Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Equipamentos de som para igreja

Autor Mensagem
pastor alexandre
Veterano
# mar/11


Olá pessoal sou novo aqui e na área de som, por isso preciso muito da ajuda de vocês. Sou pastor e a igreja onde estou mede 12x30. Atualmente o som lá consta de: 2 cx meteoro fixadas no teto da igreja, 2 cx de grave, 2 retornos no altar (palco), 2 potências (uma de 8000 e outra de 4000), um multicabo de 25 metros, dois equilizadores, 1 crossover e uma mesa de 16 canais. O som está muito ruim, pois os equipamentos são bem antigos, principalmente a mesa e as caixas. Vamos mudar o sistema de som e queria saber o seguinte:
1 - Qual a medida de som ideal para um espaço como este?
2 - Se eu colocar uma cx ativa e outra passiva preciso da potência ainda?
3 - Escolhi cx da oneal são boas?
4 - Porque as caixas ativas dão diferença de wrms para as passivas mesmo sendo de modelos iguais é normal isso?

Escolhi os seguintes equipamentos e gostaria de saber se são bons também:
- mesa de som behringer sx3282;
- 1 cx grave ativa 100wrms;
- 1 cx grave passiva450 wrms;
- 1 cx ativa 550 wrms;
- 1 cx passiva 250 wrms;
- 1 power play behringer ha8000;
- 1 crossover behringer cx2310;
- 1 compressor behringer cx 2600;

Grato

carlos adolphs
Veterano
# mar/11
· votar


pastor alexandre
Boa tarde!Pastor, a coisa tá meio embolada, vamos desenrolar a coisa:
-A mesa tá OK, é boa e serve perfeitamente.
-A relação de potencia entre a caixa de graves(creio que se trata de um subwoofer) e a caixa de voz, não está correta.Se vc põe 550W na voz, o grave deve ter no mínimo 50% a mais, coisa de 750W, no caso.Não seria uma caixa de 1000W+ passiva de 450W?
-O uso de ativa + passiva é possível e usável, porém tenha em mente que seu sistema será sempre mono.Com 550W+ passiva de 250W, tem até potência demais ainda que a potencia se divida entre elas.Uma coisa que sei é que Jesus é perfeito e não é surdo.Vc não precisa excesso de potência, precisa de qualidade, inteligibilidade.Se vc somar os graves propiciados por essas caixas mais as de sub-graves, vc terá excesso de graves dentro da sua igreja, que não é muito grande e o som terá a tendência de embolar.Não creio que o equipamento anterior seja ruim, mas sim que teve o mesmo problema que vc terá ao instalar o novo.
- Se a caixa de graves é ativa e feita para isso, deve ter o seu crossover interno e a de voz também, com certeza, então o crossover CX 2310 é desnecessário, assim como o compressor CX2600.Eles só são necessários quando vc usa sómente caixas passivas e módulos de potência separados.
-Provávelmente vc irá usar o Powerplay HA 8000 para os retornos de fone, está ok.
-No lugar do crossover e do compressor, use um bom equalizador de no mínimo 31 frequencias, pois dentro da igreja, vc vai precisar.
O ideal para igreja seriam estas caixas:
http://www.dbtecnologiaacustica.com.br/Linearray_COMPACT.php
estas precisam de módulo de potência e crossover, mas resolvem melhor o problema inerente de reflexões dentro da igreja.
Espero ter ajudado.Fica com Deus!

pastor alexandre
Veterano
# mar/11 · Editado por: pastor alexandre
· votar


Olá Carlos, obrigado pelas dicas, e como mencionei sou muito mas muito inexperiente nessa área. Gostaria se possível então que você me passasse uma lista de possíveis equipamentos que você acha ideal para minha realidade (mesmo não sabendo de detalhes). E realmente as caixas de graves são uma de 1000 e outra de 450.
Grato

carlos adolphs
Veterano
# mar/11
· votar


pastor alexandre
Vc pode fazer com a sua lista, só tira o crossover e o compressor e põe um equalizador de 31frequencias.Mas seria legal vc entrar em contato com o pessoal da DB, via site, mandando a planta baixa da igreja, que eles são especialistas e podem fazer um projeto legal pra vcs.experimenta, só pra ver.Abcs.

