"Ateus e Ateus" por Olavo de Carvalho

Autor Mensagem
londrer
Veterano
# dez/11
· votar


A crença divina parte, num sofisma satirizado, do seguinte princípio:

"Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos" - Ariex

Para os ateus, chover só prova que existe chuva.

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/11 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


londrer

O que ele quis dizer em relação à experiência é que há pessoas que não conseguem crer em algo com o qual nunca se relacionaram, viram agir, ou seja, de uma existência supostamente duvidosa, na base do "só acredito vendo". Essas pessoas agem assim devido a sua forma de ver as coisas, independente do assunto ser a existência de um deus ou não.

Vale ressaltar que eu não apoio esse argumento, só quis mostrar o que eu acho que ele disse. Aí até faz sentido relacionar experiência com crença em algo. Acho que realmente o único erro ai é de que se a pessoa tivesse tal experiência, deixaria de ser apenas uma crença e se tornaria conhecimento. Pode ser que tenha sido isso que você tenha entendido e eu não percebi direito, mas enfim...

neologist_
Veterano
# dez/11
· votar


Gostei do texto.

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


londrer
Você só falou bobagem.

1) Sempre me incomodou esse papo de repúdio a pomposidade, obviamente que é uma faca de dois gumes: pode foder com a coesão tanto quanto pode elucidar ideias e conceitos potencialmente dúbias; ao passo que é muito fácil incorrer no erro de julgar um texto excessivamente pomposo quando na verdade o problema está na ignorância de quem o lê.

2) Não, ele não disse que há tipos de ateus no sentido de descaracterizar aquilo que se entende por ateu, e sim mostrar que há maneiras (errôneas ou não) de negar a existência de Deus.

3) Em nenhum momento o autor descaracterizou o ateu "ruim" ( aquele que crê piamente na inexistência) de modo a pôr em cheque sua descrença, com efeito o objetivo foi mostrar como este ateu se relaciona com outras possibilidades de conhecimento.

4) Você confundiu o Deus judaico cristão com a ideia qualquer de um Deus enquanto força metafísica; Quando o autor fala em "experiência'' ele não está se referindo ao empirismo propriamente dito, mas sim a qualquer experiência consciente que o indivíduo venha a ter. Ninguém está falando em provas e refutações científicas, até porque não há qualquer relação entre ciência e Deus, uma vez que Deus é, por definição, metafísico.

5) também sou ateu.

GuitarRockMan
Veterano
# dez/11
· votar


a unica distinção realmente importante q vejo entre ateus e ateus é a q divide os que apenas duvidam d existência de um Deus dos q tem base solidas para contra-argumentar os mitos de qualquer possibilidade ou necessidade da existência de um Deus....isso sim é uma diferença pontual.... agora se o cara esta disposto a fumar sálvia pra ver se tem um capeta em outra dimensão esperando por ele ou mesmo passar por qualquer outra "experiencia" psico-emocial-espiritual pra tentar justificar a sua crença ou a falta dela em uma ou outra divindade pra mim ñ faz a menor diferença o que importa mesmo é com q postura ele vai interpretar esses dados com argumentos ou achismos.......

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Um ateu estava passeando em um bosque admirando tudo o que aquele “acidente da evolução” havia criado.

- Mas que árvores majestosas! Que poderosos rios! Que belos animais! – ia dizendo.

À medida que caminhava, ao longo do rio, ouvia um ruído nos arbustos, atrás de si.

Ele se virou para olhar. Foi então que viu um corpulento urso-pardo caminhando em sua direção.

Logo disparou a correr o mais rápido que podia. Olhou, por cima do ombro, e reparou que o urso estava demasiado próximo. Aumentou a velocidade!

Era tanto o seu medo que lágrimas lhe vieram aos olhos.

Foi então que tropeçou e caiu desamparado. Rolou no chão rapidamente e tentou levantar-se. Só que o urso já estava sobre ele, procurando pegá-lo com sua forte pata esquerda, e, com a outra pata tentando agredi-lo ferozmente.

Nesse preciso momento o ateu exclamou: - Oh, meu Deus!

Então o tempo parou. O urso ficou sem reação. O bosque mergulhou em silêncio. Até o rio parou de correr.

À medida que uma luz clara brilhava, uma voz vinda do céu dizia:

- Tu negaste a minha existência durante todos estes anos, ensinaste a outros que EU não existia e reduziste a criação a um acidente cósmico Esperas que Eu te ajude a sair desse apuro? Devo Eu esperar que tenhas fé em mim?

O ateu olhou diretamente para a luz e disse: - Seria, de fato, hipócrita de minha parte, pedir que, de repente, me passes a tratar como um cristão! Mas talvez... possas tornar o urso cristão?!?

- Muito bem, disse a voz. A luz foi embora. O rio voltou a correr, e os sons da floresta voltaram.

