KT88 Eletro Harmonix alguem sabe me falar sobre!

Autor Mensagem
Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

que loko....valew véio!!! muito legal!!! yeahhhh!!! tu tem a manha em bixo!!! tá deixando esse forum atualizado!!!

Abraço!

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Javalee
que loko....valew véio!!! muito legal!!! yeahhhh!!! tu tem a manha em bixo!!! tá deixando esse forum atualizado!!!

Eu só resumi o que o Randall falou, hehehehe

Enfim, mas isso me deixa encafifado também... e se estão ajustando o bias do meu amp errado?

Javalee
Veterano
# jul/09 · Editado por: Javalee
· votar


nichendrix

pois é!!! mais nos esquemas deve ter as medidas certas de bias...e além disso bias desrregulado afeta não só na potência do ampli, como vc mesmo disse na tonalidade tb!!!! putzz dai é foda!!! o esquema do variac dos ampli da MG....que caso vc não saiba ainda é tipo um potenciômetro de volume que meche nos watts...tipo vai de 8 watts até 50 watts.....vai direto nos trafo....será que issu é tipo um regulador de bias???? será que afeta na tonalidade do ampli e prejudica as valvulas????

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Javalee
pois é!!! mais nos esquemas deve ter as medidas certas de bias...

Na verdade o artigo inteiro trata disso, ele diz que existem duas regulagens de voltagem screem-grid e plate, o Bias ajusta o Screen Grid, mas um ajuste pequeno no screen grid chega na placa multiplicado, então um pequeno ajuste de bias pode gerar uma variação grande na placa, e não existe como medir exatamente os dois porque essa variação na placa é produto da voltangem no screen grid com a corrente, e uma vez que dá pra medir a voltagem e não a corrente, você só sabe realmente a voltagem correta de placa no projeto original, e como ele diz, nenhum fabricante até hoje divulgou a corrente de placa dos amps, portanto não tem como um tecnico de amps saber quando o bias está realmente correto, mas todos os fabricantes divulgam o bias ideal que ele deve estar ajustado quando usando pares casados de valvulas que estejam nas especificações do projeto. Por isso ele defende que se use o Bias fixo, como nos amps da Boogie, porque assim o amp só funcionaria com o bias corretamente ajustado, mas a consequência disso é que só valvulas dentro do padrão estabelecido no projeto podem tirar proveito disso.

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar


Electro Harmonix pode ser boa.

O 'esquema' da EH é o seguinte, quando tá com estoque sobrando de Sovtek eles pegam a Sovtek(Mesmo dono, Mike Mathews), se encontrarem chinesas dando mole baratinho eles compram e testam, botam o logo e vendem.

Se eu fosse você pediria Sovtek, porque é praticamente a única marca que você tem certeza da procedência. Groove Tubes, Marshall, Fender, Mesa Boogie, a maioria compra válvulas da Sovtek e imprimem o logo(ou Chinesas, JJ Electronic, Svetlana C, etc, mas principalmente Sovtek pois é o maior fabricante).
JJ Tesla eu acho que nem existe mais, acho que é NOS(estoque velho sem nunca ter sido usado).

Qualquer coisa vai em www.tubedepot.com

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Guguminator
JJ Tesla eu acho que nem existe mais, acho que é NOS(estoque velho sem nunca ter sido usado).

As JJ Tesla hoje em dia não são produzidas na República Tcheca ou em outro país do leste europeu?

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar


As Tesla novas vem com o nome de JJ Electronic, são produzidas na Eslováquia, em fábricas antigas da Tesla, que nas privatizações, uma subsidiária foi comprada por uma empresa canadense.

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


o jeito é comprar umas KT88 genalex mesmo!!! Sovtek não dá!!!
EH....mesma coisa que sovtek...que merdha!!! c bem que já tive um dark angel da warmusic....caixa e cabeça 120watts 4 x 6L6 e 2 x 12AX7...estranho né???? Tinha Sovtek das toska mesmo, as piores que tinha....mais o som dele era muito bom.....tinha 2 canais de drive legais! mais sou meio purista...não queria valvulas Sovtek....todo mundo fala malz dessas valvulas....e agora EH é a mesma coisa, até pior.....agora que eu não consigo dormir mesmo!!! vou ter que juntar uma grana pra poder comprar umas KT88 decentes....alguém indikaria uma boa KT88 pra mim que não seja chinesa....!!! Genalex rola???

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Javalee
não queria valvulas Sovtek....todo mundo fala malz dessas valvulas....e agora EH é a mesma coisa, até pior.....agora que eu não consigo dormir mesmo!!!

