Sobre Empreender /

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Wade
· votar


Quem não é, trata o empreendedorismo como um sonho distante ou está fazendo algo concreto para tal?


Por que ou um ou outro?

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


Tem que acreditar no poder do diabo.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16
· votar


acreditar no poder do tiago

Trololo
Veterano
# set/16
· votar


To gostando de ver...
Uns anos atrás quando eu acompanhava aqui esse fórum era um antro de fracassados HAHAHA

agora temos boas dicas, vide post do Snakepit

Snakepit
Veterano
# set/16
· votar


Trololo
Uns anos atrás quando eu acompanhava aqui esse fórum era um antro de fracassados HAHAHA

Acho que não mudou muita coisa então! hahaha

rcorts
Veterano
# set/16
· votar


-Dan

Minha mulher não trabalha fora, porque nosso filho caçula é autista. Eu sempre falei pra ela, ache algo que você possa e queira se dedicar em casa. Pode ser algo que eu te ajude nos horários vagos.

Ela decidiu então fazer lembrancinhas personalizadas para festas infantis. Eu vendi umas paradas, fiz umas compras parceladas em 12 x de material pra ela poder trabalhar. No início as vendas eram principalmente locais e poucas no mês, mas uma lição que ficou logo nos primeiros meses é que a clientela local a ocupava no whats app metade do dia e depois não fechava pedido. Ou quando fechava queria um monte de mordomias, como entrega grátis e o escambau. É o inconveniente do whats app, as pessoas acham muito fácil ficar especulando e tomando o tempo dos outros sem intenção de fazer negócios.

Então adotamos a estratégia de concentrar as vendas pela internet (Mercado Livre) e no início no Elo7 (o qual abandonamos recentemente, por motivos de incompatibilidade com o nosso modelo de negócios, além de pouca conversão). Apesar de ser um trabalho artesanal, estipulamos um prazo para ela entregar as produções e funcionou melhor vendendo pela internet.

Nos 3 meses iniciais ela conseguiu fazer uns R$ 600,00 de lucro mensal. E foi progredindo até que no começo deste ano ela já estava conseguindo fazer uns R$ 1800,00 mensais (de lucro, não de margem).

Estava excelente para um extra no mês, já que as contas já há uns 5 anos vinham ficando só por minha conta. Eu estava me sentindo o MacGyver e quando ela começou nesse negócio "caseiro" (mas levado com muita seriedade) eu tirei um grande peso das costas.

Só que há uns 2 meses, além das vendas terem tido uma queda (natural pela própria situação do país) a receita estadual passou a exigir dos Correios que só aceitasse postar encomendas com a nota fiscal de fora da caixa. Aí foi uma correria para vencer a "burrocracia" e se formalizar. Ela precisou se cadastrar como MEI, obter um certificado digital, aprender tirar NF-e, pagar a DAS mensal, se atualizar na legislação etc...

Como o trabalho é artesanal e tem muita burocracia envolvida o negócio perdeu a sustentabilidade. Então, até o final do ano ela permanecerá nesse lance de lembranças para festa (e eu vou ajudando como posso). Mas a ideia agora é continuar com comércio eletrônico, só que com a venda de produtos e não em ramo artesanal.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/16
· votar


Tópico muito interessante.

Eu tenho aulas de empreendedorismo neste semestre na faculdade (tecnologia em gestão de produção industrial). Apesar de não achar muito aplicável na minha vida neste momento, gosto muito da aula e do professor, e conhecimento sempre é bom, e quem sabe não possa vir a ser muito útil no futuro, não é?

rcorts
Veterano
# set/16
· votar


The Man Who Sold The World
hoje em dia a gente brica um pouco com marcenaria mas sem fins lucrativos

Posso me dizer um empreendedor doméstico no ramo da marcenaria. Já fiz um rack pra minha sala com 2 torres pras caixinhas de home theater, com direito a painel (o rack ficou bom, mas o painel ficou uma merda).

Também montei um rack de chão com rodinhas de silicone. Já tá meio feio, mas funciona até hoje.

Também fiz uma bancada com tomada elétrica pra minha patroa trabalhar nesse negócio dela (post acima).

Esse final de semana eu terminei de fazer um conjunto de 2 módulos, composto por um rack de parede e 1 painel para TV de 22" (pro quarto do meu filho). Até agora a TV não caiu.

