Manual para acabar com a ressaca

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# mar/08


stick
boa quarta ...dia de levar namoradinha no cinema e pagar 1/2
:D


Um manual completo para catapultar a ressaca

Nada pior do que exagerar no álcool e sofrer com os desprazeres da indesejada ressaca do dia seguinte. A cabeça parece que vai explodir, o enjôo, a tontura, a fraqueza e uma sede de matar fazem você desejar nunca ter esvaziado um copo antes. Não é à toa que seu corpo está debilitado. Funciona assim: o organismo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: ficamos enfraquecidos.

O excesso de álcool também ataca o sistema nervoso central e provoca sono e irritação; corrompe mecanismos químicos cerebrais, ocasionando dor-de-cabeça; irrita as mucosas do aparelho digestivo, causando náuseas, vômito e diarréia; e inibe a ação do hormônio antidiurético, levando a sede e boca seca.





A zonzeira não pára aí. A ingestão excessiva de álcool pode trazer diversos prejuízos à saúde como o ganho de peso e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

"O consumo crônico pode causar lesões cerebrais, diabetes tipo 2, úlceras e inflamações no estômago e intestino, hepatite, depressão, lesão nos rins, na bexiga, próstata e pâncreas, entre outras doenças" , alerta a nutricionista Fabiana Honda, da consultoria nutricional Patrícia Bertolucci.

Como evitar
1. Alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca. "Quando bebemos de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido" , explica Fabiana. Dessa forma, o álcool entra gradualmente na corrente sangüínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.

2. Procure ingerir alimentos que irão proteger o seu fígado. É ele que fabrica a enzima que digere o álcool e, quando sobrecarregado, produz uma toxina que causa dor-de-cabeça. Dias antes, encare um suco de beterraba e alho para turbinar o orgão. Inclua na sua refeição alimentos com gordura poliinsaturada, encontrada em peixes e no azeite de oliva extravirgem. Então pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura.

3. O ideal é beber moderadamente. A nutricionista Fabiana Honda aconselha intercalar a bebida com quitutes e copos de água. Dessa forma, o álcool não fica sozinho no estômago e, claro, você bebe menos, já que a barriga cheia reduz o espaço para as bebidinhas. "Os petiscos com carboidrato e/ou gordura retardam a absorção do álcool, por exemplo, uma torradinha com patê ou um pedaço de queijo" , recomenda. Dê preferência aos queijos, ricos em gordura, e às carnes, fontes de proteína, que facilitam a digestão do álcool. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho são bem- vindos. O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool. Mas evite petiscos muito salgados, que aumentam a sede a não ser que você opte por água.

4. Outra dica é colocar gelo ou água no drinque para diluí-lo ou intercalar bebidas não-alcoólicas e alcoólicas. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode. Essas bebidas são ricas em carboidratos, que ajudam a metabolizar o álcool.

5. Embora a ressaca seja inevitável se você ingerir muito álcool, ela pode ser ainda pior: batidas, licores e uísque geram mais desconforto por causa da concentração e da mistura de substâncias.

6. Álcool e fumo formam uma dupla nefasta para o organismo. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.

Como aliviar
1. A principal causa da ressaca é a desidratação provocada pelo álcool, um potente diurético que estimula a perda de líquido do corpo. Vá de água antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira. Antes de dormir, ingira bastante água. Essa tática ajuda seu organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa. Se acordar para fazer xixi, tome mais água. Além de hidratar seu corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas. Suco de acerola, limão e laranja também ajudam, porque bombeiam antioxidantes protetores e vitamina C no seu corpo. Beba isotônicos, para repor os sais minerais perdidos e abuse da água-de-coco, rica em potássio.

2. Evite o famoso cafezinho amargo, muitas vezes recomendado para diminuir a dor-de-cabeça. A bebida também tem propriedades diuréticas, ou seja, desidrata ainda mais o seu corpo.

3. Consuma alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. "Para amenizar os efeitos da ressaca deve-se ter uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos" , ensina Fabiana Honda. Inclua no cardápio os carboidratos complexos, como pão e biscoito de água e sal. O álcool aumenta a acidez e irrita a mucosa estomacal. Os alimentos secos e salgados desaceleram a produção de ácido. Essas comidas também dão energia para o fígado na hora de processar as toxinas e o excesso de bebida. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura.

4. Embora alguns medicamentos ajudem a minimizar os estragos produzidos pelo álcool, como aqueles que unem analgésico (contra dor-de-cabeça), antiácido (contra a queimação no estômago) e antiemético (contra enjôos), nenhum é capaz de resolver tudo de uma só vez.

5. Por onde passa, o álcool causa baderna. Dentro da cabeça ele age nos neurônios daí a desinibição e a tonteira. Cerca de cinco horas depois da bebedeira as células cerebrais começam a se recuperar, mas ficam ultra-sensíveis. É por isso que a luz e o barulho incomodam tanto. No dia seguinte, os danos ainda são sentidos e é praticamente impossível se concentrar. Repouse. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. Nesse momento o que o corpo mais pede é descanso.

6. Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão. E, para uma limpeza mais completa do organismo, selecionamos três receitas de sucos poderosos, elaborados pela consultoria nutricional Patrícia Bertolucci.

Suco de couve e laranja
Ingredientes:
2 folhas de couve
suco de 8 laranjas
suco de 1 limão

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liqüidificador. Sirva gelado.
Rendimento: 4 copos
Calorias: 78 kcal por copo

Suco de maracujá com água de coco e gengibre
Ingredientes:
800 ml de água de coco
polpa de 1 maracujá
1 pedaço (1 cm) de gengibre

Modo de Preparo:
Bata os ingredientes no liqüidificador. Se desejar, acrescente pedras de gelo. Rendimento: 4 copos
Calorias: 53 kcal por copo

Suco de cenoura
Ingredientes:
1 cenoura
½ maço de salsinha
suco de 4 laranjas
2 fatias de abacaxi

Modo de Preparo:
Bata no liqüidificador todos os ingredientes e sirva.
Rendimento: 4 copos
Calorias: 78 kcal por copo

Fenrisulfr
Veterano
# mar/08
· votar


Rato
Manual para acabar com a ressaca

... não beber...

Grow
Veterano
# mar/08
· votar


Fenrisulfr
-1 herege

Rato
Veterano
# mar/08 · Editado por: Rato
· votar


... não beber...
BAN por justa causa :P

-2 vassalo

Dogs2
Veterano
# mar/08
· votar


continuar bebendo

Street Cat
Veterano
# mar/08
· votar


ainda bem que o máximo das minhas ressacas eram sede, mas nem bebo mais mesmo.

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


Rato
Stick

QUARESMA
Veterano
# mar/08
· votar


Bebeu ?...deu ressaca? Bem feito!

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Tópicos relacionados a Manual para acabar com a ressaca
Cer veja como são as coisas... tópico sobre cerveja \o/


\o/

Grow
Veterano
# mar/08
· votar


O SEgredo é evitar a ressaca, quando beber sempre tomar água e se alimentar

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


Grow
Mas aí corta o barato.

Villts
Veterano
# mar/08
· votar


Quando fui pra porto Seguro bebi igual um camelo e não fiquei de ressaca. Não sei por quê.

Grow
Veterano
# mar/08
· votar


Kensei
fuma

Fenrisulfr
Veterano
# mar/08
· votar


Villts
Quando fui pra porto Seguro bebi igual um camelo e não fiquei de ressaca. Não sei por quê.

Pq camelo soh bebe agua....

Villts
Veterano
# mar/08
· votar


Fenrisulfr
Pq camelo soh bebe agua....
Tu entendeu, man.

Bebia o dia todo. Embora eu tenha comido pra caralho, muito mesmo, de noite eu enchia a cara nas baladinhas.

TaylorBass
Veterano
# mar/08
· votar


Caraca, vcs são alcoolatras =O
VoXeS sÃo MaLllLLls ! QuI MeDú =x

Street Cat
Veterano
# mar/08
· votar


Villts

na ultima viagem que fiz com a galera da facul, eu bebi muito também, 2 litros de cachaça numa unica noite e ainda cerveja.

e nem com sede eu fiquei depois haha

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


é só rebater pela manhã com a bebida de sua preferência. Fica novinho hehehe

Luiz Rhoads
Veterano
# mar/08
· votar


Suco de couve e laranja
Ingredientes:
2 folhas de couve
suco de 8 laranjas
suco de 1 limão


Suco de maracujá com água de coco e gengibre
Ingredientes:
800 ml de água de coco
polpa de 1 maracujá
1 pedaço (1 cm) de gengibre


Suco de cenoura
Ingredientes:
1 cenoura
½ maço de salsinha
suco de 4 laranjas
2 fatias de abacaxi



Certo. Mas cadê a Vodka nessa história?

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


Luiz Rhoads
hjueiheuiheu

lembrei de um tio meu que chegava em casa as 8:00 da manhã para visitar minha vó já com uma garrafa de branquinha em baixo do braço e fedendo cachaça...

morreu de cirrose.

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


Rato
boa quarta ...dia de levar namoradinha no cinema e pagar 1/2
Bah... Quarta é dia de ficar de plantão até tarde e depois comer pastel com o pessoal, ir dormir as 5 da manhã, acordar 6:25 da quinta, dormir nas aulas e fingir cólica renal pra faltar do estágio noturno e ficar em casa dormindo!! =(

Um manual completo para catapultar a ressaca
Água. Só isso... =)

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Street Cat
na ultima viagem que fiz com a galera da facul, eu bebi muito também, 2 litros de cachaça numa unica noite e ainda cerveja.
2 litros sozinho?

hm

Diino
Veterano
# jul/08
· votar


pq se existe engov

leandro rodrigues
Veterano
# jul/08
· votar


Rato


Manual para evitar a ressaca


É não beber

lula_molusco
Veterano
# jul/08
· votar


maggie
posso falar mano pepa sem vc me suspender?

maggie
Veterana
# jul/08
· votar


lula_molusco
hehe
já foi

mas essa aí foi suspeita mesmo

luis_loko
Veterano
# jul/08
· votar


Certo. Mas cadê a Vodka nessa história?

ahuahauhuhauha...
boa


Rato

mto bom esse manual... apesar de ter mta coisa que eu já sabia, (mas minha ignorancia me faz continuar a beber) colabora bastante pra quando eu acordar com ressaca...

ham_ham
Veterano
# jul/08
· votar


Tinha que ter dicas mais importantes do tipo:
-Quando dormir e tudo girar, coloque um pé no chão e outra na parede.
-Não misture Xiboquinha e Jurupinga após alguns litros de cerveja.

DrBrodsky
Veterano
# jul/08
· votar


Rato
Antes de dormir, ingira bastante água.


Muita mesmo. Essa é a regra de outro, a mais eficiente.
Siga e praticamente não terá ressaca.

DrBrodsky
Veterano
# jul/08
· votar


Fenrisulfr

... não beber...

-14

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manual para acabar com a ressaca