Sinceramente, eu não sei quem vc andou ouvindo, mas pra mim essa é nova, já que Sovitek e Svetlana são as unicas marcas atuais que realmente dá pra se confiar hoje em dia, já que pelo menos elas mantém um padrão de qualidade acima da maior parte do mercado, as unicas que peguei tão boas quanto são as Groove Tubes GE, fabricadas pelas General Electric nos USA.

vou ter que juntar uma grana pra poder comprar umas KT88 decentes....alguém indikaria uma boa KT88 pra mim que não seja chinesa....!!! Genalex rola???

Cara Genalex até onde eu lembre as Genalex são as mesmas Reflektor, que a Genalex compra e só faz o Rebrand, a Reflektor é uma marca da Sovitek pras valvulas top de linha dela, então se vc compra uma Genalex, na pratica vc compra só uma Sovitek rebranded.

Não sei pq vc está botando tanto problema, devem existir só uma meia duzia de fabricas de valvulas no mundo, 2 na russia (Sovitek e Svetlana, 2 na china, uma na Eslovaquia (JJ e Ei) e uma pequena produção de valvulas da GE nos USA (que por sinal a GE é dona da Groove Tubes e vende essas valvulas com o nome de Groove Tube GE). Fora isso não conheço nenhuma outra fabrica no mundo, então independente da marca que você procure, na pratica vc vai estar comprando valvulas dos mesmos fabricantes, só que com rebrand pra outras marcas, nada mais.

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar


Pensei que as Groove Tubes fosse mais uma das que só imprimiam o logo.

Achei caros os preços sugeridos lá no site deles.

Javalee

Não entendi seu preconceito com a Sovtek.
Já vi gente falando mal das Sovtek falando que as Mashall são muito melhores....

wiskeria
Veterano
# jul/09
· votar


Vc ta muito enganado em achar sovtek valvula vagabunda, é a valvula mais usada no mundo, tem bom timbre, bom custo benefício e boa durabilidade.
Sim existem valvulas melhores e bem mais caras, mas isso não quer dizer que sovtek sejam ruins ou vagabundas.
É como roupa de marca, muitas vezes vc paga um monte só por uma etiqueta, mas se commprar na fabrica vai achar a mesma roupa sem a etiqueta por metade do preço.
Sovtek é boa, rapaz, o que não vale a pena é comprar EH ou groove tubes pois são valvulas sovtek com "etiqueta" de marca.
Quer uma boa pedida, vai de svetlana.
Outra, fale com seu handmaker sobre isso, ele conhece valvulas melhor que muitos aqui.
Fico de cara com sua preocupação com valvulas top sem nem ter recebido e experimentado o amp, isso é noia da braba ou frescura.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Guguminator
Pensei que as Groove Tubes fosse mais uma das que só imprimiam o logo.

As Groove Tubes normais são só rebrand também, somenta a linha GE, que é made in USA, mas elas são bem mais caras que as GT normais.

Já vi gente falando mal das Sovtek falando que as Mashall são muito melhores....

Ironicamente as Marshall são Sovitek, todo Marshall vem com Sovitek, alguns nem com o logo do rebrand não vem. Meu Marshall mesmo, está com as valvulas originais, e nem se deral ao trabalho de imprimir o logo da Marshall, tá com o logo da Sovitek mesmo.

wiskeria
É como roupa de marca, muitas vezes vc paga um monte só por uma etiqueta, mas se commprar na fabrica vai achar a mesma roupa sem a etiqueta por metade do preço.

Isso é verdade, as Golden Lion da Genalex é um exemplo disso, são um absurdo de caras, e são só um rebrand das Reflektor que é uma linha mais top das Sovtek.

Outra, fale com seu handmaker sobre isso, ele conhece valvulas melhor que muitos aqui.
Fico de cara com sua preocupação com valvulas top sem nem ter recebido e experimentado o amp, isso é noia da braba ou frescura.


Apoiado em genero, numero e grau.

Lord Sigis
Veterano
# jul/09
· votar


Alguém me explique por favor:

Se essas válvulas proporcionam um timbre táo limpo, se não distorcem de modo nenhum, por que não são unanimidade para amplificadores?
Os amps Fender que são tão conhecidos pelo bom clean não usam essas válvulas, mas sim 6L6 e 6v6. Por que não as KT?

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Lord Sigis
Os amps Fender que são tão conhecidos pelo bom clean não usam essas válvulas, mas sim 6L6 e 6v6. Por que não as KT?

