Duvida sobre válvulas retificadoras e ajuste de bias no Lifesound Horizon.

    Autor Mensagem
    Lukegambler
    Veterano
    # abr/13


    Boa noite.

    Recentemente comprei um LIFESOUND horizon de 100w, ano 2006.
    O dono me informou que nunca havia trocado as valvulas, logo resolvi trocar primeiro as 4 do power. Elas vieram modelo 6l6, e comprei o modelo EL34L.
    Levei no técnico em eletrônica aqui da cidade, que meche em alguns amps valvulados, e o mesmo me informou que o ajuste do bias nesse amp é automático. Essa informação procede?? Realmente existe um ajuste de bias automático??
    Minha segunda dúvida é em relação as válvulas retificadoras. Encontrei uma Válvula 5U4GB Sylvania. Alguém sabe se é de boa qualidade??
    Agradeço desde já a todos.

    Abraços!

    Lukegambler
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Algum moderador, peço que coloque o tópico na seção de amplificadores, me equivoquei. obrigado

    Ramsay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Lukegambler

    O ajuste automático de bias é propiciado por um resistor de catodo ligado nas válvulas de potência.

    Porém, esse recurso gera uma menor potência de saída, sendo mais usado em amps valvulados de 15/20W.
    O Lifesound Horizon tem 100W de saída. Se ele tivesse ajuste de bias automático só daria uns 80W na saída.
    Por isso, não acredito que ele tenha ajuste de bias automático.

    Quanto a 5U4GB da Sylvania pode comprar sem susto, porque a Sylvania é uma marca de tradição.

    Lukegambler
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Putz.. Agora nem sei o que fazer.. Usando o bias desrregulado eu só prejudico as válvulas ou o amp também? No manual do amp não fala nada sobre ajuste de bias . E tá escrito assim: válvulas power : 4 el34 ou 6l6 ( a escolha do cliente ). Agora estou confuso. vou ter que levar em outro técnico para ver isso pra mim, ou comprar outro quarteto de 6l6.
    Alguém tem esse amp aqui no fórum ????

    Ramsay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    As válvulas EL34 e 6L6 são diferentes. Não se pode simplesmente trocar uma pela outra.

    Será que não existe alguma chave comutadora de 6L6 para EL34 na parte traseira do amp?

    Lukegambler
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Não existe.. Nem um potenciômetro de ajuste de bias dentro do amp.. Eu estou usando as valvulas EL34L e está saindo som normal, até melhor que as 6l6 antigas.. só senti o amp esquentar um pouco mais..
    Obrigado pelo ajuda Ramsay

    Ramsay
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Lukegambler

    Faz o seguinte:Abre o volume pra valer e toca (de preferência com drive) por uns 10 minutos numa sala meio escura e verifica se aquela parte cinzenta das EL34 não fica avermelhada.
    Se não ficar, então tá tudo bem.

    Lukegambler
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Beleza cara!!! Muito obrigado!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ramsay
    Lukegambler
    Cuidado! As EL34 consomem mais corrente de filamento, portanto se o trafo de força não estiver adequado, pode sobreaquecer. O bias da EL34 é - 37V, o da 6L6 , - 47 a - 52V , dependendo do trafo de saída. Nesse caso, as EL não estariam rendendo conforme, por estarem com mais bias que o requerido. O sobreaquecimento sentido deve-se então ao trafo de força. O Luciano anunciava que o Horizon poderia, sob encomenda, ter uma ou outra power, mas sendo ele um cara caprichoso, as modificações da capacidade do enrolamento de filamento do trafo devem acompanhar a opção escolhida. Ainda mais uma informação, o bias dele não é automático e sim, fixo, o que significa que os componentes da fonte do bias são ajustados para o valor de bias de uma opção ou outra. Dai o termo "power opcional 6L6 ou EL 34".
    Abcs a todos.

    Lukegambler
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    carlos adolphs, Muito obrigado pela explicação.. Vou ter que vender as valvulas recém compradas, e comprar novas 6l6... Muito obrigado pela explicação!!! Abraço!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Lukegambler
    Legal! Os Horizon seguem mais ou menos a filosofia dos ValveKings, da Peavey. Abcs.

    Bereta
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Bereta
    · votar


    carlos adolphs

    Meu Laney Ironheart tem uma chave que alterna o bias para EL34 ou 6L6 (padrões de fábrica). Esse tipo de chaveamento é eficiente? Qualquer par de 6L6 ou de EL34 funcionaria com a simples mudança na chave para a respectiva posição?

    Abç e obrigado pelas aulas que tem nos dado =)

    Edit: Perdoem-me desvirtuar um cadinho aqui! ;)

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Bereta
    Boas! Sim, é feito pra isso mesmo. O trafo de força é dimensionado e a chave muda o bias. Abcs.

    Lukegambler
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Estou com outra dúvida carlos adolphs e Ramsay...
    No manual do meu amplificador, consta a válvula 5u4GB como Retificadora, porém quando eu abri o amp, as valvulas que vieram nele são as válvulas 5ar4 da sovtek...
    Essas valvulas são equivalentes.. ou seja, posso usar uma ou outra??
    Achei estranho o luciano ter enviado com essas valvulas, sendo que no manual estão as 5u4GB..
    Agradeço desde já!!!
    Abraços

    carlos adolphs
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Lukegambler
    Mesma coisa, equivalentes.

    Lukegambler
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Muito obrigado carlos adolphs!!!!
    Vou comprar a 5u4GB mesmo, pois é mais barata e mais fácil de achar!
    Abraço

    tomarock
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Amigos, aproveitando a deixa... alguém de vocês teria o manual do horizon lifesound digital ? Fico grato... tbm tenho um desses. Eu tenho desde 2008. Nunca troquei as válvulas, mas na metade do ano passado ele em algumas vezes abaixava o volume, dava uns segundos, voltava o volume normal. Aconteceu várias vezes. Porém sumiu... e nunca mais voltou a acontecer. Estou suspeitando que poderia ser as válvulas, mas está tudo ok hj em dia. Esse sintoma pode ser ligado ao tempo das válvulas ? O som ainda estão lindão... maravilhoso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre válvulas retificadoras e ajuste de bias no Lifesound Horizon.