Vamos acabar com os Rodeios, veja os links!

Autor Mensagem
baz
Veterano
# nov/07 · Editado por: baz
· votar


cansei

Ronin
Veterano
# nov/07
· votar


baz
comparação é suficientemente clara, as duas sociedades possuem niveis semelhantes de infra-estrutura. O fator que determina a espectativa de vida nesse caso é a alimentação.

Não, não possuem.

Vou repetir o post que coloquei lá atrás, e se perdeu na virada da página.

................................................
E mais uma vez, ignoram-se diversos fatos.

Ignora-se a diferença de vida dos esquimós para os habitantes do himalaia... ignora-se o fato de que com o frio no qual os esquimós vivem, o coração tem de bater mais depressa para aquecer todo o corpo, comem mais gordura para poderem sobreviver ao clima cruel e consequentemente estão mais propensos a doenças cardíacas. Adquirem mais facilmente doenças de pele (como câncer) por estarem próximos aos polos, locais aonde a camada de ozônio é mais atingida.

Ao mesmo tempo ignora-se o fato de que os himalais, além de vegetarianos, possuem ritmos de vida saudáveis, possuem a psiquê mais controlada devido à meditação, e levam a vida com muito menos stress.

É como nas propagandas do Actívia. Se você tomar 15 Actívias regularmente e seu intistino não melhorar, eles devolvem o dinheiro. Mas nas letras pequenas informa que o consumo de actívia deve ser acompanhado de esporte regulares e alimentação saudável e balanceada.

Já dizia o Tim Tones... funciona, mas precisa ter "fé". ;)

Izzy Dragon
Veterano
# nov/07
· votar


Pois é... morte aos comedores de carne

PS.: Quando vai rolar um churrascão do OT? (salivando)

baz
Veterano
# nov/07 · Editado por: baz
· votar


vc tem razão Ronin
já havia lido a respeito e formulei a comparação sem refletir. Ignorei esses aspectos que você citou. Tenho que admitir, nessa me equivoquei.

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin

é por aí, minha professora de geografia já disse alguma coisa assim, só tava procurando na internet pra botar a fonte e explicar isso

Izzy Dragon
Veterano
# nov/07
· votar


hard rock and roll

Pooorra!!!! Minha professora disse isso... minha professora disse aquilo... caralho, molecada!

Se vai repetir as idéias do seu professorzinho pelo menos faça de conta que são suas... pra não ficar tão feio pra tua cara

Izzy Dragon
Veterano
# nov/07
· votar


hard rock and roll
minha professora de geografia já disse alguma coisa assim

Formas menos cabaças de dizer isso:

"Já me disseram coisas parecidas..."
"Li em algum lugar algo assim..."
"Todo mundo diz que..."
"Ouço freqüentemente pessoas dizendo..."

Ronin
Veterano
# nov/07
· votar


baz
mas carne é prejudicial

Normal da sociedade... fazemos uma série de coisas que são prejudiciais o tempo inteiro. Utilizamos celulares (que, reza a lenda, causa câncer)... vemos TV (cujo raios catódicos afetam a visão)... usamos computadores e máquinas de escrever (que causam DRTs).

Eu respeito, e acho muito bacana quem é vegetariano, como respeito qualquer pessoa que possui uma certa idéia e corre atrás dela, e possui a força de vontade necessária para fazer valer sua vontade. O que me incomoda é esta postura "Capitão Nascimento" adotada por muitos vegans, que acabam não olhando o próprio umbigo.

"Quem matou a vaca?? Você viu quem matou a vaca???
Foi você boyzinho de merda... você matou a vaca???!!"

Izzy Dragon
Veterano
# nov/07
· votar


. O que me incomoda é esta postura "Capitão Nascimento" adotada por muitos vegans, que acabam não olhando o próprio umbigo. (2)

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


Izzy Dragon

pq iria ficar feio pra minha cara? é um fato, não uma idéia, minha professora não imaginou que o Himalaia é em tal lugar e pronto

baz
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin
não estou acusando ninguém, mas essa postura especicista, onde a exploração animal é viável, realmente me incomoda.

Ronin
Veterano
# nov/07
· votar


baz
não estou acusando ninguém, mas essa postura especicista, onde a exploração animal é viável, realmente me incomoda.

