Amp c/ + de 2 12ax7 no pre o q muda no som

    Autor Mensagem
    Angelo Perleps
    Veterano
    # jan/11


    Oi tem amplificadores q tem no pre 2 12ax7, a maioria dos marshall q vi tem 3, outros como mesa tem mais ainda 5150 tem 6 se não me engano,

    minha duvida é o q muda no timbre o circuito c/ mais 12ax7 e c/ menos?

    meu amplificador valvulado tem 2 12ax7 e 2 6l6, tem algum amplificador conhecido q tem essa mesma configuração, se houver teoricamente o timbre seria proximo ao do meu amplificador?

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Angelo Perleps
    Mais válvulas de pré = mais estágios de amplificação = mais ganho

    Por isso que isso ocorre principalmente em amplificadores de alto ganho, especialmente nos quais praticamente toda distorção vem do pré possuindo vários estágios de pré-amplificação mais a válvula inversora. Esses estágios de amplificação em série criam um efeito de cascata, gerando altos níveis de ganho do mesmo jeito que ligar dois ou mais pedais de drive em sequência.

    O amplificador que pretendo pegar só possui uma válvula no pré e uma no power (assim como alguns famosos antigos) e nem por isso o timbre é melhor ou pior, são características diferentes. Sem falar que, não é quantidade de válvulas que determina o timbre, devem existir um bazilhão de amplificadores com três 12AX7 e duas EL34 e nem por isso soam parecidos.

    Abs

    Ramsay
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Angelo Perleps

    Nos amps que tem 6 12AX7, uma é do reverber, outra do efects loop e uma terceira é inversora de fase para as válvulas de saída.
    Então sobram 3 válvulas 12AX7 que são usadas como pré-amplificadoras do som gerado pela guitarra.

    Já o Marshall JCM800 utiliza 3 12AX7, mas, uma delas é inversora de fase para as válvulas de saída e sobram duas para pré-amplificar o som da guitarra

    E o fato de se usar mais vávulas 12AX7 só implica em mais ganho de amplificação no amp, o que só é necessário em amps de 100W ou mais.
    Mas, em amps de baixa potência 1 ou duas 12AX7 dão conta do recado tranquilamente.

    Angelo Perleps
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tive analizando o circuito do Marshall plexi 50 e o mesmo tem 3 12ax7 sendo 1 iversora e 2 de pre, mas estas de pre são ligadas juntas como no caso do jcm800 ou são 1 p/ cada 2 entradas p/ o mesmo tem 4,

    e o caso do Fender bassman head, sendo 3 12ax7 tb, mas o mesmo tem 2 canais, seria 1 12ax7 p/ canal?

    se alguem souber responder as perguntas acima agradeço

    ogner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Van_Lorien
    Ramsay

    Velhos, poderiam me explicar o papel da válvula inversora?? Se possível com uma linguagem pro leigo aqui entender!!!

    Sei que ela é responsável por reproduzir 2 sinais idênticos, porem em fases contrarias...Mas e aí? Como ela funciona no circuito? Ela recebe o sinal das 2 responsável pelo pré e junta?? hehehe. Muita besteira? hauheuha

    hehe!!!

    Mad Dock
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Geralmente quanto mais canais se tem (canais de verdade não canais que compartilham a mesma equalização) será necessário mais válvulas, ou seja, trabalha-se com prés diferentes em cada canal, alguns projetos fazem uma mistureba de válvulas e acabam utilizando as mesmas válvulas em canais diferentes, mas ainda assim em circuitos distintos.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ogner
    Cara, eu não entendo nada disso, mas o que eu acho que sei é que as inversoras só estão presentes nos Classe AB/Push-Pull e servem para fazer a "conversão" de corrente do pré para o power. Por via das dúvidas, espera a resposta do Ramsay ou do carlos adolphs se ele pintar por aqui.

    Off: graças às tuas gravações e vídeos, tô quase pegando um 276, até fiz um tópico e botei teu vídeo como exemplo. Tu e o MauricioBahia são disseminadores da G.A.S., hahaha.

    Abs

    Angelo Perleps
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mad Dock
    sobre o marshall plexi 50 e o fender bassman como funcionam o pre dos 2?

    Ramsay
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ogner

    É mais ou menos isso que vc falou. A válvula inversora de fase divide o sinal que vem do pré em 2 sinais iguais e de fases contrárias e assim cada válvula válvula de saída (EL34, 6L6, etc) amplifica uma fase do sinal.
    Esses dois sinais defasados são amplificados a nível de potência e só são reunidos no secundário do trafo de saída que vai nos alto-falantes.