pastor alexandre
Veterano
# mar/11
· votar


Carlos percebi que as caixas que você indicou são separadas tipo você pode ir montando qtas quizer. Qtas caixas dessa vc acha necessário?

carlos adolphs
Veterano
# mar/11
· votar


pastor alexandre
Para vc ter uma idéia, eu usava 4 deles para tocar o palco menor em uma casa de shows, aqui na cidade, com dj e etc, com capacidade para 600 pessoas nesse local, mais duas caixas de sub graves, e sobrava som.Pra medida da sua igreja, dá e sobra, 4 caixas DB compactas e duas sub graves passivas.Dai nesse caso vc usaria a mesa, o crossover, o compressor da sua lista nova, mais o HA8000 para 8 retornos com fone de ouvido, um equalizador, que pode ser dos que vc tem já em uso para o PA e o outro equalizador para os retornos de ouvido, o módulo 8000 para as caixas de graves(que podem ser as suas em uso) e o módulo de 4000 para as DB compactas.A grande vantagem das DB é que elas tem alto rendimento e são instaladas suspensas no teto, o que melhora a projeção.Na real de caixas, vc só adquiriria as DB compactas, e de equipamento, o crossover e o compressor + o HA8000 com fones para o retorno(recomendo comprar os fones da ARCANO, melhor custo-benefício) e a mesa nova.O resto vc usa o que tem, que fica bom:os módulos de potência, os equalizadores e as caixas de graves.Fica com Deus!

pastor alexandre
Veterano
# mar/11 · Editado por: pastor alexandre
· votar


Olá Carlos,

Outro problema são nossas caixas de graves que são bem velhas e não estão legal, já foram recondiionadas várias vezes, e neste caso acho que precisaria troca-las, mas preciso da opinião de vocês. O que são esses sub-graves?

Sobre os line array eu colocaria duas de cada lado da igreja fixas no teto então?

carlos adolphs
Veterano
# mar/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


pastor alexandre
Ok, pode por duas sub-graves novas então.A DB também tem umas excelentes.O line array se for colocar dos dois lados teriam que ser 4 de cada lado, senão cai a eficiência.Mas na casa de shows, usava apenas 4 no meio, em mono.Um sistema estéreo na igreja pequena criaria problemas de cancelamento de frequências, melhor fazer mono.Quando a igreja crescer e provávelmente vai, aí vc só precisa comprar mais 4 caixas de line e expandir o sistema e aí sim, colocar 4 de cada lado.Quando me refiro ao sistema inicial mono, na realidade, ele estará em estéreo, com duas caixas em cada canal do power, porém as 4 montadas juntas em posicionamento físico mono( no centro) do palco/altar.Lógico que vc a princípio poderia colocar duas de cada lado, mas vai perder rendimento e terá de comprar dois "bumpers"(suportes) de qualquer maneira, sem poder cumprir os ajustes de fábrica.Se vc tem verba disponível para 4 de cada lado, aí sim vc pode montar o sistema em estéreo real, pois com 4 caixas vc poderá angulá-las de modo a evitar os cancelamentos de frequência e fase.No caso de usar 4 de cada lado, vc pode substituir o crossover e o compressor, por um digital processor Behringer DCX2496, que substitui os dois com vantagens, além de poder fazer o alinhamento automático do sistema.O preço dele até acho que custará menos que os outros dois juntos.Abcs.
Pode escrever para: cadolphs@terra.com.br

pastor alexandre
Veterano
# mar/11
· votar


Olá Carlos, gostaria de sua opinião sobre a mesa behringer, andei lendo algumas coisas e quase todos criticam o uso dessa marca. O que você acha?

carlos adolphs
Veterano
# mar/11
· votar


pastor alexandre
Eu uso dois modelos delas em todos os meus PAs e nunca tive problema algum.Para mim são ótimas.Abcs.

pastor alexandre
Veterano
# mar/11
· votar


Carlos preciso de uma mesa com 8 saídas para retornos. Qual vc usaria e me aconselha?

