Montando Gabinete 2x12 com falantes eminence diferentes (tonalidade)

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits


    Conversando com um amigo, ele me disse que viu uma caixa com dois falantes gb12 e um celestion v30, que ficou muito bacana.


    Como to montando um amp agora o 2204, e logo já vou montar mais um, soldano ou 5150 vou precisar de uma caixa de 2x12.

    Mas agora se tratando de eminence, e de um amplificador de high gain, pra metal, slayer, metallica megadeath e compania, imaginem que esse amplificador raramente vai tocar um som clean, e como vou usar dois falantes nessa caixa, pensei em usar um falante tipo o Red Coat e um Legend, pegar os graves de um e os medios de outro, e com os dois soando junto ficaria um som diferenciado e mais "completo".

    Será que ficaria interessante?, conheço apenas os celestion, mas os eminence nao conheço nenhum, então queria compartilhar algumas ideiais com vcs.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    tenho poucas experiencias com falantes cara...acho q conheço bem só o celestion V30 mesmo q é mais fejão com arroz...mas o q posso dizer é q essa ideia de mesclar falantes no mesmo gabinete é muito boa, sem duvidas! principalmente pra microfonar, seja em show ou em estudio...
    vc pode colocar um 57 num falante com os medios mais pronunciados e um condenser ou um sm 58 no falante mais grave, ou mesmo inverter pra equilibrar...enfim, é mais uma ferramenta poderosa pra timbragem!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    A ideia é bem interessante mesmo, mas acho que só com alguns testes pra ter uma dimensão dos resultados. Se desse pra fazer uma experiência virtual seria bem mais econômico. Será que tem como fazer isso em um ambiente virtual, mesmo que não seja exatamente com os modelos em questão, mas com similares?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Fica muito complicado analizar um falante por um video do youtube ou pelas especificações, como eu disse eu nao conheço os eminence, até já vi mas nada pra tirar um parametro de comparação.

    E acho que cada caso é um caso, já li s tópícos aqui no forum sobre isso e é evidente isso., uns querem pra blues outro uma versatilidade pra varios estilos de rock.

    A maior diferença que eu noto entre um som mais "macio" e um som mais "durão" é sempre entre o clean e a distorção.. parece que cada falante é bom pra um determinado estilo que se busca, bom, esse é um ponto a discutir.

    A tonalidade que se escuta em um falante, depende muito de todo equipamento, então nao levo em consideração a maioria dos videos que olho por ai, é bom quando alguem toca um mesmo solo ou riff, com o mesmo equipamento e grava com um sm57 em uma interface boa, e não faz produção nenhuma no som gravado., mas videos assim é dificil demais de achar.

    Se alguem de algum arquivos de mídia que seja um bom parametro de comparação entre os falantes eminence que são varios por sinal, e quiser ajudar a galera, será muito bom.

    E se tem uma caixa com dois falantes diferentes e puder dar mais detalhes sobre a sua caixa tb seria mt bom.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    ALF is back

    Isso é demais, captação com falantes diferentes em estúdio é muito bom.. pega depois o melhor de cada um, penso nisso tb.

    LeandroP
    Virtual acho que fica complicado, pois teria que conhecer muito os eminence em relação aos similares.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Quando faço uma captação de guitarra pra mim ou pra alguem sempre que é possivel gosto de gravar com pelo menos dois mics, um sm57 e um 421, e pegar dois timbres diferentes pelos falantes diferentes é bom demais, depois mixa esses dois sinal ajustando os filtros de cada track, e se o cara tem mais canais disponiveis, ai gosto de abusar mesmo, já ia colocar dois mics em cada falante, um mais pra borda inclinado pro cone e um bem perto do cone, e ainda um condensador pra sala, as vezes gravo e só uso uma ou duas tracks, mas ter essa gama enorme de opções na hora da mixagem é bom demais, ter falante diferente então deve ser melhor ainda.

    lembrei de quando eu tinha meus staner ao mesmo tempo, um era com falante original e outro era outra marca nem lembro agora, e só a diferença entre os falantes, ambos de 15", dava um som mais aberto, e ficava uma coisa de loco em comparação a apenas 1 amplificador, e nao era potencia, era a sonoridade que ficava bem agradavel pelo fato dos falantes serem diferentes, em um eu tinha o grave e os medios e no outro mais medios e agudo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Montando Gabinete 2x12 com falantes eminence diferentes (tonalidade)