Vejam que irônico: O ser humano se gaba tanto de ser um animal racional

Autor Mensagem
Gourmet Erótico
Veterano
# set/10
· votar


Bem, vamos lá:

A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas.

Ou seja, a verdadeira fé, não deve ser movida apenas por uma crendice baseada apenas no achismo.

A fé verdadeira é baseada "em demonstrações evidentes de realidades, embora não observadas"

Por exemplo, embora eu não possa observar Deus, eu posso observar as suas criações.

Por falar nisso, eu estou desenvolvendo um tópico que fala sobre algo parecido que foi mencionado pelo Codinome Jones aqui.
Só vou terminar de realizar umas pesquisas que tenho feito a certo tempo, e então vou apresentar a vcs as minhas conclusões baseadas nos meus estudos.

Dark Luke
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
Codinome Jones
http://zs1.smbc-comics.com/comics/20100923.gif

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Machine Gun Man
Em alguns sistemas religiosos primitivos, por exemplo, a crença é "naturalizada" (perdão pelo termo) e comprovada sistematicamente pela experiência, que de forma alguma é falsa... por mais mundanos que possam ser seus ativadores.

Isso.
Ao meu ver, a "comprovação" física de que algo divino está acontecendo (mesmo que essa seja e possa ser explicada pela ciência e pela dita lógica) a princípio seria o motivo mais aceitável pra explicar a devoção a uma determinada religião., nesse caso seria um tipo de fé diferente da que eu considero como o significado global pro termo fé, que é o que realmente acontece na igreja.

A maioria, senão todos os fiéis católicos não são movidos pelas comprovações, não procuram veracidade nem certificação, eles apenas acreditam, simplesmente entregam a total confiança num ideal fixo e imutável. Esse é o significado que levo em consideração quando se fala em fé.

Falo no caso do cristianismo e especificamente o catolicismo, que é a única religião com a qual tive contato próximo e conheço pelo menos um pouco da rotina dos seguidores.

A fé, enquanto "total confiança sem necessidade de comprovação", me parece uma escolha contra a confiança pela comprovação... e nos sistemas religiosos primitivos me pareceu não caber o conceito de fé, porque pensei nisso: a "naturalização" total da crença (englobando todos os membros), o desconhecimento de uma alternativa explicativa (religião) e a impossibilidade tecnológica de comprovação mais ou menos objetiva impedem a tal da "escolha"


Acho que entendi. Então,acho que a ação de acreditar em algo por acreditar se dá pela impossibilidade de escolha. Nos sistemas primitivos não tinham como ser comprovados objetivamente (e defendem isso até hoje) e a ausência de um conceito universal de possíveis explicações (religiões) fazem a crença se basear em comprovações subjetivas, que não deixam de ser válidas, afinal a existência delas ou não como motivo da confiança já altera completamente o conceito de fé.


Já vi acontecer de perto também, até com familiares próximos. Eu acredito que se trata de um fenômeno de ordem neurofisiológica, mas não deixa de ser uma crença minha, porque eu não sei nada a respeito. =]

Também vi acontecer com parentes, inclusive eu estava participando do ritual efetivamente, igual as pessoas que "caíam". Mas era como se eu tivesse ali apenas como observador, vendo acontecer e me perguntando qual seria a explicação praquilo.

O interessante mesmo é ver como um simples desmaio muda a percepção de uma pessoa, como essas pessoas que caíam se transformavam ao acordar, quer dizer, mesmo sendo um fenômeno puramente humano as consequências dele são imprevisíveis e aparentemente inexplicáveis.

Sem contar as outras manifestações sem ser esse "desmaio", que eram inclusive mais esquisitas e perturbadoras, mas não vem ao caso.

Vou deixar um link nos teus recados.
Porra, valeu. Essa leitura me interessa ;)

Excelion
Veterano
# set/10
· votar


Foda-se religião, esse tópico e tudo mais.



brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Sim claro, eu com minha fé deixo a razão completamente de lado. Não sei como ainda estou vivo, mas vou continuar deixando a razão de lado.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Dark Luke
hehehe. Gostei do Sokal Burguer /o/

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


^
^
^
o meu cheeseburguer eu vou querer sem carne, sem queijo e sem pão.

Guitar_RdS
Veterano
# set/10
· votar


Caramba, o cara é mto idiota
Sempre com o mesmo assunto.
O Cd arranhou?

janick
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Vai tomar o seu gardenal vai...
Impressionante esta sua necessidade de polemizar e explorar este assunto exaustivamente em ordem de criar conflitos e receber atenção dos outros. Isso é um transtorno psicológico, se eu fosse você, procuraria ajuda hein.

Só digo que a ciência, é apenas uma forma de explicar a grandeza de Deus. Foi a linguagem que Deus criou para nós conseguirmos enteder - e mesmo assim temos conhecimento apenas de uma mera fração do todo - toda sua criação, toda sua complexidade. Muitos acham que ciência e religião são termos antagônicos, porém, um explica o outro perfeitamente.

_JCM_
Veterano
# set/10
· votar


é tanta informação que eu estou mais perdido do que os jogadores do Atlético Mineiro.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/10
· votar


staind
southbass

Melhor do que falar de politica e do Atlético Mineiro!!!
Aquela bosta perdeu outra vez!!!

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


se eu fosse você

não gostei

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vejam que irônico: O ser humano se gaba tanto de ser um animal racional