usam hand made, mas não guitarra falsificada

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# dez/14
· votar


Rsrsrs...

No dia em que os donos dos projetos começarem a reclamar das cópias pelo mundo, 90% do mercado vai parar, rs. Inclusive a Marshall, que começou sua história copiando amplificador da Fender.

Aliás, esse papo já está batido... ZZZzzzz....

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# dez/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI
Sim, é verdade isso. Eu sei que é mais fácil vender uma guitarra com cara conhecida. Mas se você cria o SEU design (tem que ser atrativo, claro...), numa puta guitarra, você terá sua chance de sucesso. E, se der certo, você estará entre os grandes. Com a PRS foi assim. Mesmo com as "cópias" iniciais, ela só se tornou a marca reconhecida que é com o design próprio! Ou alguém, hoje, confunde uma PRS com uma Les Paul??? Só se for cego! Agora, se a PRS optasse por fazer cópias identicas, seria só mais uma fábrica que faz cópias (mesmo que fosse "melhor" que a original).

rcorts
Cara, eu sabia que estava correndo o risco de ser chamado de hipócrita... Mas veja bem que deixei claro que sou reu confesso! kkkkk
Mas veja bem: por quê eu tenho 2 cópias de strato? Porque eu só tive grana pra comprar uma Fender depois! Simples assim! Não quis me desfazer das peças que já tinha. Mas eu te digo: hoje eu só compraria outra Strato (ou Tele) se fossem da Fender (ou da Squier, porque pertence à Fender). As montagens (como aquelas que nós organizamos no ano passado) são coisas diferentes, não seria uma guitarra de marca, claro. Mesmo assim, eu optaria, hoje, por colocar peças da Fender, onde possível. Aliás, eu tenho "fenderizado" as duas cópias de Strato aqui!
Agora, esse exemplo seu de remédio genérico não cabe, sinceramente... O cara faz o genérico do remédio após o fim da patente. Ok, salvam-se vidas com isso. Mas nem por isso, a EMBALAGEM tem que ser igual, né? kkkkkk
Guitarra é captador, ponte, tarraxa, corpo, braço... Não o design! Ah, e não se salvam vidas com guitarras... hehehe

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


Del-Rei

Tem toda razão, cara. Isso já foi discutido à exaustão. Tive uma loooonga discussão (civilizada, claro) com o makumba sobre isso. Conclusão: nenhuma, cada um sai com a mesma opinião que chegou. É inutil. Eu paro por aqui.

Lelo Mig
Membro
# dez/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Tinha que rolar um psicotécnico na hora da inscrição no fórum..."

Mitou!

Uma das melhores frases que já li neste FCC....kkkk

Apenas acrescentaria ao psicotécnico, uma redação!

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


Estou fazendo lutheria a alguns meses e estou em janeiro provavelmente iniciando o meu projeto de construção... Inicialmente e até agora a idéia era mandar uma Strato Fender com o meu logo claro

Mas como é algo para mim eu poderia fazer qualquer coisa, e aí, apostar em um projeto clássico de 60 anos ou reinventar a roda... Mesmo que seja para pior claro kkk, porque a roda vai continuar a girar e a strato vai continuar sendo fantástica

rcorts
Veterano
# dez/14 · Editado por: rcorts
· votar


JJJ
Cara, eu sabia que estava correndo o risco de ser chamado de hipócrita... Mas veja bem que deixei claro que sou reu confesso! kkkkk

He he he... só pra constar, não direcionei meu comentário a você nem a ninguém em específico, como eu disse, o "tópico das hipocrisias".

Mas veja bem: por quê eu tenho 2 cópias de strato? Porque eu só tive grana pra comprar uma Fender depois! Simples assim! Não quis me desfazer das peças que já tinha.

Entra no exemplo que eu disse de que hoje talvez grande parte dos users talvez nem fossem users, pois se não fossem as opções de entrada disponíveis no mercado muitos de nós provavelmente nem teríamos começado a tocar guitarra.

Eu por exemplo, tenho uma strato cujo corpo é de uma Fender, captadores são Dimarzio e o braço é um Mighty Mite. Só que o cara que me vendeu o braço tinha aplicado antes um decalque da Fender. Como a Mighty Mite é licensiada pela Fender eu nem esquentei de deixar o decalque lá, sem falar que não vou mexer sem ter know how para isso e correr o risco de fazer isso no head da minha guita.

Só que moralmente falando, se um dia eu for vender minha guitarra vou contar toda a estórinha, e deixar as coisas bem transparentes "olha, essa guitarra que tô vendendo tem corpo Fender, captadores Dimarzio e um braço da Mighty Mite, apesar desse decalque Fender no head".

Mas eu te digo: hoje eu só compraria outra Strato (ou Tele) se fossem da Fender (ou da Squier, porque pertence à Fender).

Nesse ponto eu te digo, provavelmente eu compraria uma tele ou strato de qualquer outra marca hoje em dia, dependendo única e exclusivamente de outros fatores que não a marca. Se Fender fosse a única que me agradasse e eu tivesse o tutu pra gastar na hora então seria Fender, mas não pela marca e sim por outros fatores.


As montagens (como aquelas que nós organizamos no ano passado) são coisas diferentes, não seria uma guitarra de marca, claro.

Claro, inclusive legalmente não parece haver problema algum nisso, tanto é que a Bhefner, a All Parts e a Mighty Mite trabalham exatamente com o mercado de partes de stratos e teles. E como disse o próprio Bertola em outro tópico "às vezes as pessoas se esquecem que a strato foi projetada exatamente pra isso".

Mesmo assim, eu optaria, hoje, por colocar peças da Fender, onde possível. Aliás, eu tenho "fenderizado" as duas cópias de Strato aqui!

