STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jun/09
· votar


ROTTA
Sei disso

Hehhe, calma cara, eu sei, soh estava tentando colocar a minha visao sobre o assunto - que tem tudo a ver com o topico, apesar de serem profissoes diferentes. ;)


McBonalds
Que tipo de risco advocacia oferece à coletividade?

Arrume briga com um advogado influente que voce vai ver o tamanho do risco... =P

Headstock invertido
Veterano
# jun/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Bog
Sim, de acordo que existe uma diferença enorme entre uma casa que desaba e uma noticia que vai a publico equivocada. Mas ainda assim, acho que é relativo, não importa o quanto represente, o que importa é que ambas representam. (Sim, eu acredito firmemente que uma noticia errada pode acarretar grandes estragos, mas não me peçam exemplos). Existe um "limite" que determinada profissão tem que chegar pra ser considerada "perigosa"? Que limite é esse?

O que estou querendo dizer, desde o começo é que eu sou sim, a favor da regulamentção de todas as profissões. Apesar de saber que muita gente trabalha muito bom, sem ter cursado a faculdade.

(Não, não entendo nada de jornalismo hehe)

McBonalds
Que tipo de risco advocacia oferece à coletividade?

Pra mim, alguem que estuda muito bem a constituição do país, e demais leis. Que aprenda as "técnicas" de persuadir, e eticetera, em casa, poderia defender ou acusar alguem em um julgamento. Mas, além de faculdade, ainda por cima, tem a OAB. E isso não é justo.

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


sou sim, a favor da regulamentção de todas as profissões

União Soviética?

Diego Marques
Veterano
# jun/09 · Editado por: Diego Marques
· votar


Engraçado dizer que o jornalismo e/ou a comunicação não oferecem riscos para a coletividade.

No primeiro semestre de curso eu estudei sobre um caso interessantíssimo que ilustra muito bem o que a irresponsabilidade na hora de se passar uma informação causa na sociedade:

O caso da Guerra dos Mundos.

Resumindo: Orson Welles, um radialista americano, decidiu narrar em seu programa a história "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells, como se esta fosse uma transmissão jornalística de verdade (no livro, o personagem principal é um jornalista que descreve uma invasão alienígena).

Claro que no começo da transmissão houve um alerta de que aquilo tudo era ficção, só que Orson Welles e sua equipe esqueceram de uma coisa: as pessoas que ligaram o rádio depois do aviso de que tudo aquilo não passava de ficção.

Resultado: Milhares de pessoas se desesperaram achando que marcianos estavam de fato invadindo a Terra. Pessoas saíram de suas casas e andavam desesperadas pelas ruas, outros atacavam caixas d'água achando que estas eram naves alienígenas... enfim: Pânico geral.

Hoje em dia parece engraçado, mas este fato provou que a mídia tem sim o poder de influenciar as pessoas de forma efetiva.

Imagina o que uma pessoa com esse poder não poderia fazer? As consequencias sociais de um jornalismo irresponsável podem ser sérias sim.

Mais detalhes na Wikipédia (em inglês).

Polêmicas à parte, eu sei da importância que minha futura profissão tem e não vou desanimar por causa de uma meia dúzia de pessoas que acham que jornalismo é algo tão superficial assim.

Bom, só pra deixar aqui um caso mais recente:

Em 2005 o Yahoo publicou em sua página a notícia de que uma nebulosa ácida, capaz de dissolver planetas inteiros estava a caminho do nosso planeta. Coisa séria! O jornal O Tempo, daqui de Belo Horizonte (e olha que é um jornal bom!) também publicou isso em 2006.

Acontece que a fonte de ambas as matérias era o "jornal" americano Weekly World News, que na verdade é uma paródia dos tablóides sensacionalistas, com notícias puramente fictícias (e engraçadíssimas, por sinal). Mais detalhes aqui e aqui.

Imagina o estrago que isso causaria se tivesse ganhado jornais de circulação nacional!?

Portanto, continuo acreditando na importância do jornalismo competente, diplomado ou não! =)

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Acredito que eu mesmo posso me proteger de notícias idiotas.
Não acho necessário que o governo faça isso por mim.

Headstock invertido
Veterano
# jun/09
· votar


Diego Marques
+1 e positivaria mais, se pudesse.
Resumiu tudo que eu quis dizer sobre o que uma "notícia ruim" pode causar.

Brucy Bertholi
Veterano
# jun/09 · Editado por: Brucy Bertholi
· votar


Será que isso tem algo a ver com a lei de imprensa?
Será que por eles não conseguirem prejudicar os jornalistas pq a lei não se encaixava na constituição federal, eles fizeram isso?

