Montando o primeiro valvulado - single end K88 e duas 12AX7 no pré.

Autor Mensagem
Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


tatus

nóóóóóóó que massa...vai fikar top!!!!
torcendo pra vc aew!!! ainda monto um ampli um dia!!! mais acho que vou começar nos pedais valvulados antes...pois não sako nada de eletrônika!!! e nunca soldei nada!!! hehehehehehehehe!

Abraço e boa sorte!!!

tatus
Veterano
# jul/09 · Editado por: tatus
· votar


Ai galera, vai umas fotos:

[IMG]http://img103.imageshack.us/img103/2199/1gabinete.th.jpg[/IMG]

[img=http://img103.imageshack.us/img103/579/2meusturrets.th.jpg]

[img=http://img441.imageshack.us/img441/5763/3peasnopapel.th.jpg]

[IMG]http://img441.imageshack.us/img441/7180/4disposiodaspeas.th.jpg[/ IMG]

[IMG]http://img441.imageshack.us/img441/6923/5marcandoplaca.th.jpg[/IM G]

[IMG]http://img441.imageshack.us/img441/6885/6furandoplaca.th.jpg[/IMG ]

[IMG]http://img441.imageshack.us/img441/8053/7placafurada.th.jpg[/IMG]

[IMG]http://img441.imageshack.us/img441/3501/8placaprontasemcomponen.t h.jpg[/IMG]

[IMG]http://img441.imageshack.us/img441/4963/9componentessoldados.th.j pg[/IMG]

[IMG]http://img441.imageshack.us/img441/366/10velhaspeas.th.jpg[/IMG]

[IMG]http://img66.imageshack.us/img66/2991/11falantesptesteqvourec.th. jpg[/IMG]

[IMG]http://img103.imageshack.us/img103/8483/12queplacaessa.th.jpg[/IM G]

Como disse, esse vai ser o protótipo, já acrescentei a regulagem de bias trocando o resistor em questão e adicionando um outro entre os test points criados,, tanto o pot quanto os TPs serão acessados por fora do gabinente.
As peças velhas que der para usar eu vou usar, quero o gastar menos possivel nesse para gastar um pouco mais no definitivo.
Se alguem souber que placa que é a da última foto (ao lado da de fibra de vidro), seria massa saber, comprei porque era diferente e o retalho como todas que comprei, é só 1 real cada, comprei varias placas nessas dimensões. Por isso tentei eliminar alguns turrents (de computador, repare) de componentes ligados em paralelo, para caber.
O chassis como podem ver é de gabinente de PC.
Se algum iniciante como eu quiser tirar duvidas de como fiz alguma coisa, terei prazer em responder.
Logo coloco o que já gastei.
Abraço!

Diino
Veterano
# jul/09
· votar


tatus

óóó.
ta ficando bom.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ai galera, resolvi seguir o conselho (parcialmente) dos veteranos:
tatus
Bom saber, assim não preciso mais opinar, já que tudo que falei foi inútil! Boa sorte.

tatus
Veterano
# jul/09 · Editado por: tatus
· votar


Que nada Mauricio Bahia, vc foi util sim, até resolvi fazer um protótipo antes, para ir melhorando até montar o definitivo, não precisa mais opinar se não quiser mas sera sempre bem vindo.
Abraço!

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


tatus

Fala Mano....nóóóóóóó du krai ein!!!! nóóóóóó tem uns carinha do forum que é meio mordido!!!! fika assim não galera!!! kkkkkkkkkkk

Manda brasa aew véi!!! tu não vai levar um choque e morrer não!!! kkkkkkkkkkkkk !!! tenho certeza que tu vai ter a manha!!!

Abraço...qualquer coisa tamô aew!!!!

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Javalee, com todo esse incentivo o ampli vai sair redondinho, sem palavras, Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


tatus
Umas consultas bacanas ae...

http://diy-rbt.tripod.com/
http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=109
http://www.eletrohoo.com.br/site/

Abs

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


ninguém entendeu meu sarcasmo...

