o tópico do desertor

Autor Mensagem
TimRiddley
Veterano
# set/12
· votar


Penta_Blues

Primeiro: não fui eu que citei tal frase.
Segundo: usei a frase citada para dizer que não só no Brasil, mas como em qualquer outro lugar, quem não está satisfeito, deve procurar ser feliz. Se vc não conseguiu entender, vou facilitar seu entendimento colocando a definição de lugar:
s.m. Espaço que ocupa ou pode ocupar uma pessoa, uma coisa: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Cargo, emprego: perder seu lugar.
Colocação, ordem: tirou o primeiro lugar no concurso.
Posição que uma pessoa ou uma coisa deve ocupar: esse homem não conhece seu lugar.
Localidade, situação: lugar fresco.
Situação em circunstâncias especiais: em seu lugar, eu teria protestado.
Ocasião, ensejo: não me deu lugar para ficar zangado.
Ter lugar, ter cabimento, vir a propósito.
S.m.pl. Lugares santos, na Palestina, os lugares onde viveu Jesus Cristo
Portanto, repito, minhas palavras se referem ao lugar onde uma pessoa não se sinta feliz e não a um determinado país ou evento histórico.


Não falei que você citou tal frase, falei da intepretação, que eu entendi claramente, e você parece não entender o ponto de que essa frase NÃO significa isso ainda que você concorde com ela e pense que é "viva feliz, blá blá blá".

Você querer dar os significados das palavras é simplesmente falta de argumento e tentativa de ironização, bem infantil meu brother.

Farei isso. Afinal, já deu pra perceber que vc é um dos que ficam apenas no lero-lero de reclamar num fórum...

O argumento aqui é tentar prever o que eu faço na vida simplesmente por falar o que nós estamos fazendo aqui, agora? "Você está discordando de mim num fórum > você não faz nada a não ser falar". Isso não pode ser sério.


Interessante. Só não sei se vc conhece uma boa parte, muito menos toda, a instituição militar pra afirmar isso.
Comprova-se que vc tb sofreu lavagem cerebral e é tão subserviente quanto aqueles que vc critica. Defende quem reduziu seu senso crítico a apenas um "papagaio-de-pirata" que repete o que foi passado, sem ao menos procurar se informar do que acontece do outro lado da história.


Interessante é quando seus argumentos se reduzem a 0 e você passa a falar da minha vida pessoal e etc, e não sobre o assunto e sobre o que eu falei. Para a sua informação, meu avô foi tenente de exército, meu pai estudou em escola militar e foi soldado, então eu tenho uma boa base para minhas palavras, ao contrário de você que tem uma visão idealizada, preconceituosa, autoritária, inconsequente e covarde.

Valeu!

rodsom
Veterano
# set/12
· votar


Penta_Blues
estressa nao, eles tao te trollando.

Digmatus Ferreira
Veterano
# set/12
· votar


Posts previsiveis:

"Encerro aqui minha participação no tópico"

Penta_Blues
Moderador
# set/12 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

TimRiddley
Interessante é quando seus argumentos se reduzem a 0 e você passa a falar da minha vida pessoal e etc, e não sobre o assunto e sobre o que eu falei. Para a sua informação, meu avô foi tenente de exército, meu pai estudou em escola militar e foi soldado, então eu tenho uma boa base para minhas palavras,
Interessante é que no seu primeiro post vc já falou de minha vida pessoal e agora se incomoda por eu ter falado do que vc aparenta ser pelo que posta aqui.
Interessante é ver que vc classifica como boa base um conhecimento que vem de seu avô, que deve ter passado no máximo 09 anos no Exército por ter sido Tenente, e de seu pai, que se estudou em escola militar não poderia ter sido Soldado, ou que foi Soldado e não poderia ter passado por escola militar pois estaria acima do limite de idade.
Mais interessante ainda é comprovar que vc realmente não sabe tanto quanto pensa. Não dá pra discutir...rs

rodsom
Cara, obrigado pela dica. Preciso ficar mais atento às trollagens...rs
O jeito é parar!

http://www.fanpop.com/spots/atsof/images/573296/title/please -dont-feed-troll-photo

Valeu!!!

