congelar o teto de gastos do governo por 20 anos é tão bom quanto eles querem que a gente acredite

Autor Mensagem
CindyFerrari
Veterano
# out/16 · Editado por: CindyFerrari
· votar


Pedro_Borges
quem apresentou a pec quer que a gente acredite que é uma coisa boa e eu quero saber se é realmente bom.. de onde isso é escrever pelos ouvidos?

e eu estudei em faculdade particular, não na ufc

e eu tenho nome

mas o fodão é vc que não acrescentou nada ao tópico, só veio vomitar pelos dedos achando que todo mundo da esquerda lambe as bolas do ciro

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


eita preulaaa

One More Red Nightmare
Veterano
# out/16 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Fidel Castro
Mensagem do Konrad:

Data venia, Excel,

A grande falha na argumentação sobre os tais efeitos nefastos da pec sobre o crescimento é partir da premissa - não expressamente dita mas facilmente inferível - de que a Pec tem como objetivo zerar o endividamento público ou inibir o gasto do estado ad æternum. Como se fosse uma pá de cal na capacidade de investimento do Estado (que no Brasil não existe desde o JK). Nada mais distante da realidade.

O objetivo mais amplo é viabilizar o controle efetivo de despesa com geração de superávits de um lado, e viabilizar a queda dos juros para patamares mais palatáveis do outro. Essas duas pontes são exatamente o caminho para manter a capacidade de alavancagrm e financiamento das atividades do Estado (e dos Estados e Municípios) hoje fortemente prejudicada pela má gestão fiscal e crescimento irresponsável de despesas na Gestão Rousseff. Nada prejudica mais quem depende em maior grau da tutela do Estado do que a má gestão estatal.

Não é possível que um país tenha crescimento de carga tributária por quase 25 anos seguidos e se encontre com déficit orçamentário dessa monta. Tem algo errado. E eu digo isso tendo tendências de esquerda, nem ponho a culpa no social. É questão de estrutura e modo de gastos, o que essa pec vai tentar atacar. É uma solução circunstancial para um problema estrutural.

Outra pitfall nessa argumentação é a de que causará caos social. Como? A arrecadação está em queda, juros em alta, desemprego crescendo e inflação só agora resfriando. Estados e Municípios (muitos dos quais são os maiores empregadores em suas regiões) com problemas estruturais graves, cortando serviços básicos. Sinceramente, um programa de enquadramento fiscal amplo é a solução lógica para ao menos tentar sinalizar alguma estabilidade de gestão e dar aos agentes econômicos o mínimo de confiança. 12% de desemprego, 9% de inflação e 170 bi de buraco orçamentário, além de ociosidade recorde na indústria não é caos social?

Por último, a questão de cortar gastos ser um problema no momento de crise é uma frase verdadeira aplicada de forma e em contexto errados. Você trabalha na mesma área que eu, e sabe o quanto de capital está aguardando na porta para ser remunerado a taxas maiores do que 1% ao ano. E que está cheio de investidor institucional parrudo aí fora louco para pôr a mão em negócio com cash flow forte por 25/30 anos.

Único jeito de viabilizar essa vinda é ter um mínimo de segurança macro, e déficit crescente e governo irresponsável (nem vou entrar no mérito da qualidade dos contratos propostos no governo anterior), leniente com inflação não ajudam. (Isso sem contar o efeito perverso que esse déficit tem na indução ao investimento, seja pelo ambiente ruim seja pela taxa de juros: que gestor de fundo de pensão que tenha meta atuarial de 5%+ipca vai colocar dinheiro em ativos reais com título público pagando ipca + 5,99?) Nem de is/lm dá para falar mais, tamanha a bagunça atual.

Corta-se agora pois não se soube fazer o desmame antes. Leram o mestre Keynes pela metade.

Por fim, recomendo ler a exposição de motivos da Pec antes até de lê-la. O texto é claro, objetivo e ajuda a entender aspectos mais da coisa sem ser de difícil compreensão. Já mata metade dos mitos que foram criados. E são só 25 ou 26 parágrafos.

Snakepit
Veterano
# out/16
· votar


Pedro_Borges
CindyFerrari
Quanta amargura vcs dois!

Não deixem o nobre espirito falastrão do wuwu contaminar vcs.

Não esqueça da promessa do passeio de moto Pedro_Borges com a musa do OT, então brigar não ta valendo :*

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


Esse Wujuju leva a ignorância omnisciente a um nível que eu só tinha visto no Yahoo Respostas.

Snakepit
Veterano
# out/16
· votar


Black Fire
Chegou atrasado. Wuwu não está mais entre nós.

Mas eu sei que em breve voltará...

