A manutenção do abismo entre raças ou mais um tópico chato sobre racismo ( 20 de novembro consci

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 20/nov/23 16:50 · Editado por: Wanton
· votar


brunohardrocker
Se alguém lhe perguntasse se você é racista, qual seria sua resposta?

Não dou palestra pra qualquer um. Para quem não tem capacidade de entender uma resposta mais complexa, eu digo que não sou. Não complico.

Mas a resposta mais precisa é que eu assumi um compromisso de me livrar do racismo que fez parte da minha formação. O racismo não é só um desvio moral, é algo muito mais arraigado no sujeito.

Um exemplo disso é a condenação moral da Luísa Sonza, que confundiu uma hóspede da pousada em que estava com uma funcionária. Não basta negar o racismo, é preciso se autoexaminar porque o racismo está em nossos reflexos!

Acho que houve racismo no episódio, mas também acho que há outra camada problemática ali, envolvendo a inferiorização do subemprego. Coisas do capitalismo.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/nov/23 17:20
· votar


Wanton

Coisas do capitalismo.

O texto foi quase perfeito, mas na hora da despedida, se borrou. Ao invés duma cereja, colocou uma jurubeba.

Wanton
Veterano
# 20/nov/23 17:24
· votar


Pedro_Borges
O texto foi quase perfeito, mas na hora da despedida, se borrou.

Esqueci que não pode criticar o capitalismo!

brunohardrocker
Veterano
# 20/nov/23 17:42
· votar


Wanton
Para quem não tem capacidade de entender uma resposta mais complexa, eu digo que não sou. Não complico.

Também acho delicado o assunto, porque existe a prática do crime de racismo e o racismo estrutural. Pra quem ainda não compreende isso, a resposa mais simples e rapida deve evitar maiores estresses.

Mas a resposta mais precisa é que eu assumi um compromisso de me livrar do racismo que fez parte da minha formação. O racismo não é só um desvio moral, é algo muito mais arraigado no sujeito.

Penso mais ou menos por aí. Primeiramente devo entender que nasci branco numa sociedade racista. Herdar o que há de ruim dessa sociedade e não passar adiante é o mínimo.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/nov/23 18:00
· votar


Wanton

Esqueci que não pode criticar o capitalismo!

Então, tirando essa parte nada a ver com a pergunta que foi feita, a resposta foi supimpa. Assino embaixo.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/nov/23 18:05 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Edit

Lucmac
Veterano
# 20/nov/23 19:08
· votar


Wanton

Se eu quero tratar grosseiramente também digo que não sou racista, e pronto, porque não sou mesmo. Mas se a conversa exige maior atenção, eu digo que pessoalmente não sou racista, mas por ser branco de classe média numa sociedade estruturalmente racista, sou portanto privilegiado e beneficiado, assim sou racista socialmente.

É complexo, uma explicação assim é razoável, as pessoas entendem, mas dá última vez percebi um jovem um pouco confuso, porque isso o fez pensar por essa via pela primeira vez na vida e ele não quis se posicionar no momento.

Lucmac
Veterano
# 20/nov/23 19:18
· votar


No mundo maravilhoso do Pedro_Borges:

Gustavo Gayer não foi racista

Na realidade:



Lelo Mig
Membro
# 20/nov/23 19:43 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton
brunohardrocker
Lucmac

Tenho 61 anos. Descendente de espanhóis e argentinos. Portanto, pela época e pela minha origem, obviamente nasci numa família com bastante gente racista.

Cresci ouvindo aquelas porcarias (amanhã é dia de branco, só podia ser preto, ele é preto mas têm coração branco... e toda sorte de absurdos que vocês já devem ter ouvido também). Meu pai e minha mãe não eram racistas, não falavam estas merdas, mas família não é só pai e mãe, claro que havia demais influências.

Fui perdendo isso ao longo de minha juventude. Como disse meu pai e minha mãe não eram racistas, haviam amigos pretos que frequentavam minha casa, há mais de um casamento interracial em minha família; tenho tio e tia pretos.

Aí vêm à parte em que eu achava que não era racista. Eu convivia com pretos, os respeitava. Mas não entendia a questão racial; a falta de referência; a sensação de não pertencimento e tudo mais que eles enfrentam.

