Alguém aqui estuda "Sistemas da Informação"?

Autor Mensagem
Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


Quem é o alguém que pode me recomendar um bom livro pra ler sobre esse tema, vou fazer Sistemas ano que vem, e ja quero ter uma noção do estudo antes de começar a fazer o curso..


Vlw x)

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa

Ler sobre o tema?
Eu começaria a estudar programação, análise, etc... =P

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# abr/09
· votar


Koisa

Deixa a hora chegar... vai se divertir ... nerd

dressed to kill
Veterano
# abr/09
· votar


Esse curso ae nao deve ter nenhuma mulher na turma...

Venal
Veterano
# abr/09
· votar


Sam

O pessoal de Ciência da Computação que apareceu até hoje parece muito mais preparado.

Ciência da Computação é um curso foda.
Eu to no 4º semestre. De uns 65 alunos que começaram comigo tem só uns 10% agora. Uns 50% desistiu e o resto foi pra sistemas porque é mais fácil.

Mas tem um outro lado da história: Acho que toda empresa tem a obrigação de treinar seus profissionais, porque a faculdade só dá a base teórica. Infelizmente no Brasil isso raramente aconteçe =(.

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


The Blue Special Guitar


E que livro/apostila/gibi você me recomenda??


Venal

Mas tem um outro lado da história: Acho que toda empresa tem a obrigação de treinar seus profissionais,



Venal 1 x 0 Sam

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


a obrigação da faculdade é te dar a teoria e a base necessária...

cada um que vá se especializar na sua linguagem, na sua tecnologia que preferir...

o fato mesmo é que programar é a arte do auto-didata....

gsprs
Veterano
# abr/09
· votar


Faço esse curso a 7 anos e até agora não aprendi nada.

Acho que vou largar.

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


gsprs
poisé, de diretor aí deve ta ganhando menos de 5 mil né seu brincalhão...

gsprs
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin
ôoo

Venal
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin

o fato mesmo é que programar é a arte do auto-didata....
Até ai concordo mas...

cada um que vá se especializar na sua linguagem, na sua tecnologia que preferir...
Não tenho como escolher um ramo pra me especializar antes de saber como é o dia dia de trabalho desta área.
Só saber não é suficiente, eles querem diploma! Minha graduação custa R$1250,00/mes + R$ 220,00 de inglês, tem cabimento ter que pagar uma certificação ainda pra conseguir um emprego?!? Fora o tempo pra estudar por fora além das matérias já fodas da faculdade...
Vá procurar uma vaga de ESTÁGIO no Apinfo pra ver o que eles estão pedindo, você precisa ser quase um programador pleno pra conseguir!

Obs: Não tenho nada contra o sam, pelo contrário, acho ele gente boa, só estou mostrando minha opinião.

ROTTA
Veterano
# abr/09
· votar


Fato que aprendi depois de uns anos de experiência:

As verdadeiras habilidades que lhe tornarão um profissional de sucesso não serão desenvolvidas na faculdade. Serão lapidadas na mesma proporção que você comete erros (e aprende com eles) na vida profissional.

Abraços.

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


ROTTA

E isso vale para qualquer profissão, né?

Na verdade, o ponto não é o "vida profissional", e sim o "contato diário com um tema bem específico". Cursos em nível de bacharelado foram feitos para serem bem amplos e genéricos.

King of Terror
Veterano
# abr/09
· votar


Não importa muito o curso que tá fazendo se o cara tiver um rumo e for empenhado para alcançar seus objetivos profissionais.
A faculdade é só um canal que deveria facilitar algumas vias de informações, mas "formação" depende mais de você.

ROTTA
Veterano
# abr/09
· votar


Bog
E isso vale para qualquer profissão, né?

Exato.
Abraços.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/09
· votar


Serão lapidadas na mesma proporção que você comete erros (e aprende com eles) na vida profissional.

E isso vale para qualquer profissão, né?

Por isso que cai tanto prédio por aí e que surgiu o chevette.

ROTTA
Veterano
# abr/09 · Editado por: ROTTA
· votar


Black Fire
Por isso que cai tanto prédio por aí e que surgiu o chevette.

Você entendeu... =P

Falando sério: eu desafio as pessoas a perguntar aos profissionais de sucesso (de verdade!) que conhecem onde aprenderam as mais importantes lições de suas carreiras...

Abraços.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/09
· votar


ROTTA
Eu entendi, mas não posso perder uma oportunidade de ser chato. =)

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


1º Não tenho como escolher um ramo pra me especializar antes de saber como é o dia dia de trabalho desta área.
2º Só saber não é suficiente, eles querem diploma! Minha graduação custa R$1250,00/mes + R$ 220,00 de inglês, tem cabimento ter que pagar uma certificação ainda pra conseguir um emprego?!? Fora o tempo pra estudar por fora além das matérias já fodas da faculdade...
3ºVá procurar uma vaga de ESTÁGIO no Apinfo pra ver o que eles estão pedindo, você precisa ser quase um programador pleno pra conseguir!


acho que falta bom senso e um pouco de consideração com as universidades na tua opinião...

as universidades não tem tempo hábil de ensinar tudo mastigado de uma linguagem pois precisam de tempo pra várias outras disciplinas de análise e banco de dados...

não há como simular o mercado de trabalho nem próximo..apenas conduzir o aluno nas tendências de mercado e ele sim aprofundar esse conhecimento...

e outros vários itens que posso citar...

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/09
· votar


dressed to kill
Esse curso ae nao deve ter nenhuma mulher na turma...


Está tendo cada vez mais...

Koisa
E que livro/apostila/gibi você me recomenda??


