Ajuda e sugestões para troca dos falantes do Fender Frontman 212!

Autor Mensagem
a.strada
Veterano
# jul/12
· votar


Bom, o Man O War não sei se te atenderia. Eu fui atrás dele exatamente porque o próprio drive do tiny terror, junto do legend 1258, me parecia um pouco abafado, muitos médios rolando pra pouco grave e agudo. O Man O War praticamente inverteu o jogo sozinho, mas sem abrir muita mão dos médios. Talvez ele fique um pouco abelhudo no frontman, eu acho.

O Wizard cara... sinceramente fez eu gostar de novo do Crate (fora os pots limpos, sem chiados etc...) Ele costumava ser alto com o falante original em bom estado, mas nada muuuuito alto. Agora ele tá monstrinho, e com um timbre muito bom. Não senti os agudos muito altos com ele, mas o proprio amp já não era muito evidenciado nesse quesito mesmo, então não sei se ele te acabaria agudo demais também.

Apesar de eu não ter testado o Governor pessoalmente, considerando o que eu me lembro do frontman e levando em conta os samples do site, eu acabaria apostando nele.

E outra, se no final , supondo que você pegue dois Governor, acabar sentindo falta de um agudinho a mais, nada te impede de, por exemplo, pegar um deles e trocar por um Wizard. Talvez fique interessante essa ligação...

inExperienced
Veterano
# jul/12 · Editado por: inExperienced
· votar


a.strada
steel_guitar
E pra fechar o caso, tem uns 3 meses que eu peguei um Orange Tiny Terror, cheguei a usar esse mesmo Legend 1258 nele, tava legal até (apesar de graves bem fracos) e nesse fim de semana resolvi pegar um Man O War pra ele. Cara... que diferença. O timbre encorpou lindamente, o falante casou muito bem com o drive.
Bom fiz uma pesquisa aqui.

Parametro Thiele/Small
Thiele/Small comumente é referido a um conjunto padronizado de parâmetros que definem o comportamento de um alto-falante, muito usados para o projeto de caixas acústicas. Foi desenvolvido por A. N. Thiele da Australian Broadcasting Commission e aprimorado por Richard H. Small da Universidade de Sydney. Estes parâmetros são muito úteis para o projeto de alto-falantes porque eles são mais facilmente obtidos do que os parâmetros mecânicos fundamentais.

Fs: É a frequência de ressonância das partes móveis do alto-falante. Em regra tem-se dificuldade em produzir frequências abaixo dele. Assim, um falante com Fs de 55hz não vai produzir 35hz com desenvoltura. Já um falante com Fs de 35hz vai produzir 32hz se estiver em uma caixa com sintonia adequada. A exceção se dá quando o falante está colocado em corneta, em que é menos afetado pelo valor do Fs e funciona mais como um pistão.
Legend 1258: (fs) 94Hz / Man o War: (fs) 91Hz

Qts: Descreve a qualidade ou característica total do falante que pode ser elétrica e mecânica. Diz o quão forte os conjuntos dos sistemas de motor e magnético do falante são. Assim, um falante com valor de Qts ao redor de 0,2 vai ter um conjunto magnético grande, sendo capaz de mover o cone com enorme força. É o que em inglês se chama de "tight driver" (firme, com alto controle do movimento do cone). Quando esse Qts sobe para 0,45, o falante terá um conjunto magnético menor e exercerá menor controle no movimento do cone. Assim valores menores de Qts são indicativos de som firme e com pancada, com menor peso e graves menos profundos. Qts maiores darão um grave mais pesado e mais lento respondendo mais a freqüências bem baixas. Já para falantes de Qts de 0,6 ou acima são falantes que necessitam caixas enormes para ter uma resposta adequada, enquanto que em caixas menores não se tem resposta de subgraves. Este tipo é mais bem usado em som automotivo em um veículo de 3 volumes, em que o porta-malas funcionaria como Vb.
Legend 1258: Total Q (Qts) 0.99 / Man o War: Total Q (Qts) 0.68

