e sempre ocorre erro, inclusive na Recovery c/ apagamento de dados.

No ChkDsk não são encontrados erros, o que me leva a crer que o HD está integro. Alguma ideia para restaurar a máquina sem perder o windows original?

brunohardrocker
Veterano
# abr/20
· votar


format c:

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/20
· votar


Formatar é preciso, backup não é preciso.

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


Tentou ligar esse HD em outro sistema pra ver se ele está com os dados acessíveis? Seria uma forma de salvar os dados também.

Outra ideia é criar um live de Linux e ver se o sistema (Linux, obviamente) consegue iniciar no seu hardware. Pra criar o live CD (ou USB) você precisa ter acesso a outro computador funcionando.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# abr/20
· votar


Você já verificou se o laptop está ligado na tomada senhor?

renatocaster
Moderador
# abr/20
· votar


Só vai resolver com o disquete de inicialização do Windows 95 espetado no floppy drive

6Strings
Membro Novato
# abr/20
· votar


Recomendo o sistema Olivetti Lettera 82.

lamas92
Membro Novato
# abr/20
· votar


format c:
Pô, brunohardrocker, pensei nisso, mas daí já era o Windows original...

makumbator
O Vaio é chatinho de abrir... Estou tentando outras coisas primeiro e nem sei se daria certo. O Scandisk já foi e não encontrou nada. Deve ser a atualização do Ruindows que ferrou as coisas mesmo...

Viciado em Guarana
É uma das próximas medidas mesmo...

Wild Bill Hickok
Haha! por que não pensei nisso antes! kkkkk

renatocaster
Renatão, já saquei que vc é de outra era. Fique em casa!

6Strings
Não funcionou... Tenho uma Lettera 32, relíquia, mas muito atual. Quando me perguntam o que é, digo que é uma impressora que não precisa de computador e nem WiFi e as pessoas ficam maravilhadas com tanta tecnologia!!

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


lamas92

Você tem como criar um live CD de linux e tentar inicializar ele no seu Vaio? Já fiz tal coisa no passado pra salvar arquivos de um notebook que também não conseguia abrir pra tirar o HD.

Se tiver acesso a outro computador você também pode criar um USB de inicialização do Windows 10 (no site da Microsoft tem as ferramentas para criar).

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


lamas92
Pra mim isso é algum arquivo corrompido ou hd fodido mesmo...

Mas sou fuçador.

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


Seus pobrema acabaram-se:

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


Já tentou o método da porradinha? Uns tapinhas bem dados, na medida certa...

Pode resolver.

Ou ferrar de vez...

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


JJJ

É assim que a gente resolve os problemas contigo Jota? Hmmm, vou levar meu equipo completo de bondage no nosso próximo encontro. Vou testar o seu método.

Falando em tapa, e o nosso Pink Floyd?

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


makumbator

Um tapinha não dói.

O Pink Floyd está nas mãos do Tito...

Drinho
Veterano
# abr/20 · Editado por: Drinho
· votar


Jota

Jota não.

Jow.

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/20
· votar


Já tive problemas do tipo e o melhor método é o descrito pelo makumbator.

Rodar um Linux via USB. Você consegue fazer isso com apenas um pendrive. Se o seu HD estiver "legível", você copia tudo para um HD externo e depois formata.

lamas92
Membro Novato
# abr/20 · Editado por: lamas92
· votar


makumbator e Beto Guitar Player
Estou nesse ponto. Entrei em Contato com a Sony, fiquei no chat mais de hora e... SURPRESA! O Vaio é da Positivo. Ué? Não era Sony VAIO? Era. O VAIO é Positivo. É sério.
Agora estou tentando contato com eles pra ver se tem algum milagre...
Enquanto isso, estou vendo um boot.


Drinho
Pra mim isso é algum arquivo corrompido ou hd fodido mesmo...
Também acho. E aí ferrou mesmo. Só formatando e perdendo o Win original.


JJJ
Já tentou o método da porradinha? Uns tapinhas bem dados, na medida certa...

Pelo ECA, é proibido bater em menores de 18 anos. Sorte dele.

De qualquer maneira, valeu pelas ideias de todos!

MatheusMX
Veterano
# abr/20
· votar


lamas92
Só formatando e perdendo o Win original.

