válvulas, um mal passado? um perigo esquecido?

Autor Mensagem
kakaiocesar
Veterano
# jun/12


hoje conversando com meu pai que trabalha como eletricista, fui falar a respeito de amplificadores valvulados (pedindo um rsrs), mas logo que fui abrir diálogo a respeito das queridas e amadas válvulas, ele logo me retrucou a respeito de sua segurança e confiabilidade, são verdadeiras bombas de energia, não são confiáveis, são faseados(ou seja, sua carcaça possui alto risco de está eletrizada), consomem muito, falou das dezenas de vezes que teve que consertar problemas da rede elétrica por causas delas, e até de um guitarrista que morreu eletrizado em um ginásio causada pelo seu amp movido a válvulas.
então, desde aquele momento essa ideia não de risco não surgia na minha cabeça, somente dos grandes timbres e ótimos sons vindos desses tubos.
Mas é aonde eu quero chegar, será que esses riscos, depois de 70 ~ 60 anos de sua invenção ainda pode criar uma atmosfera de perigo ? falo que muitos hoje em dia sequer lembram que estão mexendo com eletricidade, objetos perigosos e que devem ser manuseados com as devidas atitudes de segurança, que foram perdidos no passado. e nisso falo de ambos aspectos (transistonados e valvulados) ou é apenas velho costumes dos velhos?
comentem a respeito

kakaiocesar
Veterano
# jun/12
· votar


aqui vai mais uma adição ao conteúdo, que encontrei, que muitas vezes não é lembrado pela maioria

É perigoso tocar guitarra num valvulado descalço?
Sim. Tocar descalço não é recomendado em hipótese alguma, seja o amplificador valvulado ou não.
É perigoso operar qualquer aparelho elétrico que tenha partes metalicas expostas estando descalço. As cordas da guitarra fazem parte do circuito elétrico do amplificador. Portanto não se trata de um perigo dos valvulados em sí. Qualquer amplificador de guitarra e contrabaixo deve ser tocado com os pés calçados, até porque outros equipamentos de palco também podem trazer cargas perigosas, como microfones e fios-terra mal instalados, o que infelizmente é muito comum no Brasil. O fato que torna os valvulados mais perigosos, nesse aspecto, é o emprego de altas voltagens nas válvulas, o que é menos comum em transistores. No entanto, em circuitos valvulados bem desenhados, a alta tensão é bem isolada do músico.
Estou levando choques do meu valvulado, é normal?
Não. De maneira alguma. Diversos valvulados, especialmente até os fabricados até o inicio dos anos 1980 no Brasil(até os idos de 1975 lá fora, quando foi adotado o padrão de 3 pinos com terra), utilizavam um capacitor para redução de ruído. Este dispositivo praticamente liga as cordas do instrumento ao neutro da rede elétrica. Quando esta chave do capacitor é invertida, ela liga a fase da rede direto à mão do músico, fato que batiza este capacitor como "cap da morte". Em todos os casos, o correto é simplesmente desligar este capacitor da rede.
Outras causas de choques podem ser válvulas defeituosas(raríssimo), fio Terra mal instalado e ligações de neutro no lugar do terra sem haver um terra adequado no local(infelizmente este tipo de "gambiarra" é bem comum em chuveiros, por exemplo). Quando o músico toca sozinho, o perigo do choque é reduzido. No entanto, ao entrar em contato com microfones metalicos, e outros instrumentos no palco, os pequenos choques podem ter potencial muito maior em relação a outros aparelhos que também estejam mal isolados.
Pequenos choques também indicam ausência de fio terra, pois estas descargas deveriam ocorrer através do Terra e não através do músico.
fonte http://valvulados.com.br/referencia/FAQ_Valvulas#.C3.89_perigoso_tocar _guitarra_num_valvulado_descal.C3.A7o.3F

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Este papo me lembra de tópicos como este:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/289430/

