Valvulas 6L6 qual modelo? (quero uma o mais "Clean" possível)

Autor Mensagem
bluesband
Veterano
# nov/11


Tenho um Meteoro Classic Deluxe 12 (60 watts - no power tem 2 valvulas de cor azul, marca Sovtek (Made in Russia), modelo 6L6B (vem escrito na valvula "GT Performance Tested".

Tenho uma Line 6 POD HD500 e me apresento em barzinhos e eventos, sempre microfonando o amplificador com um Shure SM7 (off axis).

O problema é que deixo o controle de volume do amplificador no 7. Ligo a POD no Return do Meteoro (usando assim só a sessão do Power do amplificador).

Só que mesmo nas simulações de Clean (como Fender e afins) da POD, o som crunch fácil. Queria trocar por valvulas mais "Clean"; que não "crunchasse" fácil.

Algumas dessas aqui atende o que eu quero?

Válvula 6L6/6P3S/5881 Reflector
Válvula 6L6WGC/5881/6P3SE base baixa Sovtek
Válvula SV6L6GC Svetlana =S= (copia chinesa)
Válvula 6L6WXT+ 5881 Sovtek
Válvula 6L6GCR Shunguang
Válvula 6L6GB Sylvania - Single
Válvula 6L6GC JJ
Válvula 6L6GB RSD
Válvula 6L6GC Sylvania
Válvula 6L6GC Svetlana =C= (original russa)


bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


Só lembrando que esse amplificador Meteoro Classic Deluxe 12 é cópia ou baseado no Fender Hot Rod Deluxe. Mas, claro que o circuito pode até (talvez mesmo) ser o mesmo, mas a qualidade dos componentes nem se compara com os Fender. Sem falar nos falantes Bravox que vem nos Meteoro (experiencia própria: tempo de vida do falante é curto, mesmo quando novos os graves embolam com volume 7 ou 8, etc). Resmunindo: o amplificador é nota 8 (com boas valvulas), mas o falante é ZERO.

ssantoss
Veterano
# nov/11
· votar


cara acho que talvez esse seu problema nao seria do amp e sim da pedaleira, pelo que eu entendi vc usa a pedaleira com pre, portanto usa simulações de pre amplificadores talvez eles estejao dando essa distorcao, tenho uma boss gt-10 (uso ela num fender frontman 25r, que nao e valvulado), os pre amps dela vc regula a distosao/clean pelo botao gain do pre ampli, se vc quiser um timbre mais limpo abaixa o gain, quando uso os pre amps e do uma batidas mais fortes nas cordas ou uso em volumes mais altos ele distorce, por causa do pre amp. se eu nao me enganho e bem dificil cruncha as 6l6.

bluesband
Veterano
# nov/11 · Editado por: bluesband
· votar


ssantoss
Sim, entendo o que você quis dizer, mas estou ciente disso. Eu já fiz testes com varias simulações de amplificadores (só pré) "Clean" na POD HD500 e deixo o controle DRIVE bem baixo, ainda sim, o som cruncha. E outra, o volume MASTER da pedaleira, já testei de 50 a 85% e cruncha do mesmo jeito.
Sobre o VOLUME do preset, DRIVE do preset e VOLUME MASTER da pedaleira, já fiz todos os teste. E SEI que o drive da simulação pode influenciar nesse "crunchamento" do som. É coisa da valvula mesmo. Não tem outra explicação! Preciso encontrar um modelo de valvula 6L6 o mais "Clean" possível. No mínimo, vai aliviar esse "Crunch" natural de valvulas.

tatus
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband, eu faria mais alguns testes nesse preset, inclusive nos controles de tonalidade do ampli.
Mas se quer umas válvulas mais lineares para colocar no ampli sem maiores complicações vai de KT66.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband
tatus
O problema principal não é a 6L6 nem KT66(para colocar tem que reajustar o circuito).O return do loop está recebendo excesso de sinal proveniente do pedal.A 6L6 é uma válvula que demora pra crunchar, se está ocorrendo distorção é por sinal excessivo(tem que ajustar o out level da pedaleira) ou por desajustes no circuito(válvula fraca ou bias).Comece colocando baixos níveis de saída da HD e vai subindo até atingir o valor que cruncha.Abaixe um pouco e este será o máximo de sinal que vc pode mandar.Creio que 99% do problema vem de setagem inadequada da saída da HD( acontece muito).Abcs.

bluesband
Veterano
# nov/11 · Editado por: bluesband
· votar


tatus
eu faria mais alguns testes nesse preset, inclusive nos controles de tonalidade do ampli.

