Posição do microfone

    Autor Mensagem
    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Magrinho123


    Bom galera, fiz um pequeno vídeo mostrando a diferença no som quando vc coloca o microfone em diferentes posições em relação ao falante, pois eu acho que este é um assunto muito importante pois influencia muito no seu timbre final que será gravado pelo microfone.

    Como eu ainda sou meio "noob" neste assunto (gravo com meu valvulado desde que eu ganhei ele, há 1 mês), gostaria que quem for mais experiente que dê algumas dicas e macetes sobre o assunto.

    Sem mais delongas, meu vídeo (assistam em 480p, pois o som fica melhor):


    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    up

    Boggione
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123

    Opa sempre tive curiosidade de saber a diferença, realmente, tem muito diferença, gostei da primeira posição!

    londrer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    É bem legal isso!
    Quanto mais para o centro do falando, mais você pega o agudo, o brilho. E quanto mais para as bordas, mais o som fica medio e grave.
    É legal tbm ver que qnd vc colocar dois mics, uma na frente e um atrás, o som do mic de traz é bem mais grave e qse não tem agudo. Por isso mto gente grava com mic atrás, pra ganhar corpo no som da guitarra.
    É realmente algo mto legal!

    Microfonação é uma arte eu quero aprender mto sobre isso!

    ogner
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123

    Que mic é esse? Achei estranho mesmo na borda a 45° ficar tão "bright"

    É isso ae....Microfonar é uma arte que requer muito suor!! hehe!

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Sempre coloco na frente do amplificador,porque eu procuro não incomodar vizinhos.

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Boggione
    Fui testando aqui, a que mais gostei até agora foi meio que uma mistura entre as 3 primeiras, ele ficou no centro, um pouco afastado (não muito) e com a "cabeça" só um tiquinho de nada virada pro lado, a primeira posição eu achei que quando a nota chega naquele ápice de "agudice" fica estridente demais, mas pra tocar uns solos mais fritados ainda é a melhor posição (pra mim).

    londrer
    Andei lendo umas paradas, e lí que pra colocar o microfone atrás, deve-se inverter a fase de um deles, ou a diferença entre as duas ondas captadas pode ocorrer cancelamento de determinadas frequências. Eu faço curso técnico de mecatrônica, então foi só falar de inverter a fase que eu já entendi o que é e porque precisa fazer, mas acho bom esclarecer isso pra quem não sabe:

    uma onda fica o "contrário" da outra por causa do lado diferente do falante, pois enquanto de um lado o falante está para frente, do outro lado ele está para trás, então deve-se inverter a fase de um dos microfones, isto é, fazer com que a onda que ele capta ficar "ao contrário", para que não haja divergência entre elas.
    Se não ficou muito claro, eu posso tentar desenhar alguma coisa no paint, daí eu acho que fica bem fácil de entender.

    ogner
    Ah, vc tocou num ponto interessante: o modelo do mic! Bom meu caro, este aqui é um 'EB 3200', feito pela marca 'E Box'. Custa aproximadamente R$15, ou seja: microfone genérico. Eu achei que pro microfone que vagabundo que ele é, até que ficou bom o som, principalmente porque ele é um microfone projetado para captar voz heauehauehuaeh
    Acho importante dizer que quando for gravar utilizando um microfone genérico para voz, deve-se desligar a opção "aumentar a sensibilidade" ou "boost" que tem no windows, caso ela esteja acionada, o som fica pior ainda hahaha

    rocknroll1234
    Realmente, vizinhos são um problema... peraí, eu também sou vizinho, do meu vizinho! Damn...

    ogner
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123

    Saquei....Vendo assim ate que ta legal mesmo, hehehe, 15R$!!

    Mas vc não mexeu em nada depois de gravar, reverb, eq, compressão etc?? Essa é a gravação crua mesmo??

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ogner
    Não mechi em nadinha, é som captado pelo mic, gravado pelo Audacity, juntado com as ibagens no Movie Maker e "uploadeado" no YouToba.

    renansena777
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Carai, nao sabia que a diferença era taaaao absurda assim o.O

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    renansena777
    é pelo mesmo motivo que cada captador faz sons diferentes.

    duh

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123

    Poderia gravar umas bases agora ? Tipo Ac/Dc ou mesmo Guns pra ver como esse mic se comporta com sons mais graves pq pra solo já ouvimos que ele funciona bem até demais.

    Salek
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    A bem da verdade, esses tipos de angulação de microfone servem mais para encorpar o som em gravações e oferecer todas as nuances do timbre. Em ao vivo, é comum utilizar apenas o frontal.

    Dizem que o Metallica usava 4 microfones para gravar as guitarras. Um frontal, um Off Axis, um afastado e um atrás do amplificador.

    Provavelmente na mixagem, se dá mais ênfase no microfone frontal, usando os outros para encorpar o timbre.

    Creio que existe a possibilidade de simular isso no Guitar Rig.

