A rede elétrica de qualidade melhora o timbre do amplificador

Autor Mensagem
dimi1822
Membro
# jul/16


Galera

Onde moro é um apartamento antigo, acredito ser dos anos 50 onde a fiação com certeza não é das melhores e infelizmente não tem fio terra. Sempre quando toco em casa tem um chiado irritante acredito ser pela falta de aterramento.

Percebi que, quando levo meus amps na casa de alguns amigos onde os apartamentos são novos ou casas de show, que a qualidade da rede aparenta ser boa, eu noto que o chiado some além da qualidade sonoro, o timbre melhora bastante

É possível que a rede elétrica influencie no timbre do amplificador ?

Schenker
Veterano
# jul/16
· votar


É possível que a rede elétrica influencie no timbre do amplificador ?

Com absoluta certeza.


O tempo também. Em dias chuvosos o som fica mais magro e agudo.

Guitar_L
Veterano
# jul/16 · Editado por: Guitar_L
· votar


dimi1822
É possível que a rede elétrica influencie no timbre do amplificador ?
No timbre em si (graves+médios+agudos) eu realmente duvido muito que alguém perceba alguma diferença num teste cego. Agora, com relação a chiados, estalos e hiss (ruído de alta frequencia tipico de interferência na rede) a diferença é dia e noite entre uma rede boa e uma instalação mal feita. Aterramento é essencial, tanto pela segurança dos equipamentos como para eliminar ruídos. Essa sempre foi minha experiência em quase 15 anos de guitarra e como entusiasta de áudio.
Abraços

Schenker
Veterano
# jul/16
· votar


No timbre em si (graves+médios+agudos) eu realmente duvido muito que alguém perceba alguma diferença num teste cego.

nos meus amps, nos quais já estou acostumado eu percebo a diferença sim. é latente.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Schenker
O tempo também. Em dias chuvosos o som fica mais magro e agudo.

Isso é´um fenômeno da acústica, não do amp valvulado especificamente. Principalmente umidade do ar, que mexe com pressão atmosférica... Alguns dos mais sofisticados processadores (Lake e Dolby eu sei que fazem), mexe com leituras de ambiente, e automaticamente cacula (e re-calcula) alguns parâmetros, melhorando o desempenho do som.

Guitar_L
No timbre em si (graves+médios+agudos) eu realmente duvido muito que alguém perceba alguma diferença num teste cego.

Mexe... E não é pouco. Uma queda de 5V na entrada do valvulado significa uma queda de 20V no secundário (sendo otimista), o que mexe com toda a estrutura de sinal... Os graves que mais precisam de energia, tendem a soar um pouco embolados, e distorcer mais cedo. Num Marshall dá pra perceber muito bem as quedas de energia.

Schenker
Veterano
# jul/16
· votar


Isso é´um fenômeno da acústica, não do amp valvulado especificamente

bom aprender! thx!!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Schenker

As ordens...! Mas cabe salientar que um valvulado é um pouco mais sensível, e pode evidenciar essas mudanças.

Schenker
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah
As ordens...! Mas cabe salientar que um valvulado é um pouco mais sensível, e pode evidenciar essas mudanças.

OK!

alguma coisa relacionada aos trafos de saída e força?? eles são mais superdimensionados nos valvulados . . .tem lógica??

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


Levando um amp pra outro lugar é possível perceber uma infinidade de diferenças no som.

Além da rede elétrica e do clima, como falou o Ismah, ainda tem a acústica do ambiente e posicionamento do amp. Tocar num quarto é diferente de tocar numa sala, que é diferente do banheiro, que é diferente de uma varanda, que é diferente de um palco, que é diferente..... Cada local pode precisar uma EQ bem diferente do outro.

No geral, detesto o som de drive quando estou exatamente de frente pro falante. Fica granulado, estridente... Aliás, isso me lembra o post do MauricioBahia sobre diferenças de sonoridades percebidas

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# jul/16
· votar


No geral, detesto o som de drive quando estou exatamente de frente pro falante. Fica granulado, estridente
Eu tb!!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Schenker
alguma coisa relacionada aos trafos de saída e força?? eles são mais superdimensionados nos valvulados . . .tem lógica??

Se fossem superdimensionados, nunca teria drive e as válvulas se destruiriam já que conduziriam "infinitamente" rs
O acerto num amp valvulado é a fonte...

Ela precisa de limite, pro drive acontecer, mas não muito, se não não haverá headroom de som clean... Jogando com a sag dá pra mudar totalmente o som de um amp... E geralmente é feito em cima de "try'n'error"...