é estranho isso surgir do nada assim, dizendo que tal profissão não precisa de diploma e tal.

Vai virar um inferno, mesmo os que ja são formados vão rala pra caramba.Pq no Brasilzão é assim: Jornalista X não tem diploma, mas o que importa é que ele é mais barato que o jornalista Y que tem diploma.

Vai ser foda ein

Brucy Bertholi
Veterano
# jun/09
· votar


Diego Marques

o pior de tudo tb cara vai ser a desvalorização da profissão.
Que nem WebDesigner, tem cara ai que se rala de fazer curso e uma porrada de coisa, mas dai na hora de contratar um serviço a maioria escolhe o sobrinho do seu amigo que "mexe muito bem com isso e cobra baratinho".
Ninguém vê teu esforço pra pagar seus estudos e o ralo que é pra aprender e se aprofundar bastante em uma determinada profissão.

Eu acho que isso foi sacanagem, deve ter coisa ai por trás, certeza!

Abraços

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/09
· votar


Que nem WebDesigner, tem cara ai que se rala de fazer curso e uma porrada de coisa, mas dai na hora de contratar um serviço a maioria escolhe o sobrinho do seu amigo que "mexe muito bem com isso e cobra baratinho".
discordo. tem gente que não fez curso e realmente sabe o que tá fazendo. e não é um número pequeno de pessoas.

Brucy Bertholi
Veterano
# jun/09
· votar


And the meek shall inherit the earth

Olha eu digo por experiencia propria, eu sempre mexi com isso e aprendi sozinho e tal, mas dai me interessei em fazer o curso de photoshop pra me aprofundar mais(e pra ver qual q era a de fazer um curso, pra ver se valia a pena mesmo).O resultado foi mto bom, aprendi coisas q sozinho não aprenderia, aprendi a explorar o mais o programa e ter mais possibilidades pra fazer não só o que fazia antes mas tb pra fazer coisas novas.
Tá bom, não da pra generalizar, sei tb que existem pessoas q não fizeram cursos e sabem oq tá fazendo, mas pelo menos aqui onde eu moro, é bem do jeito que eu descrevi, acredito que não seja mto diferente em todos os lugares... deve haver mto caso assim.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Headstock invertido
Existe um "limite" que determinada profissão tem que chegar pra ser considerada "perigosa"? Que limite é esse?

É o limite do risco DIRETO.

Quando eu vou num médico, eu estou me submetendo ao conhecimento que ele afirma ter. Ao tomar uma anestesia e ir para uma cirurgia, a responsabilidade sobre a minha vida é inteiramente do médico e deste conhecimento.

Quando construo um prédio, a responsabilidade sobre a integridade física das pessoas que passarão por ele recai sobre o engenheiro (sim, se o prédio cair por conta de um pedreiro incompetente, a responsabilidade ainda é do engenheiro). Ao entrar em um prédio, eu não tenho conhecimento técnico para julgar o seu projeto, e nem acesso imediato às suas condições. Ou seja, ao entrar em um prédio, estou colocando a minha segurança inteiramente nas mãos do conhecimento do responsável por seu projeto.

É diferente do jornalismo. Nenhuma pessoa deveria colocar as suas opiniões ou julgamentos inteiramente nas mãos de terceiros (embora muita gente faça isso...). Apesar de concordar que a notícia TEM o poder de causar grandes estragos, esses estragos não são diretos.

No caso do médico e do engenheiro, a questão é direta, objetiva, física. No caso da notícia, é subjetiva, está no domínio das idéias.

Por isso, o governo não deve legislar a respeito de quais notícias devem ser publicadas, ou por quais pessoas. Da mesma forma que a regulamentação da profissão de médico só diz respeito à segurança do paciente, mas não fala nada a respeito do médico ser estúpido ou dizer "você tem câncer, faça quimioterapia, próximo!". Ou a regulamentação da profissão de engenheiro só diz respeito à segurança da edificação, mas não fala nada a respeito da necessidade do prédio ser bonito.

Por conta deste critério, do risco direto à segurança/saúde/vida, eu particularmente penso, por exemplo, que uma pessoa que desejasse atuar em defesa própria num tribunal, e sentisse que tem conhecimento legal para tal, devia ter permissão para fazê-lo. Mas aí entra um outro probleminha, que é o corporativismo...

sou sim, a favor da regulamentção de todas as profissões

Já pensou? Para pintar um quadro, precisa de faculdade. Para escrever um livro, precisa de faculdade. Para abrir um boteco, só com faculdade. Para tocar guitarra no tal boteco, faculdade. (Se você acha que música não causa danos, experimenta escutar NXZero por 1 mês (hhehehe).)

