Em 2019, o que realmente justifica um amp de médio e grande porte?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Depende do contexto, e do tipo de evento que a banda alcança. A estrutura aqui no sul, é razoavelmente boa. As casas ou as bandas carregam uma estrutura boa pros shows, se apoiam e fazem acontecer.
E de 10 anos para cá, a tecnologia vem favorecendo, pois barateou e tornou muitos recursos acessíveis a uma maioria - tanto que eu criei esse tópico.

Já nas capitais o músico é vadio mesmo... Não quer levar nada, e acaba não investindo no seu show... Nesse ponto, observo que o resultado final é muito aquém, onde é mais fácil ter público...
Eu falo muito pela visão comercial, mas aqui não é questão de grana, e sim de alter ego... Ninguém tá ganhando dinheiro ainda.

Agora, se depender de tocar no amp, aí é outra história. Um amp pequeno de 10~15W numa caixa grande, pra mim ainda soa melhor... Mas caixa não dá pra encolher... Ou tu simula ou carrega o troço, ou aceita o timbre de 1x10"...

Del-Rei
Veterano
# abr/20
· votar


Considerando que parte da diversão do músico é a aquisição e experimentação de equipamentos, isso já justifica qualquer utilização de equipamento grande ou pequeno.

Ismah
Cara, como andam as coisas, pra quem vive de música? Pelo que vejo, você é um dos caras que vive dos eventos, né? Como está por aí? Está se virando como?

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Sim, vivo disso essencialmente. Manutenções, concertos e consultoria são coisas pontuais.
Nesse segundo caso, meu perfil de cliente é o músico que faz da música profissão. Estes, estão parados tanto quanto eu, e em geral ainda pior, já que uma esmagadora maioria de músicos é (pelo sim, pelo não) trabalhador informal.
Nesse ponto, nós, os técnicos, estão e são bem melhor organizados.

O ramo todo está parado, e sem data para voltar. Como qualquer empresa que não tá bem das pernas, as bandas, locadoras, produtoras e afins vão fechar, ou já fecharam, as portas...
Não posso falar dos músicos, mas a turma da graxa, tá se movimentando. Conseguimos já cestas básicas para a cena local, e algumas bandas deram ajuda financeira.

Quem está legalizado (meu caso), está no aguardo da ajuda para os MEI's. E que é mais provável que venha. Começaram a ser confirmadas as aprovações na quinta, e recebimentos na sexta. Na minha posição pessoal, a expectativa, é que se receber em Maio, está perfeito. Se receber, já tá valendo também.
Quem não é legalizado (uma grande parte dos técnicos, e uma maioria dos músicos), está em maus lençóis. Os informais são os últimos da lista, então é compreensível se bater o desespero...

Do ponto de vista pessoal... Não tenho dívida imediata, aluguel, e vivo com a família - que é reduzida a minha mãe, e um gato... kkk
Lógico que faz falta no orçamento da casa, mas dá pra segurar as pontas.

Agora o que não tem, é gordura pra queimar. Minha reserva foi gasta pra concertar a moto, que bati começo de Fevereiro.
A brincadeira saiu bem salgada. Como estava de vento em popa, também não economizei. Poderia ter pego peças de menor qualidade, e gasto uns 30% a menos, mas prezei pelo melhor - e não foi mal pago.
Só que dessa parte, ainda tem uma boa dívida. E estava tudo no rotativo (CC), então fiz o óbvio: transformei uma dívida de juros absurdos, em um dívida menor, fazendo um empréstimo...

Algumas coisas fiquei muito de cara... Paguei todas as contas no mesmo dia, e quando cheguei em casa vi que MEI, IPVA e outras coisas foram adiadas...
A MEI referente a Abril, foi estornada (provavelmente, não confirmei ainda no banco), e foi para Outubro - Maio para Novembro e Junho para Dezembro. Já o IPVA, que também foi adiado, não... Fiquei muito de cara...
Vida que segue, mas não dá para brincar... Não é hora de querer aprender a voar ou lançar um foguete - se é que me entende...

Estou rodando o mínimo necessário pra moto não travar. A cada 3 dias, faço uns 15~20 km pra bateria carregar, movimentar a corrente, circular óleo, combustível, etc... A vantagem é que o custo é baixíssimo, e isso já estava nos planos. Com 50 pila/mês, consigo rodar tranquilamente.