Só que eu só trabalho com MDF. Fica barato e é fácil de mexer. Esse conjunto que eu fiz no último final de semana saiu por menos de R$ 120,00. Faço os projetos e mando cortar as peças na Leroy Merlin. Aí em casa eu vou montando tudo quando sobra um tempo. Estou até pensando em comprar uma Dremel, porque vai abrir várias possibilidades, como fresar por exemplo.

Snakepit
Veterano
# set/16 · Editado por: Snakepit
· votar


rcorts
Só que há uns 2 meses, além das vendas terem tido uma queda (natural pela própria situação do país) a receita estadual passou a exigir dos Correios que só aceitasse postar encomendas com a nota fiscal de fora da caixa. Aí foi uma correria para vencer a "burrocracia" e se formalizar. Ela precisou se cadastrar como MEI, obter um certificado digital, aprender tirar NF-e, pagar a DAS mensal, se atualizar na legislação etc...

Po cara, que merda. Aí tem que ver que talvez o negócio nunca fosse viável, desde o começo, no caso de ser 100% de acordo com as "regras".

Um contador de confiança é vital nessas paradas, pq volta e meia tem uma saída "criativa" pra situações assim, ou pelo menos soluções mais em conta. Além de diversas isenções pros mais diversos impostos.

Tem muito contador que até ajuda a criar empresa sem custos caso veja um potencial futuro. Tenho pavor de burocracia... se tem alguém de confiança na contabilidade da pra focar 100% no produto e mandar o pepino pra ele por um custo bem razoável.

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


Tenho pavor de burocracia...
2

rcorts
Veterano
# set/16
· votar


Snakepit

Até que viável é, porque MEI paga uma contribuição mensal simplificada que reune INSS, ICMS e PIS. Minha esposa paga 45 por mês. Aí entra o custo de um software emissão de notas fiscais (esse ano ainda não precisa, está sendo possível usar o software gratuito da SEFAZ SP, mas a partir de janeiro de 2017 vai ter mais este custo). Tem também o custo do certificado digital (foi R$ 165,00 nos CORREIOS, vale por 1 ano). E todo ano tem que declarar os rendimentos dos últimos 12 meses, sobre o qual incidirá uma alíquota (que ainda não sei qual, mas gira em torno de 4% sobre o faturamento).

Então no fim das contas, como é um negócio "doméstico", sai mais em conta do que ter empresa aberta, com aluguel, água, luz, atendimento a clientes, funcionário etc...

Mas ela já passava bastante tempo ocupada fazendo as encomendas. Agora tem essa burocracia de emitir nota a cada venda, ficar fazendo relatórios mensais de faturamento, controlando nota de entrada de produto, vira e mexe procurar a SEFAZ pra tirar alguma dúvida etc... etc...

Enfim, acaba sendo muito mi mi mi pra ter um lucro baixo. E o pior é que essa parte burocrática acabou sobrando pra mim, e eu tinha me proposto a ajudar de uma forma mais light, por exemplo, indo buscar encomendas nos fornecedores pra ela. Eu já tenho meu emprego e não dá pra entrar tão de cabeça num empreendimento que é dela, senão fico sem tempo até de descansar.

Então a gente chegou num acordo de que é melhor ela trabalhar só com revenda de produtos mesmo, que fica mais de boa. E o tempo que era gasto na produção das encomendas ela pode cuidar destas questões burocráticas.

CindyFerrari
Tenho pavor de burocracia...
[3]

rcorts
Veterano
# set/16
· votar


-Dan
Na ideia de expandir seu publico, acho que o estilo cartunesco pega mais que rock (embora os dois não são excludentes). No ex, Hora da Aventura, Pokemon, que sao duas coisas com fama no momento, seriam bons temas.

Mas aí não entraria questão de direitos autorais e licenciamento de uso de personagens/marca registrada? tá certo que aqui no Brasil geral usa esses personagens famosos sem pagar os royalties, mas se ela começar a pegar fama pode vir a ter problemas com alguma firma de representação das marcas.

Pode ser legal fazer como aquelas mochilas que copiam o estilo, a ideia, mas não usam o personagem. Por exemplo, fui comprar a mochila do meu filho esse ano e tinha algumas mochilas com heróis parecidos com os vingadores, mas que não eram os vingadores, ou parecidos com o Carros da Disney, mas que não era propriamente o lightning mcqueen. Enfim, é usar da criatividade brasileira.