E respeito isto, e não vou lhe negar que também me chocam aqueles vídeos chineses com animais sendo torturados e etc. Mas é que até que surja algum tipo de protoproteína fabricada em laboratório, no melhor estilo William Gibson, ainda não vejo uma solução para os problemas que os vegan costumam dizer que o vegetarianismo soluciona.

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


russobass
Virei tua fã. Parabéns pela atitude. =))

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


Depois vou dar uma lida por aqui com mais calma e ter toda a paciência do mundo para responder questões do tipo: é a lei da natureza, somos carnívoros e precisamos de carne para sobreviver, etc etc... =)

CheshireCat
Veterano
# nov/07
· votar


Zuzza
opa, estou esperando sua resposta =)
eu não tenho muita paciência não hauhauhauah
ei, você já viu o abaixo-assinado sobre a lei que regulamenta os testes em animais?

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


CheshireCat
opa, estou esperando sua resposta =)
eu não tenho muita paciência não hauhauhauah
ei, você já viu o abaixo-assinado sobre a lei que regulamenta os testes em animais?


Olá. Acabei de responder aqui... Agora vou colar. =D
Hoje estou um pouco sem paciência, na verdade estou extremamente cansada e fui bem irônica e não cientificamente correta como costumo ser... Mas essas coisas de: ''plantinhas tbm sentem dor'', ou ''é a cadeia alimentar'' é extremamente chato de ouvir em plena sexta, visto tantttttassss explicações e relatos cientificamente comprovados já existentes... =(
Sobre o abaixo assinado, qual é? Tenho conhecimento de vários...

Zuzza
Veterano
# nov/07 · Editado por: Zuzza
· votar


hard rock and roll
NO rodeios, onde eu assino?, outra coisa, eu não concordo com esse negócio de parar de comer carne animal, é a lei da natureza, animais comem outros animais, só que não deve ser de forma cruel, se fosse assim, todos os animais irracionais (inclusive alguns humanos) seriam herbívoros, eles são alimento sim, não sei se é lei de Deus, mas é leia da natureza

Pensar que é a lei da natureza é muito cômodo para o ser humano, não é? O ser humano é naturalmente herbívoro e teve uma ''evolução'' se tornando onívoro. Isso não quer dizer que é correto e que é a lei da natureza. O ser humano deveria ser hervívoro justamente por ser racional. Percebe-se que animais irracionais gastam 2/3 da vida caçando e pastando para poderem sobreviver, isso é ser irracional. O ser humano, por ter a capacidade de raciocínio lógico, deveria parar de comer animais para ver se melhora um pouquinho essa porcaria de mundo em que vivemos...

Fahrenheit
hard rock and roll
não sei se é lei de Deus, mas é leia da natureza

Na bíblia num tem nenhuma passagem que proiba consumo de carne animal...


A bíblia foi escrita por homens, que são naturalmente especistas e fazem tudo apenas em seu benefício. Comer carne é muito mais fácil e gostoso do que achar formas alternativas de alimentação.

hard rock and roll
até pq na pré-história, eles caçavam animais pra comer, é da natureza do ser humano, de algum modo, sabiam que era fonte de energia

Pois é. É a tal da evolução, assim que evoluímos... Mas acho que já evoluímos novamente e que temos que parar de comer essas coisas, para evitar nossa própria extinção. Usar nossos antepassados para justificar algo presente é ridículo.

Fahrenheit
E tem gente que fala que faz mal comer carne, o que faz mal é comer em excesso...assim como comer vegetais em excesso também faz mal, beber água em excesso também faz mal...

Concordo em gênero, número e grau. =)
Ser vegetariano/vegano não significa ser saudável. Hoje em dia, qualquer classe de alimento oferece riscos e benefícios. Carne tem suas vantagens e tem suas desvantagens. Comendo-se adequadamente, não faz mal. Mas, em contrapartida, não conheço ninguém que consuma alimentos de origem animal de forma adequada.

Dogs2
Concordo, proteínas são importantes

São. Mas existem produtos de origem vegetal que tem mais proteínas que carne. Proteinas são encontradas em quaisquer classe de alimento.

Zuzza
Veterano
# nov/07 · Editado por: Zuzza
· votar


sithknight
vc sabe se o método usado em frigoríficos é tão ou mais cruel do que o método "in natura"?