O valvulado é mais sensível a variações de rede por operar em alta tensão... 2 V na entrada, correspondem a muitas vezes mais na saída da fonte que vai para a placa (um motivo para não se aplicar a tensão máxima que as válvulas suportam)... Um SS geralmente não opera com alta tensão, pois isso reduz custos, assim pode-se usar um trafo menor...

É estranho, mas a diferença é nítida, até um leigo percebe a diferença...

Del-Rei
ogner

Não desconsiderando o trampo e som de vocês, mas acaso tocam com amps SS?

Del-Rei
como falou o Ismah, ainda tem a acústica do ambiente e posicionamento do amp
Só pra constar, eu me referi a acústica no sentido de "ramo da física que trata das leis dos sons e dos fenômenos que lhes são concernentes". No caso o que tu fala, ainda é parte da acústica, mas se tem outro sentido.

Cada local pode precisar uma EQ bem diferente do outro.

Pessoalmente eu não gosto, e se o palco da banda for meu, não permito que amp microfonado, seja mexido de lugar para lugar, ou nunca teremos uma coerência de timbre para mixagem*, já que o microfone capta o falante, e não o ambiente.

* Eu encaro que mixar ao vivo, é adaptar o som da banda para o PA, o que sabemos raramente acontece. Como em estúdio, uma banda deve soar bem, só ao dar volume, se alguma banda não soa assim, é preciso rever a timbragem, e descobrir o que ou onde se está pecando.

ogner
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah

Nops, sempre valvulado. Em casa e no estudio ensaiando...

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah
Uso valvulado também.
Mas essa característica (estando exatamente de frente pro falante) me incomoda mesmo em SS com drive.

Só pra constar, eu me referi a acústica no sentido de "ramo da física que trata das leis dos sons e dos fenômenos que lhes são concernentes". No caso o que tu fala, ainda é parte da acústica, mas se tem outro sentido.

Sim, por isso eu desenvolvi meu raciocínio diferente do seu, embora seja da mesma natureza.

Pessoalmente eu não gosto, e se o palco da banda for meu, não permito que amp microfonado, seja mexido de lugar para lugar, ou nunca teremos uma coerência de timbre para mixagem*, já que o microfone capta o falante, e não o ambiente.

É, mas aí você entrou na questão da microfonação. Eu me referia apenas à percepção do ouvido em relação aos diferentes posicionamentos do amp.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


ogner
Del-Rei

Essa característica é de amp SS, emitindo harmônicos ímpares. Por isso a pergunta. É difícil escapar disso. Nos tube amps, geralmente soa harmonioso, pois se produzem harmônicos pares.

Também acontece de se pecar nos agudos por serem direcionais, aí se deixa mais aberto para ouvir eles fora do eixo do AF... Surge aqui a necessidade de apontar o amp pra si... Agora quem microfona, é bom timbrar com o amp de frente pra si, ou vai sobrar agudo... Pecar no scoop também é comum, mas não é tão viável, por não se ter controle disso.

EDIT

Não tenho CERTEZA se a questão de THD ser par ou ímpar, tem a ver com ser de alta tensão como as válvulas, ou alta corrente como os transistores em geral, mas creio eu que sim.

Del-Rei

É, mas aí você entrou na questão da microfonação. Eu me referia apenas à percepção do ouvido em relação aos diferentes posicionamentos do amp

Na verdade fui complementando o que tu disse.

Schenker
Veterano
# jul/16
· votar


Se fossem superdimensionados, nunca teria drive e as válvulas se destruiriam já que conduziriam "infinitamente" rsO acerto num amp valvulado é a fonte...

acho que usei a palavra errada. talvez não sejam superdimensionados em relação ao projeto em si. mas eles são maiores que os dos SS.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Isso sim, pelo motivo de que o tube amp opera com alta tensão... Operando em eficiência plena, a forma mais comum, é 100~250 V no pré, e uns 250~500 V no power... Mais os filamentos, mais a grade, bias pra todo mundo... Eficiência é bem baixa, e como quem manda tudo isso é o trafo da fonte, ele fica bem grande...

E ainda se precisa um trafo de saída para acoplar 1,5k de um 100W até a 5~6k de um SE de 8W...