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


caraca, esse Konrad tem uma habilidade na boa construção de texto que eu fico impressionado

mesmo quando eu não concordo com ele eu fico pasmado como ele consegue fazer isso, é quase que poética sua forma de escrever

mas nesse caso eu nao teria como concordar mais, parabéns

CindyFerrari
Veterano
# out/16 · Editado por: CindyFerrari
· votar


Snakepit
não é culpa minha, eu tava quieta no meu canto, ele que veio com a síndrome de silvio santos só encher o saco mesmo

st.efferding
Membro
# out/16
· votar


eu sempre pensei que o Pedro Borges queria comer a Cindy. que confusão

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


st.efferding
meu esquerdismo deve ter minado qualquer possibilidade, se é que existia..

st.efferding
Membro
# out/16
· votar


meu esquerdismo deve ter minado qualquer possibilidade, se é que existia..


é, melhor virar guei assim

BRINKS SINDY =**

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


st.efferding
ahaza sua loka

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


meu ~esquerdismo~

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


e a ironia de tudo isso é a Cindy ter o nome de uma empresa capitalista opressora dazelite no seu nick

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


Marco Andriotti
ironia maior ainda é saber que ele provém de uma das competições mais elitizadas coxinhísticamente falando: Fórmula 1.

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=14 68431&filename=PEC241/2016

Snakepit
Veterano
# out/16
· votar


st.efferding
eu sempre pensei que o Pedro Borges queria comer a Cindy. que confusão

uahauhauhauhauahau

Mas pelo que eu sei a CindyFerrari já é uma mulher comprometida.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


comprometida

na esquerda ninguém é de ninguém, compromisso é coisa de reacionário

Snakepit
Veterano
# out/16 · Editado por: Snakepit
· votar


sallqantay
compromisso é coisa de reacionário

Coisa da direita conservadora cristã! hahaha

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


Coisa da direita conservadora cristã machista patriarcal e opressora

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Coisa da direita conservadora cristã machista patriarcal e opressora do mal com o pal

Rednef2
Veterano
# out/16
· votar


Pra quem ta falando mal da PEC 241, aula de economia com talvez o maior economista da direita brasileira:




Chupem essa esquerdalhas!

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


E eu achando que economista não tinha isso de esquerda e direita.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


daimon blackfire
economista não tinha isso de esquerda e direita

não tem, isso é quando nego enfia panfletagem política no meio, aí fode

Viciado em Guarana
Veterano
# out/16
· votar


Rednef2
Isso aí é Nando Moura?!
Você merecia um ban por postar esse tipo de coisa.

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Acho injusto postar pensadores e economistas apenas da direita.

Este fórum é democrático, plural, inclusivo e respeita a diversidade.

Então vou ceder espaço para a esquerda:



Adler3x3
Veterano
# out/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem na minha opinião a questão esta mal compreendida.
O tema dos gastos de um governo envolve as três esferas, municipal, estadual e federal.
O básico do básico é que não se pode gastar mais do que se arrecada.
O setor público envolve os conceitos de superávit e défict orçamentário.
Por natureza a tendência dos governos é de apurar déficts, mas tem que ter recursos para depois poder ajustar.
O que se observa é uma sucessão de contínuos déficts que leva ao endividamento crescente, que atingiu um nível insuportável, isto é não se sustenta.

Voltando a questão do congelamento das despesas, isto é muito relativo:
- por exemplo a limitação do corte com base na inflação anterior não me parece o método ideal para controlar os gastos.
Pois digamos em 2017, sendo otimista digamos que o PIB e a arrecadação aumentem em 2%, e a inflação do ano anterior (otimista) feche em 6,50%.
Ora as despesas vão poder ser aumentadas acima da arrecadação real.
E depois na sequência de vários anos (20 anos) vão surgir novas distorções.
O ideal é cortar os gastos, e gastar somente o que se arrecada, simples.
Mas na prática não é bem assim, o governo por pressões da sociedade acaba cedendo e outras práticas de acomodação surgem.

Este tipo de indexação não vai dar certo, lembrem da história da correção monetária, que criou inúmeras distorções que até hoje se fazem presentes.
E uma parte substancial do orçamento vai para os juros, que estão insuportáveis para a economia.
Fora o principal das dívidas que tem que ser pagas, assim do valor arrecadado sempre vai sobrar pouco.
O problema da previdência é crescente e a origem esta no setor público, não no privado.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/16
· votar


Rednef2
brunohardrocker
Se eu pudesse bania vocês dois.

Pedro_Borges
Veterano
# out/16 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


CindyFerrari
quem apresentou a pec quer que a gente acredite que é uma coisa boa e eu quero saber se é realmente bom..

Mas faltou a interrogação, minha fofa.

st.efferding

Vez em quando tem que bater no balcão com o punho cerrado

meu esquerdismo deve ter minado qualquer possibilidade, se é que existia..

Viu como as coisas funcionam?

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


Pedro_Borges
mas tinha, eu pedi pra moderação alterar o título porque esqueci uma palavra e deve ter faltado espaço.. se vc tivesse se dado o mínimo de trabalho de ler as respostas, teria visto que pessoas como o conrad e o bf participaram do tópico numa boa.. vc só veio bostejar mesmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a congelar o teto de gastos do governo por 20 anos é tão bom quanto eles querem que a gente acredite