Ninguém aqui é gado para saber se dói mais morrer nas mãos do homem ou nas garras de um leão e isso não importa, vão morrer de qualquer forma. A diferença é a forma como eles vivem antes de morrer. In natura, um boi vive exatamente normal, até a hora de sua morte. Nas mãos do homem, o boi não vive, sobrevive completamente fora dos padrões naturais.

grafitte
Exatamente isso. =)

Fahrenheit
As plantinhas que vocês comem também não podem se defender...estão pregadas no chão...pelo menos os bois podem correr...

Para os vegetarianos/veganos, essa frase é a mais ridícula do mundo. Primeiro, plantas não sentem dor. Se sentirem, você me prova... Vai ficar rico. Em segundo, você está sendo hipócrita, porque você também come plantinhas indefesas. Não venha falar que vegetarianos/veganos comem mais, pq o boi que você come comeu toneladas de plantinhas durante toda sua vida, coisa que um ser humano jamais vai conseguir comer, mesmo que viva mil anos. Logo, todos somos destruidores das plantinhas. Se você também é, não pode criticar uma pessoa por algo que você também faz.

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


Dogs2
Então vamos anestesiar os bois e depois matar

Não fazemos isso por dois motivos. Primeiro, anestesias são extremamente caras e não vale o investimento. Segundo, deixam resíduos na carne dos animais, prejudicando sua qualidade.

sithknight
sabe kra...sou do interior de SP...já vi várias vezes em festas populares matarem o boi/vaca com uma marretada na cabeça...
dava dó qndo o animal resistia a essa pancada e ficava agonizando...e sempre achei que matavam desse jeito...até um dia que fui implementar um sistema num frigorífico por essas bandas e vi como eles matavam...uma injeção de ar...na hora o animal morria, sem sentir, penso eu, nada...
pra mim é hipocrisia esse papinho de não matar pra comer e blá blá blá....


O problema não é na hora na morte, é como ele viveu antes... Mas, mesmo em frigoríficos modelos, em que usam a pistola pneumática, os animais sofrem sim. Essa pistola é para desensibilizar o animal, mas ele não pode morrer, para que o sangue não pare de circular... Ele tem que ir para esfola vivo, para que o sangue escorra de todos os tecidos e não altere a cor, sabor e odor da carne. Eu te garanto que mais da metade dos animais estão completamente conscientes até na hora em que vão para o retalhamento, ou seja, são esfolados vivos e conscientes.

hard rock and roll
1 - vc come alguma coisa pq alguém te obriga?
2 - qq cidadão que come carne está ajudando a tornar o mundo pior agora?
3 - carne une várias proteínas juntas, sem a carne, seriam vários outros alimentos pra suprir tudo


1 - Não, você come alguma coisa porque você quer. =P
2 - Sim.
3 - Não. Vou te citar um exemplo: 5 sementes com brotos de girassol contém mais proteínas e óleos do que um bifão gigante em seu prato. E assim para qualquer classe de vitaminas... Sempre existe um ''irmãozinho'' vegetal que suprirá nossas necessidades sem precisar comer muito, eu juro. =)

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


Dogs2
O ser humano comia carne de boi muito antes desse consumismo que assola a humanidade... e além disso nunca ficaram com dó quando matavam o boi

Antigamente pensavam que animais serviam para isso... E hoje em dia, com todos os estudos, sabemos que animais não servem para isso. Não paramos de usá-los por qual motivo?

Não misture as coisas... a escravidão pregava inconscientemente a falácia de que o negro é uma raça inferior, o branco a superior. E foi comprovado cientificamente que isso não tem o menor fundamento, Agora, quando eu consumo carne, o que isso significa? Nada, é instinto. Até pelo fato do ser humano ter os olhos mais pertos um do outro é sinal de que há a natureza de caça na espécie. Herbívoros tem olhos afastados, para aumentar o ângulo de visão e com isso visualizar o predador... já os carnívoros é o inverso, para focalizar melhor a presa.

De verdade e sem ofensa... Você é extremamente mal informado em relação a isso... Já que você citou em comprovações científicas, eu te comprovo cientificamente que carne faz mal, que destrói o meio ambiente e que animais são como seres humanos.
Em relação aos olhos... Isso é um absurdo. Se for assim, nossos dentes e unhas são de herbívoros, bem como nosso comportamento psicológico, bem como nosso intestino, cerebelo, coluna vertebral, membros.... Características fisiológicas não servem para isso, não. Mas, se você achar que serve, somos muito mais semelhantes aos herbívoros do que aos carnívoros.