Digmatus Ferreira
Veterano
# set/12
· votar


Interessante: O autor do topico buscou aplicar a palavra deserção em sentido figurado, algo como deserção ser romper os grilhões de idéias impostas. O que, estritamente, não ser esse o significado correto.

E essa interpretação de deserção esbarra até no conceito de nosso código penal, e em outras significações que beiram ao sinônimo de covardia.

Entretanto eu entendi o seu ponto, e concordo com ele, quando utilizo o seu ponto de vista.

Mas aí vem um militar apaixonado, que provavelmente teve configurado um modo de pensar que inibe interpretações fora do foco que foi-lhe setado, e ao ler a palavra deserção (palavra demoníaca na esfera militar), enlouquece com ad hominen e ataques pessoais.

Vai ficar interessante isso, hehehe.

Penta_Blues
Moderador
# set/12
· votar


Boa tarde!!!

Digmatus Ferreira
Interessante: O autor do topico buscou aplicar a palavra deserção em sentido figurado, algo como deserção ser romper os grilhões de idéias impostas. O que, estritamente, não ser esse o significado correto.

Interessante é que o próprio autor aplicou o sentido não tão figurado:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/293743/#8466667

Ao não ser que armas, guerras e Generais assumam significados que não se encontram nos dicionários...

Valeu!!!

Digmatus Ferreira
Veterano
# set/12
· votar


Penta_Blues

Boa tarde!

Acho que ele não conhece o significado estrito da palavra.

Daí o tendepá!

tambourine man
Veterano
# set/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Digmatus Ferreira

de modo algum, esse tópico é uma apologia à aqueles que fogem da guerra (mesmo porque eu sou um soldado em potencial em caso de guerra)

Penta_Blues
é pra atacar o Estado como se fosse o único a cometer os erros que vc abomina. Os probres sem voz que vc defende não faziam o mesmo...

Não estou defendendo pobre nenhum, estou fazendo apologia ao desertor como uma causa pacifista muito mais legítima que o estado e sua máquina de guerra

foge como um rato quando deveria permanecer e defender aquilo em que acredita

me dê razões para acreditar: mostre que a nação e o estado brasileiros são legítimos

TimRiddley
Veterano
# set/12 · Editado por: TimRiddley
· votar


Penta_Blues
Interessante é que no seu primeiro post vc já falou de minha vida pessoal e agora se incomoda por eu ter falado do que vc aparenta ser pelo que posta aqui.

A diferença é que a única coisa que você responde é isso. Não tenta por sequer um argumento (pois você não os tem).

Interessante é ver que vc classifica como boa base um conhecimento que vem de seu avô, que deve ter passado no máximo 09 anos no Exército por ter sido Tenente

Meu avô foi militar durante toda a vida. Mais uma vez o ignorante dando uma de vidente.


e de seu pai, que se estudou em escola militar não poderia ter sido Soldado, ou que foi Soldado e não poderia ter passado por escola militar pois estaria acima do limite de idade.

Se essa regra é assim hoje em dia, não era no passado. Gostaria de esfregar os documentos na sua cara, mas vou ficar somente com o prazer de saber o quão sabichão você é.


Mais interessante ainda é comprovar que vc realmente não sabe tanto quanto pensa. Não dá pra discutir...rs

Mais ainda, é ver como você seleciona o que quer responder,não dá um argumento bem formulado, não tem coragem intelectual de responder todos os pontos dos quais falei.

Penta_Blues
Moderador
# set/12
· votar


Boa tarde!!!

TimRiddley
não tem coragem intelectual de responder todos os pontos dos quais falei.
O nível de sua coragem intelectual é que limita sua interpretação.
Mais uma explicação:
me dê razões para acreditar: mostre que a nação e o estado brasileiros são legítimos
Em nenhum momento questionei a legitimidade ou não de qualquer Estado, nação ou a instituição que vc queira atacar ou defender.
Meu ponto de vista é que homem nenhum morre por um Estado, mas sim pelo ideal que acredita ser verdadeiro. Quem não acredita, foge.
Sem mais, só pra não continuar alimentando troll.

