"Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12


Frase de Thomas Jefferson.

O tópico é simples: Concordam com a frase ou não? Justifiquem e dissertem.

Abraços.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


"Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-lo."

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


Estou levando o individualismo ao extremo.

QUARESMA
Veterano
# out/12 · Editado por: QUARESMA
· votar


Concordo, dependendo do caso.


Discordo, dependendo do caso.


acho que essas virgulas são injustificaveis

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


QUARESMA

Você está esperando um convite por escrito pra citar alguns exemplos?

QUARESMA
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Eu acho obrigatório só se prejudicar outrem, tipo cortar o "botãozinho"(on/off) das mulheres se isso fosse alguma lei.

Agora quando o lesado for só a pessoa, fica a critério dela desobedecer ou não.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Defina injusta.

kaleo.
Veterano
# out/12
· votar


Defina justa.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Como não tem como definir o que é justiça de uma maneira absoluta, a resposta deve ser dada de acordo com a sua visão do que é justo ou injusto. A questão deve ser encarada como "é válido/correto/legítimo infringir uma lei se você a considera injusta?".

Isso pode ser usado pra justificar as mais diversas ações, mas não fiz o tópico pra debater estas questões, e sim pra saber o posicionamento pessoal de cada um diante desta questão, se possível, de maneira sincera.

E se quiserem fazer alguma masturbação mental pra justificar ações bizarras, podem fazer também, aí nós poderemos avaliar a coerência de acordo com a sua definição de justiça.

Enfim, é isso, bem simples, se quiser, dá pra participar do tópico sem ser um pé no saco.

Headstock invertido
Veterano
# out/12
· votar


"é válido infringir uma lei se você a considera injusta?".

Não. Absolutamente não.

kaleo.
Veterano
# out/12 · Editado por: kaleo.
· votar


então sim, sou imperfeito mesmo
.
editado: todos são
.
mas não vai escrever isto em uma redação ´kk

GuitarHouse
Veterano
# out/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Die Kunst der Fuge
E você? Concorda com a frase? Consegue aplicar isso na prática? Tem algum exemplo?

Minha opinião é que depende do ponto de vista. Além, há soluções práticas para isso.

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Embora não seja aparente por eu não pertencer a correntes de pensamentos libertárias, meu crivo de justiça está na liberdade. A partir dela, se formam as leis mais justas. E se a liberdade de um ferir a liberdade do outro, é porque simplesmente não se trata de liberdade. E isso claro, de uma visão mais "macro". Desprezo os pormenores porque sei que são invevitáveis, portanto não luto contra eles.

kaleo.
Veterano
# out/12
· votar


Eu acho que o tópico esta simples demais rsrs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


GuitarHouse
Minha opinião é que depende do ponto de vista.

Também acho que depende do ponto de vista, fiz o tópico pra ver os pontos de vista da galera.

Em alguma situação você concorda com a frase?

Além, há soluções práticas para isso.

Fale mais ae, se possível.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Você deveria ter formulado isso melhor.
A própria definição de justiça é uma ladaínha só.

Mas valeu a tentativa. Te prezo muito!

GuitarHouse
Veterano
# out/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Die Kunst der Fuge
Na verdade, falo de questões jurídicas e constitucionais. Instrumentos para que uma lei "injusta" possa ser extirpada. Falo injusta no sentido bem abstrato mesmo.

Há critérios objetivos, ou quase isso, sempre com base na Constituição.
Mas o que prevalece quando falamos na "injustiça" é aplicação de conceitos abstratos, os "princípios". Eis nosso marco de justiça (e não apenas constitucionalidade).

Falo dos princípios pois a razoabilidade e proporcionalidade são amplamente aplicadas nas questões de injustiça "abstrata" (além de vários outros). Parecem termos leigos, mas existem livros de milhares de páginas somente sobre esse assunto.

Fato interessante que poucos sabem: próprio juiz pode deixar de aplicar uma lei injusta (isso afasta a ideia de que o Direito é apenas a lei). A lei não é aplicada 100% dos casos. Muitas das vezes é contrariada.

GuitarHouse
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Tem gente que tenta justificar o uso dessa frase contra ações do governo, como sonegar impostos por causa da corrupção.

Nesse caso, não é a lei que é injusta.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


GuitarHouse
Fato interessante que poucos sabem: próprio juiz pode deixar de aplicar uma lei injusta (isso afasta a ideia de que o Direito é apenas a lei). A lei não é aplicada 100% dos casos.

Não quotei o post inteiro mas li tudo. Neste caso, se você acha certo este trecho que eu citei, então você concorda com a frase, né? Você tem algum exemplo em mente pra ilustrar?

Tem gente que tenta justificar o uso dessa frase contra ações do governo, como sonegar impostos por causa da corrupção.

Nesse caso, não é a lei que é injusta.


Mas então, os impostos podem ser considerados injustos se a sua visão de justiça está pautada no respeito ao direito de propriedade. Neste caso, seria coerente com a visão de justiça considerar que o imposto é sim algo injusto, e se além disso a pessoa concordar com a frase do tópico, os impostos devem ser sonegados mesmo. Isso não seria coerente, de acordo com a visão de justiça da pessoa? (Lembrando que nem sempre é este o argumento usado para sonegar impostos.)