Qms: Leva em consideração as propriedades mecânicas do falante, isto é, a suspensão externa (borda) e a aranha que prende a bobina, responsáveis pela sustentação do cone a fim de que mantenha o movimento linear dentro do gap. Na prática, valores de Qms maiores dão um som mais aberto, mais limpo e com melhor dinâmica, motivo pelo qual terão menos perdas. A borda terá maior flexibilidade e a aranha terá construção dando como resultado maior fluxo do ar e maior sensibilidade, sendo bom indicativo de reserva de energia acumulada.
Legend 1258: Q (Qms) 6.15 / Man o War: Q (Qms) 11.66

Bl: Força motor do falante. Quanto maior o valor de Bl mais forte será seu conjunto magnético (motor). Falantes com alto valor de Bl, ao redor de 30 ou mais, tem maior condição de controlar seus cones adequadamente. Certamente terão conjuntos magnéticos massivos, pesados. Em geral apresentarão também baixos valores de Qts. Falantes com Bl abaixo de 20 ou menos terão menos condições de controle do cone. Logo terão valores de Qts maiores. Eles se darão melhor em caixas dutadas, band-pass, dando uma resposta lenta e pesada, com resposta fraca a transientes.
Legend 1258: BL Product (BL)10.9 T-M / Man: BL Product (BL) 12.3 T-M

Vas: Esse parâmetro vai dizer o quão controlado é o movimento do cone, sendo medido em litros. Há várias variáveis que influenciam na determinação do seu valor. Não se pode assegurar que altos valores significam ser um falante melhor. A suspensão (aranha) simples ou dupla, bem como o tamanho do cone (Sd), também a temperatura ambiente, a umidade do ar vão afetar seu valor, o que faz esse parâmetro ser um dos mais difíceis de ser medido com precisão.
Legend 1258: Vas 32.5 liters /1.2 cu.ft. / Man o War: Vas 38 liters /1.3 cu.ft.

Mms: Significa o peso do cone, da bobina e de outras partes móveis do conjunto. Assim, um falante de 18" com um Mmd de 100g vai ser mais eficiente do que um que apresente um cone mais pesado. Um cone leve também será movido mais rapidamente em relação ao mais pesado. Parece ser uma característica dos falantes de alto Qts (seria para compensar?), dando a idéia de ter resposta adequada a transientes, quando de fato, falantes de alto Qts, devido ao seu conjunto motor (magnético) menos eficiente, anulam as vantagens do cone mais leve. Falantes com cone de 200g ou mais vão apresentar cones mais pesados e firmes, e de maneira geral vão ser menos eficientes, ter dupla aranha e valores menores de Qts. Falantes com cones mais pesados podem apresentar um som mais lento, mas se tiverem Qts baixo e Bl alto, ao contrário, terão boa resposta a transientes, isso devido ao conjunto motor forte. O parâmetro Mms é o peso do cone incluindo a massa radiante, não devendo ser confundido com o Mmd. Alguns programas de simulação de caixas de som vão calcular os valores de Mms quando se entra com o Mmd.
Legend 1258: MMs 32 grams / Man o War: MMs 31 grams.

Sd:Quanto maior o cone, mais ar ele irá movimentar. Como reproduzir sons graves significa mover ar, quanto maior o cone menor será o movimento necessário pra dentro e pra fora (excursão do cone). Quanto mais fundo o cone maior o Sd, o que explica valores diferentes para alto-falantes com o mesmo diâmetro. A largura da suspensão também influencia esse parâmetro. Alguns autores quotam a distância do diâmetro começando pela suspensão externa incluída até ao limite do cone do outro lado, para o efetivo diâmetro do pistão.
Legend 1258:Sd 506.7 cm2 / Man o War: Sd 519.5 cm2