Eu NÃO uso controle de tonalidade do amplificador, ligo minha POD direito no return. Os controles de Gain, Bass, Middle, Treble e Presence ficam desativados. Só funciona o volume MASTER e o REVERB.

carlos adolphs
O return do loop está recebendo excesso de sinal proveniente do pedal
Pode ser, mas como faço, deixo o ampifcador e minha POD em volume 50% ? Ou deixo meu amplificador no talo (recomendação do Pedrone) e vou subindo o volume MASTER da POD até crunchar, pra saber o limite de sinal de saída da pedaleira que faz o amplificador crunchar?

Não seria mais fácil alguém que conheça de valvulas, recomendar um modelo de 6L6 ou algum outro modelo de valvula que soe limpo (com o volume Master do amplificador no 6 ou 7)?
Daí, se for o caso, eu troco as valvula e já mando fazer uma revisão no amplificador, bias, etc !?

Alguém me ajude ! hehehe

tatus
Veterano
# nov/11 · Editado por: tatus
· votar


carlos adolphs, to contigo; mas ele disse ter testado de tudo quanto é jeito e estar ciente das regulagens e afins... (edit: além de estar fixado na ideia de trocar as válvulas)
(obs: mestre, to procurando o melhor preço, depois ponho o link lá!)

bluesband, amigão, deixa o drive da pedaleira no 0.
Clean não tem drive.

Se não for isso vamos ver se aparece alguém que entenda de válvulas para te ajudar.

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


tatus
Já deixei o DRIVE no 0 , e o VOLUME do preset no 10 (mesmo assim, fica muito baixo o volume do preset, mesmo com o volume do amplificador no 10)
Simulando um Fender Twin Reverb ou Fender Deluxe Reverb).

Não tenho idéia fixada de trocar as valvulas, essa é a ultima opção pro meu "problema", só isso.

tatus
Veterano
# nov/11 · Editado por: tatus
· votar


bluesband,
Vai numa loja e diz que ta procurando um ampli pra comprar que fique bem com a pedaleira que você tem e testa. Ou com o ampli de uma amigo.
Se ficar bom sabe que o seu ampli precisa de ajustes.
Se crunchar do mesmo jeito tenta fazer um preset na sua pedaleira novamente, partindo do 0, até achar o Clean que deseja.
Esses ampli que você esta simulando cruncham mesmo.
Pode fazer o que o Pedrone disse, deixar o ampli no talo para isso; mas não deixe de testar também com o volume que usa sempre.

georginho_gallagher
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband

e aí tudo certo?

Cara, diz aí só uma coisa: quando vc espeta a pod no return do teu amp, e o amp com baixos volumes, distorce? ou a distorção vem só quando vc aumenta o volume do meteoro?

Pelo que li ali, vc já testou as simulações da HD tanto no modo préEpower quanto só no pré (as últimas simulações, que dizem "pré"), correto?
Já testou também todas as opções de line out da HD?

abcs

lemingue
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband

Se seu amp não cruncha com pré dele mesmo então o problema está no pré do POD (regulagem ou sei lá o que).

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


georginho_gallagher
A POD HD500 tem simulações de 16 amplificadores, quando você escolhe a simulação de um amplificador, você também tem que escolher opções de simulação de: Caixa (Cab.) 1, 2 ou 4x12, simulação de power e bias.
Mas, a pedaleira também oferece esses mesmo 16 amplificadores simulando só os Pré deles. Eu uso essa ultima opção. Escolho a simulação só do pré de algum amplificador, equalizo (Drive, Bass, Mid, Treble, Presence, Volume - alguns vem menos ou mais coisas de EQ, depende do ampli). Power mesmo eu uso do meu próprio Meteoro, porque além de valvulado, fica menos uma coisa para simular na pedaleira (que seria um Power). Por isso ligo a saída da POD no Return do Meteoro.
A opção de Line Out ainda não testei... Bem lembrado por você.

Eu uso o volume do Meteoro no 7, porque do volume 6 pra baixo, o ampli gera um som sem vida, pouco grave - não dá um "punch". Tem outra: o falante com o amplificador em em volumes baixo não ajuda nos medios e agudos, prinpalmente o grave que, praticamente, some.

