congelar o teto de gastos do governo por 20 anos é tão bom quanto eles querem que a gente acredite

Autor Mensagem
CindyFerrari
Veterano
# out/16 · Editado por: CindyFerrari


dissertem



edit. 20 anos*

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Eu ainda não li a PEC.

Então, recomendo que antes de iniciar este debate, sigam a recomendação do presidento:

Leiam a PEC.

st.efferding
Membro
# out/16
· votar


click bait. matemagicamente impossível conseguir isso sem redução progressiva no número de cargos públicos e alinhamento total dos esforços para atingir este objetivo - que não reflete em nenhum ganho para o executor (aka os sanguessugas de gravata)

ideologicamente, nem se fala.

o/

One More Red Nightmare
Veterano
# out/16 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Ha controvérsias, como exposto pela posição da PGR, que diz que as medidas infringem a autonomia financeira do poder Judiciário e que diminui sensivelmente a receita disponível para as rubricas de educação e saúde. Outro ponto controverso é o tempo mínimo de vigência (antes que se possa revisar o mecanismo de reajuste de despesas).

Apesar disso, achei esses argumentos fracos, sobretudo o da PGR. Ora, o objetivo é conter o crescimento real da despesa primária, torna-la menos prociclica (quando a despesa cresce junto com a economia) -- um teto comum e que nao interfere nas escolhas de gasto. Como benefício colateral, força a classe parlamentar a priorizar a confecção do Orçamento, coisa que no brasil sempre foi uma piada.

No final do texto da pec o governo faz uma defesa do projeto, recomendo a leitura.

Para alguns dados, deem uma olhada nesse texto do Mendes http://www.brasil-economia-governo.org.br/2016/09/29/a-pec-do-limite-d os-gastos-e-a-protecao-aos-mais-pobres/

One More Red Nightmare
Veterano
# out/16
· votar


redução progressiva no número de cargos públicos

Isso está contido no projeto. Inclusive, foi objeto de contestação da PGR.

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Joseph Conrad
· votar


Esse é daqueles tópicos fadados a descambar para o panfletarismo e para a crítica infundada (com ares de superioridade baseado em pesquisas wikipedianas e/ou de blogs como o do Nassif et caterva). Para sequer começar a discutir o assunto (que é complexo e tem seus prós e problemas - bem óbvio dizer isso, mas em tempos em que todo mundo se acha no direito de ter uma opinião sem que ela seja minimamente fundamentada é importante dizer), a pessoa tem que ter, no mínimo, alguma noção dos conceitos abaixo:

Vinculações Constitucionais
Receitas auferidas pelo setor público
Orçamento Fiscal e Orçamento da Seguridade Social
Espécies de tributos e suas destinações
Processo de formulação do orçamento
Estágios da despesa
Financiamento do setor público
Impacto/relação entre déficits crescentes e o processo inflacionário
O próprio conceito de inflação
Relação entre e déficit e crescimento no caso brasileiro
PIB potencial
Hiato de produto
Custo de rolagem da dívida
Custo implícito da dívida pública
Processo de colocação dos títulos públicos no mercado e sua precificação
Formação das taxas de juros
Estrutura das taxas de juros a termo
Relação entre Bacen e Tesouro Nacional
Conceito de políticas públicas
Mensuração do impacto das ditas políticas sob o aspecto financeiro (desencaixe) e fiscal (tributação)

Obviamente vai aparecer um outro iluminado aqui para dizer que essa postura é arrogante e inibe o debate "democrático". Na verdade é mais uma medida profilática para pôr o mínimo de bom senso e regra (por "a" eu quero dizer "a", definir a conceituação é basilar em qualquer troca de ideia. Ninguém sai por aí chamando "gato" de "hghghghyu" e, dada a incompreensão do interlocutor manda um "ah.... mas é esse meu conceito de gato, você tem que respeitar") no debate e tentar diminuir o nível de burrice loquazmente propagada na internet, que já anda alto demais.

E outra: tem material às toneladas na internet sobre cada um desses pontos, material de excelente qualidade e gratuito. A única exigência é a leitura e um pouco de denodo para entender, assim como humildade intelectual para assumir a própria ignorância em um domínio.