Xmax: Valor mais amado por muitos, este parâmetro representa a distância da altura total da bobina diminuída da medida da altura da peça polar superior, dividida por 2. Ou seja, é a distância em que a bobina mantém seu enrolamento dentro do gap acima e abaixo da peça polar (onde se tem o fluxo magnético). Assim, um falante com Xmax de 8mm quer dizer que ele poderá ter um movimento de 8mm para fora e 8mm para dentro estando ainda dentro do fluxo magnético e com movimento linear, assegurado pelo conjunto magnético, suspensão da borda externa e aranha, e pelo damping factor do amplificador. Excedidos esses valores o cone do falante não mais estará regulado por esses controles, sendo colocado por autores que usá-lo constantemente desta forma não é recomendado, uma vez e o reconamento vai ser uma questão de tempo. Cabe ainda advertir que alguns fabricantes adicionam 15% a esses valores por fins marketeiros. Confundir esse valor com o Xmecânico pode causar graves problemas à saúde do falante, pois além de compressão dinâmica, poderá bater no fundo do gap deformando a forma da bobina.
Legend 1258:(Xmax) 0.5mm / Man o War: (Xmax) 0.8mm

Vd: Se a questão é mover grandes quantidades de ar nas baixas freqüências, este é o parâmetro a ser olhado. Isso por que para produzir som é preciso mover ar e quanto mais baixa a freqüência a ser reproduzida, maior será a quantidade de ar a ser movida para dar determinado resultado. Pode-se fazê-lo usando cones menores (menor Sd), com a penalidade de ter maior movimento pra dentro e pra fora em relação aos cones maiores. A área do cone maior dividida pela área do cone menor vai dar a necessidade de deslocamento do menor em relação ao maior para produzir o mesmo resultado. É fácil calcular isto e comparar os valores de Vd vai dar um indicativo do que um falante de graves pode produzir, sendo uma coisa que poucos realmente fazem.
Legend 1258: (Vd) 24cc / Man o War:(Vd) 42cc

η0: Olhar o valor de eficiência de referência é mais útil do que olhar o valor quotado pela maioria dos fabricantes para a sensibilidade (eficiência em dBs). Alguns valores não são os calculados pelos parâmetros listados (não conferem) sendo às vezes inflados. Outros são quotados sem ao menos termos os parâmetros disponíveis. Falantes com altos valores de Xmax geralmente são ineficientes (baixa sensibilidade), necessitando amplificadores maiores para que consigam tocar. Isto significa altos dispêndios quando se poderia usar falantes mais eficientes, empurrados por amplificadores menores, com resultados semelhantes, se não melhores, talvez com uma fração do gasto. Se o caso for obter som de caixas menores e tocar os falantes com potências extremas, a solução será usar longas bobinas ineficientes, de grande x-máxima, com grandes e caros amplificadores.
Legend 1258: Xmax 0.5mm / Man o War: Xmax 0.8mm.

Ta ai uma "pequena explicação."
Estes dados vem no manual do falante.
Pelo que pude compreender (no pouco que li, e se eu estiver errado me corrijam), o Man o War ganha em quase todos os parâmetros do Legend 1258.

steel_guitar
Veterano
# jul/12 · Editado por: steel_guitar
· votar


inExperienced
Orrraaaaa manoooo!
E "QUE" pesquisa, heim!!!! hauoiahia!
Maravilhoso irmão, matou a pau!
Muito obrigado pelas informações.... foram vitais para a nossa comparação... além de acrescentar demais ao tópico!!
Valew msm manooo!!!

E a.strada....
Muito obrigado pelas dicas, meu véio...!
Suas opiniões pessoais e experiencia pratica têm contado muito aqui!
Sem dúvida, elas influenciaram postivamente minha decisão!!!!

Muito obrigado msm turma!!!!
Assim que tiver td perfeitamente modificado, posto pra vcs o resultado!
É nois!

Qualquer coisa, precisando de mim... gritem ae!
Tamo junto!
Abraço!

inExperienced
Veterano
# jul/12
· votar


steel_guitar
Orrraaaaa manoooo!
E "QUE" pesquisa, heim!!!! hauoiahia!
Maravilhoso irmão, matou a pau!
Muito obrigado pelas informações.... foram vitais para a nossa comparação... além de acrescentar demais ao tópico!!
Valew msm manooo!!!

Obrigado!
Olha quando der o up grade no amp poste aqui pra gente saber como ficou.
Se der pra gravar o som do antes e do depois vai ser muito bom.
Valew.

steel_guitar
Veterano
# ago/12
· votar


Led Zé
a.strada
inExperienced

Fala ae, rapaziada!
Como vão???