carlos adolphs
Veterano
# mar/11
· votar


pastor alexandre
Pastor, primeiro vc precisa avaliar se realmente vai precisar das 8 saidas de monitor(auxiliares).Veja bem, se o pessoal do Backing vocal são 3 por exemplo, estarão os 3 no mesmo canal monitor, e não cada um no seu, aí vc já precisa só 6 canais.É que 8 monitores encarece bastante o preço da mesa e restringe as opções.Uma excelente mesa nessas condições, com 8 auxiliares seria a Behringer MX3282Aou a SX3282efx
http://www.fujisom.com.br/produto_detalhe.asp?offset=180&COD_PRODUTO=1 783
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-172641352-mesa-de-som-behringer -eurodesk-sx-3282-c-nf-frete-gratis-_JM
A segunda tem mais recursos e tem efeitos embutidos.Abcs, fica com Deus.

guibarcelos
Veterano
# 24/jan/13 10:14 · Editado por: guibarcelos
· votar


pessoal estou ressurgindo o tópico...

é o seguinte, tento ser tecladista hehehehe, mas não entendo nada de equipamentos de som, amplificadores, enfim, nada de equipamentos de áudio. só que estou responsável de um orçamento de 1.700 pilas pra comprar um equipamento de som legal pra igreja (que ainda é pequena), que dê pra fazer um som legal, e que seja um produto que valha o que se pede. sei que com esse dinheiro não farei nenhum milagre...

a intenção e ter um equipamento que dê pra tocar a banda "toda" , teclado,baixo,guitarra, e os microfones...

me deêm uma luz por favor, não sei se é melhor comprar dois amplificadores multiusos, ou comprar uma mesa de som dessas mais baratas com um amplificador multiuso, ou seria melhor comprar um ampli de guitarra e um para contra baixo desses pequenos, e uma mesa com mais um amplificador multiuso?

estou completamente perdido...

espero a ajuda de vocês...
por enquanto vou pesquisando por aqui pra aprender mais sobre tudo isso.

guibarcelos
Veterano
# 25/jan/13 19:13
· votar


to pensando e comprar uma mesa behringer 12 canais , com uma caixa ativa? por 2.500..

está bom?

carlos adolphs
Veterano
# 28/jan/13 21:00 · Editado por: carlos adolphs
· votar


guibarcelos
Boas! Meu caro, com esse orçamento, vamos ter que acionar nosso amigo Jesus. Vai precisar um milagre da multiplicação do som, com o devido respeito. No seu caso, para iniciar seria ideal uma mesa amplificada Behringer tipo PMP 990 ou equivalente em conjunto com duas caixas 2 way com alto falantes de 15 polegadas e driver de titanium.Assim teria um som de preço razoável, que poderia, básicamente ligar tudo a nível de igreja. Depois , mais tarde vai expandindo o sistema e melhorando a banda. Cubos independentes para guitarra e baixo são recomendáveis. Vc vai precisar de retornos. Nesse caso pode usar o Behringer powerplay 8000 com fones individuais, usando para sinal, a saída do canal de monitor da PMP. Abcs, fica com Deus!

guibarcelos
Veterano
# 30/jan/13 01:07
· votar


carlos adolphs
Seria melhor duas caixas way de falante 15 no lugar de um caixa ativo? So nao lembro do modelo que vi na loja, mas a mesa é uma da behringer de 12 canais, com efeitos, mas ela não é amplificada, por isso da caixa ter de ser ativa... se que futuramente teremos que comprar os cubos do,baixo e guitarra. Vc pode ser mais especifico com o modelo da mesa da behringer? Pq da behringer ja sendo amplificada so achei muito cara, com isso passaria meu orçamento... que pode ir até 2.500

guibarcelos
Veterano
# 30/jan/13 01:13
· votar


Assim, a mesa da behringer amplificada Pmp , o modelo mais novo do que vc me indicou, é a Pmp 1000, que ta na faixa dos 1600 pilas, e me sobram mais ou menos 900 pilas, pra compra dos caixas....

carlos adolphs
Veterano
# 03/fev/13 21:19
· votar


guibarcelos
É o problema é o orçamento. Caixa ativa + passiva e mesa também dá, porém por um mínimo de qualidade e potência aceitável, vc vai gastar praticamente a mesma coisa. Uma saída é procurar um equipo usado em bom estado, dentro do seu orçamento. No ML ou no OLX vc encontra vários. Com os 900 reais que sobrariam do orçamento, daria para montar duas caixas de 15", comprando gabinetes vazios e altofalantes separados. Tem várias opções. Fica com Deus.

daniel_gtrl
Membro
# 04/set/13 17:28
· votar


Pessoal, tenho mts duvidas em relação a som de igreja ..vamos começar a obra de ampliação da igreja, a igreja vai ficar com 30x12
temos 4 caixas de som, 2 amplificadores de pontencia, 1 mesa de som yamanha 16 canais. Queria saber quanto fica pra melhorar e o que tenho que comprar pra ter retorno em fone

Dino02xlive
Veterano
# 06/nov/13 14:55
· votar


E ae pessoal, preciso muito da ajuda e vocês, o som está muito abafado devido aos twiters estarem queimados.