Lúthien Tasardur
E pq peixe é carne branca...e n sei se sentem dor que nem bois e tal...

Sim, sentem.

Larizinha
Agora gente essa história de parar de comer carne e tudo mais é muito bonita, mas não podemos nos esquecer do impacto de tudo isso na nossa economia. Dá pra melhorar muita coisa gradativamente e futuramente pode ser que um "boicote" à pecuária brasileira não tome grandes proporções. Mas não é segredo pra ninguém que a agroeconomia é pujante em nosso país, e os reflexos de uma "mudança" nesse setor com certeza afetará negativamente nossa economia.

Com certeza, assim como causaria impacto se todo mundo parasse de beber cerveja e fumar maconha. Tudo é questão de adaptação... O ser humano como carne por 3 motivos: é barato, é fácil e é gostoso.


Dogs2
Mas se eles são onívoros significa que são capazes de comer insetos e outros tipos de animais também, sem juízo de valor.
E aqui vai outra questão, só pra dar mais pano pra manga:
Ao pisar numa formiga, qual a reação de um vegetariano?
Essa pergunta é bem engraçada, mas é que eu não entendo a mentalidade de um vegetariano, mas tô tentando entender. Até porque existem vários tipos de vegetarianos e tal...
O problema é a dor em si do animal? É o choque da imagem de um boi morto (formigas não urram, mas bois sim)? Afinal, o que é?


Mesma coisa de comer plantinhas indefesas. Não necessariamente um vegetariano/vegano não come animais porque tem dó. Alguns não comem porque não gostam... Outros não comem para serem mais saudáveis. Ninguém disse que quem não come carne é uma pessoa que não maltrata qualquer tipo de animal, que os ama incansavelmente. Portanto, não generalize... Falando por mim, eu evito sim de pisar em formigas, evito de matar baratas, evito pisar e arrancar flores... Enfim, questão pessoal. Não confunda as coisas... Você também mata formiguinhas, portanto, você é assassino de formigas também... Novamente, não critique uma pessoa por fazer algo que você também faz... Mude suas atitudes antes de questionar a mesma atitude em outra pessoa.


KaTy
Tá bom...
Você foi irônicaaa que eu seiiii.. =)

Flight Of Icarus
Esse papo de que a proteina da carne (seja de frango, de boi, de peixe) pode ser substituida tranquilamente por soja ou outros vegetais é falso. É comprovado que proteinas de origem animal possuem um valor biológico maior que as de origem vegetal, ou seja, nosso organismo absorve com mais facilidade, sendo essencial pra quem não quer perder massa muscular. Até por que existem estudos que falam que a soja possui uma substância que diminui a testosterona no homem.

Você está absurdamente enganado... É comprovado cientificamente que existe substituição, na alimentação, de proteina e qualquer outra vitamina, até a vitamina B12.... Nosso organismo não absorve melhor a proteina animal coisa nenhuma... isso que é falso. Você já estudou fisiologia, você sabe o que é a carne? De certo não sabe. Isso é completamente relativo.. Tem gente que tem intolerância à carne, tem gente que tem intolerância ao vegetal. Se fosse assim, não haveria veganos... Tenho uma prima que é vegana desde que nasceu. Jamais comeu qualquer produto de origem animal... E sua mãe tbm era assim, e sua avó.. Ambas vivem até hoje saudáveis, fortes... Detalhe: a avó dela tem 94 anos. Não generalize...
Quanto a esse estudo que a soja diminui testosterona, desconheço. Mas, se diminui, é fácil: não coma soja. Vegano não come só soja.....

Até por que se os vegans querem acabar com a venda de carne por estarem matando os animais eles não poderiam consumir nenhum tipo de alimento, pois estariam matando as plantas.

Ai, ai, ai.. Que triste ler isso. Mas pra resumir, novamente, consumo de carne pelos onívoros prejudica mais as plantinhas do que veganos.

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin
Eu adoro os vegans... sempre dizendo "eu não obrigo ninguém a ser vegetariano" e etc... mas você visita seus orkuts, fotologs e etc, sempre têm uma penca de fotos e vídeos, mensagens chamando os onívoros de assassinos e etc.