Pegue livros sobre lógica de programação e algoritmos. Depois que estiver bom com isso, livros de estrutura de dados.

O cara que domina isso domina qualquer linguagem de programação.

izzystradlin
o fato mesmo é que programar é a arte do auto-didata....

Sem dúvida.
O cara que aprende sozinho nunca esquece e tá sempre aprendendo com uma intensidade muito superior a quem vê tudo de forma massificada nas salas de aula ou vive pedindo ajuda de outros pra "terminar aquele código pra ontem".

gsprs
Faço esse curso a 7 anos e até agora não aprendi nada.

ahahahaha
Já daria pra ter feito o curso quase duas vezes.

Acho que vou largar.


Tá em qual ano do curso? (eu sei que é o sétimo de faculdade...)

ROTTA
As verdadeiras habilidades que lhe tornarão um profissional de sucesso não serão desenvolvidas na faculdade. Serão lapidadas na mesma proporção que você comete erros (e aprende com eles) na vida profissional.


Sem dúvida.

Eu, particularmente, me empolguei pela área quando comecei a me interessar por invasões e outros tipos de "hacks", obviamente, só por diversão, pelo prazer de conseguir quebrar algo que alguém fez de maneira porca =D

Hoje em dia parei com essa vida, mas muito do que aprendi devo a essas madrugadas perdidas hehehe...

A gente vê que tem muitos profissionais na área, mas é bem sucedido mesmo quem gosta do que faz. A grande maioria que tá fazendo faculdade de informática tá atrás de ganhar dinheiro, e pode até ganhar.
Mas se o cara não gostar mesmo do que faz e não estiver disposto a passar madrugadas na frente do computador, brincando, programando ou lendo sobre alguma tecnologia, dificilmente será um profissional realmente valorizado.

Nesses mais ou menos cinco anos que mexo com programação (2 anos antes da facul eu já brincava um pouco com algumas linguagens newbies, como Pascal e Basic), vejo que a virtude não está na complexidade na forma como as coisas são feitas, mas sim, na simplicidade com que os problemas são resolvidos.
Um programador mediano e um "acima da média" podem conseguir resolver o mesmo problema. Só que o mediano vai escrever 100 linhas de código e levar um dia pra fazer o trabalho. O "acima da média" pode levar até o mesmo tempo, porém, resolverá o problema com 30 linhas =P Aí, entra, justamente, a lógica de programação. O cara que tem uma boa lógica tem visões muito otimizadas para a solução de problemas e consegue resolvê-los de forma muito mais simples. Na informática, tudo que é simples, depois é mais fácil de ser mantido e modificado e raramente precisará ser refeito =)

Acho que empolguei =D

Koisa
Veterano
# abr/09
· votar


The Blue Special Guitar


Dei uma olhada nesses:


http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa ?ID=C92AAAAD7D904010825360312&FILTRON1=X&ESTRUTN1=0301&PALAVRASN1=sist emas+informa%E7%E3o&OU_N1=*-*&LIKEN1=*-*&ORDEMN1=E&MODELON1=C&FAMILIAN 2=*-*&ESTRUTN2=030101&PRECON2=*-*&FILTRON2=*-*&PALAVRASN2=*-*&OU_N2=*- *&LIKEN2=*-*&ORDEMN2=E&MODELON2=*-*&PAGINA=&PROMOCAO=*-*

ROTTA
Veterano
# abr/09
· votar


The Blue Special Guitar
A gente vê que tem muitos profissionais na área, mas é bem sucedido mesmo quem gosta do que faz. A grande maioria que tá fazendo faculdade de informática tá atrás de ganhar dinheiro, e pode até ganhar.

Sim. Muita gente confunde sua afinidade com o uso da tecnologia (porque gosta de usar o PC ou jogar nele) com uma suposta aptidão para desenvolver software. Grande engano...

Na informática, tudo que é simples, depois é mais fácil de ser mantido e modificado e raramente precisará ser refeito

É o velho princípio K.I.S.S.: "keep it simple, stupid". =)

Abraços.

Venal
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin
acho que falta bom senso e um pouco de consideração com as universidades na tua opinião...

Certamente porque eu estava falando do mercado de trabalho e não das faculdades e cursos.

Acho que o mercado não participa, ou participa muito pouco, na formação do profissional.

thebassx
Veterano
# abr/09
· votar



Por isso que cai tanto prédio por aí e que surgiu o chevette.


pior, uma vez fizeram o tal do chevette junior !!!

Sam
Moderador
# abr/09
· votar


Atualizando o tópico: hj tenho excelentes funcionários que cursam Sistemas da Informação. =)

Carlos Henrique 2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


Sam
Fui ler no site da UFMG que raio de curso é esse e parece que o texto tinha passado pelo gerador de lero-lero. Confiram:

"A área de Computação cresce continuamente e encontra, a cada dia, novas aplicações comerciais, industriais, profissionais e pessoais. A Tecnologia da Informação é um elemento estratégico no mundo contemporâneo. Soluções tecnológicas automatizam processos, são fonte de vantagens competitivas pela análise de cenários, apoio ao processo decisório, definição e implementação de estratégias organizacionais. Se esse universo é do seu interesse, então, você encontrou o seu destino: o curso de Sistemas de Informação."

kkkkkkkkkkk
Se não foi, então no mínimo foi inspirado no gerador de lerolero.
E mais, trocando duas ou três palavras dá pra usar a mesma descrição para outro curso e servir "como uma luva".

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/09
· votar


Sam
Atualizando o tópico: hj tenho excelentes funcionários que cursam Sistemas da Informação. =)

Estou contratado?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aqui estuda "Sistemas da Informação"?