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    Gravarei umas bases, nunca testei ele para bases, na verdade aquela alí foi minha primeira gravação de todas com o mic, pra estrear mesmo, fora isso só usei ele pra jogar CS ehauehuaehauhe
    Já to gravando, logo logo ta aí

    Salek
    É, ao meu ver parece que o timbre mais fiél ao do amp foi com o mic apontado para o centro, mas não tão perto assim, mas nem tão longe quanto apresentado alí no meu vídeo.

    4 mics? Acho que é muita coisa, mas fazer o que, músico é tudo muito "cri cri" com o próprio timbre ueaheuaheuhaeu

    Sim, no Guitar Rig dá pra simular o microfone em cada lugar diferente, podendo também misturá-los, mudar a fase, etc... tem lá vários tipos de microfone, bem como vários tipos de caixa, e mode-se até mudar o tamanho da caixa, uma caixa menor, por mais que seja do mesmo tipo e tenha o mesmo numero de falantes parece que dá uns médios mais gritantes, seilá...

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom, pra testar o comportamento do mic em bases pesadas gravei a música Laid To Rest do Lamb of God, uma com o microfone, outra pela saída de linha.

    Essa é com microfone:


    Essa pela saída de linha:


    Como meu fone de ouvido quebrou, não pude avaliar direito, pois estou só com o som dos falantes do notebook xD Mas pelo que pude perceber aqui pelos ridículos falantinhos do note, o timbre não ficou tão ruim, mas não ficou muito bom nas partes que são tocadas abafadas, como no último verso da música (3:12 do primeiro vídeo). De uma forma geral eu achei que ficou melhor gravado em linha do que com o microfone. E vcs, o que acharam, ouvindo com seus fones de ouvido de qualidade?

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Só não reparem na minha pantufa de velho! heuaheuaheuaheua

    ogner
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123

    Cade a BT da primeira?? hehehe


    \m/

    Eu preferi a em linha!!

    Max W.Fillies
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Esse primeiro vídeo foi muito esclarecedor,

    esse microfone de eletreto parece muito bom,,
    pois pela distância que ficou do alto-falante nem embolou muito o som,, no caso nem pegou muita ambiência,
    no caso eu já fiz um teste com 2 microfones ligados ao mesmo tempo,
    sendo que virados de lados opostos e aparentemente ficou melhor.

    abs...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    O renansena777: Carai, nao sabia que a diferença era taaaao absurda assim o.O

    É por isso que eu sempre falo quando a galera avalia timbres aqui no FCC não conta como o microfone. Parece que ele não existe, mas sim, ele altera totalmente a sonoridade dependendo da posição e também da marca/modelo.

    É fácil verificar isso usando um simulador como o Amplitube.

    Abs

    londrer
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: londrer
    · votar


    Magrinho123
    Não precisa desenhar não. Eu acabei de concluir o curso de Áudio do IAV :)
    Na verdade qualquer coisa q você gravar com 2 microfones a distancias diferentes da fonte sonora gera cancelamento de fase, pq o som checa ante em um mic do q no outro, e quando você soma os dois mics em mono você tem cancelamento de frequencias.

    Você calcula esse atraso de um mic para o outro e na hora de somar os sinais da mixagem, compensa com um delay no som q não está atrasado (ou puxa o que está).

    E o grave d gravar com um mic atras, se dá pq os agudos, além de serem ondas extremamente pequenas (6kHz = 5,7cm [1 ciclo]), são ondas direcionais. Resumidamente, juntando esses dois fatores, a onda não consegue ir para traz do ampli diretamente. O grave já é uma onda grande (120Hz = 2,8m [1 ciclo]) além de ser Omni direcional e portanto não encotra prblemas em falar para traz do ampli tbm.

    E a distância que você coloca o mic de traz e o da frente em relação ao ampli é q causa o cancelamento quando somado em mono.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Magrinho123

    Caraaaaaaa me diz aonde tu comprou esse microfone ai que eu quero comprar um lote ! No meu modo de entender as coisas a gravação com o mic ficou superior. Muito boa mesmo e valeu ai por ter gravado.

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    haha, eu comprei o mic no supermercado 'pague menos' aqui de paulínia, duvido que vc ache outro microfone igual em outro lugar, porque é muito genérico. Realmente, dei uma revisada aqui nas duas ultimas gravações, desta vez com fone de ouvido (genérico também, to guardando dinhero pra comprar outro fone bom, o meu fone de qualidade quebrou), e parece que faltou um pouco de definição no som dos dois, mas de maneira geral, o q foi gravado com o microfone parece que tem mais brilho, apesar de ter distorcido um poquinho. Vou regular melhor na próxima gravação pra ver se eu consigo resultados tão bons quanto do primeiro vídeo.
    Vlw!

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    a única coisa que eu achei que ficou realmente ruim foi os acordes abafados, em ambas as gravações.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posição do microfone