Vejam que irônico: O ser humano se gaba tanto de ser um animal racional

Autor Mensagem
Excelion
Veterano
# set/10
· votar


E ainda mordem a isca...

B.Frusciante
Veterano
# set/10
· votar


Só um comentário:


Denovo esse assunto?

que merda tá virando esse forum
Legal Mr. Gênio, quer uma estátua em sua homenagem agora?

essa frase é mais velha que Adão e Eva

É engraçado como esse pessoalzinho gosta de falar besteira sem construtividade nenhuma.

Se não gostam do assunto, não postem. Se postam sem gostar só mostram que não gostam por não ter opinião nem vontade de criar uma opinião, demonstrando apenas a sua própria ignorância.

B.Frusciante
Veterano
# set/10
· votar


(isso vale também pros 'votadores anônimos')

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


Excelion
E ainda mordem a isca...

Você acha que o Root não acha isso mesmo? :O

Dark Luke
Veterano
# set/10
· votar


LeD_HaleN
esse The Root Of All Evil só quer ser o Sheldon Cooper.


Mentira, se o Sheldon fala uma coisa dessas ele leva esporro da mãe dele.

DarkMakerX
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
FÉ, que é exatamente o extremo oposto de razão ou lógica.

Quem disse?

Ricardo_Bill
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
isso que vc está falando só da fé. quando falar de amor e relacionamentos então, é a confirmação do "...a grande maioria realiza práticas completamente irracionais"

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Machine Gun Man
E as experiências relatadas em rituais católicos? Já ouviu falar?
Vi com meus próprios olhos, a menos de 2m de mim.

Mera indução psicológica ou emocional?

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil

hehehehehehehe. É trollagem, né

Pior são aqueles que creem na razão ou na ciência. Como se fosse possível afirmar algo fora do reino das palavras. Como se fosse possível tocar o mundo objetivo com nossos conceitos/abstrações. Ou acreditar na lenda iluminista do "filósofo sem corpo", pura objetividade (o sujeito transcendental burguês em que se apóia a ciência e o capitalismo é um misticismo mais fraco que a bíblia).

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Que merda, odeio pegar esses tópicos andando ja..

Nem vou ler o que postara, só sei que o B.Frusciante ta falando merda (pelos primeiros posts dele que eu li)

Machine Gun Man
Veterano
# set/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


Headstock invertido
E as experiências relatadas em rituais católicos? Já ouviu falar?

E onde isso contradiz o que eu disse?

O fato de haver experiência não reduz a importância do conceito de fé no cristianismo. Não foi o que eu disse...

Se eu conseguir, tento me explicar de um jeito mais claro... mas é provável que eu esteja errado por pensar em uma definição bem restrita de fé. =]

adnz
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Você acredita que nenhum deus exista?

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Todo mundo sabe que deus nao existe. No fundo, no fundo..

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Machine Gun Man
Haha, não foi retórico.
Só complementando isso

Quer dizer, eu sei a importância da fé no cristianismo, mas existem/existiram tantos arranjos por aí. Alguns com enfâse na experiência, que, ao meu ver, passam longe de ter como componente a fé presente no cristianismo.

Mesmo no cristianismo (catolico, em especial) as "experiencias comprovadas" não invalidam o fato de que a religião é apoiada na fé, em crer e depositar confiança sem necessitar de comprovação física.

A outra pergunta também não foi retórica

Mera indução psicológica ou emocional?

É que fico pensando na explicação pra o que acontece nesses rituais. Quem já viu de perto sabe como é tenso, assustador e ao mesmo tempo intrigante.

Tentando enxergar aos olhos da ciência só vejo a explicação de indução psicológica, tipo um placebo, acreditar tão fortemente que algo vai acontecer (o "desmaio" pela suposta ação do Espírito Santo) que de fato acontece.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Tenho fé na ciência. Não, não do mesmo jeito que você tem fé em determinada religião. Acho que ter fé nesse caso é assumir uma postura cética diante dos fatos. Acreditar que por meio da razão podemos chegar à uma resposta satisfatória*. As religiões existem pelo mesmo motivo que a ciência, atender às necessidades do ser humano por respostas. O limiar entre as respostas oferecidas por ambas é ínfimo, embora a ciência jogue em desvantagem. A racionalidade da religião está apenas no jogo de poder. O livro escrito pelo homem, cuja escrita foi meticulosamente escolhida para suportar suas crenças, fora o jogo feito para engajar as pessoas, dominá-las intelectualmente, enfim, ainda sim, é ainda hoje tomada como guia espiritual e um wikipédia para as questões interpessoais,políticas,culturais, um verdadeiro retrocesso, quando comparada á ciência.

Paro por aqui, por enquanto.