Minha igreja disponibilizou 3 mil reais para melhorias no som. o salão é bem pequeno e a acústica é ruim, de altura deve ter no máimo 2,7 metros de largura cerca de 4m e comprimento cerca de 15. o forro do teto é de pvc.

Atualmente temos:

1 mesa behringer xenyx 2442 fx
1 Potência de 800 rms.
2 Caixas Passivas (só funcionam os falantes).
2 Retornos em bom estado.
2 Microfones Shure
1 par de mic s/ fio Smart (meia boca).

Durante o culto usamos 4 microfones, violão e teclado na mesa.

Pensei em comprar 2 caixas ativas da CSR de 200 rms http://www.vendasrapidas.com/caixa-acustica-csr-3000-a-ativa-200w-com- 3-entradas-com-eco-pr-1462-108245.htm
Mais um par de microfones Karsect de R$ 570,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514532281-kit-microfone-karsect -duplo-uhf-kru-302-sem-fio-2-espumas-_JM

Com o dinheiro restante eu compraria cabos e reformaria as duas caixas passivas e retornos para ligá-las na potência.

O que acham? será se melhora a aparelhagem que está parecendo o carro de pamonha?

O que me sugerem?

Ismah
Veterano
# 06/nov/13 21:09
· votar


Dino02xlive

2 caixas ativas da CSR de 200 rms

vc já respondeu:

está parecendo o carro de pamonha

Foge dessas amplificadas. Não sei porque, mas sempre que descarrego elas, eu tenho N problemas com microfonia, e um operador de áudio me fazendo sinal o tempo todo.

O que me sugerem?

Coloque drives novos no lugar dos queimados. Reveja a fiação e troque o necessário.

Veja se a potência não precisa de manutenção.

Faltou dizer se vc tem graves... pq se não vai parecer carro de pamonha mesmo, só com um médio agudo.

Dino02xlive
Veterano
# 06/nov/13 22:13
· votar


Dino02xlive

2 caixas ativas da CSR de 200 rms

vc já respondeu:

está parecendo o carro de pamonha

Foge dessas amplificadas. Não sei porque, mas sempre que descarrego elas, eu tenho N problemas com microfonia, e um operador de áudio me fazendo sinal o tempo todo.

O que me sugerem?

Coloque drives novos no lugar dos queimados. Reveja a fiação e troque o necessário.

Veja se a potência não precisa de manutenção.

Faltou dizer se vc tem graves... pq se não vai parecer carro de pamonha mesmo, só com um médio agudo.


Tudo que tenho é isso que citei, não sabia que precisava de uma caixa de grave, Estou pesquisando aqui no fórum sobre o assunto, não tô achando muita coisa específica.

Deixando as caixas q tenho ok, preciso de quantas caixas graves?
Perdão pela ignorância! hehe

Ismah
Veterano
# 06/nov/13 22:51 · Editado por: Ismah
· votar


Dino02xlive

Cara é bem variável com o ambiente (faltou a altura pra mim dar mais certeza)

Pra vc ter ideia, na banda que trampo temos 4 SB850 empuradas por um StudioR X5 de 5600W, + 2 Line array Taigar TGR com 1x12" + drive, sendo empurradas por um StudioR X3 com 3600W. Dá pra tocar pra 800 pessoas.

Como diz o Carlos Adolphs (procure por ele, que ele te diz detalhes bem técnicos), sei que Jesus é perfeito e não é surdo. Acho que de duas (dois falantes por caixa) à quatro (1 falante por caixa) dá e sobra, pra igreja de 30x12, tocando por alguma potência de 2000W.

Suponho que vc tenha sistema fly, ou ao menos caixas suspensas. Embutir as caixas de grave no altar é uma boa.