Ainda assim, no meio da crise toda, tô fazendo alguns investimentos. Tenho um tanque de reserva em voucher / vale combustível, aproveitando o baixo preço da gasolina.
E também já fiz quase todos os procedimentos que gostaria na moto. Só falta mesmo trocar o óleo, que vou pegar o filtro quarta, quando sair de novo. E abrir o tanque pra dar uma olhada no pescador e na boia. Ela começa a falhar com 4 litros, e pede reserva... Tem alguma coisa errada - provável que mais alguma gambiarra que fizeram por aí...
Não poderia gastar AGORA, mas isso acaba compensando no futuro.
________________________________________

Agora pro futuro, a expectativa é que assim que abrir a porteira, estoura a boiada. Realmente acredito que será como soltar um cachorro amarrado: corre o que conseguir, assim que é solto
Porém, acredito que SHOW vai demorar. Como as pessoas querem sair de qualquer jeito, vão colocar qualquer coisa, com o menor custo possível. Provável que nem atrações vão colocar, só som ambiente.

Quando começar a entrar o 13º ali por Outubro / Novembro

O que deve salvar, são feiras, festivais e encontros, onde sempre rolam shows ao vivo. Acredito que a maioria das empresas, vai ter que investir pesado nas festas de final de ano. E motivar BEM os funcionários - os que restarem, ao menos - para 2021.

A minha posição, trabalhando com uma banda bem colocada no mercado regional, me favorece e muito. E provavelmente o lado free lancer, vai bombar muito, já que ninguém consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Acho que é isso...

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/20
· votar


BrotherCrow
eu tive dois combos de 2x12: o Fender Stage 160 e o Roland JC120. Ambos eram um exagero de volume (nunca liguei no talo, mesmo tocando em lugar aberto).

Bom, pra mim o meu de 15w (valvulado) não sobra nem falta volume. Aquele clean cristalino, não faço a menor questão, e se precisar a gente microfona o ampli. Estou pra pegar um pedal de simular falante (talvez até com IR) pra mandar em paralelo à mesa no lugar de um mic, afinal, é mais equipamento pra carregar (mic, cabo e pedestal).

E eles mal cabiam no meu porta-malas. A guitarra e o resto das coisas iam no banco de trás. Então sim, acho grande, porque era o máximo que eu realisticamente conseguia carregar.

Mesma coisa comigo, levo amp e cab no porta mala e cabe certinho; guita e pdlBoard vai no banco de trás. Pra mim isso é meio que o mínimo pra fazer acontecer alguma coisa, porque como disse antes, não confio no equipo dos lugares (salvo exceções).
Talvez eu deixaria de ter ampli se fosse pra usar um PA próprio da banda pra banda toda, mas a minha banda não é tão consolidada e profissional a ponto disso.

Pra tocar em casa com o melhor som possível é outra história. Tenho um 4x12 da Harley Benton com V30s, e acho mesmo que 4x12 é o melhor som que existe pra guitarra. Mas uso com amps de potência super baixa, e esse 4x12 nunca saiu de casa. Moro num lugar que posso fazer barulho o quanto quiser, mas nem meu ouvido aguenta um amp maior ligado numa 4x12.

Ah sim, o trambolho é daora mesmo, e nunca vi necessidade (no dias atuais) de se ter um ampli de guitarra com 100w. Pra quem acha que precisa de um clean cristalino, 50w já dá e sobra mas ainda é um trambolho; eu particularmente não penso em passar dos 30w, e até agora os 15w estão de bom tamanho.

Hoje em dia toco muito ocasionalmente, e é mais dando canja em bandas de conhecidos, então quando chego lá volta e meia nem preciso levar equipamento, tá tudo pronto. Mas pelo que vejo nas bandas semi-profissionais, esses amps grandes são cada vez mais incomuns.

Realmente, nesse contexto não faz o menor sentido carregar qualquer equipo.

Tipo, não to dizendo que um set de amp+2x12 é mole ou pequeno, mas acho que é o mínimo pra mim. Quer dizer, até dá pra tocar com menos, um combo 1x12 já é suficiente pra fazer tudo o que eu faço, mas eu ainda prefiro carregar a tralha e ter certeza de que vou entregar um resultado tão bom quanto possível.
Que fique claro também que se eu fosse carregar e descarregar essa tralha toda o tempo todo como é esperado de músicos profissionais, eu levaria bem mais a sério a redução do set; como eu toco pouco por aí, vejo que vale a pena o esforço.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/20 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Ismah
Depende do contexto, e do tipo de evento que a banda alcança. A estrutura aqui no sul, é razoavelmente boa. As casas ou as bandas carregam uma estrutura boa pros shows, se apoiam e fazem acontecer.
E de 10 anos para cá, a tecnologia vem favorecendo, pois barateou e tornou muitos recursos acessíveis a uma maioria - tanto que eu criei esse tópico.