*(mesmo que essa mostre que somos seres insignificantes e ridiculos,mesmo que não seja românticamente satisfatório, como as religiões pregam)

Ian Anderson
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
A maior imbecilidade eh dizer que os outros animais são irracionais e q soh agem por instinto, e há muitos exemplos d q isso non eh verdade.

B.Frusciante
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones
Nem vou ler o que postara, só sei que o B.Frusciante ta falando merda


Ah, tá beleza.

Machine Gun Man
Veterano
# set/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


Headstock invertido

É que tem vários jeitos de se pensar a fé.

Se fé = crença, o uso que o Root fez dela é correto em relação à religião, mas traria complicações pro lado da razão, que, em última instância, depende da "crença" em certas premissas, referentes até à própria operação.

A fé como imperativo, como no caso do cristianismo, não é universal às religiões.

Sobre a fé nos termos que você mesmo usou:
Em alguns sistemas religiosos primitivos, por exemplo, a crença é "naturalizada" (perdão pelo termo) e comprovada sistematicamente pela experiência, que de forma alguma é falsa... por mais mundanos que possam ser seus ativadores.

A fé, enquanto "total confiança sem necessidade de comprovação", me parece uma escolha contra a confiança pela comprovação... e nos sistemas religiosos primitivos me pareceu não caber o conceito de fé, porque pensei nisso: a "naturalização" total da crença (englobando todos os membros), o desconhecimento de uma alternativa explicativa (religião) e a impossibilidade tecnológica de comprovação mais ou menos objetiva impedem a tal da "escolha"; a rotineira comprovação (inter)subjetiva é, em última instância, comprovação. Essas dois raciocínios são independentes e quase excludentes. (a não ser com muita boa vontade... haha)
Fonte.

Muito pouco do que eu falei faz sentido. =]

Carpano-Jr.
Veterano
# set/10
· votar


B.Frusciante
É engraçado como esse pessoalzinho gosta de falar besteira sem construtividade nenhuma.

Se não gostam do assunto, não postem. Se postam sem gostar só mostram que não gostam por não ter opinião nem vontade de criar uma opinião, demonstrando apenas a sua própria ignorância.


Estou dentro do meu direito de expressar minhas idéias, assim como o dono do tópico quando abriu a discussão. Aliás, vc não gostou do meu post e mesmo assim citou ele, isso é muito diferente do que eu fiz?

Machine Gun Man
Veterano
# set/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


Headstock invertido
Mesmo no cristianismo (catolico, em especial) as "experiencias comprovadas" não invalidam o fato de que a religião é apoiada na fé, em crer e depositar confiança sem necessitar de comprovação física.

Sim, concordo. Tanto que a fé presente cristianismo, eu disse, é minha única certeza.


Mera indução psicológica ou emocional?

É que fico pensando na explicação pra o que acontece nesses rituais. Quem já viu de perto sabe como é tenso, assustador e ao mesmo tempo intrigante.

Tentando enxergar aos olhos da ciência só vejo a explicação de indução psicológica, tipo um placebo, acreditar tão fortemente que algo vai acontecer (o "desmaio" pela suposta ação do Espírito Santo) que de fato acontece.


Já vi acontecer de perto também, até com familiares próximos. Eu acredito que se trata de um fenômeno de ordem neurofisiológica, mas não deixa de ser uma crença minha, porque eu não sei nada a respeito. =]
Vou deixar um link nos teus recados.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


B.Frusciante
brinks mico, não guentei e fui ler..

Mas mantenho meu julgamento =D

F.BankZ
Veterano
# set/10
· votar


Qualquer pessoa que dedique algum tempo para colocar em 'balança' os argumentos da ciência e da religião, e muita coisa que a religião diz verá que é tudo utópico.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Na boa, assim como falei na descrição de um outro tópico meu, sem os monstros e anjos vigiando nossa pobre realidade, à maioria da população,a vida,cientificamente, é chata e nada inspiradora. O que, aos olhos dessa mesma maioria, é inviável crer.

Dark Luke
Veterano
# set/10
· votar


O negócio mesmo é ser niilista.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Dark Luke
\o/

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Dark Luke
Codinome Jones
niilismo é leite com pera russo


/cavalero

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
Cavaleiro é um boneco seu, colocar esse ''/'' é puro narcisismo!

Gourmet Erótico
Veterano
# set/10
· votar


como identificar que alguém está trollando?

quando ela cria um tópico polêmico e depois simplesmente "some"

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones
você tá com ciúmes e bravinho.

que fofo!

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
No, I'm not!

To bravinho que ninguem ta afim de uma discussão true, não aparecerem, malditos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vejam que irônico: O ser humano se gaba tanto de ser um animal racional