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


lemingue
Ligando minha guitarra direto no Input do ampli, sem a POD HD500, depende do volume do canal selecionado e a quantidade de drive que coloco. Claro que ele vai crunchar.
Já ligar a POD no input do ampli não faz sentido... Um pré em cima de outro pré?

wiskeria
Veterano
# nov/11
· votar


esquece a pedaleira e toca como macho porra! chega de mimimi...

georginho_gallagher
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband

Hum, perguntei porque se vc usasse a 1a opção, nesta acho muito difícil tirar um som clean mesmo. Mexo pouco nas simulações da HD, uso-a em 4 cable, mas pelo que testei para se ter um som mais clean mesmo é só nas opções de pré. Nas opções com pré e power embutidos (estas com simulações de cabs) até se tira um clean, mas ela acrescenta muito do drive para se simular a tal dinâmica dos valvulados. Se consegue um clean c/ drive no 1 ou 2, mas aí o som fica sem graça. Quando testei as simulações pré no meu amp, ficava ruim de saturar...

Testa lá as opções de line out, entre elas as opções de amp input ou stack input contam com bass e high cut. Tem também umas chavezinhas do lado do pedal de expressão, não lembro bem o que é mas é bom dar uma revisada... hehe.

Perguntei sobre os volumes, por que se em baixos volumes do teu amp, crunchar, é porque o problema tá na saída da line 6.
Não entendo bem dessas ligações de simulação, mas embora teoricamente seria o correto ligar a pedaleira como pré direto nos poweramps dos amps, parece que algo não casa bem, sei lá, parece que tem alguma coisa de impedância que não fecha. Tem um pessoal que deve entender mais disso. Só sei que na minha experiência, nem POD, nem Tonelab nem doctor drive que eu tive ficaram bons direto no power do meu amp, que é valvulado.

Abçs

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


wiskeria
REGRAS:

2. Respondendo tópicos
2.1. Respeito é fundamental! Não é tolerado qualquer tipo de agressão neste fórum, seja com usuários, artistas, marcas, etc;
2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos;

É o seguinte cara, macho eu sou e também boa pessoa, pois nunca respondi de maneira babaca e imbecil a nenhum membro ou tópico neste fórum. Eu sempre tentei acrescentar algo pra ajudar o topico (ou pelo menos tentei, com o pouco conhecimento que tenho).
Toco na noite, em eventos, vivo de Música, ela paga minhas contas, então não tem essa de "mimimi", porque estou buscando informações aqui no fórum. Quero trabalhar de maneira profissional, e tenho humildade suficiente pra aprender com qualquer um aqui que está querendo ajudar.
Não sei porque você se incomodou por eu usar pedaleira e tentar resolver meu problema.

lemingue
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband

Já ligar a POD no input do ampli não faz sentido...
Não falei pra fazer isso.

depende do volume do canal selecionado e a quantidade de drive que coloco
Coloca no seu "clean" ou o que tiver parecido. Aquele que tem o objetivo de ser o canal ou regulagem mais clean que tiver e aumenta o volume. Quando crunchar tá aí o "ponto" do seu amp. Se ele vier bem depois do que com a pedaleira, diminua a saída dela ou troque o simulador de pré ou coisa assim. Simulação eu não manjo muito, mas, as de gabinete creio que é para quando se usa em linha.

O wiskeria é um cara participativo aqui no fórum. Com certeza foi só um lance para descontrair colega. Não estressa não.

Abs!

tatus
Veterano
# nov/11 · Editado por: tatus
· votar


bluesband, acho que agora ta dando pra visualizar melhor a solução depois desse outro detalhe que você postou.
Se usar só a simulação de pré vai ter no mínimo crunch mesmo, dependendo do ampli simulado vai ter overdrive; provável que sem volume pois é assim que funciona os valvulados. Sem power, sem volume!
Se fizer a simulação do ampli inteiro (não só do pré) vai ter seu problema resolvido. Não tem problema simular o power e jogar no power de verdade.
Pisa sem dó que o timbre vai ficar animal!

JC_Junior
Veterano
# nov/11
· votar


Uma pergunta meio idiota...

Você já verificou se esse crunch não está vindo da pedaleira, da própria simulação do pré?

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


lemingue
Não estressei... Só acho que há maneiras mais descontraídas parar descontrair alguém ou lugar.

tatus
Vou simular power na pedaleira, vamos ver no que vai dar.