Rapaz KT nunca foi valvula de alta produção, elas sempre foram valvulas pra um som específico, elas sempre foram muito caras caras e de produção limitada, e começaram a ser produzida bem depois das outras, também requerem uma voltagem bem maior pra operar, e produzem muito mais potencia.

Imagine que enquanto são necessários 4 6L6 pra dar 100W, só são precisos 2KT88 pra fazer a mesma coisa, e é possível fazer com 1 só se vc quiser que ela distorça.

Elas não são 100% a prova de distorção, mas são bem lineares e só distorcem a volumes extremamente altos.

Um ultimo fator é que elas não foram pensadas pra amplificadores de guitarra e sim para amplificadores hi-fi e outros tipo de amplificadores que precisassem de muita potência e pouca distorção.

Elas basicamente começaram a ser usadas em amps de guitarra, porque aguentavam voltagens de placa que nenhuma outra valvula aguentaria, então vc pode deixar o bias desregulado pra botar elas no limite, que elas vão aguentar a voltagem, mesmo que isso termine arrebentando o amp mais na frente. O amp vai e as valvulas ficam.

O que não é o caso dos amps de guitarra, que em geral são pensados pra distorcer, mesmo os Fender que são bem limpos, são conhecidos por sua distorção tanto quanto pelo som limpo cristalino que dão quando limpos.

Se vc ver o catalogo de 72 da Fender, vai ver que eles botam 2 potencias em todos os amps, a potência RMS, que é o maximo que ele chega sem distorção, e a potência PMPO que é o máximo que ele dá com distorção, isso é uma prova que até no catalogo já é pensado que se vai usar o som com distorção em algum momento, mesmo um Fender. Aqui vai o catalogo de 72.

http://www.vintageguitars.org.uk/fender72p40.php


No caso da 6V6 porque elas são de baixa potencia, por isso foram primariamente usadas pra amplificar radios, depois amps de menor potencia.

wiskeria
Veterano
# jul/09
· votar


Lord Sigis
amplificadores de guitarra tem distorção desejada, que é encontrada nas 6l6, 6v6, el34 e el84, entre outras.
As valvulas kt88 e 6550 são muito utilizadas em amplificadores de baixo por conta do baixo nivel de distorção, como os ampeg valvulados top de linha.

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


wiskeria
nichendrix

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kra....além de fresko eu não entendo nada disso....tanto que estou aqui tirando dúvidas e aprendendo bastante........o Marcelo falow que Eletro harmonix era melhor que Sovtek e quase a mesma coisa de JJTesla....dai eu fiquei sem saber.....é claro que vou testa-lo antes de sair metendo o pau nas EH.......mais o própio Marcelo falow que Sovtek neim c for NOS....disse que não presta....disse que hoje em dia s não for valvula NOS foda tem que ser JJTesla.....dai eu fiko doido...pq não sei de nada...cada pessoa me fala uma coisa....me falaram que groove tube é uma bosta........que não presta....eu que não sako disso fiko perdido....dai sobra pra vcs...grandes mentes de sabedoria extrema pra me alertar de tudo!!! pq c não não tinha motivo de eu criar tópicos aqui.....não estou aqui pra responder e sim perguntar!!! Obrigado todo mundo aew...!!! Intão...resumindo....minhas EH são piores que Sovtek.....vcs me arrebentaram depois dessa....JJTesla é melhor que Sovtek?????

Obrigado....abraço!!! e fresco eu não sou não....só com as esquilas planadoras....sou burro só!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Javalee

Rapaz, eu não me importaria com isso, como eu disse antes, tem uma meia duzia de fabricas de valvulas e elas fabricam todas as valvulas de todas as marcas que existem hoje, essa de EH é melhor que Sovitek, ou Genalex é melhor que Reflektor que é melhor que EH que é melhor que Sovitek e afins.

Isso tudo é conversa pra boi dormir, como eu falei são todas produzidas pela mesma fábrica, na mesma linha de produção. O que muda de uma pra outra é o controle de qualidade no teste depois, por exemplo a Mesa/Boogie (que também compra valvulas Sovitek), determina que pra ela só vale a pena dar um rebrand se atender dentro do padrão de variação no intervalo X dos parametros tais e tais. A EH tem outro padrão, Genalex outro padrão, Reflektor outro, Sovitek outro.

