Equipamentos de som para igreja

Autor Mensagem
george steferson
Membro Novato
# nov/14
· votar


ola pessoal o que acham da mesa de som behringer xenyx x1832usb?
e quanto as caixa de som da WLS W15 (ativa passiva)

fiz o orçamento em uma loja aqui na cidade e gostei do preço.
queria um equipamento que me atendesse a necessidade de hoje e que serviria tambem futuramente onde estariamos em um espaço maior.
ha lembrando pretendo investir cerca de R$ 6.000,00 na mesa, caixas, microfones, pedestais, cabeamento.
lembrando não tenho muito conhecimento toda ajuda é bem vinda

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


george steferson

Mesmo post, mesmo erro... Tamanho da igreja? Qual o público? Que vai soar nas caixas?

george steferson
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah
cara o tamanha da igreja é em torno 15x15. a acustica do ambiente é muito ruim, pois o som nao tem absorçao, teto baixo (3mt) piso ceramico.

quero em torno de 04 microfones, o vendedor me orçou da marca audio-techinica mb1k.

vou ligar teclado, guitarra, violao.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


george steferson

Cara, a guitarra é mesmo necessário ligar?

4 ativas te dá 1200WRMS, distribuídos em 4 pontos, já fica legal. Já é um bom começo. Se puder comprar um delay (entenda como atraso, não repetições), para deixar a segunda linha apenas para reforçar o SPL da primeira, vai ficar perfeito. Não é primordial, mas dá um resultado final muito melhor. Clique aqui para mais.

Um EQ de 31 bandas vai muito bem pra tirar o que sobra, é um ajuste único e que se faz só com a troca das caixas de posição. Além dele os tempos de delay precisam ser modificados, caso isso ocorra...

Alguém disse que optaria por passivas + amp/potência, eu já faria o contrário, optaria por ativas (mesmo sendo difíceis de trocar de lugar).

A mesa já tem um eq gráfico, que não dispensa o uso do que recomendei acima. Além disso, ela tem compressores em 6 canais (usaria nas 4 vozes). Também permite um som stereo (3D Surround) que pode dar uma ambientada natural, ou detonar de vez o som, não custa testar. E ela tem a saída usb que permite que vc grave o culto.

Os mic's não posso falar muito, nunca usei. Mas no geral os AT tem desempenho bom, o gráfico de resposta é razoável, mas parecem ser propensos a realimentação de agudos. Por padrão, pode deixar ativo nas vozes o HPF (chamado de low cut) @ 75Hz.

Teclado pode ser ligado em stereo, que dá um charme a mais. Então vc precisaria de 3 DI's passivos (cada canal do teclado + violão). E pra guitarra se não tiver como fazer com o amp do músico, recomendaria um GDI, caso use em linha, para simular uma 4x12".

Acho que é isso.

taize12
Membro Novato
# jan/15
· votar


Bom dia,
Eu sou nova aqui, não sei se estou postando no lugar certo, mas enfim.... Eu preciso muito de ajuda, na verdade estou tentando ajudar meu esposo que era apenas o guitarrista e agora foi levantado líder do louvor. Na minha igreja não tem ninguém que entenda mesmo de som, tem quem entenda re eletrônica e da uns palpites... Acontece que meu esposo esta passando muito aperto o som la da igreja esta muito ruim. Fica alto mas só escultamos os instrumentos, e mesmo assim embolados, as vozes quase que não da pra entender...
Mas é uma igreja pequena num bairro simples, não temos muito recursos, já entramos em contato com alguns profissionais mas o orçamento deles estão fora da nossa realidade. Nossa igreja mede 30 metros de comprimento e 10 de largura. Temos 160 membros. O louvor tem bateria que não é microfonada, contra baixo guitarra violão e teclado nada é ligado na mesa. Cada um tem sua caixa. São 3 pessoas cantando. Eu não entendo nada de som e não sei falar o que temos direito. Tirando nossa mesa behinger de 16 canais que esta em perfeito estado, o resto temos que trocar tudo. Temos apenas um retorno que não funciona bem e duas caixas amplificadas grandes que são mais potentes do que a igreja precisa que ficam na parede uma na frente outra no meio( do mesmo lado) temos apenas 3 mil, acho que da pra conseguir um pouquinho mais( pouco) sei que isso é praticamente nada falando-se de sistemas de som profissionais. Mas NIS temos uma congregação que o próprio pastor comprou microfones sem marca, aproveitou nossa antica mesa behinger de 8 canais e comprou 4 caixinas e colocou duas na frente nos cantos e duas no meio, não é nada profissional mas o som esta muito melhor do que o nosso. Nem se compara. Nos de uma luz do que fazer, por onde começar, precisamos solucionar isso rápido. Obrigada

