Transtorno alimentar - Bulimia.

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# ago/08
· votar


Leve todos os posts deste tópico e mostre ao médico, derepente o cara consegue curar a galera por aqui também.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Eu tenho uma pessoa muito próxima a mim que sofria de bulimia, uma pessoa extremamente querida, que eu amo muito, e sei pelo que você tá passando.

Penso que uma das melhores coisas a se fazer é ouvir a pessoa. Tentar provar por a + b que ela tá magra, que ela é bonita, ou qualquer coisa assim, não leva a nada. O que importa é que ela tem esse sentimento de feiúra, de sentir-se inferior, fora do padrão. Uma coisa importante é mostrar que você gosta dessa pessoa, que você aceita ela, ama, ou o que for, independentemente do peso dela.

Não sei o quão íntima você é dessa sua amiga, mas sei que quando é uma pessoa muito próxima, a gente sofre junto com a pessoa. É bem triste.

E se você quer entender o que acontece com ela, não vai ser pelo wikipédia, lendo sobre depressão, bulimia, transtorno de humor, transtornos alimentares, mas sim ouvindo ela, conversando com ela, dialogando. Acredito fortemente que ir a um psicólogo ajudaria muito ela. Um psiquiatra não tem muito o que fazer a não ser receitar anti-depressivos; já o terapeuta vai entrar mais a fundo na situação, e ajudar ela a resolver os conflitos da melhor forma: por si só.

O importante é não desistir dela, e saber se você agüenta continuar amiga dela apesar desses vômitos, tristeza e tudo mais. Em certos momentos, a coisa pode se tornar intensa a ponto de você não poder fazer muita coisa por ela, mas mesmo assim, não a abandone, se realmente gosta dela.

Lìív
Veterano
# set/08 · Editado por: Lìív
· votar


jimmt vandrake
Leve todos os posts deste tópico e mostre ao médico, derepente o cara consegue curar a galera por aqui também.

hehe

Pseudonimum

Uma coisa importante é mostrar que você gosta dessa pessoa, que você aceita ela, ama, ou o que for, independentemente do peso dela

Sim, isso eu faço sempre. Eu tento mostrar a ela que pra ela ser bonita ela não tem que ser esquelética.

E se você quer entender o que acontece com ela, não vai ser pelo wikipédia, lendo sobre depressão, bulimia, transtorno de humor, transtornos alimentares, mas sim ouvindo ela, conversando com ela, dialogando.

O problema é que ela não gosta de conversar abertamente sobre o problema. Ela sempre fala que parou, ou que só faz de vez em quando e muda de assunto.

O importante é não desistir dela, e saber se você agüenta continuar amiga dela apesar desses vômitos, tristeza e tudo mais. Em certos momentos, a coisa pode se tornar intensa a ponto de você não poder fazer muita coisa por ela, mas mesmo assim, não a abandone, se realmente gosta dela.

Isso com certeza. Por mais complicada que a situação se torne eu sempre darei apoio. Mas é triste :|

The Mente
Veterano
# set/08
· votar


Lìív
Mas vc obteve algum resultado?falou com ela(vc já deve saber quem sou)?

Lìív
Veterano
# set/08
· votar


The Mente

Eu ainda não sei se ela parou :/

(vc já deve saber quem sou)
Acho que sim{?}

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Lìív
Eu tento mostrar a ela que pra ela ser bonita ela não tem que ser esquelética.

Aí que tá, se o conflito pela qual ela passa é de natureza "emocional", por assim dizer, não vai ser pela razão que você vai fazer ela melhorar. Eu sei que é um impulso natural nosso tentar provar que a pessoa é bonita, ou que não precisa ter 40kg pra ser bonita. Mas não sei se podemos dizer que é uma coisa de ordem consciente...

Essa pessoa de quem falei melhorou com o tempo. Mas acho que tem muita coisa envolvida, como a aceitação por parte de pessoas queridas, o apoio, o carinho, essas coisas. Percebe como é uma coisa essencialmente afetiva?

Lìív
Veterano
# set/08 · Editado por: Lìív
· votar


Pseudonimum
Mas acho que tem muita coisa envolvida, como a aceitação por parte de pessoas queridas, o apoio, o carinho, essas coisas
Só com apoio e carinho ela vai melhorar.E eu espero que isso passe.. Sinceramente.

Percebe como é uma coisa essencialmente afetiva?
É.. Porque mesmo qualquer pessoa falando, ela não aceita qualquer tipo de lógica, sabe. Ela só quer saber de emagrecer a qualquer custo.

Pseudonimum
Veterano
# set/08 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Lìív
mesmo qualquer pessoa falando, ela não aceita qualquer tipo de lógica

É assim mesmo... Bater na tecla da lógica não vai ajudar muito. Talvez até a irrite mais.

Lìív
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
É assim mesmo... Bater na tecla da lógica não vai ajudar muito. Talvez até a irrite mais.

Pois é.
Eu já até comentei que me parece que é tipo um vício, a pessoa só consegue parar quando quer.... Enfim..

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Lìív

a pessoa só consegue parar quando quer

Olha, te asseguro que não é opcional sentir o que ela sente. Te asseguro MESMO.

Você já se sentiu tremendamente culpada por algo que fez e alguém te disse que não foi tão grave assim, mas no fundo ficou aquele sentimento? Não sei se já passou por algo assim, mas o sentimento é esse. Apesar de você ter um reconhecimento racional de que PODE não ser tão culpável assim, o sentimento permanece.

Lìív
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Olha, te asseguro que não é opcional sentir o que ela sente. Te asseguro MESMO.

Eu sei que não é.
Sabe..Eu entendo que ela não faz pq ela quer, eu entendo que o que ela sente deve ser sufocante. Entender não é o problema. Eu não consigo é compreender, tentar achar um/vários motivos que a levaram a começar a fazer isso. Não consigo aceitar que eu não posso fazer nada a não ser conversar.
Eu me sinto mal por só poder fazer isso i.i

The Mente
Veterano
# set/08
· votar


Lìív
Mas ao meu ver vc está cumprindo o seu dever ao conversar com ela.De qualquer maneira vc está fazendo o seu papel :-)

Se a situação já estiver fora de controle fale com os parentes e vejam se interná-la em uma clínica específica para tratamento seria uma boa opção.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Lìív

Não consigo aceitar que eu não posso fazer nada a não ser conversar.
Eu me sinto mal por só poder fazer isso i.i


Eu te entendo completamente, porque passo pelo mesmo... O pior é quando você pensa sobre o assunto, planeja bem o que dizer, fala as coisas mais legais, dá todo o carinho àquela pessoa, pra no final não fazer diferença nenhuma e ela dizer "valeu pela preocupação". É pesado pra eles, e pra nós também.

The Mente

interná-la em uma clínica específica para tratamento

Ah, isso só em casos extremos. E, pelo que a Lìív disse, parece que ela não foi diagnosticada ainda e que é uma coisa que começou há pouco.

Lìív
Veterano
# set/08
· votar


The Mente

O caso dela não chegou a esse ponto (:

Pseudonimum

O pior é quando você pensa sobre o assunto, planeja bem o que dizer, fala as coisas mais legais, dá todo o carinho àquela pessoa, pra no final não fazer diferença nenhuma e ela dizer "valeu pela preocupação".
É bem assim mesmo.

É pesado pra eles, e pra nós também.
Sim :|
Mas vai acabar dando tudo certo :DD

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Lìív
Mas vai acabar dando tudo certo

Sim, só não desiste. =)

Lìív
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum

Não vou desistir não. (=

Lìív
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum

E obrigada ^^

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Lìív

Como diziam os anões que saíram em aventura com Bilbo Bolseiro:

- Pseudonimum, às suas ordens!

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Lìív
só quero saber se há algo que eu possa fazer pra que ela consiga passar por esse momento difícil.

Procure um médico!

Digo.. mande-a procurar um médico.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


POSITIVE

Manda a sua amiga ir a um psicólogo


Só depois de um médico.

Lìív
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum

:)

DrBrodsky

Pior que mais da metade das pessoas que responderam aqui falaram isso. :(

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Lìív

Pior que mais da metade das pessoas que responderam aqui falaram isso


Isso o quê?

Lìív
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky

Pra eu falar pra ela procurar um médico.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Manda a sua amiga ir a um psicólogo

Só depois de um médico.


Pro médico receitar um remédio e propôr uma solução artificial, ignorando a história de vida dela, os sentimentos dela, os conflitos internos?

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Pro médico receitar um remédio e propôr uma solução artificial, ignorando a história de vida dela, os sentimentos dela, os conflitos internos?

Transtorno alimentar é uma DOENÇA e tem implicações sistêmicas que só um médico pode tratar.

A pessoa deve ir a um clínico geral, que poderá recomendar um psiquiatra, e este tratá-la com o auxílio de um psicólogo.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Doença? Pode até ser, mas é uma doença diferente. Ora, tenho certeza que mente e corpo estão ligados e que reações emocionais são, sim, devidas a reações químicas - levando em conta o ponto de vista empirista; porém uma abordagem "metafísica" do problema, a partir da Psicologia, e não da Psiquiatria, é mais eficaz e penetra a fundo no problema. Um remédio é indicado quando o sofrimento é forte demais, para que os sintomas se amenizem e o tratamento psicoterapêutico entre.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transtorno alimentar - Bulimia.