Flw.

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Joseph Conrad

Pegou mais pesado que o Presidento.
Ele só mandou a esquerda ler a PEC.

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16
· votar


brunohardrocker

Ele foi mais sucinto. Para ler e entender a pec vai ser necessário um pouco de cada um desses tópicos que listei.

Devo ter omitido alguns pois estou digitando no celular.

st.efferding
Membro
# out/16
· votar


Ele só mandou a esquerda ler a PEC.


sem indicar um PEC for dummies cuja iniciativa do Konrad aparentemente iniciou, é desperdício

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Joseph Conrad

A única exigência é a leitura e um pouco de denodo para entender, assim como humildade intelectual para assumir a própria ignorância em um domínio

Aí tá pedindo demais. É mais agradável admirar a Marcela Temer ao anunciar o projeto Criança feliz.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


Vinculações Constitucionais
Receitas auferidas pelo setor público
Espécies de tributos e suas destinações
Processo de formulação do orçamento
Estágios da despesa
Financiamento do setor público
Impacto/relação entre déficits crescentes e o processo inflacionário
O próprio conceito de inflação
Relação entre e déficit e crescimento no caso brasileiro
PIB potencial
Hiato de produto
Custo de rolagem da dívida
Custo implícito da dívida pública
Processo de colocação dos títulos públicos no mercado e sua precificação
Formação das taxas de juros
Estrutura das taxas de juros a termo
Relação entre Bacen e Tesouro nacional
Conceito de políticas públicas
Mensuração do impacto das ditas políticas sob o aspecto financeiro (desencaixe) e fiscal (tributação)


minha vó resumiu essa porra toda quando me contou o conto da cigarra e da formiga

minha vó > Konrad

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16
· votar


CindyFerrari

Cindy, minha querida. Acho que o título não está muito claro. São duas ideias distintas:

a) a criação de um teto para os gastos

b) o congelamento dos gastos, que será feito nos valores nominais de uma determinada data base, o que, em última instância, vai indicar o "teto" que aqueles dispêndios poderão atingir.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


Joseph Conrad
https://67.media.tumblr.com/c376b6c5c34cae0519bfd763b49491ed/tumblr_n3 hu12GBAj1s5keexo1_500.gif

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


mas é esse meu conceito de gato, você tem que respeitar

é o meu jeitinho

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


Joseph Conrad
obrigada pela explicação.

isso é uma coisa boa?

General Patton
Membro Novato
# out/16
· votar


As massas não tem que acreditar em nada. Apenas ajoelhem-se perante a aristocracia econômica.

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Bolsonaro é contra:



Snakepit
Veterano
# out/16 · Editado por: Snakepit
· votar


brunohardrocker
Se reduzir a Selic em 3% agora no grito, o Real toma um K.O. Podemos começar a pensar em um novo nome pra próxima moeda.

A Dilma deu uma forçada pra baixar a Selic em 12/13, não adiantou pra acelerar a economia e muito menos ajudou a controlar a divida e arrumar o orçamento. Pelo contrário, foi ali que o país foi ladeira abaixo mesmo.

Politico não é economista. Não sei pq tentam aparecer com isso. Deixem o Meireles trabalhar... se a Dilma não fosse tão estupida teria deixado o Mantega trabalhar em paz e não seria esse caos hoje.

Vamos cair na real, o Brasil quebrou. Se a Dilma tivesse ficado até o fim do mandato rolaria default. Se não fizerem nada a Grécia é aqui.

CindyFerrari
Veterano
# out/16 · Editado por: CindyFerrari
· votar


Aprovaram a parada na Câmara

Surpreendentemente

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar




Roy.Mustang
Veterano
# out/16
· votar


Ainda não tomei partido, justamente pq não tenho base para entender os pormenores. Visto isso, não acho justo me posicionar contra ou a favor.

Vale notar que a esquerda está totalmente contra. Olhando pelo ponto de vista que eles acreditam piamente na santidade do Lula, isso não dá mto crédito. Ao menos pelo que vejo no meu círculo social (ninguém tem conhecimento suficiente para ter uma opinião realmente baseada e verdadeira), quem não apóia Dilma ou Temer, que é o meu caso, ficou em cima do muro.