JC_Junior
Bem, pode ser que esse crunch venha da pedaleira. Mas, se uso simulação dos dois amps Fender, que são os mais limpos de todas as simulações e ainda sim cruncha, é estranho.

Vou fazer alguns testes aqui.

macaco veio
Veterano
# nov/11
· votar


bom, eu culparia o meteoro e não as 6L6.

snd
Veterano
# nov/11
· votar


a guitarra é ativa? talvez ela esteja saturando a entrada do POD

e não esquece que o Return do AMP tem um circuito de buffer antes do power, é outro ponto que pode saturar.

a última coisa ai que deveria saturar é a valvula do power, a não se que ela esteja sendo alimentada com uma tensão muito baixa.

georginho_gallagher
Veterano
# nov/11
· votar


JC_Junior

Você já verificou se esse crunch não está vindo da pedaleira, da própria simulação do pré?

tatus

Se fizer a simulação do ampli inteiro (não só do pré) vai ter seu problema resolvido. Não tem problema simular o power e jogar no power de verdade.

Aí é que tá. Aqui em casa, quando uso por ex. a simulação de Bassman pré e espeto direto no power, posso colocar o drive/volume do Basman no talo, que continua saindo som clean, não satura nem a pau. Agora, a mesma simulação de Basman, no esquema pré+power+cabinet já satura a partir do 3-4. Isso jogado no power ou mesmo no input dos amps. Isso rola com todas as simulações, porque simulando pre+power vc tem o ganho dos 2, pré e power. Simulando apenas o pré, grande parte das simulações saem clean. Por isso, o comentário que eu postei tem exatamente o princípio contrário do de vcs, mas, vale a tentativa dos ajustes e ver no que dá.

bluesband

Apesar de contraditório e ter o problema da coloração pelo preamp do amplificador, não vejo tanto problema em jogar as simulações no clean, acho que podes conseguir um ótimo resultado. Agora, mesmo com a pod mandando sinal alto, vc tá conseguindo meter num amp de 60w volume em torno do 7, sendo ele cópia dos fenders rot hod deluxe, que são altos p/ chuchu, sei lá mas acho que tem algo de errado aí, regulagem de bias, ou outra coisa do tipo.
Uma última dica: vc tá com um amp clone do fender, certo? deve ter um clean bem bacana. Porque vc não experimenta ligá-lo nos 4 cable, usa o teu pré (ou seja, o teu ampli meteoro) para sons cleans, e joga as simulações para o timbre sujo? Eu faço aqui em casa sem problemas, é só regular os volumes para não ter disparidades. Vc pode alternar o seu pré com várias simulações, aproveitando todos os recursos e efeitos da pod tanto com o teu pré como com os da pedaleira, é interessante. Se tiver interesse e houverem dúvidas, é só dar um alô.

abçs a todos.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


bluesband
Pode ser, mas como faço, deixo o ampifcador e minha POD em volume 50% ? Ou deixo meu amplificador no talo (recomendação do Pedrone)
(seu post)
Comece colocando baixos níveis de saída da HD e vai subindo até atingir o valor que cruncha.
(meu post, a parte que vc não leu)
Não seria mais fácil alguém que conheça de valvulas, recomendar um modelo de 6L6 ou algum outro modelo de valvula que soe limpo (com o volume Master do amplificador no 6 ou 7)?
Desculpe se não dou a resposta que vc quer ouvir, mas talvez meus 40 anos trabalhando com válvulas, engenharia eletronica, projetos de eletronica embarcada, algumas centenas de amplis montados, operando e fazendo manutenção do meu equipamento valvulado no meu estúdio a mais de 10 anos, não sejam suficientes.Prometo que vou estudar mais.

tatus
Veterano
# nov/11 · Editado por: tatus
· votar


georginho_gallagher, isso mesmo, o pré do Bassman é para ser mais limpo mesmo. Então quando joga o power a pedaleira manda excesso de sinal para o ampli. O bassman não tem essa distorção nem no 7, quiça no 3 ou 4, rsrs ...por isso bato na tecla que o Adolphs falou lá no começo do tópico, excesso de sinal indo para o ampli, é comum como ele disse e distorce mesmo.
Até porque essas pedaleiras são feitas para ir com qualquer coisa, tem que ter essa dinâmica de volume. Vai ter equipamento que ficará bom recebendo 100mV dela, outros 0.5V de sinal para ter o mesmo resultado.
Se não aprenderem a mexer nisso vão ter que re-regular toda a pedaleira toda vez que forem espetar ela em um equipo diferente.
O lance que falei é justamente para ele abrir minimamente o pré e dar volume no power sem exageros (até conseguir o clean que quer - mais uma vez, do jeito que o Adolphs explicou lá no começo), depois ajusta o sinal de saída da pedaleira e/ou de entrada do return do meteoro.