Sinceramente, seria um inferno! Sabia que o Bill Gates largou a faculdade quando abriu a Microsoft? Já pensou se alguém batesse na porta dele afirmando: "você não tem diploma de administração, logo não tem capacidade de tocar uma empresa, vai falir e prejudicar os empregados"?

Acho que esse alarde todo é desnecessário. Como eu disse, eu estou em uma área que não é regulamentada - e no caso, uma área que muitas vezes OFERECE riscos diretos. Na faculdade, lá pelos idos de 1999, eu já ouvia muito o papo de que "vão contratar qualquer piá que aprendeu a fazer home page no Word". Não é o que acontece na prática. Os bons empregos estão quase todos nas mãos de pessoas formadas ou gente muito competente para precisar se formar.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Headstock invertido
(Não, não entendo nada de jornalismo hehe)

Putz, eu ainda queria saber se, num mundo onde o diploma de jornalista é obrigatório, eu, como cientista, estaria proibido de escrever sobre "tecnologias de visão computacional para estradas de ferro" numa Scientific American da vida. (se fosse proibido escrever até numa IEEE Transactions, eu mandava à m*)

dibass
Veterano
# jun/09
· votar


Bog
Não sei se estou certo mas, se eu não me engano a obrigatoriedade do diploma não coíbe a participação de pessoas especializadas para tratar de assuntos específicos no entanto obriga o diploma para o exercício da profissão Jornalista.

Devil Boy
Veterano
# jun/09
· votar


Jornalismo e um curso tao importante quanto Producao de Shows: requer conhecimentos e tecnicas especificas, alem de aspectos eticos e sociologicos proprios.

But who cares?

[Sir William Wallace]

E se fossem abolidas todas as restricoes legais e constitucionais quanto ao diploma, em... absolutamente toda e qualquer profissao? Isso inclui principalmente advogados, medicos e engenheiros.

Os hospitais comecariam a contratar acougueiros ao inves de bons medicos?

O que impediria, por exemplo, que os Conselhos permanecessem existindo como entidades 100% privadas, nos quais a filiacao nao seria mais obrigatoria e o exame profissional se tornaria meramente um certificado facultativo para se avaliar a competencia do profissional, i.e., um plus no curriculo dele? E o que impediria que o cliente optasse pelos profissionais que apresentassem esse certificado ou, entao, outro selo de qualidade emitido por uma empresa privada de fiscalizacao?

Aceitando a premissa de que os Conselhos e Ordens sao entidades que detem o monopolio estatal do servico de "controle de qualidade", quem poderia afirmar que a quebra desse monopolio nao seria benefica para os consumidores desse servico? A Anvisa fatalmente iria a falencia no primeiro mes se tivesse que concorrer diretamente com outras empresas que prestassem o mesmo servico de forma mais eficiente. E o controle nem precisaria ser compulsorio, afinal as empresas e profissionais que nao se submetessem de livre vontade a fiscalizacao estariam assinando seu atestado de morte perante os consumidores, que teriam o maximo possivel de estimulos para nao arriscar sua saude com um servico de qualidade duvidosa.

Obviamente, se houver erro no tratamento passivel de ser enquadrado como crime, pune-se o profissional. Como sempre se fez. E no caso de ser alguem sem qualificacao formal, aumenta-se a pena como agravante(contudo, eu duvido muito de que, em tal cenario, a "vitima" possa alegar que nao sabia dos riscos) . Como sempre se fez. O diferencial e que os estimulos para que isso acontecesse estariam agora reduzidos ao minimo possivel.

Em termos praticos, o que poderia mudar alem de o valor medio da mao de obra cair por conta dos novos potenciais concorrentes, o poder aquisitivo do consumidor aumentar, a qualidade do servico melhorar e os carteis profissionais(como a OAB) – que usam a legislacao para criar reservas de mercado, inflar salarios e auferir privilegios estatutorios – estarem com seus dias contados?

[/Freeeeeeeedoooooooooooom!!!!!!!!!11]

Grow
Veterano
# jun/09
· votar


http://leonardoaraujo00.blogspot.com/2009/06/unisa-debate-sobre-o-fim- da.html

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Para tocar guitarra no tal boteco, faculdade

Infelizmente já existe a tal da OMB.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


MajorKong
Infelizmente já existe a tal da OMB.

Pois é. Pense na OMB como ela é hoje.

(...)

Agora pense na OMB como ela é hoje, mas também exigindo diploma de curso superior.

