Chiado. É minha rede elétrica.

Autor Mensagem
Luiz Almeida
Veterano
# abr/12 · Editado por: Luiz Almeida


Sim, é problema com minha rede elétrica!

Tenho dois amplificadores Orange Crush 20 e os dois tem o mesmo problema de chiado. Já inverti o plugue da tomada, já blindei as duas guitarras, e por último testei um dos amplificadores na loja onde os comprei, e na loja não apresentou nenhum chiado.

Já usei a busca e nenhum desses tópicos me ajudou:
http://forum.cifraclub.com.br/?q=chiado&sa=Buscar&domains=forum.cifrac lub.com.br&sitesearch=forum.cifraclub.com.br&cx=partner-pub-7284698113 143250%3A7103296851&forid=1&action=buscagoogle&ie=UTF-8&oe=UTF-8&cof=F ORID%3A11&hl=pt
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/90319/

Eu não faria isso:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/142447/

Esse assunto de módulo isolador até me interessou:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/168581/
Poré alguns comentários não me deixaram satisfeito:
http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/118940
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/14150-M%C3%B3dulo-isolador-su bstitui-aterramento

Minha instalação elétrica foi meu irmão quem fez (ótimo profissional), deixei tudo quase que exagerado para não haver problemas futuros (fios com bitolas mais grossa). Cada cômodo praticamente tem seu disjuntor. E tenho 220v (chuveiros) e 110v demais tomadas.

Existe um fio terra ligado no neutro do 110v no poste de entrada, mas na casa não tem nenhum fio terra (exceto o neutro do 110v).

Fora fazer um aterramento somente para os amplificadores, o que mais é possível fazer?

Como faço a ligação do aterramento nos amplificadores? Eles tem plugues com três pinos!

Será que se eu utilizar o 220v com um transformador/estabilizador em 110v o problema irá sumir?

Agradeço qualquer ajuda ou comentário, assim como me disponho para esclarecer qualquer outra dúvida.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Como faço a ligação do aterramento nos amplificadores? Eles tem plugues com três pinos!

A tomada tem 3 pinos, 1 fase, 1 neutro (127), 1 terra (que muitos deixam desligado), voce deve "puxar" um terra e leva-lo até a tomada, no plug do meio, aki.

CaioRobertoBR
Veterano
# abr/12 · Editado por: CaioRobertoBR
· votar


Luiz Almeida

Cara eu ja tive esse Mesmo Problema. O que eu tenho a dizer é: Voce pode nao ter fio Negativo ou Positivo, mas TENHA FIO TERRA na tomada. Por mais incrivel que parecça, voce pode ter Humbucker, Guitarra aterrada e os caramba a quatro que nao vai adiantar de nada.

É incrivel como uma porcaria de pedaço de fio pode da uma chiadeira infernal.

Será que se eu utilizar o 220v com um transformador/estabilizador em 110v o problema irá sumir?

Não faça essa gambiarra, apena coloque e Fio Terra e seja feliz

Apena siga o esquema do Alex guitar man.

Abçs.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


CaioRobertoBR
Voce pode nao ter fio Negativo ou Positivo, mas TENHA FIO TERRA na tomada.

Isso non ecxiste em rede onde há corrente alternada, é fase e neutro, onde a fase oscila entre + e - 60 vezes por segundo (falando grosseiradamente)

Luiz Almeida

o chiado é + ou - assim:

http://www.4shared.com/music/457f4lFS/Ronco.html

Luiz Almeida
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man

Valeu cara, agora vou ter que ver como irei passar o fio para chegar na tomada, mas já entendi.

O chiado é mais forte do que este que você postou, mais agudo. O interessante é que agora de tarde o barulho "quase" que parou!

Mas vou fazer o fio terra...


CaioRobertoBR

Não tinha visto esse seu tópico, senão, teria chegado ao tópico do marcosshrp, mas eu só pesquisei nos tópicos de amplificadores, e não no de guitarras.

Agradeço aos colegas pela ajuda, e peço desculpas a moderação por ter criado "mais" esse tópico de chiados.

Se não for fechado, eu coloco os resultados.

UlissesHet
Veterano
# abr/12
· votar


Cara, já tive esse mesmo problema, mas isso é por conta dessa nossa energia ser um lixo..............bom, o certo a se fazer mesmo é um aterramento, ele vai tirar toda a indução que a corrente provoca no seu som final. Se você tiver um multitestes em casa e se o pluge estiver investido, você vai perceber que qualquer parte metálica do ampli e até da guitarra vão estar eletrizadas. O bom cara é que você tem um aterramento no neutro, pois se não tivesse correria grande risco de levar um baita choque meeeesmo se estiver descalço.......... Bom, como aqui em casa tambem tem o aterramento no neutro, o que eu fiz para eliminar a indução (chiado) foi pegar um fio de bitola de 1 -1.5mm, estilo aqueles de ferro de passar roupa, e coloquei uma ponta em algum parafuso do ampli e a outra em um prego ou parafuso de tamanho mediano enfiado no chão......tirou completamente o chiado, mesmo nas distorções extremamente pesadas que uso.... é isso =)

trendset
Veterano
# abr/12
· votar


Faça aterramento. e verifique o cabo da guitarra, alguns quanto estao ruins chegam a receber sinais de radio Fm e na frequencia da jovem pan 103,9

Luiz Almeida
Veterano
# abr/12
· votar


Pelo que vi aqui, no quarto do meu filho o ruido é pior, mas no meu quarto só com o amplificador e fonte ligados não há chiado.

UlissesHet
trendset
Valeu!

marcioguita
Veterano
# abr/12
· votar


Nao e seguro usar o neutro da rede como terra.
Se puder use um terra bem construido com sal grosso no solo ,vara de cobre com boa espessura,etc...
Tem bastante coisa a respeito na net.

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Não e seguro usar o neutro da rede como terra. ²

Principalmente se acontecer um problema de inverter a tomada e a fase ir no lugar do neutro, dai vai pedal, amp e guitarra embora, e um choque violento.

Luiz Almeida
Veterano
# abr/12
· votar


marcioguita
Alex guitar man

Opa, agradeço pelo aviso!

De modo alguns usarei o aterramento que está no neutro da fase.

Kirk Hetfield
Veterano
# abr/12
· votar


eu to com o mesmo problema, mas eu já tentei ligar em todos os plugues da minha casa mas esse som agudo não vai embora o único jeito é tocar longe do AMP, já que de longe não da para ouvir os chiados, já que os sons graves viajam por maiores distâncias do que os agudos

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Kirk Hetfield

Lembre-se que pode ser ruido da guitarra, cabos e etc

Kirk Hetfield
Veterano
# abr/12
· votar


Alex guitar man

Da guitarra não é mas pode ter muitas chances de ser o cabo

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Kirk Hetfield

Então hehe, teste com outros cabos....

miesso
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man

Então hehe, teste com outros cabos....


Eu uso uns da Planet Waves muito bons.. Não são top de linha, mas o CxB é bacana:

http://i.ebayimg.com/09/!Bu)86RgCWk~$(KGrHqUOKisEvPFRJWzmBMBu,TvTq!~~_ 35.JPG

(o legal é não ter problema com os plugs se desroqueando, quebrando, etc.)

Pol xD
Veterano
# dez/14 · Editado por: Pol xD
· votar


Estou upando esse post já que trancaram o meu último por existirem semelhantes :/

Estava com dois usuários do fórum tentando tirar minha dúvida mas vou repetir aqui: o ruído que eu tenho aqui em casa é esse:



Quando eu encosto na guitarra descalço não diminui o ruído, só diminui se eu desligar a guitarra ou se eu tirar a distorção (aí fica quase sem ruído)

Alguém tem alguma sugestão do que fazer?