O pessoal fala de montar amp como se estivesse brincando de Lego! O.o

kakaiocesar
Veterano
# jun/12
· votar


@bog
é isso que eu falo cara, o pessoal hoje anda brincando com objetos perigosos, que por muitas vezes é o vilão de todo músico

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


kakaiocesar
Na boa, sai dum valvulado por causa disso!
Graças à Deus que nada me aconteceu... o bicho queimou de sair fumaça, e não foi uma vez só. Devolvi, peguei meu dinheiro de volta e comprei um Voxzinho transistor bem maneiro :)

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


omentem a respeito

olha... eu não entendo muito de eletrônica...

alias está anos luz do meu conhecimento mas eu acredito cegamente que um amplificador atual americano ou britânico de 10 mil reais tenha o minimo de padrão de segurança para que não haja de forma alguma risco de acidentes a partir do momento que o guitarrista segue as recomendações do manual do aparelho....
mesmo os mais baratos....

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
Acho que ele ta falando sobre esses handmades fundo de quintal, vendidos a 700 reais.
Na moral, prefiro comprar um transistor honesto! Arriscar com essas coisas não vale

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Acho que ele ta falando sobre esses handmades fundo de quintal, vendidos a 700 reais.

ahh sim...

hehehe comprar valvulado por 1000 reais é a mesma coisa que comprar um 38 e por na cabeça...

a meteoro tem aquele mgv30....

me dá um medo de tocar naquele negocio que voce nao imagina

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
Então cara... na boa? Sou mais um transistorizado legal. Fui assim, e comprei um Vox Pathfinder 15r. Cara, to tirando ótimos timbres com ele ligado numa 1x12 usando meu pedalboard também. Valvulado? Só quando tiver grana pra um AC30, ou coisa do tipo.

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Desde os anos 50 até hoje os músicos usam valvulados, quantos milhares pelo mundo?....até início dos 80, inclua nesta soma, baixistas e tecladistas.

Até início dos 70, inclua na lista, Rádios, Televisores e mais alguns equipos domésticos, todos valvulados. Agora some tudo isso, quanto gente passou pelos valvulados?

Quantos morreram eletrocutados?

Existe muita segurança, fábricas sérias, marcas de renome........é mais fácil uma corda arrebentar e furar teu olho, do que morrer torrado num valvulado.

Se no Woodstock, neguinho chapado de LSD, embaixo de chuva, com um valvulado do tamanho de uma geladeira não morreu..........

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Eu nunca vi ninguém morrer com uma corda arrebentada que furou o olho. Tomando choque de valvulado? Tem até nego de banda famosa que morreu assim!

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


The Red Special


Red, eu não disse que morreu, só que furou o "zóio"...kkkk.........leva meu texto com "desconto" e bom humor, amigo, eu dei uma forçada, prá mostrar que não são tão perigosos assim.

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


kakaiocesar
Seu pai é bom heim... Além de não dar um Amp, fez você desistir da idéia Hehe

Eu To com o Lelo... Valvulado tem seus riscos, mas não é por isso que você vai torrar no aparelho... Tenho meu Valvestate a mais de 10 anos e nada...100% livre de intercorrencias

Todo aparelho oferece riscos, uns mais, outro menos, operando corretamente vai estar sempre bem

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Só para constar: não acho também que seja problemático tocar em um valvulado de "boa procedência".

Mas me assusta quando a piazada vem falando coisas como "n intendo de eletroneca mas tenho um radio velho e uma tv valvulada velha e kro monta um amp comofas". Medo! O.o

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Bog
Fazer qualquer coisa que exija equipamentos e proficiência é perigoso.
É por isso que advirto a muitos gurís aqui que não se deve mexer com ferramentas sem ter o devido treinamento para isso. Tem um monte de caras que me manda perguntas como: "... Bertola, quero fazer uma guitarra!...", achando que é fácil, e eu desistimulo no ato, pois não quero ser responsável por ajudar a um moleque a perder os dedos...
Caras como o Augusto Pedrone, Max, Carlos Adolphs, etc, são pessoas talentosas e estudiosas do assunto, e dominam as técnicas e teorías do assunto.
Edson Caetano
Tenho meu Valvestate a mais de 10 anos e nada...100% livre de intercorrencias
Cara, Valvestate NÃO é amp valvulado....
Abçs

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
10 anos de ignorância então hehe sempre achei que aquela valvula no pré o fazia ser um valvulado... Chegando em casa vou até bisoiar o bicho hehe

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas acho que com amps de mais qualidade não precisa ter essa preocupação toda com choque e morte, né?