O que muda de uma pra outra é justamente o quão grande é a variação aceitável dentro desses parametros, quanto menor a variação, maior vai ser a probabilidade de vc pegar valvulas praticamente iguais, menor vai ser a necessidade de ficar regulando bias toda hora, etc e consequentemente, se elas vão funcionar dentro do padrão ideal, melhor vai ser a durabilidade da valvula.

Só que isso é relativo ao gosto de cada um, como o wiskeria falou, gente como o Hendrix ou o Clapton preferiam deixar o bias "desregulado" de forma a passar mais corrente pela valvula e conseguir mais distorção, isso é uma questão de gosto, eles acham que o timbre é melhor assim, tecnicamente isso é ruim e fode com o amp, mas timbristicamente foi isso que criou toda a lenda em cima das KT66, que fora dessa situação específica, são impossíveis de se distorcer da forma que vc vê nos amps desses caras.

Aí um cara vai e bota uma KT66 em um amp perfeitamente regulado e não consegue esse mesmo som e sai dizendo por aí que a KT66 da marca tal não presta.

Isso tudo é pra ilustrar como isso é sujeito a variação de gosto pessoal ou de experiências pessoais. Eu por exemplo tenho boa experiências com Sovitek, meu Marshall está com as mesmas valvulas há quase 15 anos, meus Fender também já estão com as Groove Tubes deles há muito tempo. A titulo de testes eu já tentei várias marcas, mas fora as vintage, não notei diferenças tonais que justificasse a troca (esse ano vou ter que trocar, porque algumas já estão trelando de tão velhas.. hehehehe). Agora eu não gosto de 12AX7 da JJ/Tesla, a unica valvula que já tive que trocar dos meus amps foi uma 12AX7 que eu quebrei sem querer, comprei uma JJ/Tesla, e ela pifou meses depois, do nada ela apagou e pronto, depois comprei uma Sovitek e está lá no lugar dela tem 6 anos já.

Por isso eu vou dizer que JJ/Tesla é ruim?

Eu não digo não, é uma boa marca de valvulas, eu só peguei uma com defeito. Agora se eu tivesse pego 10 sets JJ/Tesla e todos tivessem com defeito... aí é problema.

Nesse ponto é como o carinha lá da Mesa/Boogie falou. A Mesa/Boogie não vive de vender valvulas, então a gente compra um lote e pode jogar 30% dele no lixo pq não atendeu aos padrões que a gente quer nos nossos amps... mas o cara que fabrica as valvulas não pode jogar 30% da produção dele fora, então mandam pro mercado valvulas com defeito.

Isso é a realidade desde as chinesinhas vagabundas, passando pelas russas e eslovacas até as americanas, todo fabricante de valvula, vende valvula defeituosa como se fosse boa. Alguns como a EH, criam várias marcas pra minimizar isso, então vc vê Genalex, Reflekton, EH, Sovitek, Marshall, Mesa/Boogie, todas são feitas na mesma fabrica, mas tem padrões de tolerancia a defeitos diferentes, portanto as chances de vc pegar uma valvula defeituosas variam junto com esses padrões.

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Putzzzz véio....mais uma vez obrigado....agora eu saquei e fiquei bem mais tranquilo!!! acho que qualquer um aqui iria fikar meio fresko sobre um ampli de boutique que vc esta esperando!!! o Marcelo é meio chato...ele não gosta de fikar explicando nada não...lá na MG é vai ou raxa.....não gostei muito do atendimento não....enquanto eu não tinha mandado nenhuma grana pra eles....eles ESTAVAM MUITO ATENCIOSOS me ligava e mandava email falando que seria uma honra montar um ampli da MG pra mim e talz.....depois que a grana caiu na conta lá....não respondia mais email.....e não me tratava mais do mesmo jeito.....tudo bem que dei trabalho...pq primeiro pedi um ampli com 5881 da Philips depois invoquei que queria um ampli de 50watts com EL84....ou seja 6 x EL84 pra chegar os 50watts....ele não falow nada...tipo falow só que iria fikar mais caro por conta que os trafo seriam maiores e acrescimo de valvulas!! depois que fui alertado por uma galera que 6 x EL84 é piração!!! tipo, era eles que tinham que ter me falado isso, não a galera do forum...talvez por issu a galera do CC ficou meio grilado comigo....pq eles fikavam me mandando fazer essas perguntas pra eles da MG...só que os kra não tá neim aew não....qual ampli vai ser e pronto...tipo, escolhe logo e pronto!!! dai, como já tinha mandado toda grana pra eles, fiquei sem saida a não ser escolher o ampli logo e....esperar e rezar.....hehehe!!!! Por issu quero saber mais sobre valvulas e guitarras e timbre mesmo....pq a galera daqui de Uberaba é "punk" ninguém regula ampli não....eu sempre toquei bêbado...sempre tratei malz meus valvulados....meu tweed tá véio amarelão...todo rasgado e manchado de cachaça, coca e cerveja!!! minhas guitarras além de vélhas 1968....estão todas esfarinhando sem tinta, com cordas altas parecendo um berimbau.....hehe!!! plugava de qualquer jeito e mandava braza!!! foda-se o resto...só não pode ser SS....não consigo tokar com transistorizados mais....no maximo um pré-valvulado....!!! Mais adoro o trabalho da MG e o certo é tratar com carinho nossos equipamentos....arrebentei umas das molas do reverb do meu Blues Deville batendo ele no chão pra dá aquele efeito legalz....toda vez que ia tokar fazia isso...fikava empolgado e acabava batendo o bixin no chão!!! não fasso mais isso!!! hehe!!