    Isso é chamado de push-pull e visa permitir o uso de 2 válvulas de saída com potência bem maior do que se utilizando apenas uma.
    Deu pra entender?

    Ramsay
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Angelo Perleps

    Pode ser, mas isso só examinando o circuito.

    ogner
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: ogner
    · votar


    Van_Lorien
    É acho que só nos P. Pull mesmo!!!

    graças às tuas gravações e vídeos, tô quase pegando um 276
    Cara, o melhor brinquedo que um guitarrista pode querer!!! Vai com tudo!! Hehehe!!


    Ramsay
    Deu sim!!! Perfeito!!!
    VALEU!!!

    Outra duvida, mas pertinente ao assunto é sobre "valvulas casadas"....Justamente pra tentar preservar os "harmonicos", nao é isso?? Visto que o sinal divide é usado esse artificil pracoisa ficar "mais redonda"... É isso mesmo?!

    Eu entendo o basico das diferenças entre P.Pull e S.Ended,

    lemingue
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: lemingue
    · votar


    Ramsay
    Nos amps que tem 6 12AX7, uma é do reverber, outra do efects loop e uma terceira é inversora de fase para as válvulas de saída.
    Então sobram 3 válvulas 12AX7 que são usadas como pré-amplificadoras do som gerado pela guitarra.

    Não é bem assim... existem amps que os circuitos de loop e reverb são SS. Mesmo com as seis válvulas.

    E o fato de se usar mais vávulas 12AX7 só implica em mais ganho de amplificação no amp, o que só é necessário em amps de 100W ou mais.
    Mas, em amps de baixa potência 1 ou duas 12AX7 dão conta do recado tranquilamente.

    Não é bem assim, tb... Não é a potência do amp que define a quantidade de válvulas que há no pré. A exemplo de racks valvulados (só o pré)... não têm potência.

    Angelo Perleps
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    tb tenho duvida sobre isso q o ogner
    mecionou, q muda no som de 2 valvulas de saida não estiverem casadas?

    Van_Lorien
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Angelo Perleps
    Dizem que utilizando válvulas casadas no power a perda de harmônicos pares é menor, perda essa que não ocorre nos Single Ended.

    Rafael A.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    E quando o amp tem 2 válvulas no pré?

    Ouvi dizer que metade da segunda válvula faz o papel de inversora. Procede?

    Obrigado.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Angeloperleps

    Válvulas casadas são aquelas que tem o ganho (fator de amplificação) o mais próximo possível uma da outra e isso não tem nada a ver com harmônicos.

    Num circuito push-pull, as válvulas de saída tem que ser casadas, para que cada uma delas amplifique a sua fase do sinal com ganho aproximadamente igual e propicie um sinal uniforme (simétrico) no secundário do trafo de saída, tal como ele era antes de entrar na válvula inversora.

    Eu nunca testei um amp com válvulas descasadas na saída, mas, o som deve ser bem ruim e além disso é prejudicial à saúde do amp.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Rafael A.

    Isso é possível, basta se usar um inversor de fase catodino, Como o Orange Tiny Terror que usa metade de uma 12AX7 como inversora de fase.

    ogner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ramsay

    Valeu, velho!! Obrigado pelas explicações bem didáticas!! hehe!!

    Abço

    Ramsay
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    lemingue

    Se um amp valvulado tiver reverber e efects loop solid-state, nada justifica que ele use 6 12AX7.
    Por exemplo o Mesa Boogie Roadking que tem 6 canais, reverber e efects loop valvulados, usa 5 12AX7.

    E com o aumento de potência se torna sim necessário o uso de mais válvulas 12AX7, porque senão pode faltar ganho e a potência total do amp não seria alcançada.
    Há não ser que vc use menos válvulas 12AX7 e bote elas peidando, com ganho no talo!!
    Mas, os fabricantes famosos e de qualidade não fazem isso!!

    lemingue
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ramsay

    Se um amp valvulado tiver reverber e efects loop solid-state, nada justifica que ele use 6 12AX7.
    Canais separados, e vários estágios de pré. Mais uma inversora, por exemplo.

    Mas blz.

    kaskudo
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: kaskudo
    · votar


    Ramsay
    Isso é possível, basta se usar um inversor de fase catodino, Como o Orange Tiny Terror que usa metade de uma 12AX7 como inversora de fase.
    não, ele usa o mesmo circuito inversor dos fender, marshalls e zilhões de outros.

    Eu nunca testei um amp com válvulas descasadas na saída, mas, o som deve ser bem ruim e além disso é prejudicial à saúde do amp.

    só se estiverem muito diferentes uma da outra, ou muito saturadas. e não afeta em nada a saúde do amp.