Eu acho que sim, exige cuidados, tipo aterramento, não tocar descalço, ter equipamentos de boa procedência, não se meter a abrir e fuçar no amp sem saber o que tá fazendo, e tals...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Cara, tirando o tocar descalço, nunca tive problemas com valvulados (eu tive dois Gianninis, um Valiant e um Thunder Sound), e já tomei choque no microfone e não no meu baixo....
Abç

kakaiocesar
Veterano
# jun/12
· votar


muitas vezes a compra impulsiva pelo um bom equipamento, é deixado de lado angulo de vista de sua esposabilidade, e esquecemos das normas de seguranças básicas, que acabam por salvar nossas vidas todos os dias, sei que muito de hoje foi aperfeiçoado, mas que de nada vale se somo ignorantes a respeito do seu manuseio, cuidados essenciais passados sem ser notados. A fidelidade das válvulas hoje com certeza são mais fortes, mas não devemos esquecer que podem em um instante virarem brasas se não tomanos o minimo de cuidado.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/12
· votar


kakaiocesar

Você citou uma palavra importante: cuidado. É isso que precisa, mesmo se o amp for um head de 12 mil reais, se não tomar certas precauções, corre riscos também. Eu sou um cara super relaxado e até meio esquecido, já tomei choques tocando descalço, já tomei choques tocando sentado no chão, já toquei depois de ter levado chuva nas pernas e nos tênis... Isso me serviu de lição pra não fazer mais, principalmente quando eu comprar meu valvuladinho...

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Olha um bom exemplo que o Bertola deu e me escapou quando escrevi meu post, acima, É muito mais comum tomar choque num microfone do que numa guita.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Pódiscrê!
Tem uma certa paranóia nesse tópico.....
Abç

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


kakaiocesar
Suas posts são carregados de LSD, divertido!!
Ahuehuahuheuha

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem uma certa paranóia nesse tópico.....

Sim, topico estilo Datena , TOTAL

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


ogner
Quem ja teve valvulado handmade barato sabe do que ele ta falando, não é nenhuma mentira. Nego acha que valvulado de 1000 é ideal, vai fundo, depois que explodir o amp na cara ai ve! Quase aconteceu comigo brow

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


é os amps do Paulo Acedo, incluindo akele Low Wat de 1300 conto dele, o Acedo 276? oferecem riscos?

Jim Marshall
Veterano
# jun/12
· votar


ogner
Sim, topico estilo Datena , TOTAL


Bi dá ibagens !!!!

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira
Se não tiver trafo sub-dimensionado, valvulas chingling de procedência duvidosa, ou coisa do tipo.

ogner
Veterano
# jun/12
· votar


The Red Special
Quem tem valvulado barato que não sabe a procederia e compra de qualquer um, principalmente aqueles xexelentos do ML merece tomar um choquinho, só de leve, pra deixar de ser bobo e sem noção!! O topico deveria alertar para ESSE TIPO DE AMP, e não generalizar de forma sensacionalista como foi feito!!

Ademais isso ja foi bastante debatido por aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/246788/

o/

kakaiocesar
Veterano
# jun/12
· votar


@ogner
ah obrigado, se eu soubesse que esse topic existisse eu não tinha feito esse
não é porque um amp top de linha está livre do erro amigo (:, com qualquer falta de cuidado é perigoso em qualquer amp

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a válvulas, um mal passado? um perigo esquecido?