No caso de transistor se opera GERALMENTE com alta corrente e baixa tensão. Assim se precisa de um trafo bem menor, geralmente se vai REDUZIR a tensão, e não aumentar... 20+20 por 5A dá pra fazer um amp de 100W e folga... Quando não se usa fonte chaveada/comutada...

dimi1822
Membro
# jul/16
· votar


Galera, estou com outra dúvida

Sempre liguei meus amplificadores direto na tomada e como disse acima meu prédio não tem aterramento.

Tem algum problema ? Já que a maioria dos amps são 120v e aqui no Brasil é 127

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Dependendo do amp, pode torrar válvulas. Os Duovox 120 sãos famosos por isso. Creio que os Bugera, que se de fato, operam no limite como é anunciado, mesmo com fonte chaveada e blá blá blá, poderiam ter problemas quanto a isso.

Lelo Mig
Membro
# jul/16
· votar


dimi1822

"Já que a maioria dos amps são 120v"

Muito cuidado nesta hora... A maioria dos amplis americanos são 110V e não 120V.

De 120V para 127V estariam (teoricamente) dentro da margem de tolerância do circuíto.

O problema, muito comum, é que a maioria é 110V e a rede elétrica em muitas localidades, dependendo do horário, passa dos 127V. Ou seja, vai muito além da capacidade de tolerância do projeto.

dimi1822
Membro
# jul/16
· votar


Lelo Mig




Pelos problemas de rede eléctrica no nosso país me vi na necessidade de comprar um pentacustica, um gerenciador de energia.

Está chegando meu Mini Rectifier e todos sabem do problema de tensão dele. Acredito que o penta vai resolver meus problemas



Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Esse (é só um DOS) aparato(s) da Penacústica (marca), apenas entra em proteção quando há variação de X% da tensão de rede. Se der um raio, ruído (não foi citado se tem filtros), etc não são blindados. E em show não serve muito bem, já que é maior migué a guitarra parar do nada - se for banda de rock, como a maioria gosta, é motivo pra vaia...

GuitarHome
Veterano
# jul/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


Galera, eu to montando um homezinho aqui no quarto dos fundos do apartamento e o marido da empregada aqui de casa vai refazer e colocar umas tomadas extras lá, para eu poder ligar tudo com mais segurança e sem precisar utilizar milhões de adaptadores e benjamins.

Seguinte como a tomada de lá é muito antiga, eu pedi pra ele trocar a fiação para a de melhor qualidade possível. Ele me disse de colocar tomadas de 20 amperes lá, eu como não entendo absolutamente nada disso resolvi perguntar aqui. Qual a diferença de uma tomada de 20 amperes? Sei que ela tem o diâmetro dos conectores (não sei nem se é assim que se chama) ou pouco mais grossos. Tem algum problema eu ligar um amplificador valvulado nessa tomada de 20 amperes? Lembrando que estou utilizando um estabilizador sempre para ligar meu ampli.

Abç

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


GuitarHome

Problema nenhum. Quanto mais amperes na especificação de tomadas, cabos e disjuntores, maior a carga que a instalação pode suportar (se for feita direito, claro...). Mas suponho que o seu amplificador provavelmente poderia ser ligado em 10 amperes, tranquilamente...

GuitarHome
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ
Sim deve ser a tomada atual. Sempre passando por um estabilizador. Existe alguma coisa que eu possa pedir para ele, para que tenha "melhor qualidade elétrica" possível?

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


GuitarHome

É igual guitarra...
componentes de qualidade + montagem bem feita = coisa boa

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


GuitarHome

Alguns adendos: que estabilizador é esse que está usando? A maioria desse tipo de equipo não possui nenhum tipo de benefício. O mais recomendado é um verdadeiro filtro de linha. Uma opção de fabricante eficiente, com ótimo custo beneficio é a Clamper(empresa nacional).

Outra coisa interessante a ser verificada (e feita, caso não exista), é a instalação do condutor Terra. Se mora em casa com quintal/área externa, não dá tanto trabalho pra ser feito, e é algo muito importante tbm.

GuitarHome
Veterano
# jul/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


Calime
http://www.kalunga.com.br/prod/estabilizador-110v-revolution-speedy-30 0va-4t-mono-16520-sms/242153?menuID=197&WT.svl=3

Estou utilizando esse estabilizador. O estabilizador é uma recomendação do Carlos Adolphs em vários tópicos pelo fórum pois como a nossa energia oscila muito, é comum amplificadores principalmente os valvulados queimarem. Alias bati um papo com ele esses dias pelo Face e ele disse que esse estabilizador atende minhas necessidades. Acontece que o AFL is back aqui do fórum que tem o mesmo ampli que eu (alias ele que me ajudou na escolha dele hehe) utilizava seu amp sem estabilizador nenhum. Resultado? Foi parar duas vezes na assistência para reparo, pois com oscilações na rede foi queimando algumas peças. Depois que comprou o estabilizador nunca mais aconteceu isso, também recomendado pelo Carlos Adolphs.