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


ninguém entendeu meu sarcasmo...
DotCom
Duplo sarcasmo! hehe
Abs

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


kkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
finalmente!!! boa!!!

tatus
Veterano
# jul/09 · Editado por: tatus
· votar


Novas galera, hoje mandei enrolar os trafos e para minha surpresa o de força ficou em 50 reais, e o de saída... (Estória completa).
Primeiro eu liguei lá e assuntei já que o cartão dizia manufaturamento e reforma de transformadores, nacionais e importados.
O rapaz que me atendeu, muito bem por sinal, me disse para levar os transformadores velhos que eu tinha, isso porque eu disse a ele que tinha um de saída queimado de um som velho mas com as dimensões iguais....
Chegando lá, passei todas as especificações para ele e ele me disse que fiicaria em 20 reais para reformar o trafo!!!
Então eu perguntei para ele se era GO e ele disse que não, então perguntei se ele não construiria um com GO e ele disse que iria procurar uma carcaça de GO pois não trabalha com materiais pequenos, bom, 2 minutos depois ele voltou com um tranformador esteticamente novo e perfeito com o nucleo maior que o meu inclusive e de GO, e disse que era 20 reais. (é só fio né, papel, verniz..)
Bom, são 70 reais ao todo, ideal para meu PROTÓTIPO, se ficar bom usarei no projeto definitivo.
E de quebra mandei enrolar o outro tb, para usar em outra aplicação(um champ para estudo).
Os falantes de teste estão recondicionados e logo postarei as fotos com a evolução na furação e dobramento do gabinete, na soldagens do que falta na placa, e as válvulas.. essas vão demorar mais um pouquinho pois ainda estou negociando a importação e o envio.
Lista de gastos até agora: (especialmente para Diino, que me perguntou sobre os valores)
70 reais OT + PT.
40 reais 2 x auto falantes de teste (8 pol.; 4R cada), fiquei com preguiça de recondicionar eu mesmo (sairia 15 reais as peças para os dois mas é que gosto de recondicionar os de 12, de 15 (esses dão até vontade).
Componentes:
+/- 50 reais (capacitores e resistores fajutos + placa fibra de vidro)
+/- 10 reais de potenciômetros (só os que eu não tinha) + os fios + led + fuzivel.
Gabinete velho para chassis, ganhei de um amigo meu que tem zilhões.
Turrets (dica do bello do site handmades) usei os de parafusar cabos de computador (vejam as fotos acima), outro amigo meu que tem loja me arranjou de graça.
Total = 170 reais até agora.
Calculo mais 50 em duas 12ax7 hi performance da JJ/tesla (já com o custo do envio)
Calculo mais 60 ou 80 da KT88 (dependendo do modelo, estou entre JJ/tesla e genalex), já calculado o envio.
E mais uns 20 nas chaves DPDT e SPST, por vir.
Assim ficaria todo o ampli em torno de 300 reais!!! ótimo preço para um protótipo.

Eternos agradecimentos à hgamal do site handmades (ótimo por sinal) e outros de lá que são colaboradores assíduos, à Bertola, izzychili, e LaBreja pelo incentivo e Mauricio Bahia pelos links.

Ainda não sei se deixo a bias do jeito que esta no projeto ou faço ajustável com ou sem pot, quem conhecer o projeto e quiser dar uma luz será bem vindo.

E tem também o fios blindados que vão nos pinos 7 e 2 da V4, e 7 da V3, o layout não mostra onde vai a malha, suspeito que seja na base do soquete (chassis), é isso mesmo?

Valeu, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


tatus
Parabéns cara.
Abç

Javalee
Veterano
# jul/09
· votar


tatus

Como não entendo nada disso...só passo pra novamente te dar boa sorte!!! tô loko pra vc acabar esse projeto!! esse teu ampli vai dá um sonzinnnnnhãooo!!! e acho muito massa vc escolher esse single end de KT88.....acho que ninguém até hoje c arriscou nesse projeto por aqui!!! FODA!!! YEAHHH!!!

