clean em valvulado só presta em volumes relativamente altos também?

    Autor Mensagem
    Creamy Mule
    Veterano
    # abr/09


    o título tá bem claro.
    sabe-se que pra um uma boa distorção de power o volume deve estar nas alturas, mas o clean é sempre bom independente do volume? dei uma lida em tópicos antigos mas não achei isso especificamente.
    por exemplo, com um fender twin reverb de 120w que é algo praticamente insaturável (pra minha realidade, se alguem já tocou no maracanã - desconsidere isso) eu vou ter timbre limpo excelente a qualquer volume ou só a partir de "certo ponto"?

    B.Frusciante
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Sim, praticamente tudo é dessa forma.. enquanto menos 'limitar' o amplificador melhor a qualidade sonora... quer dizer que enquanto maior o volume melhor o timbre.

    A medida que vai aumentando o volume, vai saturando os amplificadores com menor headroom.. o que gera um clean menos clean xD

    Se o som crunchado for um fator para você dizer que não é um 'clean' melhor, então não é.


    Mas a pergunta do tópico é se o timbre é bom só a partir de certo ponto.. não é verdade.. na maioria dos amps o timbre já é bom, só que vai ficando melhor com o volume haha

    No caso do Twin Reverb, que é um amp com um headroom altíssimo, pode ser que o timbre comece a piorar em um nível alto de volume pois vai gerar compressão do timbre mesmo sem existir saturação... tem gente que não gosta disso.

    Liro_Points
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    B.Frusciante
    Nunca ouvi falar nesse "headroom", o que é isso?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Liro_Points
    Nunca ouvi falar nesse "headroom", o que é isso?

    É a capacidade do ampli de não distorcer mesmo em altos volumes!

    Liro_Points
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Johnny Favorite
    Ok man, obrigado! Essa questão se encaixa somente em valvulado, certo? Porque se não for um transistor tem headroom infinito!...

    wiskeria
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    não, o som limpo de um amp fica legal em qualquer volume, mas de preferência depois do nivel 2 de volume. É que o pessoal gosta de um pouco de drive e em amps valvulados estilo clássico isso só acontece quando vc chega na metade de volume do amp.

    GuitarUser
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    aproveitando o tópico.. pra microfonação ficar boa o amp tem q tar em q volume mais ou menos?

    GuitarUser
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    digamos q um valvulado 30w

    jigo__
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    GuitarUser
    30 w acredite é bem alto!!!!!!!!!!!

    tenho o meu de 50 w e pra passar do 3 eu uso atenuador de 10 w q fica bem alto tb no volume 7, 8...

    30 w é uma potencia mto boa acredite, da p/ microfonar tranquilo!

    abç

    GuitarUser
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    jigo__
    valeu cara..

    mas e quanto à saturação?

    Johnny Favorite
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Liro_Points
    Ok man, obrigado! Essa questão se encaixa somente em valvulado, certo? Porque se não for um transistor tem headroom infinito!...


    Realmente só se fala em headroom em valvulado mas se vc usar algun amp transistor um booster, por exemplo, masi alto do que ele suporta ele tbém distorcerá, incluse até o falante pode distorcer o som.

    jigo__
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: jigo__
    · votar


    GuitarUser
    Qto à saturação ja não posso responder pois meu amp é com 6l6, no canal q copia o marshall plexi e com o atenuador (10w) ele da um crunch com o volume lá pelo 4

    q valvula vc quer no teu amp??

    quer priorizar o q? drive ou clean??

    abç

    GuitarUser
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    jigo__
    não entendendo de válvulas especificamente não..
    meio que.. os 2 (:

    DotCom
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Liro_Points
    Na verdade, headroom se aplica a qualquer amplificador.

    Só que no ampli transistor, a coisa é simples: bateu no teto, ele corta a onda "na tora", e gera aquela distorção desagradável.

    No valvulado, quando a onda começaria a passar do headroom, o amplificador começa a comprimir o som, dando uma impressão de mais volume (por isso que o povo diz que valvulado de X watts fala mais que um transistor de mesma potência)

    Liro_Points
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Realmente só se fala em headroom em valvulado mas se vc usar algun amp transistor um booster, por exemplo, masi alto do que ele suporta ele tbém distorcerá, incluse até o falante pode distorcer o som.
    Johnny Favorite
    Mas essa é a distorção de falante explodindo! hehe

    DotCom
    Ok man, obrigado pela explicação. Entendido agora!

    Victorblues
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Creamy Mule

    Depende muito do ampli cara....mas mesmo em amplis de timbre limpo como um twin o som realmente fica melhor a partir de um determinado volume ( oq vai variar de ampli para ampli ).

    Em muito amplis por mais que o som esteja com um timbre bom em volumes baixos ele sofre compressão que as vezes não é o que quer ou gosta no momento. Em outros modelos a partir de um certo volume, a compressão reduz bastante, e vc sente que as equalizações do ampli ficam mais amplas, surgem novas "colorações" e aumentam as possibilidades de timbres.

    abraços

    Victorblues
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    jigo__

    Se teu ampli fosse com EL34 vc sentiria muito mais forte o crunch no volume 4 já, típico do Plexi, mas com 6l6 ele fica bem mais suave.

    Vc tem um ampli daqueles com canal limpo baseado em fender e outro canal baseado em marshall???

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Liro_Points

    Nunca ouvi falar nesse "headroom", o que é isso?


    É a capacidade do ampli de não distorcer mesmo em altos volumes!


    E nesse quesito, o auge da perfeição se chama Fender Twin!

    Victorblues
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    BaNdAiD

    Dizem que o auge da perfeição chama-se Roland Jazz Chorus JC120...mas eu tambem prefiro o twin, mesmo não sendo 100% clean.

    Hansen
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    GuitarUser

    aproveitando o tópico.. pra microfonação ficar boa o amp tem q tar em q volume mais ou menos?

    digamos q um valvulado 30w


    Também quero saber, ALGUÉM sugere algo?

    Victorblues
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Hansen

    vai depender de "N" fatores como o timbre que vc quer, o tipo do microfone, distancia e posição de captação e o ambiente de gravação.

    Numa situação normal de estúdio em um timbre limpo, o mais comum é vc colocar seu ampli na posição 4, 5, 6 (meia potência), porém se vc tiver um MS Superlead Plexi e vc quer um timbre bem saturado, obviamente vc terá de colocar o bixo em um volume mais alto que isso, fazendo que seja modificado a forma de captação do som do ampli para ñ embolar, sobrepor frequência, excesso de eco da sala etc.

    Ou seja, vai depender muito da situação, mas em geral em amplis valvulados ali com volume prox. da metade vc já tem o timbre fiel do amplificador e será o ideal para realizar a gravação.

    Abs

    jigo__
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Victorblues
    kra o drive dele é baseado nos marshall's ja o clean nem é baseado no fender, mais tem um puta timbre por ser 6l6 fica bem cristalino!!

    é um amp mto versatil, sem duvida nãqo vou precisar de amp por uns 5 anos!

    abç

    Victorblues
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    jigo__

    eu tambem quero montar um híbrido desses canal limpo fender canal sujo marshall pra bater.....e´um ampli pra vida toda mesmo, vai ficar com ele por muito mais q 5 anos fácil fácil.

    B.Frusciante
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Dizem que o auge da perfeição chama-se Roland Jazz Chorus JC120

    Só tem um detalhe... o JC é Transistorizado

    André Arraiano
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    B.Frusciante
    pode crer, eh ss e tem puta timbrao clean lindao!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a clean em valvulado só presta em volumes relativamente altos também?