Há um bom tempo estou como o Wanton. Em exercício diário para me livrar destes resquícios, principalmente procurando ouvi-los, tentando me colocar em seus lugares e aprendendo.

Acho que tenho conseguido.

Lucmac
Veterano
# 20/nov/23 20:03 · Editado por: Lucmac
· votar


Lelo Mig

A desconstrução é um processo continuo, chapa. Pessoalmente não sou racista. Fico até bravo com minha esposa porque estamos conversando sobre adoção e ela diz que quer uma criança preta e eu estou reticente quanto a isso. Eu entendo a razão dela, mas tenho uma opinião em relação a branco adotando criança preta que é meio fora do convencional.

Nem vou explicar aqui, porque embora eu tenha isso bem fundamentado estou enfrentando dificuldade para explicar isso para a minha esposa, quem dirá a vocês. Mas posso dizer que não é por racismo. Acho que se adotarmos mesmo será uma criança preta, porque não vejo problemas na questão de afetividade e tal, nem minha esposa quer fazer por racismo. Aliás a explicação dela é nobre, diz que são as crianças mais rejeitadas, e são mesmo, que as crianças brancas têm cerca de 60% de chances de serem adotadas. São razões legítimas, verdadeiras. Mas eu não aceito essa tutela que o branco acha que tem sobre a vida do preto, na sociedade. Não é o caso em casa, longe disso. Por aqui a razão é de pura humanidade, mas fico imaginando se ainda que inconscientemente ela não esteja tentada a tutelar a vida do preto, justamente por nós, brancos, sermos estruturalmente racistas. Esse é um assunto cascudo aqui em casa.

makumbator
Moderador
# 20/nov/23 20:04 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Não conheço a fundo o episódio da cantora confundindo hóspede com funcionária, mas acho importante separar uma agressão racial intencional de um equívoco “honesto” cometido sem intenção maliciosa, forjado pela cultura (que sempre vai ter algum resquício racista).

Lelo Mig

Já contei aqui sobre os meus pais, que formaram um casal interracial no interior do Brasil varonil (casados em 1972).

Meu pai negro escuro e nordestino e primeiro na família a cursar faculdade (filho de mãe solteira nos anos 1940 e empregada doméstica de uma família muito rica do Maranhão) e minha mãe, mineira, loira de pele muito clara e de olhos verdes (filha de portuguesa e neta de espanhóis que migraram no século XIX).

Nem imagino como deveria ser.

Lucmac
Veterano
# 20/nov/23 20:25
· votar


O que vocês acham disso? Um casal de brancos adotando uma criança preta...

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 20/nov/23 20:32
· votar


ladainha semântica reina nesse assunto, típico da comunada pseudo moralista

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 20/nov/23 20:34
· votar


ladainha semântica reina nesse assunto, típico da comunada pseudo moralista

Lelo Mig
Membro
# 20/nov/23 20:38
· votar


Lucmac

"O que vocês acham disso? Um casal de brancos adotando uma criança preta..."

Eu não sei bem como é o sistema de adoção, nunca pensei nisso. Mas, se pudesse visitar, conhecer as crianças, ter algum contato... eu optaria pela "paixão".

Adotaria aquela pela qual houvesse "paixão à primeira vista", não importando sexo ou raça.

Não sei... talvez seja meio ingênuo...

Lucmac
Veterano
# 20/nov/23 21:25 · Editado por: Lucmac
· votar


Lelo Mig

Apresentamos nossos documentos e comprovamos os requisitos e a escolha da aproximação da família com a criança disponível para adoção é feita por uma equipe multiprofissional, com assistente social, psicóloga etc. O processo é bem cuidadoso. Podem nos apresentar uma criança preta ou branca, magra ou gorda, surda e tal... Claro que isso após as primeiras etapas do processo, que são as mais importantes. Não vão apresentar aos candidatos crianças com perfis que eles rejeitaram, de acordo com a avaliação nas entrevistas com a equipe multiprofissional.