Bom... fiquei de voltar aqui pra contar pra vcs, quando eu tivesse encontrado (de maneira prática) a solução pro meu amp/timbre!
Pois bem.... aconteceu no fds passado!!! Mas não foi pela troca de falantes!
Foi pela troca do AMP msm! haha!!!

Eu estava levando com o Frontman como dava.... mas o execesso de agudos continuava me incomodando bastante ainda!
Até que, fuçando aqui no forum, encontrei um topico falando do Hiwatt G100!!!
Lá a galera elogiava demais o amp, sem economia, e isso despertou minha curiosidade (leia-se "GAS"! rs!)...!
Ouvi os samplers do dito cujo, e curti demais!!! Fora a opinião dos colegas de FCC, que também me animaram muito!

Então, me impulsionei na busca por um Hiwatt G100 (que segundo alguns aqui, não é tão facil de se econtrar)...!
Achei um usado, numa loja de uma cidadezinha vizinha aqui...! Não pensei duas vezes, catei o telefone e pedi pro vendedor reservar!

Fui até a loja no sábado passado... levei todo meu equipo (guita e pedais)...!
Quando pluguei o amp e dei o primeiro acorde, meus "olhos brilharam"!!! HAUHoiuahAH
Foi fantástico!!!! Que timbre animal!
Encorpado, definido, frequencias muito bem equilibradas.... resumindo, PERFEITO!
Era justamente o timbre que eu estava procurando!!!!
Fiquei espantado com a resposta do amp....! Pra mim, é sem dúvida o melhor SS que já testei na vida...!
Quando o pessoal fala (lá no tópico) que é um SS com nível de valvulado, não é exagero!!! É exatamente isso, posso afirmar!!!!
O Hiwatt botou todos os outros SS's que conheço (Peavey, Laney, Fender, Roland) no chinelo!
Respondeu muito bem com meus pedais!!! Um timbre lindo!!!
Nunca imaginei que um timbre daqueles pudesse ser produzido por um amp SS!!! Mudou todos os meus conceitos!

No fim... voltei feliz pra casa com o amp! (deu troca no meu Fender)!

Finalmente, econtrei o timbre que eu procurava, graças a Deus!!!!!
Estou muito, mas muuuuito satisfeito!!!!
Recomendo o amp de olhos fechados!
Adiquirir o G100 só me fez querer conhecer ainda mais a Hiwatt!
Se os SS's da marca são desse nível absurdo... imagine os all tube!

É ae isso pessoal!
Muito obrigado pela força aee!

Abração!

a.strada
Veterano
# ago/12
· votar


Parabéns pela aquisição cara!

O que tão recomendando esse amp não é brincadeira em matéria de SS.

Tô ficando até com vontade de dar um pulo na Teodoro pra ver se consigo dar uma testada nessa marca por lá.

steel_guitar
Veterano
# ago/12
· votar


a.strada

Nem fale, cara!
Ouvia falar muito bem sobre a marca, mas nunca tinha tido oportunidade de ver um Hiwatt de perto!

Até que comecei a ler sobre o tal G100.... e os comentarios eram tão animadores, que me fizeram querer testa-lo de qualquer jeito!
E meu... foi só tocar alguns acordes com o bixo, que aquela historia de "não querer trocar o Fender por nada" caiu por terra na hora!
Eu tive ctz que voltar pra casa com o Hiwatt era exatamente doq eu precisava!

Te garanto... os elogios da galera pra esse amp não são exagero não!
O amp é tudo oq o pessoal fala, sim! Literalmente IMPRESSIONANTE!
Como eu disse logo acima:
"Nunca imaginei que um timbre daqueles pudesse ser produzido por um amp SS!!! Mudou todos os meus conceitos!"

Se puder testa-lo, meu... não perca a oportunidade! Acho que vc vai curtir tbm!

inExperienced
Veterano
# set/12 · Editado por: inExperienced
· votar


steel_guitar
Fiquei triste e alegre!
Triste pq vc não faz a troca dos falantes e "sabermos" a diferença (eu tava curioso, olhava este tópico sempre que dava).
E alegre pq vc enfim achou um amp que te satisfez.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda e sugestões para troca dos falantes do Fender Frontman 212!