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


Snakepit
rcorts
falando em taxas e burocracias: aqui perto de casa, um carinha tava desempregado e botou uma barraquinha de pastel na calçada.. a família toda ajuda lá (esposa e os dois filhos).. domingo eu fui lá com meu namorado e tinha um número considerável de pessoas, aí quem tava chegando ele avisava que ia demorar um pouco e tals.. na mesa do nosso lado, tinham 3 pessoas e elas ficavam reclamando do atendimento pq tava demorando.. aí um deles soltou a pérola "tem que contratar mais funcionário, se não vai falir"

as pessoas não tem ideia do quanto custa um funcionário, principalmente pra quem tá começando e nem recuperou o dinheiro do investimento ainda... e mesmo que seja um funcionário ~informal~ aqueles 30~40 reais por dia fazem uma diferença enorme!

rcorts
Veterano
# set/16
· votar


CindyFerrari

O brasileiro médio não se liga nestas coisas mesmo não. Não tem a mínima ideia de quanto custa manter um funcionário, pagar aluguel, manutenção do negócio, entre outros custos fixos. Fora a exorbitante e confusa carga tributária que uma pessoa precisa enfrentar para empreender dentro da Lei aqui no bananal.

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


rcorts
isso só me lembra aquelas pessoas que montam um negócio e começam a ganhar um dinheirinho e vão logo comprando iphone 10 e hilux
hueheuheuhe

não sei onde vcs moram, mas aqui as pessoas tem tesão na hilux que eu nunca vi..

rcorts
Veterano
# set/16
· votar


CindyFerrari

Eu moro no Goiás. Sei bem o que é isso. Aqui a regra é: os fazendeiros (ou metidos a fazendeiros) e os playbas, filhos de fazendeiro, batem só de caminhonete. Em segundo lugar vem a febre do Honda Civic e Corolla (qualquer ano e modelo). Mais recentemente tem a febre do Renegade.

O cidadão começou a faturar vai logo financiando um desses.

Jack Holland
Veterano
# set/16
· votar


isso só me lembra aquelas pessoas que montam um negócio e começam a ganhar um dinheirinho e vão logo comprando iphone 10 e hilux

O cidadão começou a faturar vai logo financiando um desses


Que bom, sempre achei que eu era o único politicamente incorreto que pensava isso.

Acredito que a maioria das pequenas empresas que fecham prematuramente é por causa disso.

Às vezes o cara até tem uma ideia bacana, força de vontade e tals, mas é um BURRO financeiramente e logo depois põe tudo a perder.

Não importa o quão bom ele(a) seja, a grana mal começa a entrar e o pensamentozinho de brasileiro funkeiro ostentação/madame já aparece (opa, entrou um dinheiro, vou aproveitar pra aproveitar a vida e torrar). E aí taca-lhe dívidas, é financiamento de SUV da moda pra aparecer pros vizinhos, apê na praia, iphone e ipad pros filhos, etc.

E se você acha que está livre disso pq não é assim, não se preocupe. Seus sócios serão, e ferrarão teu negócio por tabela.

rcorts
Veterano
# set/16 · Editado por: rcorts
· votar


Jack Holland

O meu ponto de vista é de que o risco de um empreendimento no começo é o mesmo de um casamento antigo: excesso de confiança.

O negócio começa a ir legal e o cara já pensa, "pô, tá indo bem demais, daqui pra frente só alegria!". E não é bem assim. Nesse último 1 ano que minha patroa começou com essa ideia já teve pelo menos uns 3 obstáculos para vencer, e olha que nem é uma empresa no sentido tradicional da palavra. É um negócio doméstico de baixo investimento. E não é nossa única fonte de renda. Então se der merda dá pra segurar as pontas por um bom tempo até achar uma solução.

Casamento antigo é quase igual. O casal (ou um dos envolvidos) pensa, ah, nosso casamento é estável, e é nesse momento que o desleixo e excesso de confiança podem abrir as portas para os riscos externos.

E se você acha que está livre disso pq não é assim, não se preocupe. Seus sócios serão, e ferrarão teu negócio por tabela.