Uso:

-Guitarra Ibanez RG420FBZ
-Pedaleira Mustang Floor
-Cabos Santo Ângelo (Imagino que blindados)
-Cabos p/2 p/2 convencionais, cabos p2/p10 e adaptadores do mesmo estilo.
- Computador Gamer com excelente configuração, porém, placa de som Realtek High Definition Audio

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/14
· votar


Cara, em casa é assim tbm, o ruído é intermitente.
Já estraguei gravações ótimas por causa disso.
O terra é a solução mais barata se você mora em casa. Ainda mais se estiver fácil de passar no conduite

Pol xD
Veterano
# dez/14
· votar


SpectrosGuitarman
Em estúdios eu não tenho esse problema?

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Ainda assim, um trafo isolador pode melhorar ainda mais. Não há como escapar do aterramento, mas dá para ter outros rumos...

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/14
· votar


Pol xD
Cara, não deveria, mas tem estúdio com instalação errada. Geralmente sala de ensaio, mas acontece. Tem como minimizar o ruído no software dps, então tem gente que simplesmente nem liga.
Eu já toquei em estúdio assim, o cara gasta uma baba em equipamento, mas com uma bobeira de nada como isso, o cara nem liga, e atrapalha muito.

Pra estúdio profissional mesmo, registrado, e o escambau, tem norma que regulamenta e fiscalização (baaaaaaisousbenos). Não só pra instalação como pra isolamento, temperatura, dedetização, etc...

Sapopemba
Veterano
# dez/14
· votar


Eu tenho um problema parecido. Dependendo da tomada em que conecto a amplificador, o ruído é maior ou menor. Me desfiz de um amplificador Laney muito melhor do que o venho usando porque este último emite um ruído bem mais baixo.

Como para mim não é viável modificar a rede elétrica para fazer o aterramento, penso em utilizar um no-break desconectado da tomada, utilizando a energia nele acumulada. Para quem não entendeu, o no-break pode funcionar como uma espécie de pilha recarregável, só que em 110 ou 220 V. Entre outras funções que agora não vêm ao caso, esse aparelho pega a energia da rede elétrica e a armazena para que seja utilizada em caso de queda da rede elétrica (apagão). Desconectado da rede elétrica, o no-break não vai transmitir ao amplificador os ruídos da rede que tanto nos incomodam.

Tenho quase certeza de que o problema será solucionado, mas a questão é que o no-break desconectado da rede elétrica só funciona até determinado período de tempo. Para utilizar por um período maior, é necessário um no-break mais caro, e ainda não sei até quanto devo/preciso gastar.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Sapopemba
a questão é que o no-break desconectado da rede elétrica só funciona até determinado período de tempo. Para utilizar por um período maior, é necessário um no-break mais caro, e ainda não sei até quanto devo/preciso gastar.

Prepare o bolso, pouco não é . Esses China rodaram 6 aqui em casa e depois de X tempo a bateria foi para o além.

MMI
Veterano
# dez/14
· votar


Sapopemba

Provavelmente é mais viável você modificar a rede elétrica e aterramento do que montar um nobreak decente.

No meu homestudio eu tenho uma boa rede elétrica, aterrada, mas tenho algumas tomadas alimentadas por um nobreak senoidal mais dois módulos de baterias. A energia fica perfeitamente estabilizada, senoidal, capaz de segurar o funcionamento sem energia da rua por 6 a 8 horas fácil, mas é para usar conectado na rede elétrica. Já te adianto: sai muito caro, mesmo porque a aparelhagem não pode ficar na mesma sala do home, então precisa modificar a rede elétrica também, com uma boa fiação. Estou bem contente, funciona muito bem, os prés e amplificadores agradecem muito, mas a conta no banco tomou um belo nocaute, sai muuuuuito caro. Fiz isso por outras razões, se fosse só pelo ruído do home não faria, pelo preço gravaria por alguns anos meus projetos em estúdios profissionais.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


SpectrosGuitarman

Cara, não deveria, mas tem estúdio com instalação errada. Geralmente sala de ensaio, mas acontece. Tem como minimizar o ruído no software dps, então tem gente que simplesmente nem liga.
Eu já toquei em estúdio assim, o cara gasta uma baba em equipamento, mas com uma bobeira de nada como isso, o cara nem liga, e atrapalha muito.