É muito fácil... ignora-se que granjas como a Sadia e a Perdigão, que exportam frango para o oriente médio possuem medidas rigorosíssimas contra os animais sentirem dor na hora da morte (para os muçulmanos, a dor do animal envenena a carne). Ignoram que as lavouras de soja desmatam hectares e mais hectares de floresta nativa. Ignoram que quando a agricultura produz "demais", o padrão é que os agricultores queimem ou enterrem parte da produção para aumentar seu valor.

E então desencavam um vídeo ou outro tenebroso de tortura de animais na China, postam foto de boi morrendo e velhinhas ingênuas catando maçãs, e bancam a versão vegan do Capitão Nascimento gritando: "Sabe quem matou esta vaca boizinho de merda? Sabe quem foi?? Foi você quem matou a vaca boizinho de merda!!".

E eu me divirto. ^_^


Eu não como carne e não sou Hitler, não fico tentando impôr minhas escolhas para outras pessoas... Mas não custa nada ficar aqui em plena sexta-feira respondendo questõezinhas de pessoas mal informadas sobre o consumo de carne, pq eu estou aqui nesse mundo para isso, desmistificar lendas urbanas e provar cientificamente tudo que falo. Mas vale lembrar que a sua escolha de comer carne afeta a nós, veganos, diretamente. Sabe pq? Porque essa sua simples escolha por prazer pessoal acaba destruindo o meio ambiente em que eu/nós vivo/vivemos. Se eu deixo de fazer coisas para melhorar o lugar em que vivo, tenho sim o direito de questionar aqueles que não estão fazendo o mesmo sacrifício que eu pq estão me afetando diretamente.
E, mais uma vez, não importa na hora da morte... Importa como esses animais viveram e nunca, leia bem: NUNCA um animal de produção teve uma vida digna... Te dou 100% de certeza.
E sabe quem matou a vaquinha do vídeo? Sim, foi você. Não fui eu.... E EU ME DIVIRTO MAIS AINDA. =P

Abigobaldo
mas tb naum resisto a uma picanha mal passada :D , pelo menos mata o boi sem o coitado sentir dor =|

Você já visitou uma fazenda de criação de boi? E um, frigorífico? Você já foi boi e foi morto alguma vez para saber se eles sentem dores ou não? E o coitado do boi ainda é obrigado a ouvir coisas do tipo: pelo menos você não sente dor... Tadinho. =(

Ronin
Normal da sociedade... fazemos uma série de coisas que são prejudiciais o tempo inteiro. Utilizamos celulares (que, reza a lenda, causa câncer)... vemos TV (cujo raios catódicos afetam a visão)... usamos computadores e máquinas de escrever (que causam DRTs).

Eu respeito, e acho muito bacana quem é vegetariano, como respeito qualquer pessoa que possui uma certa idéia e corre atrás dela, e possui a força de vontade necessária para fazer valer sua vontade. O que me incomoda é esta postura "Capitão Nascimento" adotada por muitos vegans, que acabam não olhando o próprio umbigo.

"Quem matou a vaca?? Você viu quem matou a vaca???
Foi você boyzinho de merda... você matou a vaca???!!"


Concordo. Mas admita.... Comedores de cadáveres devastam mais o meio ambiente que veganos. =)

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


Uia... Falei demais. =(
Mas só para terminar... Eu não sou mesmo essas ecochatas que querem fazer a cabeça de todo mundo. Aliás, acho extremamente chato fazer isso... Mas admitam, m ais chato ainda é ouvir certas lendas urbanas, embora já estejam comprovadas cientificamente, e ficar quieta, sem falar nada... Ainda mais quando envolve a minha área. Continuem a comer carne, ninguém tem nada a ver com isso... Mas se informem melhor, só isso, para não falar bobagens.

Ronin
Veterano
# nov/07 · Editado por: Ronin
· votar


Zuzza

Concordo. Mas admita.... Comedores de cadáveres devastam mais o meio ambiente que veganos. =)


A soja, que os veganos tanto cultuam, são produzidas em mega fazendas, por mega empresarios da soja, e desmatam milhares e milhares de hectares, anualmente, de mata nativa.

É muito bonitinho imaginar que agricultura é tudo bonitinho com a foto da velhinha catando maças. Mas a verdade também não é bem esta... sua comida vegetariana também não vem de "fazendas naturais"... vem de plantio... e aonde a agricultura cresce, a vegetação nativa foi desmatada e destruida... os mesmo animais que você defende foram expulsos... não importando se por espantalhos, agrotóxicos ou simplesmente pelo fato dos fazendeiros acabarem com o habitat natural deles.