Eu sou daqueles que pensa que sócio bom é sócio dos outros. Pra mim não rola.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/16
· votar


Sociedade é uma coisa muito complicada. São raros os casos de quando dá certo. Normalmente as pessoas só entram em sociedade por motivos financeiros, ou porque um foi na onda do outro. Mesmo quando os dois entram muito motivados é difícil de dar certo. Eu não abriria meu negócio com um sócio.

Snakepit
Veterano
# set/16
· votar


Jack Holland
Acredito que a maioria das pequenas empresas que fecham prematuramente é por causa disso.

Regra básica de qualquer empreendimento: seu faturamento vai variar absurdamente, então tem que se preparar. Isso quer dizer: não torre o dinheiro!

Por isso é até interessante estabelecer salário pra vc mesmo. O resto deixa na empresa! Ter saldo lá é importante pq é comum a empresa ter que se reinventar de tempos em tempos. O mercado é dinâmico, então teu produto também vai precisar evoluir, e muitas vezes isso representa alguns períodos de faturamento muito baixo. Se não guardou capital, adeus empresa. Por pura ignorância financeira.

rcorts
Eu sou daqueles que pensa que sócio bom é sócio dos outros. Pra mim não rola.

Sócio é muito complicado. O problema mais comum que se fala é a divergência de ideias. Cada um quer um caminho diferente e ferrou.

Mas eu acho que tem uma coisa pior ainda: um sócio sempre acaba trabalhando mais que o outro. É comum, vc ta todo empolgado, trabalhando final de semana, de dia, de noite, e o outro acaba levando no oba oba... e ganhando o mesmo que você.

st.efferding
Membro
# set/16
· votar


Sócio é muito complicado. O problema mais comum que se fala é a divergência de ideias. Cada um quer um caminho diferente e ferrou.

Mas eu acho que tem uma coisa pior ainda: um sócio sempre acaba trabalhando mais que o outro. É comum, vc ta todo empolgado, trabalhando final de semana, de dia, de noite, e o outro acaba levando no oba oba... e ganhando o mesmo que você.


st.efferding in a nutshell

Snakepit
Veterano
# set/16 · Editado por: Snakepit
· votar


st.efferding
st.efferding in a nutshell

Sempre desconfiei que tu tem todo jeito de ser o folgado da sociedade hehe.

st.efferding
Membro
# set/16
· votar


Snakepit

Sim, eu era o folgado que trabalhava 80h/semana e os outros competentes trabalhando menos do que 20h <o>

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


eu era o folgado que trabalhava 80h/semana
lembro-me que recentemente rolou uma tretinha no facebook pq um tiozão tava ostentando orgulhosamente suas 90 horas trabalhadas semanalmente e chamando todo mundo de preguiçoso..

aí eu falei "meu senhor, não me ofenda por querer estudar e desenvolver outras habilidades ao invés de viver como um burro de carga orgulhoso achando que tá abafando geral.. quer ser escravo? boa sorte.. eu não quero"

o cara ficou puto

st.efferding
Membro
# set/16
· votar


CindyFerrari

O problema desse véio é o recalque gratuito (e a atenção exagerada dada a esse tipo de ruído), mas no meu caso foi tentar compensar as tarefas dos outros.

sallqantay
Veterano
# set/16
· votar


trabalhava 80h/semana

AKA nego que compensa a qualidade com quantidade

st.efferding
Membro
# set/16
· votar


sallqantay

é o fardo de ser ignorante em assuntos fora da área profissional e precisar compensar o tempo estudando like a scrut

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/16
· votar


estudos indicam que workaholics trabalham 30% a mais e obtêem pouquíssimas melhoras no resultado final. Acaba sendo um custo a mais pra empresa, no final das contas acaba não compensando.

Jube
Veterano
# set/16
· votar


trabalhava 80h/semana

Não vivo para trabalhar, trabalho para viver. Obrigado.

rcorts
Veterano
# set/16
· votar


acabaramosnicks
estudos indicam que workaholics trabalham 30% a mais e obtêem pouquíssimas melhoras no resultado final. Acaba sendo um custo a mais pra empresa, no final das contas acaba não compensando.

Nem precisa de estudo pra atestar isso. Chega um ponto em que simplesmente a exaustão vence a capacidade de organização, de otimização do tempo e de criatividade.

Melhor tirar um cochilo ou perder um tempo no videogame.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Empreender /