E, então, o urso recolheu as patas, fez uma pausa, abaixou a cabeça e falou: - Abençoai, Senhor, este alimento que vou comer. Amém.

(Pano rápido)

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


^
se era pra ser engraçado, não foi.

se era pra passar algum tipo de mensagem sobre o ateísmo e suas incoerências..

você é meio bocaberta.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Gus79
Eu peguei esse seu texto, imprimi, joguei no vaso sanitário e dei descarga como sinal de minha indignação por ler tal merda.

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Viciado em Guarana
Ok.

McBonalds
Veterano
# jul/12
· votar


Gus79

Já não é a primeira vez que Deus manda ursos fazerem o seu trabalho sujo:

II Reis 2.23. Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: "Suba, careca! Suba, careca!"
24. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.


Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


e', mas tem gente que nao tem senso de humor.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Jesus Cristo, nunca li um texto tão imbecil em toda minha vida. O Olavo de puxou desta vez.

Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


24. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.

Que escroto isso.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Electric Eye
Que escroto isso.

Tem que ache o máximo..

McBonalds
Veterano
# jul/12
· votar


Electric Eye
Que escroto isso

Relaxa, que depois piora.

Electric Eye
Veterano
# jul/12 · Editado por: Electric Eye
· votar


snowwhite
McBonalds

Eu achei que fosse trollagem quando eu li, mas procurei aqui na net, e realmente tem isso na bíblia.
Praticar Bullying dá nisso mesmo, se você não tomar cuidado acaba sendo morto por ursos do bosque.

McBonalds
Veterano
# jul/12
· votar


Electric Eye

É por isso que eles sempre me deram medo.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


Reli o texto e não achei essa merda toda ai. Nem de longe. Tirando aquela parte meio masturbatória do segundo paragrafo, achei bem digno.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


claro que o Olavo é um comédia do caraleo, mas nego não consegue separar as coisas.

depois têm a pachorra de chamar os outros de idiotas.

Cavaleiro
Veterano
# jul/12
· votar


No geral é um bom texto, o problema é que ele toma uma premissa como válida sem ao menos discorrer sobre ela em pelo menos duas das formas que sempre defendeu (poesia, discurso, dialética e lógica):

Isso não é uma situação provisória. É a própria estrutura da realidade, a lei básica da nossa existência

Mas no geral gostei desta intersecção entre o conhecido e o desconhecido e pessoas que transitam e se apegam mais ou menos a uma das partes.

A segunda leva à "proibição de perguntar"

Na verdade não leva a proibição de perguntar, a única diferença é que há um foco maior na validação do conhecimento, você pode perguntar qualquer coisa, na verdade. Mas para ser aceita como conhecimento, deve ser validada.

O genocídio é o estado natural da modernidade "iluminada".

Outra afirmação sem relação de causa direta e com base em uma estatística fora de contexto.

É uma ironia trágica que tantos adeptos nominais da liberdade busquem realizá-la através da militância anti-religiosa

Concordo com a sentença, mas vem algumas questões paradoxais da liberdade. Quais são os pré requisitos para que as pessoas sejam verdadeiramente livres? Como pode-se induzir que uma pessoa agiu com base em seu livre-arbítrio? O quanto de livre arbítrio realmente temos em nossas decisões individuais (ie, há outras questões envolvidas em determinar como vamos agir e quem somos, como o acaso e a genética).

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


O primeiro erro dele foi conceituar ateu como aquele que não acredita em Deus ( o judaico cristão). Ateu é um ser humano que não consegue acreditar em deuses de forma geral. Nenhum deus alegado.Assim como alguns não acreditam em duendes, nem fadas, nem bruxas. É tão simples isto!
O resto todo do texto vai por ladeira abaixo.

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Para os ateus, chover só prova que existe chuva.

Não mesmo. Só prova que existe chuva para os achuvistas.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


Acompanhando a diarreia de analfabetismo teológico do cara no Facebook agora. Não é a toa que ele recomenda aos alunos que não estudem teologia, o cara é um asno.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


^
^
discípulo superando o mestre

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15 · Editado por: FELIZ NATAL
· votar


sallqantay

A escola BF no OT é uma vertente da OdC no FB, só que com mais prestígio e debate prolífico.

sallqantay
Veterano
# set/15 · Editado por: sallqantay
· votar


FELIZ NATAL

ele criou seu próprio reduto, seguindo os passos do mestre. Vamos ver quando a porra toda vai degenerar para delírios paranóicos persecutórios

st.efferding
Membro
# set/15
· votar


:PUA teológico ft. Black "The Only n' Holy" Fire

45:23

->comprar (boleto bancário)

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


passo fundo > virgínia

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


maggie
Há dois tipos de ateus: os que não acreditam que Deus existe e os que acreditam piamente que Deus não existe.
agnósticos e ateus


ou talvez acreditem piamente e apenas não aporrinham os outros com isso, como eu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Ateus e Ateus" por Olavo de Carvalho