controle de som

    Autor Mensagem
    berthola
    Veterano
    # nov/10


    Alguem pode me ajudar? Tenho em minha Igreja, uma mesa de som, 2 PAs Ativos e dois retornos ativos, meus retornos já queimaram o falante duas vezes, então o técnico me disse para usar o volume dos retornos e dos PAs sempre no máximo, e controlar somente pela mesa, pois caso contrário a mesa mandará muita frequencia para as caixas e queimará os falantes, será que ele está correto? Alguem poderia me dar umas dicas?

    EternoRocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O que ele falou vc pode fazer, controlar o volume pela mesa...

    Mas acredito que o lance de a mesa estar mandando muito sinal para as caixas meio balela.

    Eu tenho uma mesa e dois PAs ativos, as vezes toco em lugares pequenos, e até pra evitar estalos e xiadinhos, deixo o volume dos PAs em 50%.

    Vamos ver se alguém esclarece isso aí.

    ~:0)

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    geralmente o problema é músico ignorante

    tocam instrumentos no talo: bateria no talo, ampli de guita e baixo no talo e o cantor se matando pra se ouvir no retorno, então fica toda hora pedindo mais retorno e como igreja geralmente tem muita reverberação começa vazar batera, baixo, piano pelos mics e fica uma coisa indefiida de ouvir então o cantor pede mais retorno, mais grave, mais agudo.... mais ganho...

    nessa você trampa com o equipamento no limite e ferra tudo

    soluções
    1- convencer os músicos a tocarem em um volume tolerante, o que é mais facil ganhar na loteria

    2- ver pelo menos mais duas caixas de retorno, geralmente altar (palco, frente.. sei lá o nome que se dá) de igreja é muito largo dois retornos não abrangem todas as pessoas e tem gente onde o retorno está a 5 metros de distancia então volta no problema acima

    rodsom
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    berthola
    o o técnico me disse para usar o volume dos retornos e dos PAs sempre no máximo, e controlar somente pela mesa
    isso é bom pra sua mesa, vai ter menos perigo de saturar, e tal, mas nao vai refrescar em nada pros alto falantes.
    o que ta acontecendo é o que o fernando tecladista disse mesmo, a turma ai ta usando o retorno muito no limite. entao, ou vc convence eles a tocarem mais de boa ou entao vc adquire mais aparelhagem. uma boa ideia tambem é usar fones (aconselho o porta pro) pelo menos para os mais barulhentos.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    eu quero mais retoro, mais grave mais agudo, mais tudo


    /timmaia

    berthola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Olá pessoal, muito obrigado pela ajuda. Fiz os testes no sábado, e realmente é verdade, quando os retornos e os PAs são ativos, o melhor é trabalhar com o volume todo aberto nas caixas e controlar pela mesa. E quando os retorno e PAs são passivos, a potência deve estar com o volume máximo, e controlar pela mesa. Valeu galera.

    renansena777
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    eu acho que retornaria, nem mais grave nem mais agudo, so com um som menos tosco

    Bassist_rsl
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    renansena777
    Putz, essa foi horrível.

    Depois dessa esse tópico merece um close.

    renansena777
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bassist_rsl
    é, selo praça é nossa pra mim
    huahuahua

    Teccláudio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    berthola
    Olá pessoal, muito obrigado pela ajuda
    Por nada, quando precisar é só falar!

    =)

    Bassist_rsl
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    renansena777
    é, selo praça é nossa pra mim
    Praça é nossa??
    Merece um Zorra Total.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    berthola

    o fórum do audiolist é muito bom para esses assuntos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a controle de som