Abraço!

tatus
Veterano
# jul/09
· votar


Ai galera, uns arquivinhos que achei por ai, sobre amps, válvulas, trafos, livros inteiros, tenho mais alguns em português e muitos em língua estrangeira, depois hospedo:
http://www.mandamais.com.br/download/hsu01972009221550

Para quem quiser calculadora de mA (Bias) das principais válvulas de potência em classe "AB", aqui vai:
http://ax84.com/contrib/biascalc.php
Abç!

I.Nosferatu
Veterano
# ago/09
· votar


Olha, tava olhando esse topico outro dia e fiquei na vontade de montar um pra eu brincar.. rsrsrsrs...

Dai eis que vem parar na minha mão um amplificadorzinho, (não especifico de guitarra) valvulado que deve ter uns 12~20 watts (realmente não sei) e que precisaria de alguns mods pra guitarra pois ele não tem nem tonestack...

Bom, vou citar um pouco da configuração. São duas 12ax7 (creio que no pre), duas EL84 (provavelmente do power, nem sei), uma EZ81 (todas citadas são MINIWATT, são boas???) e finalizando uma OA2 Philips, o ampli parece ser do tipo hi-fi, mas posso estar enganado porque quem me deu não sabe informar direito a procedencia do aparelho por inteiro.

Queria saber se dá pra fazer algo com ele ou se é melhor nem mexer e deixá-lo como esta e se alguém tiver algum esquema eletrico ou link de algum ampli semelhante pra alguma eventual modificação. Já que não poderia precisar o aparelho corretamente.

Bom, qualquer info e ideias são bem vindas, desde que não venham dizer que vou ser eletrocutado se mexer com isso... sei dos riscos e tomo as devidas providencias. Desculpe o criador do topico, mas acho que o assunto é o mesmo, portanto não vou criar um novo topico só pra isso...

Agradeço as contribuições.
Abs!

I.Nosferatu
Veterano
# ago/09
· votar


Xiiiii... cade os handbrothers de plantão?

Descarga eletrica? Esse forum não é o mesmo de antes!

tatus
Veterano
# ago/09 · Editado por: tatus
· votar


O loco... eu tô a quase um mês esperando alguma ajuda ou qualquer coisa ser postada aqui, e vc quer que em uma hora esteja tudo que vc precisa? seria muito bom se fosse assim.
Além disso, acho que poderia abrir um novo tópico. Eu estou montando um valvulado para guitarra e vc esta com um ampli pronto querendo entender, alterar, né não?! Não se acanhe! rs
Abra um tópico e diga o que você pretende com o amplificador, se ele esta funcionando ou não etc,,,, você tem um ampli com duas válvulas de pré(12ax7), a EZ81 é retificadora e a OA2 é reguladora de tensão. Mas não entendo nada de nada (nem sei se retificação é a mesma coisa que reguladora de tensão mas agora fiquei curioso e vou ler um pouquinho..rs o meu retifica à diodos). Esta certo sobre a el84.
Pode ser estéreo esse seu ampli ( se for isso é single end com dois canais) e se for hi fi basta colocar caixas com falantes adequados para o tipo de aplicação que deseja, normalmente eles respondem bem de 20hz a 20Khz ( frequências audíveis), então pode usar até para contra baixo, faz só umas alterações na etapa de pré se não gostar de um som muito limpo (comum nesses amplificadores).
Uma postagem antes da tua tem um link de umas coisas no site mandamais que tem os tonestacks da Fender , da Marshall e da Vox, escolhe!!!
O site da ax84 tem vários esquemas também e prés clean, crunch, blues, heavy, é só alterar alguns componentes.
O site handmades tem muita coisa tb, os sites gringos tb tem muita informação.
Quando vc abrir o tópico da um alô aqui que eu vou lá te encher de links úteis.
Não esquece de tirar umas fotos para a galera poder te ajudar..
Boa sorte.

Henrique S.
Veterano
# ago/09
· votar


I.Nosferatu
Queria saber se dá pra fazer algo com ele ou se é melhor nem mexer e deixá-lo como esta e se alguém tiver algum esquema eletrico ou link de algum ampli semelhante pra alguma eventual modificação. Já que não poderia precisar o aparelho corretamente.

