Vejam que irônico: O ser humano se gaba tanto de ser um animal racional

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# set/10 · Editado por: The Root Of All Evil


... mas a grande maioria realiza práticas completamente irracionais, como por exemplo acreditar em um ou mais deuses e seguir religiões.


ps: Este tópico não ofende os religiosos, tendo em vista que todas as religiões são baseadas em FÉ, que é exatamente o extremo oposto de razão ou lógica.
Sendo assim, todos já sabem que as religiões não são baseadas em razão e sim na fé.

razão:
-Capacidade para decidir, para formar juízo ou para agir de acordo com um pensamento. = discernimento, juízo, lucidez.
- Raciocínio que conduz a outro ou a uma conclusão.

fé:

-Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.
-crença

Crença:
Fé religiosa.
Confiança.
Opinião.

religião:
-Culto prestado à divindade.

F.BankZ
Veterano
# set/10
· votar


É por essas e outras (coisas tensas) que eu não sigo nenhuma religião.

staind
Veterano
# set/10
· votar


Denovo esse assunto?

faith_girl
Veterano
# set/10
· votar


mais pq isso incomoda tanto?

ASKER
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Concordo.

southbass
Veterano
# set/10
· votar


que merda tá virando esse forum

Carpano-Jr.
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Legal Mr. Gênio, quer uma estátua em sua homenagem agora?

Sephiro
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Por outro lado acho que muitos aqui superestimam a razão.
Ao meu ver somos razão mais o complemento dela (instinto, emoções, sentimentos, whatever). Não me parece óbvio, como humano, que explorar mais a razão em detrimento do resto seja o melhor (da mesma forma que o contrário também não parece ser).

Villts
Veterano
# set/10
· votar


Legal Mr. Gênio, quer uma estátua em sua homenagem agora?

(2)

Kaíque
Veterano
# set/10
· votar


Legal Mr. Gênio, quer uma estátua em sua homenagem agora?
[3]

Dogs2
Veterano
# set/10
· votar


essa frase é mais velha que Adão e Eva

Headstock invertido
Veterano
# set/10 · Editado por: Headstock invertido
· votar


E o peixe no orifício anal pra parecer sereia?

[edit] cu dá suspensão.

B.Frusciante
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Velho, ser RACIONAL não é ter razão, mas procurá-la: dar significado às coisas e a suas existências.

A religião é justamente a racionalidade humana posta em prática: procuramos explicar as coisas da melhor forma possível.

Se você acha irracional alguém pensar que o sol é um Deus(99% das religiões, diretamente ou indiretamente) então pressuponho que você ao ver o sol pela primeira vez diria que é um corpo celeste e todas as suas complexidades, afinal você é "racional".

A religião posso afirmar* que é uma consequência da falta de tecnologia nos primórdios da humanidade, e não por falta de racionalidade.

*Posso afirmar isso pois é de se pensar que se o humano desde que nascesse soubesse o que é o céu, a terra, a lua e as estrelas certamente teria uma mente muito diferente do que é na realidade.

_Dio
Veterano
# set/10
· votar


Alegoria da caverna

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


B.Frusciante
Velho, ser RACIONAL não é ter razão, mas procurá-la: dar significado às coisas e a suas existências.

Não é verdade... é apreender a realidade pela cognição, e não atribuir-lhe significado. Apreender significados, sim.

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Sendo assim, todos já sabem que as religiões não são baseadas em razão e sim na fé.

A fé é pressuposto pra uma racionalidade própria, não?

B.Frusciante
Veterano
# set/10 · Editado por: B.Frusciante
· votar


Machine Gun Man
B.Frusciante
Velho, ser RACIONAL não é ter razão, mas procurá-la: dar significado às coisas e a suas existências.

Não é verdade... é apreender a realidade pela cognição, e não atribuir-lhe significado. Apreender significados, sim.


Sim, isso é implícito.
(pra não dizer óbvio xD)

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil

Se não definir razão, fica difícil.
Diferentes sistemas = diferentes lógicas e racionalidades.