taize12
Membro Novato
# jan/15
· votar


Bom dia,
Eu sou nova aqui, não sei se estou postando no lugar certo, mas enfim.... Eu preciso muito de ajuda, na verdade estou tentando ajudar meu esposo que era apenas o guitarrista e agora foi levantado líder do louvor. Na minha igreja não tem ninguém que entenda mesmo de som, tem quem entenda re eletrônica e da uns palpites... Acontece que meu esposo esta passando muito aperto o som la da igreja esta muito ruim. Fica alto mas só escultamos os instrumentos, e mesmo assim embolados, as vozes quase que não da pra entender...
Mas é uma igreja pequena num bairro simples, não temos muito recursos, já entramos em contato com alguns profissionais mas o orçamento deles estão fora da nossa realidade. Nossa igreja mede 30 metros de comprimento e 10 de largura. Temos 160 membros. O louvor tem bateria que não é microfonada, contra baixo guitarra violão e teclado nada é ligado na mesa. Cada um tem sua caixa. São 3 pessoas cantando. Eu não entendo nada de som e não sei falar o que temos direito. Tirando nossa mesa behinger de 16 canais que esta em perfeito estado, o resto temos que trocar tudo. Temos apenas um retorno que não funciona bem e duas caixas amplificadas grandes que são mais potentes do que a igreja precisa que ficam na parede uma na frente outra no meio( do mesmo lado) temos apenas 3 mil, acho que da pra conseguir um pouquinho mais( pouco) sei que isso é praticamente nada falando-se de sistemas de som profissionais. Mas NIS temos uma congregação que o próprio pastor comprou microfones sem marca, aproveitou nossa antica mesa behinger de 8 canais e comprou 4 caixinas e colocou duas na frente nos cantos e duas no meio, não é nada profissional mas o som esta muito melhor do que o nosso. Nem se compara. Nos de uma luz do que fazer, por onde começar, precisamos solucionar isso rápido. Obrigada

MarcãoMetal
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/15

"promovido de guitarrista a lider do louvor... "
Satrianni , Steve Vai ainda sao meros guitarristas, nunca foram promovidos...
crentes sao comedia demais

taize12
Membro Novato
# jan/15
· votar


Você fala demais... Eu perguntei sobre som, se você quer ajudar me responda sobre o que sabe. Não pedi nenhum palpite sobre religião. E se quiser saber mais, pergunte. Não faça conclusões priciptadas. Achei que esse fosse um site serio, onde as pessoas se ajudassem...

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


taize12

Sua colocação foi de fato engraçada... Não encarei como uma promoção, quando fui encarregado de ser o tecladista da igreja na época, encarei como uma missão. Mas enfim... isso não é o foco. Perdoe o new bee acima.
_________________

Sem saber o que se tem em mãos é difícil falar algo concreto. Mas algumas mudanças prováveis (vão perder um dia pra fazer isso):

- Eleger um cacique. Tens dois caminhos quando não a cooperação geral: deixar errado pra não perder o músico, ou mandar embora. Simples e seco, mas tem que ser com pulso firme. Ali ninguém é estrelinha, e nem solista. Quando se está numa banda, não se pode pensar mais por si, mas pela banda.

- Verifique a potência de cada amp de instrumento. Para guitarra e violão 30~50W são suficientes. Se for amplificador de um falante, até 100W é tolerável. Para o teclado 100W em diante, e baixo de 300W em diante, e esse em especial seria bom ficar no chão.

- Verifique a potência das caixas de PA (penduradas na parede). Talvez valha mais a pena pegar um PA novo, e deixar estas para retorno.

-Tirar a caixa do meio do salão e colocar ela do outro lado são 10m, nem uma caixa sozinha cobre essa área.

- Peça para os cantores começarem a passar o som. Com a voz deles audível, siga adiante.

Adicione, nessa ordem, volume aos amplificadores dos instrumentos:

- Baixo, teclado e guitarra. Por último a bateria, como ela não é microfonada (nem teria porque), o volume tem que ser dado na dinâmica (força com que toca) do baterista.

Deixe claro que não é bom mexer mais nos volumes dos amps. Seria/é aconselhável que o líder, anote todos os volumes. Verifique antes do culto/rito/missa começar, e cobre do responsável o porque o volume estar diferente (não vá aos brados, deixe a pessoa se explicar).

- Nos passar detalhes sobre a mesa e tudo que estiver na volta (marca e modelo) - peça ajuda para algum dos entendidos em eletrônica, se for o caso.
__________________

Vamos as compras.

- Sugiro que opte por monitores ativos, acredito que um par ativo baste. Sugerir modelos aqui é difícil, o mercado é cheio , mas opte por falantes de 15" + drive. Para ter uma base de cálculo, usemos as Novik 350A, que saem 1000~1200 CADA, e tocam 300W cada. Isso só pra voz é potência pra caramba ,que como supramencionado, pode ser colocada no PA, e trazer essas pra retorno.

- Fones seriam uma ótima saída, mas é muito mais caro - se conseguir convencer cada um a investir 200reais, sendo o fone 100 (AKG K404) + 100 do power play (Behringer PRO8 HA-8000, que sai na média de 700~800 reais, e amplifica 8 fones). Também, seria bom que comprassem tudo junto, talvez possa rolar um desconto maroto.