A propósito, você disse que "nesse caso, não é a lei que é injusta.", então você acha que os impostos são justos?

kaleo.
Veterano
# out/12
· votar


Já devem ter lido:
O bicho humano é muito parecido com o restante dos outros grandes
macacos: agressivo, territorial, brutal diante da criatura diferente. Ter ilusões a respeito de uma mudança espiritual de seu caráter não parece razoável. A única coisa que se pode fazer é subjugá-lo com leis que o obriguem a conviver pacificamente com o outro bípede que tanto lhe desagrada. É muito difícil convencê-lo a amar o próximo. É preciso domá-lo, arreganhar os dentes e ameaçá-lo com um porrete para que, ao menos, não lhe faça mal.
(Carlos Alberto Montaner)

GuitarHouse
Veterano
# out/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Die Kunst der Fuge
Neste caso, se você acha certo este trecho que eu citei, então você concorda com a frase, né? Você tem algum exemplo em mente pra ilustrar?
Não concordo que qualquer pessoa possa considerá-la injusta e deixar de obedecê-la genericamente. Afinal, cada um tem seu ponto de vista. Esses pontos de vista é que podem estar equivocados ou viciados.
Além disso, tenho o "vício" da profissão. Quero dizer, imagino que uma pessoa leiga veja uma lei de forma diferente do que ela realmente quer dizer. Isso pode contrariar a ideia de que a lei deve ser clara. Mas há tecnicismos extremamente necessários.

O juiz pode porque se presume que tenha capacidade ímpar de verificar tal situação. Afinal, a palavra final é a dele. Mas não com relação a si mesmo, mas quanto a terceiros.


A propósito, você disse que "nesse caso, não é a lei que é injusta.", então você acha que os impostos são justos?

Você quer dizer impostos genericamente ou impostos como são aplicados no BR? Acho que impostos são justos, mas no BR não. Aqui há diversos instrumentos que não são utilizados, e métodos incorretos de "seletividade" e apreciação da "capacidade contributiva"
Mas nem vou entrar nesse mérito pois não sou um estudioso dessa questão econômica.

A ideia de imposto para mim é justa. O método pode ser injusto (onerando mais quem ganha menos).

Porém, ainda que o imposto seja aferido por meio justo, a corrupção é que da causa a essa "injustiça" que motiva a sonegação,e não o imposto em si, não?

paulinho pc
Veterano
# out/12
· votar


"Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-lo."


Tudo depende de quanto dinheiro você tem.
Simples assim.
Fim.

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


as vezes o que é certo não é justo
e o que é justo não é certo













ultimamente minhas roupas estão mais justas.... isto não está certo

kaleo.
Veterano
# out/12 · Editado por: kaleo.
· votar


No Brasil os impostos são injustos, pois muito é desviado e pouco é bem aplicado, nesse caso o certo seria aplicar para o bem-estar da população.
.
2 linhas!
O resto é "bla bla blá" pois cada caso é um caso.

GuitarHouse
Veterano
# out/12
· votar


kaleo.

No Brasil os impostos são injustos, pois muito é desviado e pouco é bem aplicado, que nesse caso, seria aplicar para o bem estar da população.


Vc quer dizer que se não houvesse sonegação, o imposto passaria a ser justo? É isso?

Mas nesse caso: o imposto é injusto ou a sua aplicação que o é?

Scrutinizer
Veterano
# out/12
· votar


Eu concordo com a teoria do Raskolnikov, se você é foda (como eu) você tem o direito de fazer o que quiser.

kaleo.
Veterano
# out/12 · Editado por: kaleo.
· votar


Nesse caso à aplicação que esta injusta, por exemplo: em algumas poucas vezes em que eu liguei em um canal aberto, assisti julgamentos de aplicações de 50 mil em um bolso, 200 mil em outro - não significa que todos os crimes na política foram condenados.
.
Depois do fernando, eu vou embora kkkk

Penta_Blues
Moderador
# out/12 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Die Kunst der Fuge
Toda lei é injusta para aquele que não quer obecê-la.
Existem formas de se mudar uma lei que, na opinião de uma determinada pessoa, seja considerada injusta. A "Ficha Limpa" é um exemplo disso.
Claro que pra isso é necessário que a mesma seja considerada injusta por mais de uma pessoa, a ponto de se demonstrar que tal lei deve ser alterada porque realmente é contra os interesses da coletividade.

Valeu!!!

Editado: desculpe, faltou eu colocar que não concordo com quem se vê "forçado" a desobedecer aquilo que não acha justo.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Putz, achei que você ia postar aquela narrativa de Sócrates e Críton
#chatiado

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12
· votar


Acho válida a leitura, págs. 24 e 25:

http://books.google.com.br/books?id=kwKlT_aXm-EC&pg=PA24&lpg=PA24&dq=E nt%C3%A3o+me+diga+se+saindo+daqui+sem+o+consentimento&source=bl&ots=l8 c4oDmYYy&sig=Thiq95krCkUX8IpBKXpp6v7brWs&hl=pt-BR&sa=X&ei=7CRzUJDGOMvH qQHC84DoCA&ved=0CCUQ6AEwAQ#v=onepage&q=Ent%C3%A3o%20me%20diga%20se%20s aindo%20daqui%20sem%20o%20consentimento&f=false

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a "Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-