Mais vamô esperar meu ampli chegar....vou testar ele....e ver de qual!!!! pq agora é tarde....vai vin com JJTesla e EH.....vamô vê c respondi do jeito que eu ouvi....olha aew o timbre dele com KT88 EH e JJTesla o resto.....tem retificadora tb GZ34......!!! que vc acha???

http://www.youtube.com/watch?v=pxZ9OozjM-I

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Javalee
depois que fui alertado por uma galera que 6 x EL84 é piração!!! tipo, era eles que tinham que ter me falado isso, não a galera do forum

Cara, a verdade é que é um design fora do comum, mas não é nenhuma loucura. O lance é que é mais simples se conseguir o mesmo resultado com 2 EL34 que tem o timbre levemente parecido, mas tem gente que gosta específicamente do som das EL84. Como o cara falou, dá trabalho, é caro e não é tão eficiente pq EL34 distorce mais fácil.

Mas, tem um amigo meu, o que é meu tecnoco de som, que está fazendo um frankstein baseado em alguns modelos Mesa/Boogie que aceitam 2 valvulas diferentes, no caso ele está fazendo com 6L6 e EL84, e eu to doido pra saber que putaria isso vai dar., pq teoricamente o amp funciona a 100W com 6L6, 120 com as 2, ou 20W só a EL84... como ele vai conseguir isso, só deus sabe.

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Nóóóóóó misturar 6L6 com EL84 pra dá 120 watts....deve dá um timbre exelente....nóóóóóóóó deve fikar bem massa!!! muito loko esse projeto....quando ele acabar, c vc conseguir pode descrever esse som pra gente....ou postar um sample de som.....fiquei muito curioso.....!!! Valew!!!

Abraço!

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Javalee
Nóóóóóó misturar 6L6 com EL84 pra dá 120 watts....deve dá um timbre exelente....nóóóóóóóó deve fikar bem massa!!! muito loko esse projeto....quando ele acabar, c vc conseguir pode descrever esse som pra gente....ou postar um sample de som.....fiquei muito curioso.....!!! Valew!!!

Cara eu não sei se um dia ele vai terminar o frankstein dele, pq a oficina dele está "bombando" e ele cabou de casar de novo, então ele não tem tido muito tempo pra trabalhar no projeto, mas quando ele terminar, se terminar, eu vejo como vai ficar.

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


BroDer Javalee, postei umas fotos do protótipo, vaí la ver!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/212207/p1#6145967
Abraço!

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Não entendo muito de eletrônica, mas acho que a Mesa Boogie oferece algo parecido com o projeto do seu amigo nos Dual Rectifier Roadking e Blue Angel, é o que eles chamam de "Progressive Linkage", o RoadKing oferece 2x6L6/2xEL34/2x6L6+2xEL34/4x6L6/4x6L6+2xEL34(que porralhão meu deus...) e o Blue Angel 4xEL84/2x6V6/2x6V6+4xEL84

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Guguminator
Não entendo muito de eletrônica, mas acho que a Mesa Boogie oferece algo parecido com o projeto do seu amigo nos Dual Rectifier Roadking e Blue Angel, é o que eles chamam de "Progressive Linkage"

Ele chupou a idéia do Blue Angel, o lance é que os Boogie fazem com valvulas que usam transformadores compatíveis, ele tava falando que um dos grandes problemas é justamente casar valvulas que via de regra trabalham com regimes de voltagem diferente, já que a voltagem máximas das EL84 é pouco mais da metade das 6L6.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a KT88 Eletro Harmonix alguem sabe me falar sobre!