Valeu!!!

Scrutinizer
Veterano
# set/12
· votar


Encerro aqui minha participação no tópico.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


pelo ideal que acredita ser verdadeiro. Quem não acredita, foge.

E se o ideal do sujeito é a própria preservação?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


Mas eu acho engraçado essa história de tentar provar que os militares não são acéfalos que fazem o que o alto comando manda, e sim estão defendendo um ideal no qual eles crêem.

Ilustrando (relato do livro "Piloto de Stuka" de Hans Ulrich Rudel):

"Certa manhã, acabo de decolar e ainda estou sobre o campo, quando nossa D.C.A. bruscamente se põe a atirar. É preciso dizer que todos os nossos artilheiros são romenos. Espantado, olho ao redor. , será que os pilotos americanos se levantaram mais cedo que de hábito?
Contudo, não vejo nenhum avião inimigo; por outro lado, observo que a barragem de D.C.A. está bem próxima de meus aviões. Não resta dúvida: é contra nós que a D.C.A. está atirando. Não compreendo mais nada. Partimos para o norte e, cumprida a missão, voltamos ao campo. Para dizer a verdade, contava ser recebido por nossa própria D.C.A., mas, dessa vez tudo está em calma, e pousamos sem incidentes. Então, tomo conhecimento da grande novidade : desde a meia-noite a Romênia está em guerra contra a Alemanha. Por isso que, naquela manhã, a D.C.A.
nos alvejou."

Engraçado como os soldados mudam de ideal rapidamente, bastou a Romênia ter saído do lado fascista e se juntado aos aliados e todo soldado romeno se tornou comunista.

Joseph de Maistre
Veterano
# set/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


tambourine man
quem chama o desertor de covarde já aceitou uma nação que sempre é, de algum modo, uma farsa histórica, uma invenção sem sentido, um falso deus.

Não é. A menos, é claro, que você defina “nação” como um mero chauvinismo inútil, uma ficção feita-de-vento e sem nenhum valor prático para o nosso cotidiano (exceto pela Copa do Mundo), criada pelos burocratas do Estado somente para convencer as pessoas a lhes pagar impostos. E isso é obviamente niilismo comunista.

Para mim, um desertor é um covarde porque foge da responsabilidade inerente à sua função natural de homem: proteger sua família de agressores e unir-se a outros homens que possuam o mesmo objetivo para oferecer uma resistência coordenada à agressão externa.

Se, por exemplo, eu morasse na Suíça na época em que Hitler tentou invadir o país (e fracassou, graças à competência dos franco-atiradores suíços), certamente não gostaria de ter um vizinho desertor, nem um colega de trabalho desertor, nem um irmão desertor e muito menos um pai desertor. Também não acho que, se estivessem na mesma posição, ele (meu pai) gostaria, nem meu falecido avô (filho de uma judia) teria gostado. E tenho certeza absoluta de que nenhuma mulher com bons genes gostaria de ter filhos de um cara que tivesse medinho de segurar um 38 e correr com a escória do quintal dele. Por quê? Porque desertores não são confiáveis e ninguém ganha nada se associando com eles.

Considerando então que a covardia e o egocentrismo medíocre que definem a mentalidade do desertor (mais conhecido na Economia como free rider) estão entre as formas mais graves, destrutivas e desprezíveis de comportamento anti-social, daí eu ter dito no outro post que não faz lá muito sentido tua acusação de que os guerreiros caídos em combate supostamente invejam a “felicidade” dele. Muito mais digno morrer de cabeça erguida do que viver o resto da vida como um pária sem honra, sem poder olhar nos olhos das pessoas de quem você deveria cuidar.