Aguardo os próximos capítulos.

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi

Michel Temer sobre a PEC 241: "Leiam a PEC"

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


brunohardrocker

Michelangelo > Michel Temer.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/16
· votar


1. O leandro karnal tem razão quando menciona a eficiência do gasto. Esse é o nó gordio do problema. Só que isso está além do propósito de um teto para o gasto. Ele confundiu problemas.

2. De uma forma geral, é desonesto tratar um pressuposto como fato consumado, no caso, o malogro das tais atividades fins. Primeiro, observa-se que:

A) o mecanismo atual de indexação é o crescimento do pib (que de fato nao está crescendo). Ou seja, elas ja estariam em decadência.
B) O crescimento real do gasto com educação foi dos maiores nos últimos anos, inclusive com reajuste nos salários dos professores, pari passu a estagnação no desempenho escolar observado. Ou seja, gastar, pura e simplesmente, não basta.

Faz-se a ressalva de que em certa altura o mecanismo indexatorio deve ser reavaliado, e este prazo é um ponto em aberto.

Ps. É preciso contextualizar essa pec em seu devido lugar no jogo da confeção orçamentária, considerando suas peculiaridades teratologicas de legislação (poder efetivo do executivo, uso político de descontingenciamento etc). Trata-se de um problema amplo de distribuição de renda em democracia cuja solução esta pec representa apenas um esboço, um primeiro passo.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


congelar teto + brasil + pmdb = tudo pra dar errado.

se fosse uma medida reparativa controlada, realizada por algum governo europeu, até que eu botaria alguma fé. agora em terras tupiniquins pelo 'honestíssimo' e 'exímio' presidente temer, que primeiríssima coisa que fez ao assumir foi privatar o pré-sal, e já está terminando de dar de graça as partes da Petrobras...

não tem muito o que analisar. qualquer analise de viés positivo parte do pressuposto de que existiria uma boa gestão por trás dessa medida. eu já parto do pressuposto que é só pretexto pra roubar mais e prejudicar mais o pobre.

quem tá certo?

dada a reputação política do brasil, entendo que eu estou.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar




sallqantay
Veterano
# out/16 · Editado por: sallqantay
· votar


eles querem que a gente acredite

isso é linguagem de adolescente chorão, seguem algumas semelhantes:

maldito sistema opressor
puta mundo injusto, mêo (boça)
acabou o toddynho
eu tenho mesmo que limpar meu quarto?

One More Red Nightmare
O leandro karnal ... confundiu problemas.

esse cara é pago para isso, ele é o porta voz dos esquerdopatas cults.

eu mesmo não vi problema nenhum, 10 anos de gasto controlado pela inflação é o mínimo. Depois de 10 anos verifica a meta e pronto, o buraco é grande demais, e tem que ter alguma sinalização de futuro.

Eu acho que essa PEC é que nem a lei de responsabilidade fiscal: uma coisa ridícula. Transforma em lei o que deveria ser uma prática corrente, um costume

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


eles querem que a gente acredite
isso é linguagem de adolescente chorão, seguem algumas semelhantes


claro que não é. todo mundo está querendo que você acredite em alguma coisa. só o que muda são as intenções.

óxe.

e o mundo também obviamente é injusto.. mas whatuéver.

Trololo
Veterano
# out/16
· votar


Pra mim parece tão obvio...

Está num deficit enorme, gastaram muito mais do que ganharam, se não controlar vira uma bola de neve e o país quebra.


Nem li a PEC e de uns tempos pra cá nem estou ligando pra qualquer assunto desse tipo.

To correndo atrás do melhor pra mim e pra minha família, o país que se exploda. Primeira oportunidade saio vazado.

Snakepit
Veterano
# out/16
· votar


Resumindo a história:

Toda polemica é sobre gastar dinheiro que não existe.

Uns acham que sim, outros acham que não.

Fim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a congelar o teto de gastos do governo por 20 anos é tão bom quanto eles querem que a gente acredite