No ML tem licença do win por R$15, e funciona.

makumbator
Moderador
# abr/20 · Editado por: makumbator
· votar


lamas92

Você não vai perder o seu windows original. Se o problema for esse (e não a perda de dados) pode formatar. Imagino que sua licença seja OEM, não é? Nesse caso, basta que você não mude itens de hardware importantes do computador (placa mãe, por exemplo) que os servidores da Microsoft vão continuar a ver seu PC como o mesmo de antes, e a licença encriptada na Bios vai continuar valendo.

Obviamente que você precisa instalar a mesma versão do windows pra tudo ficar ok (se ele for home, tem que instalar home, por exemplo).

lamas92
Membro Novato
# abr/20
· votar


makumbator
Boa ideia! Não sei qual é o Win original, vou pesquisar.
Não tem nada que preste ali, esse micro é da minha filha e só o que ela vai perder é coisa de colégio e The Sims...

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


makumbator
Se o problema for esse (e não a perda de dados) pode formatar. Imagino que sua licença seja OEM, não é? Nesse caso, basta que você não mude itens de hardware importantes do computador (placa mãe, por exemplo) que os servidores da Microsoft vão continuar a ver seu PC como o mesmo de antes, e a licença encriptada na Bios vai continuar valendo.

Agora eu entendi, meu windows 10 é licenciado, mas foi gratuito, baixei no site da microsoft na época que ele foi lançado.
Neste computador aqui, mesmo com formatação, ele se mantém original e funcionando normalmente.
Em qualquer outro computador que eu instale essa imagem ele fica pedindo para validar, como se fosse um windows falso.

Muito bom cara, não sabia disso não.

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


Drinho

Sim, ele coloca a licença na bios se o computador suportar essa função (boa parte dos mais novos, e até nem tão novos, suporta). Mas tem também a licença pela conta da Microsoft (que também pode ser usada para reinstalar uma licença não OEM em um novo computador ou a OEM no mesmo computador que não tiver suporte de chave na bios).

No meu caso, o windows 10 pro é original vindo da oferta da Microsoft que deu grátis para quem tinha licença do 7 original (no meu caso a ultimate FPP de caixa, que por isso virou 10 pro). A minha licença pode ser instalada em um computador por vez de maneira indefinida (ou seja, posso trocar de máquina e manter a licença, ao contrário da OEM).

Eu também posso formatar e ela vai estar na bios, mas se mudar de computador tenho que logar em minha conta da Microsoft e ele vai ativar no novo PC (e desativar o antigo).

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


A minha licença pode ser instalada em um computador por vez de maneira indefinida (ou seja, posso trocar de máquina e manter a licença, ao contrário da OEM).

será que eu também consigo isso?

eu nem tenho mais conta microsoft acho

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


Drinho

Depende, só vai aceitar em um novo computador se a licença for FPP ou ESD.

Aqui um explicativo:

https://hftecnologia.com.br/entenda-sobre-licencas-esd-fpp-e-oem-micro soft/

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


makumbator

Ok.

No meu caso não é OEM, pois eu montei o computador.
Não é FPP pois eu não comprei o windows na loja.

Eu baixei no site da microsoft quando lançou, aonde eu vejo se a licença é esd ou não? To dando um google aqui mas não to achando.

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


Drinho

Mas foi gratuito por você ter feito um redeem de uma licença anterior? Se for isso ela vai manter a classificação da licença antes da troca.

Mas se ela não tiver sido fruto de uma troca de uma licença original por outra aí realmente não sei.

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


Mas foi gratuito por você ter feito um redeem de uma licença anterior?

Não foi isso, foi gratuito e eu não tinha licença.

Mas vou dar uma caçada aqui, valeu.

lamas92
Membro Novato
# abr/20
· votar


Por aqui, no site da Positivo, eles mandam vc criar um Pendrive bootável pra reinstalar o windows. Estou nesse processo.
Depois falo como foi a ativação.
Obrigado a todos pelas dicas!
makumbator essa foi 1000!

makumbator
Moderador
# abr/20
· votar


lamas92

Opa! Então deu certo no final? Conta pra gente se funcionou contigo.

Lelo Mig
Membro
# abr/20
· votar


makumbator

Andou sumido... pensei que tinha pego Corona.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém de informática? Problemas com Windows