Como a posição do microfone no amp influencia o timbre

    Autor Mensagem
    Rachmaninoff
    Veterano
    # jan/15


    Achei este vídeo muito informativo, e compartilho aqui:



    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Muito bom isso. Eu uso o hanging/off axis

    Casper
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Caro Rachmaninoff:

    Os melhores resultados que eu consegui foram
    colocando o microfone atrás (no bom sentido):




    Hitman
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Hitman
    · votar


    Esse cara faz um negocio interessante com os falantes/microfones que eu nao sabia. Curto os videos dele pra cacete.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Esse cara é bem maluco rsrsr
    Já conhecia os vídeos, o cara é um rato de estúdio,

    Filippo14
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Marcando.....

    filipe.sollo
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff, Casper e Hitman
    Muito legal esse tópico e os vídeos!
    É incrível como a microfonação pode mudar drasticamente o timbre. Temos um cliente que conseguiu um timbre mais pesado do Mini8 trabalhando, principalmente, na posição do mic.

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    O vídeo do Hitman é bem esclarecedor. Antes de mais nada, a escolha do microfone é importantíssima, não é simplesmente uma questão de pegar um SM57. Depois acertar a posição, o pré, a eq... Não é tão simples. Olha um vídeo legal sobre microfones em guitarra.



    Ramsay
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    MMI

    Interessante o vídeo, mas, de alguma forma,s achei a maior parte do som dos microfones bem próximos.
    Eu acho que ao invés de captar na borda, ele deveria ter captado no centro dos alto-falantes.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    É nessas horas que vc ve se seus ouvidos estão treinados rsrs

    São essas pequenas diferenças, que soam pequenas, quando individuais, que fazem a as grandes diferenças na mix final.

    Concordo com MMI, escolher o microfone, e a sua posição é uma arte à parte. Uso um Arcano A57 - clone do SM57 - e já consegui tirar sons diversos com ele alterando esses pequenos detalhes.

    Percebamos também que essa diferença se dá muito mais notável com drive, devido a compressão e presença de harmônicos (espectro mais largo). Em contra, o clean é meio que "tanto faz", pois é bem menor o espectro gerado.

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ramsay

    Eu acho que ao invés de captar na borda, ele deveria ter captado no centro dos alto-falantes.

    Como comparação, o importante é estar no mesmo lugar.

    Ismah

    Exato. A captação é o momento mais crítico talvez, precisa ser perfeita. Se pensar nos 3 passos básicos - captação/gravação, mixagem e masterização - o início, no qual todos os outros dependem, é a captação. Se for perfeita, todo o resto fica fácil. E isso começa com o microfone certo, na posição certa, no pré certo.

    Só não concordo que no clean tanto faz. Assim como com drive, existe clean e clean. Um clean mais rock, talvez pensando numa strato num Bassman ou Twin Reverb por exemplo, é um som cheio de médios-agudos e pode fazer menos diferença, mesmo assim o boost dos dinâmicos tipo SM57 na região é bem nítido. Se pensar num clean bem jazz, por exemplo num duo de uma archtop e um piano, vai precisar de muito mais definição de graves e médio graves que a maioria dos dinâmicos não conseguem dar. Então depende do clean, depende da proposta, a escolha do microfone no clean faz toda a diferença.

    A verdade é que cada microfone tem seu som e suas nuances, isso deve ser usado a favor da melhor sonoridade.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Não disse que era tanto faz, mas que era menos relevante (ou ao menos foi o que quis dizer).

    Como comparação, o importante é estar no mesmo lugar.

    Que fique claro... Como comparação de mic, o importante é estar no mesmo lugar.

    Filippo14
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Hitman
    Realmente esse cara faz uns vídeos legais mesmo. Inclusive usei a ideia dele para testar as coisas aqui em casa hahhaha.


    Contudo uma coisa que me chamou a atenção foi as escolhas dele. É nítido como ele escolheu o falante e microfone que tivessem menos médios, ele tentou ao máximo o som scooped para heavy metal padrão da atualidade, e o engraçado é que eu gostei mais dos sons com mais médios, com cara de heavy metal anos 80.

    Não é uma crítica somente ao cara, mas ao estilo em sí, teve uma discussão grande sobre isso em um tópico à um tempo e é engraçado, como é perceptível essa escolha pelas pessoas que produzem e tocam esse gênero somente.


    Ressalto que não tenho nada contra o cara, inclusive assisti varios vídeos dele e usei essa dica dele aqui em casa, foi mais quanto a equalização das coisas.


    Abração

    SkyHawk
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    Estou querendo testar o hanging também...me dá umas dicas básicas...
    Como vc prende o cabo ? Só enrola na alça do amp ? Fita crepe ? Como é a captação do 57 na posição hanging, haja vista que a capsula fica apontada para o chão e não para o falante ?