Já nas capitais o músico é vadio mesmo... Não quer levar nada, e acaba não investindo no seu show... Nesse ponto, observo que o resultado final é muito aquém, onde é mais fácil ter público...
Eu falo muito pela visão comercial, mas aqui não é questão de grana, e sim de alter ego... Ninguém tá ganhando dinheiro ainda.

Por aqui eu vejo que as bandas que mais se ajudam normalmente são o povo mais underground: punk, HC, grind, etc.
Parece meio idiota, mas a maior parte do povo que vejo com equipo bom geralmente são bandas mais amadoras. Vai entender. Talvez seja porque o povo de Jundiaí, em sua maioria, é fresco rsrs preferem aquela música mais ambiente, saca? Daí é melhor mesmo contratar um músico bem competente com set moderno e reduzido, e joga tudo no PA.

Agora, se depender de tocar no amp, aí é outra história. Um amp pequeno de 10~15W numa caixa grande, pra mim ainda soa melhor... Mas caixa não dá pra encolher... Ou tu simula ou carrega o troço, ou aceita o timbre de 1x10"...

É, quem quer rir tem que fazer rir né... eu me proponho a carregar uma 2x12 da maiorzinha no máximo, 4x12 é trambolho demais pra mim. Até cabe no carro, mas ainda assim tô fora!

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Parece meio idiota, mas a maior parte do povo que vejo com equipo bom geralmente são bandas mais amadoras. Vai entender

Por que via de regra, o músico amador toca em menor frequência.
É tipo ir comprar pão de dragster. Pode até parecer legal nas primeiras vezes, mas com o tempo vai encher o saco... Nessa hora, até o Fusca 6 V se sai melhor...
Isso é o mesmo para amp. Ou o cara tem muita vontade - e alguns realmente tem - ou ele começa a dar o braço a torcer com o tempo, e chegar a um meio termo entre o que é prático, e o que ele gosta.

preferem aquela música mais ambiente, saca?

Aí depende o tipo do lugar...
Uma coisa bar pra happy hour, não faz sentido uma banda tocando Enter Sandman com 3 guitarras no último volume as 17hs... E esse formato tem realmente se destacado aqui também. Tem cervejaria fazendo show domingo 18 hs.
Outra coisa é uma balada, onde a vibe é beber até ficar bem louco, encher o cu de drogas e quem sabe beijar alguém...

E show é uma terceira forma de se apresentar. Normalmente se tem uma performance mais completa aqui, mas se costuma pecar muito nessa hora. No show é hora da banda brilhar com tudo. Mas não significa que não dá pra brilhar na balada, e transformar aquilo em show.

São propostas diferentes, e que pedem coisas diferentes, com públicos diferentes... Faria todo sentido num bar de happy hour puxar uma da Maria Gadú... Se fizer isso na balada, vai ser vaiado provavelmente...

Na minha opinião, nem balada é boa pedida pra se tocar em balada... Isso é algo que cabe mais em show...

Del-Rei
Veterano
# abr/20
· votar


Ismah
Entendi.
Então, a princípio, você está bem por aí.
Que bom.

acabaramosnicks
Parece meio idiota, mas a maior parte do povo que vejo com equipo bom geralmente são bandas mais amadoras.
Ismah
Por que via de regra, o músico amador toca em menor frequência.


Acho que isso também se deve ao fato de que, quem toca por hobby geralmente tem outro emprego e pode investir melhor na música melhor até do que quem vive da própria música... Se a banda não tiver uma organização MUITO boa e ralar muito, a grana que entrar mal vai pagar as contas... Imagine investir em novos equipamentos...

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Del-Rei

"Bem"... Se considerar que tá todo mundo ferrado, estou ótimo... Mas sem dúvida, estou na média de qualquer trabalhador liberal, que não sabe o que fazer...

Acho que isso também se deve ao fato de que, quem toca por hobby geralmente tem outro emprego e pode investir melhor na música melhor até do que quem vive da própria música...

Te dizer que músico profissional, de alguma maneira tem equipamento bom. Não necessariamente equipamento caro, mas equipamento que entrega um bom resultado.
E isso é fruto da estrada mesmo, que vai te calejando. Vai percebendo que não precisa de malabarismos pra ter sonoridade. Conheci um cara que tocava com duas pedaleiras, uma G1XN e uma outra que acho que era uma G2... Em meses ele percebeu que aleatoriamente, isso não funcionava tão bem como se gostaria.

Aí cada um deu seus pulos, pra isso... Tá cheio de cara pegou grana emprestada, fez financiamento, vendeu pastel na rua, alfajores na faculdade... Seja pra comprar instrumento, material esportivo, viajar... Isso é o normal...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em 2019, o que realmente justifica um amp de médio e grande porte?