O alimento que chega no supermercado, mesmo vegetal, não sai de uma pobre velhinha entrando na floresta e catando o que a natureza lhe oferece. Antes da comida chegar até você a terra foi desmatada por máquinas, fertilizante jogado nela, animais que ali viviam foram expulsos, hortas foram criadas e então colhidas.

Não é tão simples quanto o comparativo da velhinha e da vaca.

Sobre a morte da vaca... será que podemos culpar os veganos pelas centenas de animais que perdem seus habitats naturais para que em suas casas seja plantada soja?

Se existe uma solução para este dilema... na minha opinião ainda não encontramos.

Zuzza
Mas se informem melhor, só isso, para não falar bobagens.

Ronin
Veterano
# nov/07 · Editado por: Ronin
· votar


Zuzza
O ser humano é naturalmente herbívoro e teve uma ''evolução'' se tornando onívoro.
Gostaria de uma fonte desta informação.

"In a 1979 preliminary microwear study of Australopithecus fossil teeth, anthropologist Alan Walker theorized that Austrolopithecus may have been fruitarian.[4] However, newer methods of studying fossils have shown that Australopithecus was likely omnivorous. In 1992, isotope studies of the strontium/calcium ratios in Australopithecus fossils showed that the species almost certainly consumed animals. These findings were confirmed in 1994 using stable carbon isotopic analysis.[5]" Fonte: Wikipedia.

Tradução da parte em negrito: De todo modo, novos métodos de estudos dos fósseis mostram quem o Australopithecus era provavelmente omnívoro.


Zuzza
E sabe quem matou a vaquinha do vídeo? Sim, foi você. Não fui eu.... E EU ME DIVIRTO MAIS AINDA. =P
Ao contrário, você é culpada por centenas e centenas de animais que ficaram sem lar para que a plantação pudesse tomar o lugar de suas casas.

Comedores de cadáveres devastam mais o meio ambiente que veganos. =)
Admito? Talvés.
Não tenho números para provar isto ou aquilo, nem base em pesquisas ou nada do tipo. Como mencionei acima, as plantações desmatam, desalojam e acabam com a mata nativa.

O impacto é menor? Talvés.
Talvés se todos virassem vegetarianos a produção tivesse de aumentar, e consequentemente mais matas seriam devastadas e mais animais desalojados... mas, como falei, não conheço pesquisas neste sentido.

Mas admitam, m ais chato ainda é ouvir certas lendas urbanas, embora já estejam comprovadas cientificamente, e ficar quieta, sem falar nada...
Admito. E serei sincero ao lhe dizer que, na minha opinião, os veganos também estão cheios delas. Encontrar um denominador comum em toda esta história é bem difícil.

Aprecio sua vontade de se manter informada, descobrir e aprender... isto, por sí só, é um mérito louvável. Infelizmente a maioria dos veganos simplesmente repete, feito papagaio de pirata, a 'ladainha' que escutam dos outros... que lêem na internet (em sites veganos, claro) e etc.

Assim as "lendas urbanas" e falsas-informações vão se 'procriando'... em ambos os lados.

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin
Tinha escrito um texto enoooorme, mas não foi.. =(
Mas vamos lá, resumidamente.

A soja, que os veganos tanto cultuam, são produzidas em mega fazendas, por mega empresarios da soja, e desmatam milhares e milhares de hectares, anualmente, de mata nativa.

É muito bonitinho imaginar que agricultura é tudo bonitinho com a foto da velhinha catando maças. Mas a verdade também não é bem esta... sua comida vegetariana também não vem de "fazendas naturais"... vem de plantio... e aonde a agricultura cresce, a vegetação nativa foi desmatada e destruida... os mesmo animais que você defende foram expulsos... não importando se por espantalhos, agrotóxicos ou simplesmente pelo fato dos fazendeiros acabarem com o habitat natural deles.

O alimento que chega no supermercado, mesmo vegetal, não sai de uma pobre velhinha entrando na floresta e catando o que a natureza lhe oferece. Antes da comida chegar até você a terra foi desmatada por máquinas, fertilizante jogado nela, animais que ali viviam foram expulsos, hortas foram criadas e então colhidas.

Não é tão simples quanto o comparativo da velhinha e da vaca.