    E com o aumento de potência se torna sim necessário o uso de mais válvulas 12AX7, porque senão pode faltar ganho e a potência total do amp não seria alcançada.
    Há não ser que vc use menos válvulas 12AX7 e bote elas peidando, com ganho no talo!!
    Mas, os fabricantes famosos e de qualidade não fazem isso!!


    não tem nada a ver. vc pode ter um amp de 100W com uma válvula de pré, uma inversora e quatro válvulas de power.

    tatus
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: tatus
    · votar


    Galera, excelente tópico, parabéns!
    Só uma coisinha pra animar, tem como ligar duas 6L6 em P-P sem usar pré e em classe AB1!
    É só colocar 400V na placa(pino3), 300V na screen(pino4), 6K6 de primário no transformador de saída, e -25DC na grade de sinal(pino5). Terá 34watts e 2% de distorção total.
    Isso ta no datasheet da RCA.
    Nesse caso poderia fazer a inversão com meia 12ax7 ou similar e a outra metade usar como seguidor de catodo para o return do loop.

    lemingue
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ramsay

    Faltou retrucar outra coisa... camarada... preamp é uma coisa... power é outra coisa... não tem essa de ter um monte de 12ax7 para poder aproveitar um amp de 100W... se só quiser com clean.... não precisa de tantas... distorção de power acontece com volume no talo e não com várias 12ax7 ou similares no pré...

    Se fosse assim, power não funcionaria com racks digitais e afins... lembra que falei de prés com várias 12ax7... dê uma olhada no triaxis... vai me dizer que só funciona em amps de 100W... o timbre muda, claro, mas isso é intrínseco ao power que se utiliza.

    O fato de não se ver amps de 100w com menos de 3 válvulas não significa que seja necessário ter mais que isso para que ele funcione.

    Tenho um head de 100w com 6 12ax7 e um combo de 50w com 4 no pré e os circuitos do reverb e do loop são SS. Sem purismo ou sectarismo, isso não é demérito algum para o amp. Qualquer coisa que se colocar no loop fará conversão de sinal. Se não tem nada, fica em bypass... Mesmo com poucas válvulas, pode-se obter mais ganho... não sou técnico, mas deve ter algum que explique isso com mais base. Sei que 3 já são suficientes para se obter um hi-gain british.

    Essa modinha de só válvula e etc é muito furada.... cada coisa tem sua utilidade... daqui a pouco tão metendo uma 12axt no corpo da guitarra e dizendo que isso é o "must"...

    Não sou técnico nem nada... mas já tive algumas coisas nas minhas mão para saber o que é o que... repito... power e pré são coisas distintas.

    Abs.

    tatus
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: tatus
    · votar


    lemingue, muito bem colocado, no entanto não creio que o Ramsay queira generalizar da mesma forma que vc também não.
    As coisas são muito mais complexas e envolvem grandezas físicas que obrigatoriamente não podem ser assim simplificadas.
    Se você tem um estágio de saída p-p com um primário no transformador de saída de 6K terá uma impedância refletida lá na inversora de fase; se tiver um primário de 8K ou 4K esse mesmo estágio vai refletir outras impedâncias.
    Isso quer dizer que vc tem que ajustar a amplitude do sinal ao power de cada ampli.
    Tem pré que fornece 0.5volt de sinal de pico à inversora, outros 1V.
    Se vc trabalhar a impedância do power para receber esses 1V sem clipar, com transferência total de potência, terá então um ampli com som limpo e com distorção só de power.
    Se vc trabalhar a impedância do power para receber até 0.4 volt sem clipar, e colocar 0.5 volt de sinal, o ampli vai acabar tendo mais distorção de pré do que aquele ampli com sinal de 1 volt pico a pico.
    Se escutar as escuras vai falar: esse ampli tem mais estágios de ganho.
    A ponto quiescente também é determinante na impedância do estágio de potência e muitos outros fatores são determinantes para se ter determinado espectro na resposta dos amplis, por isso não podemos simplificar as coisas, mas sim adimirar os projetistas, agradecer, e sempre que possível escutar a física que já ensinou isso há mais de 50 anos atrás!

    lemingue
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: lemingue
    · votar


    tatus

    Não quis generalizar, falei por experiência própria de quem tem um head com 6 12ax7 e que nenhuma delas é para o reverb ou loop.

    Apenas disse "não é bem assim" e dei uns exemplos... deve ter mais um monte... só sei do basicão mesmo.

    Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amp c/ + de 2 12ax7 no pre o q muda no som