- Um equalizador gráfico de 31 bandas stereo é recomendável.

- O que sobrar, aplique em cabos e conectores. E póstuma manutenção.

- Também vale tentar vender a caixas que sobram, para ajudar pagar outra coisa.

- Se sobrar uma grana, pode pegar pegar algum mic. Tenho e recomendo os Arcanos, como uma saída de baixo custo.

- Dê uma lida neste tópico.

taize12
Membro Novato
# jan/15
· votar


Obrigada pela ajuda. Eu não disse que ele foi promovido. Disse levantado, é o termo que usamos para nos referir a pessoas que foram designadas para exercer qualquer tipo de liderança na igreja,em qualquer área. O que queria dizer é que a responsabilidade dele era só os equipamentos dele( que ele entende) mas o líder do louvor foi fazer seminário em outra cidade então como meu esposo é pontual, aplicado, faz aulas se dedica e é integro... Escolheram ele pra liderar o louvor, porem ele entende só de guitarra, não entende de sistemas de som. Mas ele continua sendo o guitarrista, mas agora tem muitas outras responsabilidades.

taize12
Membro Novato
# jan/15
· votar


Ismah
Foi de grande ajuda sua resposta.
No ultimo ensaio meu esposo foi mesmo retirar a caixa que esta no meio do salão porem do mesmo lado da caixa da frente e foi coloca-la do outro lado, mas alguem la disse que quem estivesse atras não ouviria nada. (Como ele ainda esta inseguro por não entender bem do assunto) voltou a caixa pro mesmo lugar. Eu vou mostrar a ele sua resposta e ele mesmo vai falar com você pra te dar mais detalhes. Que Deus te abençoe

MarcãoMetal
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

fev/15

taize12
ele pesa quantos quilos? pois levantar um cara nem sempre e facil... dependendo da altura...

uma duvida, no caso de uma promoção hierárquica dentro da igreja, o dizimo diminui ou cobra o mesmo tanto pra sacolinha do pastor?

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


taize12
ele entende só de guitarra, não entende de sistemas de som

Com todo respeito, um líder deve ser capaz de fazer o básico de cada parte. Claro que há o fator comprometimento etc, mas não julgo capacitados para a função, 80% dos responsáveis pelo som das igrejas... Enfim, procure colocá-lo entre os 20% restantes... Ok?

alguem la disse que quem estivesse atras não ouviria nada

Bom, vamos à matemática...

10m de largura,
cada cadeira ocupe 50cm,
1m de corredor central (que se recomenda nesse caso),

com 200 pessoas na igreja, vc coloca 18 pessoas por fileira, o que dá próximo de 12 fileiras cheias... Não creio que os que sentem ao fundo, não vão ouvir.

gablucas123
Membro Novato
# fev/16
· votar


olá pessoal! gostaria da ajuda de vcs , pois , estou fazendo uma lista para montar o equipamento de som da minha igreja.. bom n posso fazer uma lista cara pois não temos condições para bancar equipamentos caros!
aqui está a lista que estou montando... gostaria que opinassem! serei grato! desde já agradeço.

Par Caixas 1x12+ti (400+400rms) Total: 800rms
Compressor Phonic Pcl 2700 Processador
Equalizador Processador Digital Sound Maker Acoustic Sge 20
Mesa De Som 8 Canais + 1 Auxiliar Cd/dvd/mp3-4 Omx-8 Oneal
Amplificador De Potência Oneal Op 1600

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Só reconsidere o OP1600, ele fornece 110W@4ohms por canal, e 80W@8ohms, isso não é muito mais que alguns aparelho de som de médio porte.

Talvez caixas com falantes de 15" serão muito mais vantagem que caixas passivas. Todavia, se forem ativas a vantagem é ainda maior.

gablucas123
Membro Novato
# fev/16
· votar


qual amp vc me indica? usando essas caixas da lista q tipo de dificuldade eu vou sofrer?

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


De amp, qualquer um (evite chineses), com cerca de 60% da potência das caixas.

usando essas caixas da lista q tipo de dificuldade eu vou sofrer?

Talvez cancelamento de fase, "eco" devido as diferenças entre a posição das caixas (o mais adequado é o que chamam de "central clutch"). Com um falante de 12 podes ter problemas com reprodução de graves (subgraves nem pensar), só para voz isso não implica em grandes problemas.

gablucas123
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: gablucas123
· votar


Entendi! olha não sou mt experiente nessa área apesar de gostar mt de música tanto tocando quanto na sonoplastia.. seria mt se vc me indicasse duas caixas? para usar que no caso a utilidade será apenas voz e violão.Não quero desperdiçar o dinheiro com algo de má qualidade. desde já agradeço.

Ehh eu tenho uma bateria eletrônica mas tenho uma caixa para ela no caso será apenas violão e voz nas caixas!

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


gablucas123

Se for voz e violão, pode passa a usar uma caixa com falante de 10" ou 12".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamentos de som para igreja