é mais facil voce tirar o esquema eletrico a partir do circuito atraves de engenharia reversa =)


ou claro, se voce quiser um esquema semelhante, procure só como EL84 amplifier ou coisas do genero, nao tem muito misterio em valvula....

tatus
Veterano
# ago/09
· votar


E ai galera, a gaiolinha tá pronta, só falta furar, amanhã cedo vou rebitar ela e postar as fotos junto com as fotos dos trafos, abraço!

I.Nosferatu
Veterano
# ago/09
· votar


tatus

Hehe... eu to ligado que o trem aqui vem puxado nas pampas... rsrsrs... foi só brincadeira, sempre que precisei de um toque o pessoal daqui sempre colaborou...

Mais ai, seu projeto ta animando, como ta ele atualmente, posta uma foto ai to curioso...

Cara, achei uns esquemas semelhantes do ampli, por exemplo no power ele lembra e trafo ele lembra muito o esquema do Marshall 18watt que tem na net, baixei ele mas não lembro o link pra te passar, mas é só buscar no google, a diferença mais gritante é o trafo de saida não ter tantas opções (4 - 8 - 16 ohms), provavelmente seja apenas 8 ohms mais comum em hi-fi, no geral, creio eu, vou ter que adaptar o preamp mesmo, ja tinha visto os esquemas de preamp no ax84 e até to analisando aquele do John Hynes Lead II que é mais ou menos o que pretendo, mas vou ver se acho algo com as proprias 12ax7 que já estão nele. Valeu!

Henrique S.

É velho já tava pensando nisso ai, esse é o proximo passo, como não to entendendo nada do preamp do aparelho, vou rascunhar um "esquema reverso" pra ver onde da pra mexer... hehehe... é o jeito!!!

kosmiktubes
Veterano
# ago/09 · Editado por: kosmiktubes
· votar


tatus, não acompanhava este tópico há um tempo. Não há de que, tem mesmo é que incentivar pessoas entusiasmadas como você. Como sempre só posso dar dicas do que souber e te recomendar tomar cuidado.

Algumas notas:

1) Você limou o cromo desses espaçadores que usou como terminais para soldar? Se não limou a solda não pegou, só entrou pela rosca mas está fisicamente descolada dos espaçadores. A olho nú parece soldado mas lá na superfície está solto, apenas mecanicamente preso pelo estanho que escorreu dentro da rosca. A liga de estanho/chumbo e não pega em cromo.

2) Não use caps eletrolíticos velhos, não vale a pena.

3) As tensões desses caps estão no limite do seu +B. Se o +B for 400 V DC tem que usar caps de 600 V DC para estar seguro. Esses seus verdes são de 450 V, pode funcionar mas vai ficar um pouco arriscado aí. Não sei se é impressão minha mas na foto da montagem já parecem estar um pouco inchados encima? Isso pode ser sinal de tensão excessiva. Não sei se já ligou fonte de computador de 110V em 220V mas se já ligou já sabe o que é um eletrolítico explodindo.

4) A OA2 é semelhante a uma lampada fluorescente ou a um zener moderno. O gas dentro dela só ioniza a 150 V então até 150 V ela não conduz, depois de 150 V ela conduz e a tensão não passa disso quando ligada em paralelo.

5) Retificação e regulagem de tensão não são a mesma coisa. Não diga que você não sabe nada de nada, tá claro aí que está na frente de muita gente. A tensão que a cia elétrica te fornece alterna entre positivo e negativo, retificar é o processo de pegar os pulsos de ambas as polaridades e deixá-los o mais próximos possíveis de uma tensão constante, uma tensão constante gera uma corrente constante. Simplificando, é isso aí.

Só com diodos e capacitores obter uma tensão 100% estável é quase impossível e sempre terá pequenos vales e pequenas quedas, o que chamamos de ripples(ondulações em inglês). Um regulador de tensão completa esse processo te dando uma tensão bem mais estável, e para isso pode-se empregar diversos componentes. Se deixar a tensão muito estável e regulada demais o amp pode ficar "duro", o que é desejável pra baixo e guitarra country, mas para rock é bom mesmo uma fonte que não seja 100% perfeita, criando um envelope no som, é um timbre mais "creamy" como chamam no Inglês.

Exemplo: O Bassman de 1959, de tweed beige do qual fizeram uns reissues há alguns anos, virou uma lenda. Ele tem pouca capacitância, bem menos que os Marshall modernos e amps de 45 W semelhantes, e retificação à válvula, por isso quando você exige volume dele, ele dá aquele som bonito, macio, porque a fonte não aguenta e a tensão cai, seu ouvido mal nota a queda de tensão porque a relação de tensão com volume percebido é perto de 100 : 1, potência pra volume percebido é 10 : 1. O resultado dessas quedas de tensão é que você nota um som comprimido, agradável, típico de valvula. O Bassman 5F6-A que todo engenheiro consegue botar defeitos virou uma lenda pra guitarra enquanto que amps com fontes que em termos de engenharia são "perfeitas" ficaram aí no esquecimento. Foi um "engano" que deu certo, porque amp para guitarra é diferente de amps hi-fi e para baixo.

No mais é isso. Tentamos deixar sempre dicas p/ handmakers em nossa enciclopedia. Por exemplo, sobre refiticação confira http://izzychili.com.br/enciclopedia/Retificac%C3%A3o Não repare a auto-promoção, mas é que já digitamos a maior parte dessas dicas lá rss.

Qualquer coisa envia aí sua dúvida, se o tempo me deixar tentarei te orientar no que for possível. Um abraço e novamente boa sorte.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


izzychili
Caramba!!! Parabéns pelo site. Incrível!
Abs

kosmiktubes
Veterano
# ago/09
· votar


Obrigado Mauricio Bahia, a intenção é incentivar aí handmakers como o tatus. Ninguém sabe tudo e trocando figurinhas a gente sempre pega muita dica legal. Tentarei acompanhar aí o topico, se o tempo permitir! Obrigado e um abraço a todos.

tatus
Veterano
# ago/09
· votar


l. Nosferatu, sem crise, (brinca a vontade) achei que era mais um tirando sarro no novato aqui.

Pode crer, quando decifrar o esquema vai ficar tudo mais claro e conseguirá fazer as alterações que deseja.
Cara, esse ampli que eu tô construindo da para ser feito com el84!!! e tem mais; no options guide dele, (baixa lá- ax84 >classic projects > single ended), diz como ligar as duas em paralelo para ganhar um pouco mais de potência! você já tem as válvulas; e os trafos: meça a relação de espiras dele, quem sabe só precise adaptar um falante nesse secundário de 8 ohms que case com o primário. Abraço!


Izzychili, valeu!!!...também pelo incentivo e pelo link! (... e se promova a vontade!)

Estou entendendo algumas coisas que você disse outras vou precisar de mais estudos, rs, hoje mesmo imprimi um livro que ensina a projetar amplis (ele fala de cada componente, muito massa!) e varias coisas para trafos, uma hora eu chego lá.

Sobre os turrets improvisados, tive sorte de perceber isso que você disse antes de soldar (sorte mesmo), então alarguei os furos internos deles com uma broca adequada e fiquei 5 minutos lixando a parte de cima até ficarem bem foscos.

Desisti de usar componentes velhos, só tô usando porta fusíveis, plugs, algum resistor de fio testado, etc.... um dos caps verdes veio amassado mesmo,,, eu pretendo fazer uns testes com o ampli até deixar do jeito que eu quero, depois vou comprar tudo novo, e com certeza seguindo sua dica. Tomara que ele aguente umas horinhas.

Putz,,, falando da retificação e da tensão você acabou clareando várias coisas aqui na minha cabeça.

Muito obrigado, abraço!

I.Nosferatu
Veterano
# ago/09
· votar


Então pessoas,

Minha duvida agora é a seguinte... esse ampli trabalha com um trafo que manda 350 v para a valvula ez81.

No caso de eu tentar montar o preamp do site ax84 quer seja o do Hi-octane ou o modelo John Hynes Lead II que tem na seção de preamps não daria certo por causa da voltagem né isso, porque pelo que percebi lá pra esses esquemas é uma media de 250~275 v, dai teria que adaptar alguns componentes para a voltagem de 350v do meu trafo ou isso que eu to citando não tem nada a ver???

Por exemplo, no preamp do Hi-Octane do AX84 chega cerca de 234v nas 12ax7 que passam por um resistor de 100k até elas, no esquema do Mark X que tem a voltagem mais parecida com meu amplizinho, chega cerca de 342v nas mesmas que passam por resistores de 390k 1M e 100K dependendo do estagio...

Procede o que eu to achando??? Que no minimo, o som vai ser significativamente alterado se eu manter o esquema do preamp do hi-octane por exemplo?

I.Nosferatu
Veterano
# ago/09
· votar


E ai pessoas, sem querer ser chato, mais ja sendo... se alguém puder dar esse toque, esclarecer essa duvida eu agradeço... nem vou perguntar mais nada depois disso, pode deixar que eu me viro com o resto... mas só me esclareçam isso! Por favor!

I.Nosferatu
Veterano
# ago/09
· votar


Puts! Deixa pra lá!!! Ja descobri, na verdade ja to montando! Vlw

tatus
Veterano
# ago/09 · Editado por: tatus
· votar


I.Nosferatu, liga não cara, acho que tem mais gente aqui querendo aprender do que pessoas que podem ensinar, as vezes é falta de tempo como nosso brother ai de cima; uma hora aparece uma alma caridosas e resolve...enquanto isso...
Eu também queria entender essa parada aí; meu trafo de saída é de 275~0~275, e logo depois dos diodos aparece no esquema a medida 301 de cada lado...da pra entender mais ou menos se olhar a função dos diodos mas como chegar a esse valor ai é outros quinhentos...
Fala ai como vc ta fazendo as contas; já que descobriu, ajuda eu!

Galera aqui vai as fotos do gabinete dobrado ( sem acabamento) e dos transformadores:

http://img34.imageshack.us/img34/7922/1004144h.jpg

http://img231.imageshack.us/img231/3889/1004145s.jpg

http://img40.imageshack.us/img40/4579/1004147.jpg

http://img23.imageshack.us/img23/4874/1004148u.jpg

http://img23.imageshack.us/img23/9519/1004150p.jpg

http://img190.imageshack.us/img190/4597/1004151kbe.jpg

http://img23.imageshack.us/img23/7132/1004152.jpg

http://img16.imageshack.us/img16/7839/1004153s.jpg

http://img16.imageshack.us/img16/4448/1004154c.jpg



E as chaves DPDT e depois SPDT:

http://img139.imageshack.us/img139/8682/1004159v.jpg

http://img16.imageshack.us/img16/8545/1004169z.jpg

A maioria dos vendedores não conhecem elas pelas siglas então olhem bem ou levem a foto para o cara saber qual é. Já li que pessoas importaram essas chaves sem precisar.
Eu paguei 6 reais na primeira e 4 na outra. Quem precisar fala ai que a loja é do lado de casa.
Abraço!

kosmiktubes
Veterano
# ago/09 · Editado por: kosmiktubes
· votar


I.Nosferatu

Não existe voltagem "certa" para suas 12AX7 . Desde que você esteja criando seu proprio circuito, você pode experimentar e ver que timbre te agrada mais.

Com -1V de BIAS na grade(devido ao resistor de catodo), de 150V DC até 300V DC na placa darão certo. Quanto mais voltagem, mais agudos. Se abaixar de 150V o som fica "arrotado"(desculpe o termo). Muita voltagem diminui a vida útil das 12AX7 também(e quanto mais voltagem, mais ruído). Um meio termo aí é o que você encontrará em 99% dos amps.

Já se estiver tentando replicar o som de um amp clássico, tem que deixar todas as voltagens o mais próximas possíveis daquelas no esquemático. Um volt muda o caráter do amp....válvula é sensível assim.

No seu caso aí, um resistor de fio entre 10K e 33K 5 Watts em série após o +B2,3,4,5,6 aí no esquema deveria resolver seu problema de excesso de tensão.

Um abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando o primeiro valvulado - single end K88 e duas 12AX7 no pré.