JJJ, nesse ponto eu confesso que fiquei sem entender, pra mim nesse ponto você está indo na sua própria contramão amigão.

Agora, esse exemplo seu de remédio genérico não cabe, sinceramente... O cara faz o genérico do remédio após o fim da patente. Ok, salvam-se vidas com isso. Mas nem por isso, a EMBALAGEM tem que ser igual, né? kkkkkk
Guitarra é captador, ponte, tarraxa, corpo, braço... Não o design! Ah, e não se salvam vidas com guitarras... hehehe


Concordo com você que o design pode ser original, ou pelo menos algo aprimorado. Penso que só o fato dos headstocks não serem cópia escrita já é algo válido. Mas o exemplo de remédios genéricos não é assim tão distante não. Por exemplo, se um pedal acabou de ser "inventado" e lançado no mercado por uma marca já consagrada como EHX ou Dunlop e tem patente, ser copiado, replicado ou escambau constitui crime e eu nem discuto.

Agora, se a patente já expirou e a cópia do projeto não é proibida por lei, moralmente falando não vejo problema nisso e se eu gostar do produto compro sem problemas, só pra deixar claro meu posicionamento.

Enfim, eu usei o exemplo de remédios genéricos, mas tem mil exemplos no mercado onde a lógica é similar, citando só um deles, se não fosse o fato da Samsung ter começado a copiar a ideia de projeto dos Iphones (e a coisa ter se espalhado para tantas outras marcas) hoje provavelmente ou ainda seríamos reféns de Iphones ou talvez muitos de nós sequer teríamos smartphones.

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


A pegadinha do share of mind...

Como já falaram antes aqui no tópico, o fato de várias marcas hoje entupirem o mercado com stratos e lespas só faz manter viva na cabeça dos consumidores (ainda hoje, após mais de 50 anos) a imagem destes modelos.

Isso em publicidade e marketing é chamado "share of mind", e o fato de tantas marcas replicarem stratos e lespas só faz manter o share of mind desses modelos vivos.

Perguntem pra vários garotos de 15 anos que estão começando a tocar guitarra hoje que modelo eles pensam em comprar. Provavelmente será a) uma com floyd rose; b) uma strato ou c) uma Lespaul.

Agora vai ver quantos deles estão pensando inicialmente em comprar uma Rickenbacker ou uma semiacústica? nem a tele é tão popular assim como o trio guitarra do Islash, guitarra do Jimi Hendrix, guitarra do Steve Vai.

Enfim, réplicas e réplicas sendo feitas todos os dias e eis que stratos e lespas estão mais vivas do que nunca na cabeça dos guitarristas. O moleque começa com uma Rocky Condor já almejando ter em alguns anos sua Fender Stratocaster American Standard. Ponto para Fender e Gibson!

Só mais um ponto para reflexão: será que quem compra uma LP da Golden ou até da Vintage seria um consumidor em potencial de uma Gibson Standard? Penso que não.

Well, the things are fairly in its right place, no less, no more. Sorry.

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


o isléch não usa rickenbacker,não quero essa inutilidade. Falando sério, eu nunca ouvi falar nessa marca, ou modelo. VOu pesquisar sobre.

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


daimon blackfire

A guitarrinha dos Beatles, o baixo do Motorhead.

BJAofficial
Veterano
# dez/14
· votar


ah cara, nem da vontade de comentar um troço desses.
não sei como vocês se prestam.

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


a falta do que fazer nos impulsiona a cometer esses atos.

Javé
Veterano
# dez/14
· votar


Caju é caju Cajá é cajá ,

leonam_patolouco_legal
Membro Novato
# dez/14
· votar


Abri o topico pra tentar sanar minha duvida, fiquei mais confuso.

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


leonam_patolouco_legal

Não existe resposta pronta nem definitiva pra um tipo de polêmica como essa.

Slegin
Veterano
# dez/14
· votar


Pelo amor da sanidade, alguém feche logo este tópico.

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


rcorts

A "fenderizacao" a que me referi é que estou trocando partes vagabas por peças originais fender. Não é o logo, claro...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


leonam_patolouco_legal
O único confuso aqui é vc (que bom que vc admite), que veio com uma série de pré-conceitos permeados por falta de informação e quer emitir um parecer qualquer sem poder, apenas com base no "achismo", e, mesmo assim um "achismo" de quem não tem experiência alguma.... Bastava estudar antes, ler os tópicos (usando a busca) do próprio fórum, "ouvir" a opinião dos mais experiemntes. Só com isso vc "mataria" 80% das suas dúvidas e questionamentos.
Copiar, todo mundo copia, essa é uma das bases do conhecimento. Essa noção de que aquele que produz algo criou do nada é, não apenas absurda como ideológicamente questionável.

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Copiar, todo mundo copia, essa é uma das bases do conhecimento. Essa noção de que aquele que produz algo criou do nada é, não apenas absurda como ideológicamente questionável.

Disse tudo Bertola. Agora o que eu não entendo é o que esse tópico tá fazendo ainda aberto. O último do mesmo autor foi fechado e esse aqui tá passando de hora de ser fechado também.

LeandroP
Moderador
# dez/14
· votar


leonam_patolouco_legal

Pense melhor antes de criar um outro tópico. Como você disse em seu primeiro tópico, que "criou só para zoar".

Só quero que você perceba que o fórum não é abandonado, que tem uma equipe de moderadores que monitoram a ação dos membros com intuito de manter a ordem e o bom funcionamento do fórum.

Por isso peço que evite este tipo de atitude, respeite as regras e os demais usuários. Isto se ainda quiser fazer parte do fórum.

E este tópico está fechado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a usam hand made, mas não guitarra falsificada