bluesband
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs
Desculpe se não dou a resposta que vc quer ouvir, mas talvez meus 40 anos trabalhando com válvulas, engenharia eletronica, projetos de eletronica embarcada, algumas centenas de amplis montados, operando e fazendo manutenção do meu equipamento valvulado no meu estúdio a mais de 10 anos, não sejam suficientes.Prometo que vou estudar mais.

Cara, que resposta ! Enfim...

A tópico que eu criei, é pra tentar resolver um problema de sobre valvulas de Power. Já tentei de tudo, de volume de preset, volume MASTER da pedaleira, volume do Amplificador. As simulações dos Fender (os mais Clean da pedaleira) acabam "crunchando". Mas, mesmo assim... Aprendi algumas coisas aqui, umas boas dicas; e vou testá-las.

bluesband
Veterano
# nov/11 · Editado por: bluesband
· votar


snd
a guitarra é ativa? talvez ela esteja saturando a entrada do POD

Não. Epiphone Les Paul Custom Classic (Custom Shop - Edição Limitada). Captadores passivos, e de saída moderada. E a POD tem um PAD que tira alguns dB da entrada da pedaleira, nem uso, porque não precisa.

e não esquece que o Return do AMP tem um circuito de buffer antes do power, é outro ponto que pode saturar.

Ótima observação. O meu Meteoro tem mesmo, para o Send e Return tem uma chave giratoria escrito "LOOP LEVEL", ta no mínimo; no zero mesmo.

a última coisa ai que deveria saturar é a valvula do power, a não se que ela esteja sendo alimentada com uma tensão muito baixa.

Com tensão baixa? Não seria tensão alta?
É só uma pergunta !

erickchba
Veterano
# nov/11
· votar


Nao sei as outras, mas com a experiencia que tive (e ainda) tenho com as 6L6GC da Mesa Boogie, elas nao cruncham facil assim nao.

carlos adolphs
Veterano
# nov/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


erickchba
bluesband
O crunch está acontecendo a nível de pedaleira e não do power.Guitarras com captadores hambucker saturam fácilmente a entrada das pedaleiras.Vai ter que fazer uma sequencia de regulagem tanto da entrada como da saída da pedaleira.Para verificar se a entrada está com muito ganho, ligue a pedaleira, quando o crunch acontecer vá diminuindo o volume no potenciômetro da guitarra.Se o som limpar é sinal que já tem o ganho de entrada muito alto.Diminua até que com a guitarra no máximo volume dela, não aconteça o crunch.Memorize.Depois começe com o ganho baixo de saida e vá aumentando aos poucos, até chegar ao crunch, aí volte um pouco.Uma coisa vc deve fazer antes de tudo, é ver se seu ampli não está distorcendo só com a guitarra, sem a pedaleira.Pluga direto e deixa no clean.Sempre digo que a válvula, se não estiver mal polarizada nem fraca, não causa crunch com sinais normais.Uma 6L6 para ser assim chamada, não importando o que venha depois do nº, tem que repetir em laboratório todas as características das outras 6L6, então não tem mais clean ou menos clean.O sufixo de letras após o nº apenas indica quais temperaturas de bulbo, rigidez mecânica, construção do soquete, espaçadores mecânicos internos, voltagens maiores ou menores de funcionamento, mas nunca clean ou crunch.Isso é padrão entre elas.As marcas por sua vez vão definir qualidade de durabilidade, em função de materiais mais reforçados, composição melhor do vidro, vácuo mais perfeito, que influenciam o tempo de vida, nas não as características de clean.Nem os filamentos podem ser comparados, pois 90% são feitos pela mesma fábrica, terceirizada, assim como os catodos.Isso para as procedentes do Leste Europeu.Os outros 10% são as chinesas, por enquanto inferiores em qualidade, mas estão se aperfeiçoando.Faça os testes que lhe indiquei e depois poste os resultados.Abcs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulas 6L6 qual modelo? (quero uma o mais "Clean" possível)