Wanton
Veterano
# 20/nov/23 21:41
· votar


Lucmac
Mas eu não aceito essa tutela que o branco acha que tem sobre a vida do preto

Eu entendo o que você está dizendo, mas o problema é isso virar um critério para deixar de adotar. Não acho o assunto fácil. A adoção é uma coisa fantástica, só que às vezes o processo me lembra a escolha de um filhote de cachorro num cercadinho. Sei lá. Para não pirar, eu acho que daria um jeito de sortear. Esse jeito que o Lelo Mig falou parece bem mais humano - mas e a culpa por escolher um e deixar os outro para trás?

Lucmac
Veterano
# 20/nov/23 21:48
· votar


Wanton

Então, eu tô tentando convencer a minha esposa para deixar nas mãos dos profissionais. Aí vem um pouco do nosso Dunning-Kruger à tona, né. Tipo, eu, sem qualquer experiência no ramo, achando que se ela disser que prefere uma criança negra a assistente social nos reprova, porque a adoção é um gesto de amor e não uma escolha de um cãozinho num cercadinho.

Tenho esse receio.

makumbator
Moderador
# 20/nov/23 22:28
· votar


Lucmac

Na minha humilde opinião vcs não deveriam ir em busca de uma criança de um jeito específico (seja raça, idade exata, sexo, com algum problema físico ou mental). Mas é apenas um pitaco. Vou muito na ideia do Lelo nesse assunto.

De qualquer modo, boa sorte e parabéns.

Lucmac
Veterano
# 20/nov/23 22:48
· votar


makumbator

Sim. Eu penso em deixar nas mãos dos profissionais e nem responder se eles perguntarem (nem sei se perguntariam) se temos preferência. Mas minha esposa e eu pensamos diferente.

El Cid Targaryen
Membro Novato
# 21/nov/23 06:43
· votar


do sallquantay

"Konrad está certo.

Agora, esta errado todo e qualquer argumento que quer reduzir a escravidão a negros/brancos. Quem escravizou negros foram negros na África, negros tinham escravos aqui no brazil.

É puro lixo ideológico querer explicar qualquer fenômeno social por uma dicotomia qualquer (opressor/oprimido). Isso quando não é a metafísica do sistema opressor

Inexiste raça no homo sapiens, e o próprio uso da variável melanina é problemático enquanto caracterização de etnia

O brazil é sim uma sociedade de elite, e a questão de cor da pele se confunde com a da pobreza. Separar as coisas é de uma imensa dificuldade metodológica, ainda mais com os dados estatísticos péssimos que temos
"


Lucmac
Veterano
# 21/nov/23 07:34
· votar


Temos dados estatísticos péssimos, mas o sujeito não se constrange.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 21/nov/23 10:07
· votar


Lucmac
mano, boicota e ignora tudo que esse mané fala, o que ele quer é atenção, quando ele ver que parou de recebê-la, ele para de vir aqui

até pq, discutir com esse beócio é que nem jogar xadrez contra um pombo

Insufferable Bear
Membro
# 21/nov/23 10:47
· votar


El Cid Targaryen

isso é fraude, foi coisa que o sall postou 7 anos atrás e não é o fantasma dele

Insufferable Bear
Membro
# 21/nov/23 10:47
· votar


*8. sou ruim de conta

El Cid Targaryen
Membro Novato
# 23/nov/23 04:15
· votar


do sallqantay

"progvacas, os EUA têm bons dados sobre isso, eles mostram que renda tem maior capacidade explicativa (marxistas já sabiam disso)"

Lucmac
Veterano
# 23/nov/23 08:04 · Editado por: Lucmac
· votar


sallqantay

Agora, esta errado todo e qualquer argumento que quer reduzir a escravidão a negros/brancos. Quem escravizou negros foram negros na África, negros tinham escravos aqui no brazil.

Isso é falácia grosseira. É como negar que as laranjas são doces porque comeu uma azeda. Citar um fato histórico para negar outro, ou mesmo diminuí-lo, neste caso é racismo também. É como o seu Xico Xavier, que xingou o Jonas de viadinho em determinada vez e não é homofóbico, ainda que use a conotação como uma forma de depreciar seu interlocutor. Você usa o fato de que a escravidão ao redor do mundo foi(/é) prática entre os povos para contrapor a existência do racismo na nossa sociedade atual. Você está errado.

É puro lixo ideológico querer explicar qualquer fenômeno social por uma dicotomia qualquer (opressor/oprimido). Isso quando não é a metafísica do sistema opressor

Não gosto muito de apelar para o "lugar de fala" mas os pretos não pensam assim. Mesmo os pretos de direita, bolsonaristas, ainda que doutrinados a negar o racismo, sofrem e são usados pelos brancos com uma finalidade bastante racista. Ou você acha que o Bolsonaro tinha qualquer interesse no Hélio que não fosse para a máxima "tenho até um mano preto, chapa!"? E aquele Sérgio Camargo, o sumido? Se ele não fosse um preto doutrinado a negar o racismo, estaria liderando a Fundação Cultural Palmares por qualquer fragmento de consideração? Jamais. Nem envolvido com a Cultura ele era. Existem mais casos, esses dois são os mais vivos na nossa memória.

Inexiste raça no homo sapiens, e o próprio uso da variável melanina é problemático enquanto caracterização de etnia

Todos nós sabemos. O que se discute no tema não é nossa fisiologia e diferença, mas a interiorização estrutural e social do sujeito preto, o racismo. Por tal foi cunhado o termo raça social. Quer dizer: antropologicamente existem raças muito bem definidas na nossa espécie. Biologicamente não. E a gente não discute racismo nesse campo científico nunca.

O brazil é sim uma sociedade de elite, e a questão de cor da pele se confunde com a da pobreza. Separar as coisas é de uma imensa dificuldade metodológica, ainda mais com os dados estatísticos péssimos que temos

Não. Quem se confunde com isso é você, talvez por limitação intelectual (sem ofensas), o que é lamentável. Para um sem número de outras pessoas a cor da pele e a pobreza são fenômenos muitas vezes concomitantes mas muito bem distintos. Não tenho qualquer dificuldade em criar métodos racionais e pessoais, que seja, para distinguir a pobreza do racismo. Não é difícil e não me sinto iluminado por saber fazer isso. Nem preciso acessar qualquer dado estatísticos para perceber coisa assim. Conheço muita gente capaz de fazer isso.

Você apela para a metodologia dos dados científicos ao mesmo tempo que tenta detrair a Estatística, que poderia ser o início de uma compreensão se não fosse um sujeito tão inconsciente da sua ignorância.

progvacas, os EUA têm bons dados sobre isso, eles mostram que renda tem maior capacidade explicativa (marxistas já sabiam disso)

Você tem que se decidir sobre o que pensa em relação a dados estatísticos. Quando corroboram sua imaginação poluída eles servem, mas se forem para desdizê-lo é "matemágica"?

Quando ao seu costume de citar e recomendar autores, não duvido que você tenha tido contato, mas quando você reivindica a sua titulação de intelectual nesse espaço com essas ideias tão singelas frente a assuntos tão complexos, para dizer o minimo, delata que não absorveu o necessário para versar sobre esses assuntos. De nada servem suas leituras se a sua sanha reacionária for latente como é.

Lucmac
Veterano
# 23/nov/23 08:33 · Editado por: Lucmac
· votar


qualquer argumento que quer reduzir

Só um destaque a essa frase para a questão do ensinamento e para testar como é que o sujeito lida com isso.

A flexão do verbo querer que eu destaquei está errada. O correto é queira. O argumento não é sujeito ativo para reduzir algo. Entretanto ele pertence a uma terceira pessoa (o dono do argumento) e a conjugação do verbo se dá a essa pessoa.

sallkantay é craque em sugerir leituras que não o induzem para fora da catatonia, porém deve se apegar um pouco mais aos livros de gramática.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 23/nov/23 10:25
· votar


Lucmac
Não gosto muito de apelar para o "lugar de fala"

Pelo visto vc nem sabe oq é isso, mas tb nao esperava menos

Lucmac
Veterano
# 23/nov/23 10:35
· votar


Wild Bill Hickok

Sei sim. Não estou dizendo que EU tenho lugar de fala nessa questão, apenas uma habilidade, que não é extraordinária, nem nada, de me colocar no lugar de um preto lendo um branco esquizóide dizendo que racismo não existe.

Você não conseguiu captar e por tal não deve esperar nada, mesmo. Mas não somente de mim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A manutenção do abismo entre raças ou mais um tópico chato sobre racismo ( 20 de novembro consci