Sobre a morte da vaca... será que podemos culpar os veganos pelas centenas de animais que perdem seus habitats naturais para que em suas casas seja plantada soja?

Se existe uma solução para este dilema... na minha opinião ainda não encontramos.


Não estou excluindo minha culpa não. Como eu sempre digo, todos somos responsáveis pela devastação ambiental. O simples fato de estar aqui utilizando energia elétrica gera uma catastrófica destruição de habitats naturais de várias espécies, bem como a utilização de bilhões de litros de água diariamente. Não estou aqui dizendo que veganos são defensores da natureza e que não cometemos crimes ambientais e que vocês, onívoros, são uns cretinos cruéis devastores do meio ambiente. Todos tem sua culpa, mas o fato de comer um bifinho gera um aumento significativamente maior de devastação ambiental diariamente, direta ou indiretamente. Como já disse, a soja plantada no Brasil e no mundo vai quase que exclusivamente para a alimentação de animais de produção. Estou dizendo que cerca de 87% de toda a soja plantada, vira comida de animal e cerca de 17% de toda devastação ambiental é causada somente pela soja. Não estou falando só em soja, estou falando em todos os produtos de origem vegetal... Eu como exatamente a mesma coisa que você, exceto o produto de origem animal que você come diariamente. Isso que dizer que eu como mais produtos de origem vegetal que você? Sim. Isso quer dizer que eu sou mais responsável pela devastação de matas do que você? Claro que não. A pecuária é responsável por 90% de todo desmatamento de florestas tropicais. Para te dar um exemplo: um boi come, em média, 10 kg de alimento de origem vegetal diariamente. Em uma fazenda de produção de porte médio, temos 5 mil cabeças bovinas. Então, 5.000 X 10 = 50.000 kg de alimento de origem vegetal que vão para esses animais diariamente. Agora some isso anualmente. Somou? Agora imagine que, no Brasil, temos um rebanho bovino estimado em 300 milhões de cabeças bovinas.... Some 300 milhões X 10 DIARIAMENTE. Viu o resultado? Agora imagine o impacto ambiental que isso causa... Não é uma proporção gigantesca? Isso pq eu estou falando exclusivamente em bovinos. Imagine se começarmos a somar aves, suínos, peixes... É algo inestimável e lamentável. Também posso te dar o exemplo de toda água que vai para esses animais, toda a excreção deles que vão para os rios, os gases que eles produzem que vão para o meio ambiente (somando 17% de responsabilidade pelo efeito estufa e cerca de 9% de toda produção de CO2)... E por aí vai. Está vendo o problema em se comer um bifinho? É comprovado cientificamente, não sou eu quem fala isso. A pecuária é responsável por cerca de 67% de poluição ambiental e cerca de 90% da destruição de matas nativas. Entende pq defendo o veganismo? Não que, se todos virassem veganos, iríamos viver felizes para sempre em um paraíso ambiental... Não, longe disse. Mas melhoraria muito e nos daríamos alguns milhares de anos a mais do que temos, atualmente, com o consumo exacerbado de produtos de origem animal.

Sir Cam
Veterano
# nov/07
· votar


Somos omnívoros, não abro mão de um churrascão foda.

Mas totalmente a favor de acabar com essa babaquice de rodeio, não consigo ver graças naquilo.

james_the_bronson
Veterano
# nov/07
· votar


Zuzza

Nem li seus posts agora ( hoje é preguiça de ler mesmo hehe ), mas naquele outro dia que discutimos, acho que entendi mais ou menos o critério para não se comer carne. E fez um tanto de sentido...

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


Ronin
Gostaria de uma fonte desta informação.

São várias as fontes... Não posso te citar uma só, mas é o que a grande maioria dos pesquisadores chegaram a conclusão. Se isso é certo? Eu acredito que sim, mas não tenho certeza porque não me aprofundei no assunto e nem é meu interesse. O que o ser humano era ou é não me interessa, me interessa em que iremos nos tornar. O futuro é mais importante do que o passado.

"In a 1979 preliminary microwear study of Australopithecus fossil teeth, anthropologist Alan Walker theorized that Austrolopithecus may have been fruitarian.[4] However, newer methods of studying fossils have shown that Australopithecus was likely omnivorous. In 1992, isotope studies of the strontium/calcium ratios in Australopithecus fossils showed that the species almost certainly consumed animals. These findings were confirmed in 1994 using stable carbon isotopic analysis.[5]" Fonte: Wikipedia.