E não concordo com isso: Sendo assim, todos já sabem que as religiões não são baseadas em razão e sim na fé.

Só diria isso com certeza no caso do cristianismo...

B.Frusciante
Veterano
# set/10
· votar


Só diria isso com certeza no caso do cristianismo...

Por quê? Manifeste-se...

(não estou querendo defender nada, apenas entender o ponto de vista)

Machine Gun Man
Veterano
# set/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


B.Frusciante
Sim, isso é implícito.
(pra não dizer óbvio xD)


Pra mim parece que dissemos coisas contrárias...

B.Frusciante
Veterano
# set/10
· votar


Machine Gun Man
...?

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


B.Frusciante
Só diria isso com certeza no caso do cristianismo...

Por quê? Manifeste-se...


Porque não conheço as demais. =]

Tiaguh
Veterano
# set/10
· votar


mas a grande maioria realiza práticas completamente irracionais, como por exemplo acreditar em.. Big Bang ou que viemos do macaco.

Ah, qualé.. toda hora esse assunto, irracional é ficar criando esse tipo de tópico que não chega a lugar nenhum, tu é revoltado com a vida, acha que Deus não existe, tudo bem.. guarde isso pra vc, mas pra que criar mais um tópico sobre religião?

B.Frusciante
Veterano
# set/10
· votar


Pra mim parece que dissemos coisas contrárias, por conta do teu uso do verbo "dar".

Talvez eu tenha mal colocado o verbo, mas não é possível que não tenha dado para entender lendo o post todo.

ser RACIONAL não é ter razão, mas procurá-la: dar significado às coisas e a suas existências.]

Pode ser lido:
"ser racional não é ter razão, é procurar o significado das coisas e dar definições a elas"

fernando tecladista
Veterano
# set/10
· votar


: O ser humano se gaba tanto de ser um animal racional
práticas completamente irracionais, como por exemplo acreditar em um ou mais deuses e seguir religiões.


uma coisa não está ligada a outra

alias se você lesse melhor as coisas, por exemplo Darwin não era ateu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
Darwin chegou mesmo a escrever sobre a religião como uma estratégia tribal de sobrevivência, embora ele ainda acreditasse que Deus fosse o legislador supremo. Sua crença continuou diminuindo com o passar do tempo e, com a morte de sua filha Annie em 1851, Darwin finalmente perdeu toda a sua fé no cristianismo. Ele continuou a ajudar a igreja local e colaborar com o trabalho comunitário associado à igreja, mas, aos domingos, ia caminhar enquanto sua família ia para o culto. Em seus últimos anos de vida, quando perguntado sobre a visão que tinha a respeito da religião, ele escreveu que nunca tinha sido um ateu no sentido de negar a existência de Deus e, portanto, se descreveria mais corretamente como um agnóstico.

Headstock invertido
Veterano
# set/10 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Bom, com isso concluímos que carência de atenção e necessidade de autoafirmação são comportamentos racionais?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Cara, antigamente eu tinha certo respeito por você, hoje em dia perdi esse respeito.

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


B.Frusciante
Quer dizer, eu sei a importância da fé no cristianismo, mas existem/existiram tantos arranjos por aí. Alguns com enfâse na experiência, que, ao meu ver, passam longe de ter como componente a fé presente no cristianismo.

B.Frusciante
Veterano
# set/10
· votar


Machine Gun Man
Mas por qual motivo você pensa que o cristianismo se baseou totalmente na fé?

Se imaginar que o cristianismo foi uma adaptação de várias religiões à temática de Cristo com o judaísmo. E estas várias religiões, das quais podemos incluir o próprio judaísmo, também foram baseadas num princípio lógico e, portanto, racional.

LeD_HaleN
Veterano
# set/10
· votar


esse The Root Of All Evil só quer ser o Sheldon Cooper.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vejam que irônico: O ser humano se gaba tanto de ser um animal racional