Um EQ de 31 bandas cai bem também.

Dino02xlive
Veterano
# 06/nov/13 23:07 · Editado por: Dino02xlive
· votar


Fui lá medir, metade tem 3,5 de altura (fundo), a parte da frente onde fica o altar e as duas caixas + retornos tem 2,5 de altura por causa do forro de PVC. As caixas ficam em suportes na parede.

Dino02xlive
Veterano
# 06/nov/13 23:27
· votar


Aqui tem uma foto (péssima qualidade) que dá para ter uma noção, apesar dos retornos estarem encobertos.

http://imageshack.us/photo/my-images/163/o0ro.jpg/

Ismah
Veterano
# 07/nov/13 15:44
· votar


Dino02xlive

Ai caramba... Vai embolar. Essa vou ter que estudar mais.

Dino02xlive
Veterano
# 07/nov/13 23:20
· votar


Ai caramba... Vai embolar. Essa vou ter que estudar mais.

Tranquilo, vlw pela ajuda Ismah e Carlos Adolphs

Ismah
Veterano
# 08/nov/13 14:50 · Editado por: Ismah
· votar


Dino02xlive

Vivente, por uma caixa de grave ali não rola. Vai embolar tudo, e no fim vc vai ter que cortar as frequências graves pra evitar isso, o que faz com que vc só gaste dilminhas.

Recomeçando do zero as ideias, sugiro que:

PLANO A

Compre os drives queimados, faça uma manutenção geral, especialmente na potência, ou venda a velha e compre uma potência um pouco mais forte de 1000W (veja se os falantes suportam 500W, com uma margem de 25%, ou seja, se forem de 625W). Compre um divisor/crossover de 3 vias e um EQ 31 bandas.

Compre os microfones que vc tem em mente, mas reconsidere a marca. Uma que vem se destacando é a Arcano, que é segunda linha Shure.

Compre também as caixas ativas, apesar de ser "desnecessauro"

PLANO B

Venda as caixas e a potência.

Compre duas caixas trio (15"+Drive fenólico + Twwitter), para dar um pouco de médio grave que deve faltar ali, suspenda-as de alguma forma (pedastais não sei se aguentariam bem o peso) e uma potência nova, também de aprox 1000W. Compre um divisor/crossover de 3 vias e um EQ 31 bandas.

PLANO C

Compre duas line arrays 2x12" + Drive 1,5" amplificadas. Compre um divisor/crossover de 3 vias e um EQ 31 bandas.

Em resumo:

Potência dá e sobra o que vc tem, mas ela pode estar na unha e isso dificultar as coisas, principalmente por diminuir a vida útil dela. Mais caixas, mais SPL é desnecessário pelo tamanho do lugar.

Quando vc fechar a porta, uma frequência vai refletir (Mais sobre reflexão, ou reverberação clique aqui), para terminar com isso, use o EQ.

Ah mas um reverb não é bem vindo?

Não dessa forma. Essa frequência provavelmente causará microfonia, e atrapalhará a inteligibilidade do que um orador estaria dizendo.


Créditos: Geraldo "Gege" Antonetti - Operador de áudio do Walther Morais e Os Campeiros do Rio Grande.

Dino02xlive
Veterano
# 08/nov/13 20:27 · Editado por: Dino02xlive
· votar


Ismah

Vou de plano A mesmo, é o que fica mais perto do meu orçamento e que permite instalar de forma mais fácil.

Vou ter que aprender a mexer e instalar o equalizador e o Crossover, já até me inscrevi num cursinho de sonorização.

As line arrays me chamaram muito a atenção, porém a instalação seria bem difícil devido o tamanho do salão hehe.

Fiz o orçamento com 2 lojas da Sta. Efigênia e o custo ficou na casa dos 4 mil,.

Muitíssimo obrigado mesmo pela ajuda, eu estava perdido. Vou lembrar nas orações rsrs abraço.

Ismah
Veterano
# 13/nov/13 20:37
· votar


Dino02xlive

Cara as lines são muito boas. Especialmente gosto das que tem 2x12"+Ti
Vc iria proceder da mesma forma que com estas. Só o pedestal precisaria ser reforçado, devido ao peso maior.

o EQ vc corta as frequências que ressonam, e embolam...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Equipamentos de som para igreja

290.781 tópicos 7.587.139 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital