"Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-

Autor Mensagem
kaleo.
Veterano
# out/12 · Editado por: kaleo.
· votar


Nem sempre à opinião da maioria é a melhor, mas em um nível menor de dissemelhança obviamente há mais aquiescência. A justiça pode ser um tanto relativa, deste modo, o problema evidente persiste; será justo somente para aquele homem ou grupo?
Neste contexto, um grupo romper leis estabelecidas com outro pode ser prejudicial e criar conflitos. Um ditador provavelmente também vai ter insucesso, a não ser que tenha “Super. Poderes” que superam múltiplos dele no país. Seria difícil um homem ditar em um país contra o desejo do povo - a maioria.
Existe o bem e o mal, provavelmente a justiça será o bem, aquilo que agrada e traz o bem-estar, a saúde, talvez vá além das concepções, seja aquilo que é necessário. Assim, o homem sempre enleado ao instinto. Porém, como é sabido por muitos, nossos instintos mais primitivos nem sempre criam nossas melhores atitudes com outras pessoas -não descartando uma ideia de equilíbrio de Freud.
A humanidade ainda não conseguiu mudar sem raízes (como diria uma professora) os fatos históricos não brotaram como cogumelos. Alguns dizem que temos o poder de escolher, mas talvez seja somente uma lei, os resultados nem sempre são bons e às vezes sequer previsíveis.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


se uma lei é injusta, ela deve ser mudada, mas apenas com o consenso da maioria que é obrigada a segui-la

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Claro que pra isso é necessário que a mesma seja considerada injusta por mais de uma pessoa, a ponto de se demonstrar que tal lei deve ser alterada porque realmente é contra os interesses da coletividade.


Tinham uns 9 milhões de judeus qaue achavam as deportações do Reich injustas.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Black Fire
então a lei deveria ser mudada

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12
· votar


Eu acho que justo e injusto é algo meio subjetivo...

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


guizimm
Não é assim que o Estado funciona.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
mas deveria, ou não, é tudo a mesma coisa

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


"aquele que cometeu a injustiça será sempre mais infeliz do que o que foi injustiçado."

Penta_Blues
Moderador
# out/12
· votar


Boa noite!!!

Black Fire
Tinham uns 9 milhões de judeus qaue achavam as deportações do Reich injustas.
Tal lei continua em vigor?

Valeu!!!

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Penta_Blues
Ela não caiu porque os judeus assinaram uma petição discordando dela.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


http://books.google.com.br/books?id=kwKlT_aXm-EC&pg=PA24&lpg=PA24&dq=E nt%C3%A3o+me+diga+se+saindo+daqui+sem+o+consentimento&source=bl&ots=l8 c4oDmYYy&sig=Thiq95krCkUX8IpBKXpp6v7brWs&hl=pt-BR&sa=X&ei=7CRzUJDGOMvH qQHC84DoCA&ved=0CCUQ6AEwAQ#v=onepage&q=Ent%C3%A3o%20me%20diga%20se%20s aindo%20daqui%20sem%20o%20consentimento&f=false

ninguém leu as págs. 24 e 25?

=(

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12
· votar


Atom Heart Mother
"aquele que cometeu a injustiça será sempre mais infeliz do que o que foi injustiçado."

frase de status do facebook

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


A vingança nunca é pena, mata a alma e envenena.

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Platão não tinha facebook.

kaleo.
Veterano
# out/12
· votar


aquiescência ficou bonito

kiki
Moderador
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Frase de Thomas Jefferson.
Ele só disse isso porque ele tava jogando fora as leis existentes e criando as novas.
Se ele vivesse hoje seria contra o que ele mesmo disse.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


GuitarHouse
Não concordo que qualquer pessoa possa considerá-la injusta e deixar de obedecê-la genericamente. Afinal, cada um tem seu ponto de vista. Esses pontos de vista é que podem estar equivocados ou viciados.
Além disso, tenho o "vício" da profissão. Quero dizer, imagino que uma pessoa leiga veja uma lei de forma diferente do que ela realmente quer dizer. Isso pode contrariar a ideia de que a lei deve ser clara. Mas há tecnicismos extremamente necessários.


Entendi seu ponto.

Porém, ainda que o imposto seja aferido por meio justo, a corrupção é que da causa a essa "injustiça" que motiva a sonegação,e não o imposto em si, não?

Entendi que você acha que imposto pode ser justo, embora eu não concorde.

Mas respondendo a esta pergunta, sim, tem gente que cita a corrupção ou o mau aproveitamento dos impostos como justificativa para a sonegação, mas não acho que este argumento seja o mais coerente.

O argumento mais coerente que eu já vi para classificar os impostos (e também toda ação coercitiva do governo) como injustos foi o baseado no direito de propriedade.

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


Thoreau ftw.

Discordo, se você acha uma lei injusta você tem basicamente 3 escolhas (sem infringir a legislação):

1- Encontrar um outro local que se adeque de uma forma melhor às suas convicções.
2- Lutar para mudar de alguma forma.
3- Pagar e se conformar.

O problema da homogeneidade cultural (que começa com a invasão multiculturalista) e da centralização do poder em uma federação é que você não pode exercer mais a famosa democracia pelos pés, mudando-se o local que vive até achar um que o atenda satisfatoriamente, quanto maior a combinação de variedades constitucionais, maior a probabilidade de encontrar algum que se adeque ao menos de forma moderada.

DrZaius
Veterano
# out/12
· votar


Claro. Quem discorda é um nazi-totalitário-utilitarista.

GuitarHouse
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Mas vc quer dizer que não deveriam existir impostos?

kaleo.
Veterano
# out/12 · Editado por: kaleo.
· votar


Ok, já estou ouvindo "imagine"

Joseph de Maistre
Veterano
# out/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


"Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-lo."

Claro que concordo. Estranho seria se uma pessoa com uma bisavó judia forçada pelas circunstâncias a emigrar da Alemanha na década de 30 e com parentes que tiveram terras expropriadas na década de 50 pelo governo comunista da Alemanha oriental (as quais até hoje não lhes foram devolvidas, mas apenas restituídas simbolicamente, por um valor muito abaixo do de mercado) não concordasse de imediato.

Ah, e considero a sonegação de impostos um ato de heroísmo mesmo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a "Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-