Tradução da parte em negrito: De todo modo, novos métodos de estudos dos fósseis mostram quem o Australopithecus era provavelmente omnívoro.


São estudos. Assim como outros estudos em que dizem que o ser humano era herbívoro, assim como dizem que o ser humano descende de uma espécie naturalmente aquática. São milhares de estudos... Quem está correto? Não sei. Mas, honestamente, importa?


Ao contrário, você é culpada por centenas e centenas de animais que ficaram sem lar para que a plantação pudesse tomar o lugar de suas casas.

Explicado acima. Consumo de produtos de origem vegetal por animais de produção: cerca de 90%. Consumo por seres humanos e outros animais (que não seja de uso humano): cerca de 10%.

Admito? Talvés.
Não tenho números para provar isto ou aquilo, nem base em pesquisas ou nada do tipo. Como mencionei acima, as plantações desmatam, desalojam e acabam com a mata nativa.

O impacto é menor? Talvés.
Talvés se todos virassem vegetarianos a produção tivesse de aumentar, e consequentemente mais matas seriam devastadas e mais animais desalojados... mas, como falei, não conheço pesquisas neste sentido.


Existem diversas fontes, estudos, pesquisas relacionadas ao assunto... Vou citar algumas que tive contato ultimamente: ''O Aquecimento Global - Causas e Efeitos de um Mundo Mais Quente'',
de Fred Pearce; ''Manual Live Earth'', de David Rothschild; ''Climate change and agroecosystems: the effect of elevated atmospheric CO2 and temperature on crop growth, development, and yield'', de Nereu Augusto Streck; ''Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle'', de Philip M. Fearnside. Acabei de ler um livrinho bem simples e interessante sobre o tema que achei muito legal e explicativo... Chama-se ''Skinny Bitch'' de duas loucas, Kim Barnouin e Rory Freedman. Eu recomendo, além de outros infinitos livros, artigos e periódicos mais técnicos... Se você tiver oportunidade de ler, não vai se arrepender.

Admito. E serei sincero ao lhe dizer que, na minha opinião, os veganos também estão cheios delas. Encontrar um denominador comum em toda esta história é bem difícil.

Aprecio sua vontade de se manter informada, descobrir e aprender... isto, por sí só, é um mérito louvável. Infelizmente a maioria dos veganos simplesmente repete, feito papagaio de pirata, a 'ladainha' que escutam dos outros... que lêem na internet (em sites veganos, claro) e etc.

Assim as "lendas urbanas" e falsas-informações vão se 'procriando'... em ambos os lados.


Concordo em tudo. Todos temos idéias erradas e todos somos pouco informados... Estudos nunca são suficientes, devemos sempre estar atrás de novas informações. Não estou, de forma alguma, criticando ninguém. Estou apenas explicando meu ponto de vista... Não sou dona da verdade, apenas estou sendo guiada pelos estudos em que eu tenho conhecimento e acredito. Mas, estou aberta a novas informações e novos desafios, sempre. E assim caminha a humanidade.... Agradeço sua educação em falar sobre o tema, assim que é legal. Geralmente não encontro pessoas com idéias diferentes das minhas dispostos a uma discussão amigável, como foi a nossa. Foi um prazer trocar informações com você, honestamente. =)

Zuzza
Veterano
# nov/07
· votar


Sir Cam
Somos omnívoros, não abro mão de um churrascão foda.
Eu sou herbívora. =)

Mas totalmente a favor de acabar com essa babaquice de rodeio, não consigo ver graças naquilo.

Nem eu. =)

james_the_bronson
Nem li seus posts agora ( hoje é preguiça de ler mesmo hehe ), mas naquele outro dia que discutimos, acho que entendi mais ou menos o critério para não se comer carne. E fez um tanto de sentido...

Que bom que você achou algum sentido... Essa é a idéia. A idéia principal não é converter as pessoas ao vegetarianismos/veganismo. É só desmistificar lendas e abrir nossas cabeças para novas coisas. Com o tempo, acreditamos que o entendimento sobre isso vai vir naturalmente... Assim espero. =)

dvdlg
Veterano
# nov/07
· votar


Eu fui pra assis hoje, e fizeram uma passeata la na avenida,,,,,,tem alguem aqui q tava la em assis hoje a tarde ??????


falow

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos acabar com os Rodeios, veja os links!