Amplificador que "racha" em altos volumes?

    Autor Mensagem
    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/07


    Andei vendo esses dias em alguns amps que eu toco em estudios,bares, shows em geral esse problema. Você não pode por ele muito alto, que o canal clean dele já começa a rachar. Isso aconteceu com alguns SS's e Pre's(que tinham canal clean SS). Algum entendido pode me falar a causa disso?


    Um abraço!

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    A propósito, errei o título. É só tirar o não que ta beleza!

    ki_suco
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    olha cara, geralmente é coisa do projeto mesmo. se o que você diz de "rachar" é começar a saturar, é coisa de projeto. os primeiros fenders saturavam bem cedo, pois não havia pedais na época: era só a guitarra ligada no ampli.
    depois foram "adiando" a saturação, melhorando o clean "limpo" mesmo, sem crunch, na medida em que os pedais foram se desenvolvendo


    mas se o "rachar" que vc tá falando não é isso, é culpa do falante geralmente, que não aguentam certas freqüências mandadas pelo amp em altos volumes

    nascir3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ta explicado !!!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    Cara, a forma como o amplificador transistorizado trabalha, seu processo de amplificação, gera, à partir de determinada entrega de potência, harmônicos ímpares, o que caracteriza esse som "clipado", "rachado". Os amplificadores valvulados não distorcem? Distorcem sim, mas geram harmônicos pares, o que não "fere" o ouvido, sua distorção é "agradável", "macia".
    Para que vc tenha som limpo em altos volumes com amps SS, você precisa de potência; quanto mais alta a potência, mais alto o som limpo lhe será fornecido antes do amp SS "clipar".
    É por isso que nunca se deve subir ao palco (mesmo pequeno) com um amp SS de baixa qualidade, com potência menor que 50/70WRMS, e com falante menor que 12pol.
    Abç

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ki_suco
    Não é rachar de saturar, e sim, de clipar. Fica feio demais.
    Mauricio Luiz Bertola
    Hm... a ta. Entendi. Qual potência você me recomenda para shows?
    Apesar de que eu mesmo, não pretendo comprar um SS, e sim um All Tube. Mas ainda tenho que saber uns detalhes, como falantes, quais são bons, característica de cada valvula, etc e tal sabe?

    Um abraço

    ki_suco
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    cara, acho que pra shows grandes o troço é ir na casa dos 100/120W com falantes com boa sensibilidade pra dar bastante volume...

    falantes bons tem o celestion, mas é muito caro. Então o pessoal geralmente pega os eminence que são muito bons também mas tem o preço mais em conta.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ki_suco
    Mas 120W num All Tube?!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    Cara, basta vc ler de novo meu post. Alí já estão as características para um bom valvulado: 50WRMS, válvulas de power 6L6, falante de 12pol. (Eminence), opção para caixa externa (sem desligar o falante interno), etc.
    Não vejo necessidade de alto ganho ou canais (até para "baratear" o custo), quer distorção, use bons pedais.
    Uma boa opção é um "clone" do Fender Bassman.
    Abç

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Hm... meu amigo, um clone desses, sairia por quanto? Será que existem Handmakers que oferecem condições de parcelamento?

    Um abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    www.pedrone.com.br

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Pesquisarei!

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Se o Augusto ainda entra nesse fórum:
    Sobre o Marshall JTM-30;
    * Tem soundclips dele?
    * Qual o peso?
    * Preços?


    Um abraço

    Michael Vlcek
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ehe

    ki_suco
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    não... tava falando de SS :)

    Mauricio Luiz Bertola
    o bassman pra ser usado em guitarra fica melhor com falante de 10" ou de 12"?
    ele "cruncha" muito rápido?

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ki_suco
    A ta. Eheheheh
    Po, ninguem sabe desses valvulados do Bertola? achei interessante.

    ki_suco
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    cara, tava escutando uns samples do bassman na net e pirei com o som
    clean gravado com strato http://www.proguitar.de/AudioDemo/mp3/Amp-CD/Fender/FenderBassman4x12S tratClean.mp3

    sujo com strato

    http://www.proguitar.de/AudioDemo/mp3/Amp-CD/Fender/FenderBassman4x12S tratHeavy.mp3

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ki_suco
    O Bassman original tinha 4X10 ligados em série, daí ele tinha um excelente SPL. Mas a caixa era grande e pesada. Para algo mais "transportável", creio que o ideal é 1X12.
    Quanto a proporcionar distorção de power (que é a "verdadeira"), vai depender dos estágios de ganho do pré. Mas, como eu disse, considero isto secundário num amp.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador que "racha" em altos volumes?