São incompetentes mesmo.

Não tem como fazer isso de depois minimizar o ruido, é impossível voce fazer tantos filtros pra remover esse ruído o som fica comprometido sempre.

Se o estúdio tem ruido tipo buzz, humming muito alto ou alguma fritação de alta frequencia, esse estúdio assim é uma vergonha e se o cliente não liga pra isso, bom ai o cliente e o estúdio se merecem.

Sapopemba

Voce deve ter um loop de terra ai na sua casa, tem que investigar e ver onde é.

Sapopemba
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah, MMI e Hendrix,

Obrigado pelas informações.

Vou procurar fazer um orçamento com um eletricista para ver quanto sai o aterramento. É que não gosto de recorrer a prestadores de serviços quando se trata de reforma da casa, pois minha experiência passada não é das melhores, mas vou procurar algum colega que conheça um eletricista competente e confiável.

Quanto ao no-break, talvez eu compre um dos baratos (vi uns a partir de R$ 300,00 e não pretendo passar de 500) para usar no computador e aí faço uma experiência com o amplificador. Como toco pouco guitarra (fico mais no violão de nylon), talvez supra minhas necessidades enquanto não faço o aterramento.

Abçs

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Sapopemba

vi uns a partir de R$ 300,00 e não pretendo passar de 500

É uma cilada!

Sapopemba
Veterano
# dez/14
· votar


Valeu, Ismah, quase perco uma grana que faria falta.

Tô a fim de comprar um baixo barato. Com a grana que economizei deixando de comprar essas porcarias e mais uns R$ 500 realizarei esse desejo!

Abçs

MMI
Veterano
# dez/14
· votar


Sapopemba

Quanto ao no-break, talvez eu compre um dos baratos (vi uns a partir de R$ 300,00 e não pretendo passar de 500) para usar no computador e aí faço uma experiência com o amplificador.

Nem tente, vai rasgar dinheiro.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Sapopemba

Primeira coisa a se fazer é um aterramento, isso voce faz comprando uma barra cobreada, pois uma barra de cobre mesmo não sei se voce vai encontrar por ai, se encontrar vai ser muito caro pois o cobre é caro.

Vai em uma loja que vende equipamentos elétricos e compra com uns R$25 uma barra cobreada (com camada de cobre por fora) compre alguns metros de fio rigido de cobre grosso o que seja suficiente pra chegar nessa tomada onde voce tem os seus equipamentos, e uma abraçadeira pra prender o cabo de cobre na barra cobreada,

Isso é o mais simples, mas certifique-se que o teu neutro está aterrado (já possui aterramento própprio), normalmente no poste onde está o contador, ser for uma casa.

O aterramento que voce vai fazer deve ser separado do neutro, nada a ver com o neutro, o teu aterramento no pino central da tua tomada tripolar deve ser independento do terra do neutro QUE DEVE FICAR LÁ NA BASE DO POSTE.

Existe vários projetos de aterramentos melhores que esse, mas cara te garanto 98% de certeza que uma simples barrinha cobreada dessas, instalada em um local humido (terra humida naturalmente ou não) resolverá teu problema com terra.

Na casa dos meus avós não tinha terra nas tomadas,quando eu levava meus equipamentos pra lá ficava com esse problema, então pra quebra um galho um dia eu peguei um espeto enfiei no chão deixava a mangueira correndo agua por ali um tempo.. e usando um fio de extenção da maquina de cortar grama eu tinha tudo aterrado em apenas uma tomada, e uma eficiencia muito boa pro meu caso.

Espero ter ajudado, pelo menos já sabe o que pedir pra ser feito.. depois quando voce tiver com isso pronto, escreva pra nós e conte o resultado.

Se continuar alguma coisa ai é loop de terra, tipo se for um buzzzz. junto com hummm...

bem simples assim.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Chiado. É minha rede elétrica.