Burke já dizia:

“Onde os homens não estão familiarizados uns com os princípios dos outros, nem conscientes uns dos talentos dos outros, nem acostumados em suas relações e disposições mútuas por esforços conjuntos em seus negócios; nenhuma confiança pessoal, nenhuma amizade, nenhum interesse comum, subsistindo entre eles; é evidentemente impossível que possam cumprir um papel público com uniformidade, perseverança ou eficácia. Dentro de uma associação, o homem mais incapaz, ao se somar ao todo, tem seu valor e seu uso; fora dela, os maiores talentos são completamente inúteis para o público. Nenhum homem - que não esteja incendiado de entusiasmo pela vanglória - pode se gabar de que suas empreitadas isoladas, sem apoio, sem método e sem sistematização, tenham poder para derrotar os planos sutis e as artimanhas unidas dos ambiciosos. Quando os maus se unem, os bons devem se associar; caso contrário, eles cairão um a um, um sacrifício indigno de pena em uma luta desprezível.” BURKE, Edmund. Selected Works, Vol. I, Liberty Fund, 1999, p. 146

Combate com as armas fornecidas por um estado mediante a extorsão de impostos

Guerras não são necessariamente conduzidas com impostos e nem motivadas por causas injustas: http://en.wikipedia.org/wiki/Just_war_theory

Se você estiver criticando APENAS as guerras imperialistas (isto é, sem propósito defensivo), aí concordo com você. Se não, mantenho minha posição.

(os generais nunca estão na linha de frente

http://en.wikipedia.org/wiki/Erwin_Rommel

arriscando os seus traseiros, né?)

Não conta como general, mas este coronel (que também é parte do alto oficialato militar) perdeu um olho e um braço durante a guerra e, mais tarde, a vida, após tentar matar Hitler:
http://en.wikipedia.org/wiki/Claus_von_Stauffenberg

-Dan
Veterano
# set/12 · Editado por: -Dan
· votar


Os soldados cruzados, os militares a comando de Hittler, os combatentes sírios que matam civis, todos tb eram fiéis e honrados naquilo que acreditavam?

Bem capaz que sim. Mas não pensam acima da bolha, pois pensar acima dessa bolha é perigoso. Pensar por si só demanda responsabilidade e coragem.

E esse pensamento pode levar a deserção. Por isso, tem que ter muita coragem para ser tão "covarde"...

Mas sem generalizações. Existem guerras e guerras, várias lutas e vários motivos. Colocar tudo num só saco, e dizer todo desertor é covarde, ou todo desertor é herói... é, para mim, incitar debate infrutífero.

tambourine man
Veterano
# set/12 · Editado por: tambourine man
· votar


Joseph de Maistre
que você defina “nação” como um mero chauvinismo inútil, uma ficção feita-de-vento e sem nenhum valor prático para o nosso cotidiano (exceto pela Copa do Mundo), criada pelos burocratas do Estado somente para convencer as pessoas a lhes pagar impostos. E isso é obviamente niilismo comunista

não, isso é o Brasil mesmo

e se você acha que fugir é fácil, me acompanhe em uma rota a pé pelos andes carregando uma mochila de 20kg para atravessar uma fronteira fora das rotas mais fáceis e vigiadas. Será que você aguenta?

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


Muito mais digno morrer de cabeça erguida do que viver o resto da vida como um pária sem honra, sem poder olhar nos olhos das pessoas de quem você deveria cuidar.

ye olde 'victory or death'

One More Red Nightmare
Veterano
# set/12
· votar


pô, eu aprecio a erudição do devil boy, mas leio o que ele diz e só consigo sentir cheiro de mofo.

ZXC
Veterano
# set/12
· votar


Muito mais digno morrer de cabeça erguida do que viver o resto da vida como um pária sem honra, sem poder olhar nos olhos das pessoas de quem você deveria cuidar.
Que lindoooo....me lembrou até a celebre frase, que nunca pensei ler em seus diálogos: ' Prefiero morir de pie, a vivir arrodillado' (Che Guevara)

The Laughing Madcap
Veterano
# set/12
· votar


' Prefiero morir de pie, a vivir arrodillado'

exceto que no caso, o ser morre ajoelhado a uma farsa quando poderia viver de pé, livre.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o tópico do desertor