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    me dá umas dicas básicas

    Enforca o mic rsrsrs

    Como vc prende o cabo ? Só enrola na alça do amp ? Fita crepe ?

    Nem isso. Meu caso é cabeçote e caixa, então o cabo passa entre o amp e o cab. Sei que tem o risco do A57 mergulhar de cápsula no chão (mas não faço nada pra prevenir) já que ele fica bem firme, mas não custaria dar uma volta no pésito do amp.

    A fita crepe (preferencialmente PRETA) deveria ser a melhor companheira de qualquer músico. No caso de um cab e um hanging frontal, é uma boa ideia dar a volta na alça e prender o cabo com fita, fechando um círculo. Isso fora menos o cabo e dá mais segurança ao sistema.

    Se ainda se sentir inseguro faça o "hanging hipotético", usando um pedestal, com o mic apontando para o chão ou para o lado (resultados diferentes) em off axis literalmente.

    como é a captação do 57 na posição hanging, haja vista que a capsula fica apontada para o chão e não para o falante ?

    Antes de tudo, eu tenho um A57, não um SM57. Isto significa que meu mic tem uma curva de resposta diferente do primo rico. Este que já tem um som ardido, seu primo pobre tem o "pobrema" em dobro.

    Some isso a meu timbre que no conceito dos users do FCC é "mais aberto". Pra vc ter ideia, o tone do cap do meio fica em 6~7 (pot 250k linear) e da ponte em 8~10 (pot 250k linear). A chave de bright do amp (Duovox 100B + 2x12 Classic luthieria) fica aberta (pro controle ficar na minha mão literalmente) e dou um corte no bass pq o amp tá no chão (o resto é flat).

    Pode ver que como num sistema antigo (1900 e guaraná com rolha) eu saio com sinal MUITO agudo pra minimizar a perda de sinal ("não" uso buffer) pelos cabos, mas to sempre compensando uma possível perda de um lado, ou de outro.

    Nos gêneros que vivi 6 anos de carreira (memo que como técnico), eu tenho ou um teclado ou uma gaita (acordeon), ou ainda os dois, disputando frequências, com a minha guitarrinha. Aí preciso vencer eles onde não me alcançam: agudos.

    Ainda comecei a gravar em fita K7, ali tenho uma perda enorme de agudos, então instintivamente meu timbre é mais agudo.

    Que quero dizer com isso tudo? Meu caso é bem específico. A perda de agudos do hanging, é minimizada por N fatores.

    Assim, no getal sobre o hanging, ele gera um acréscimo de graves (o mic capta as frequências refletidas pelo chão), e no MEU caso isso é bem vindo. Talvez no seu vá embolar tudo - não s desespere, tente colocar o amp sobre algo, vai diminuir o sinal refletido.
    E também essa posição capta bastante da sala. Dispensando até reverb na pós edição NO MEU CASO. O que ainda posso dizer, é que não existe condição, de usar o hanging de um SM57, ou semelhante, ao vivo, devido a gerar muitos vazamentos (só se for com iso'box).

    SkyHawk
    Membro
    # abr/15 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Ismah
    Muito obrigado pela explicação, grande ajuda !!!
    Tenho um SM57 original que microfona meu valvulado (off-axis, colado na tela, falante de 12) e comprei um kit com 3 Arcano A-57 para outras funções, é com um deles que vou testar o hanging microfonando um amp SS da segunda guitarra (base).

    Quero testar para gravar o ensaio da banda, pseudo ao vivo em espaço pequeno. Esse acrécimo de graves é uma boa pois o amp que vou microfonar é um SS que é muito agudo e tem falante de 10'

    alexandrecoppo
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Rachmaninoff, Casper, Hitman, MMI E material tupiniquim bom sobre microfonação, vocês conhecem?

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    alexandrecoppo

    E material tupiniquim bom sobre microfonação, vocês conhecem?

    Difícil, hein? Mesmo em inglês...

    Microfonação tem muitas variáveis, muitas possibilidades. Acho que até tem o certo e errado, mas cada um faz de um jeito. Vai muito da vivência, da prática.

    O legal é você conhecer diferentes abordagens, praticar bastante e criar seu método.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    SkyHawk
    o amp que vou microfonar é um SS que é muito agudo e tem falante de 10'

    Cara eu to meio "noiado" com isso, to quase indo pra uma 2x15 diagonal ou vertical atá rsrsrs

    Pra registrar... Quando uso ele de frente pro cone eu microfono entre o cone e a borda do cone, aí fica uma jóia pro meu timbre rsrs

    off-axis, colado na tela, falante de 12

    É o mais comum junto com o on-axis. Mas tem a variável da região do falantes, que varia muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como a posição do microfone no amp influencia o timbre