O estabilizador que eu postei é exatamente o que estou utilizando, e diz ter um filtro de linha também.

Outra coisa interessante a ser verificada (e feita, caso não exista), é a instalação do condutor Terra. Se mora em casa com quintal/área externa, não dá tanto trabalho pra ser feito, e é algo muito importante tbm.

Eu moro em prédio e eu tenho quase certeza que não tem terra aqui, infelizmente. Vou verificar direitinho esses dias, mas acho que não, e sei da importância em ter, infelizmente :(((.

Abç

JJJ

Faz todo sentido hehehe. Muito obrigado pela ajuda amigo!!

Abç

Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


GuitarHome

Meu chegado, se o Adolphs disse, só me resta baixar a cabeça, kkkkkk! Mas é sério, pra mim ele é um dos kras que mais confio aqui no fórum, sempre curto ler o que ele escreve. Sou dessa área tbm (formado em Eletrônica e em Telecomunicações, e Eng Eletrica trancado), e sei bem que o kra "manja dos paranauê" de verdade(bem que podia aparecer por aqui de novo, faz uma falta do caramba). Lí as especificações lá no site, e parece sim, ser legal esse modelo de estabilizador, e o valor está mto bom.

Sobre ser apartamento, é... aí de fato é complicado. Se o prédio for novo(construído de uns 15 anos pra cá), é qse certo que tenha. No caso de não existir, não imagino alguma forma de se corrigir isso.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


GuitarHome
refazer e colocar umas tomadas extras lá

Tente deixar fase, terra e neutro, nas mesmas posições.

Qual a diferença de uma tomada de 20 amperes?

Que ela suporta 20A invés dos 10A das mais comuns. Isso implica em usar plugs de 20A também. É furada. Nenhum amp vai drenar 4400W...

deve ser a tomada atual
Existe alguma coisa que eu possa pedir para ele, para que tenha "melhor qualidade elétrica" possível?

Projeção de alguém capacitado.

GuitarHome
Calime
O estabilizador é uma recomendação do Carlos Adolphs em vários tópicos pelo fórum pois como a nossa energia oscila muito, é comum amplificadores principalmente os valvulados queimarem

Tenho ele como um cara bem adiante, mas não creio que ele indicou um estabilizador... kkkk
Conversávamos a um tempo atrás, e ainda mantinha sua posição sobre uso do VARIAC... Claro entre os males o menor, mas que me surpreendeu surpreendeu...

Não é bem assim, que oscilações tendem a queimar o valvulado... Pro filamento variar 1 volt, precisariam variar de 18,4V (caso de 12V) a 36,7V (caso de 6V)... Essa é mais crítica, a tolerância já é apontada pra baixo: 5,7 a 6,9 (fonte), ou seja, cerca de 10%. O mesmo para as de power.

Na tensão de placa, geralmente no pré são 200V, varia 1:1, e no power a variação de 2V no primário, varia 1 volt na saída.
Em ambos os casos, os picos não são tão efetivos, os capacitores da fonte normalmente atenuam essa variação, e as válvulas raro que operam no gargalo. Os Bugera e Duovox 120 são os únicos amps que operam no limite.

GuitarHome
Veterano
# jul/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


Ismah
Na verdade não recomendou diretamente para mim, mas já li em alguns tópicos ele falando a respeito, e alias nesse bate papo que tive com ele no face esses dias ele disse que meu estabilizador atende minhas necessidades.

O AFL Is back aqui do fórum que tem o mesmo ampli que eu, queimou o ampli dele duas vezes seguidas pois não estava usando estabilizador, a energia oscilou e teve que gastar 450 reais na assistência (no caso a própria Made in Brazil que é importadora da Blackstar), e a segunda vez queimou pouco tempo depois, novamente por uma oscilação, mas na sorte ele ainda tinha a garantia de 3 meses que a assistência da. Por fim ele comprou um estabilizador 115v e está ai, anos com o ampli sem ter qualquer tipo de problema. Então acredito que o estabilizador faz uma puta diferença sim.

Esse tópico ele fala mais a respeito:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/261429/

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A rede elétrica de qualidade melhora o timbre do amplificador