O.o

Dogs2
Veterano
# jun/09 · Editado por: Dogs2
· votar


O foda é que no Brasil os jornalistas demonizam os políticos, mas muitos deles vendem sua ética e ideologia por interesses subalternos (da emissora de tv, etc), exatamente como alguns políticos fazem.
Da mesma forma que os políticos não dependem só dele mesmo mas do partido, das maracutaias etc, os jornalistas tão sujeitos a muita força externa (a empresa que o sustenta, um monte de coisa).

EnrickAlves
Veterano
# jun/09
· votar


E eu ainda pensava em fazer jornalismo...

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


EnrickAlves
E o que isso influencia?

Quer dizer que a única importância da formação de jornalista é preencher um requisito burocrático?

Se isso for verdade, a queda da lei se prova certa.

Grow
Veterano
# jun/09
· votar


EnrickAlves
E eu ainda pensava em fazer jornalismo...
pois então faça... se o problema for canudo, te arrumo um por R$ 6.000

ROTTA
Veterano
# jun/09
· votar


Mais algumas opiniões que andei lendo por aí, e com as quais concordo:

"Nesse campo, a salvaguarda das salvaguardas da sociedade é não restringir nada. Quem quiser se profissionalizar como jornalista é livre para fazê-lo, porém esses profissionais não exaurem a atividade jornalística. Ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra." (Ayres Brito)

"Não existe no exercício do jornalismo nenhum risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica." (Cezar Peluso)

Abraços.

mult
Veterano
# jun/09
· votar


STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

meu primo ta no ultimo ano da faculdade...hauauhuahuha
5 anos perdidos???!!!
hehe

Grow
Veterano
# jun/09
· votar


mult
meu primo ta no ultimo ano da faculdade...hauauhuahuha
5 anos perdidos???!!!
hehe

ele não aprendeu nada em cinco anos de faculdade?

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Grow

O pessoal aparentemente acha que o objetivo de ir para a faculdade é única e exclusivamente ganhar um pedaço de papel...

mult
EnrickAlves

Computação também não exige diploma. Vai perguntar para alguém que trabalhe num Google da vida se ele acha que os anos de estudo foram "perdidos"...

Devil Boy
Veterano
# jun/09 · Editado por: Devil Boy
· votar


Pensar que eu saí de SANTA CATARINA, larguei namorada, uma porrada de amigos que não encontrei igual aqui em BH e uma vida felizaça pra vir estudar aqui e, faltando UM ANO pra eu formar eu recebo essa bomba na cara!

Interessante. Um colega meu diz que mudancas nas leis desestimulam o planejamento de longo prazo ao mesmo tempo em que estimulam comportamentos imediatistas nas "pessoas comuns". Afinal, o risco de sair no prejuizo por conta de uma revolucao legal e menor. Dessa forma, o governo distorce a atividade empreendedora de duas maneiras: em um primeiro momento, promulga uma lei que cria expectativas e infla de forma artificial a demanda por um determinado tipo de acao, de modo que mais pessoas optam por pratica-la do que se nao houvesse a lei; mais tarde, quando a lei e revogada, estas pessoas se veem frustradas e percebem que poderiam ter optado por outro caminho mais adequado aos seus objetivos.

A cada mudanca dessas(e nao sao poucas), o governo entao inibe mais e mais as acoes que so podem ser concretizadas no longo prazo, fundamentais para quem quer progredir e enriquecer - fomentando aos poucos uma cultura de atraso na sociedade, algo que por si so e um fator de entrave ao crescimento economico.

Eu ja sabia que isso era verdade no caso de "investidores", mas so depois de ler o que voce escreveu eu entendi o quao grave e generalizada a coisa pode ser.

Meus pesames.

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Devil Boy
Bem observado.

ROTTA
Veterano
# jun/09
· votar


O pessoal age como se realmente esta decisão fosse mudar radicalmente as regras do jogo no mercado de jornalismo. Mas não vai!

Abraços.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


ROTTA

Ué, e não vai mudar? Poxa, eu pensei que a partir de agora era só chegar na porta de qualquer jornal e dizer "quero ser jornalista" que eles davam o contrato para você assinar...

ROTTA
Veterano
# jun/09
· votar


Bog
Ué, e não vai mudar? Poxa, eu pensei que a partir de agora era só chegar na porta de qualquer jornal e dizer "quero ser jornalista" que eles davam o contrato para você assinar...

Exato. Do jeito que a mídia está tratando o assunto parece que abriram-se as portas para um mundo de aventureiros incompetentes tomarem de assalto as redações de jornais e TVs!

(Ops! Será que o que eu falei ali em cima já não aconteceu?)

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão