Alternativa para falante de 12"

    Autor Mensagem
    Guitar_L
    Veterano
    # fev/09


    E ae galera, tudo bem? Tenho um laney LV100 aki, de 65 watts RMS. Ele vem equipado com um falante Celestion Rocket 50, de 50 watts. As vezes me pego com o volume mais alto e o falante parece não aguentar mto bem. A troca do falante resolveria o meu problema? Se sim:
    Estava pensando nos Eminence Legend 1218, já vi que é muito recomendado e tudo mais. O que me deixou com dúvida é que ele tem 150 Watts, mais do que o dobro do que eu preciso. Teria alguma alternativa, quem sabe até mais barata, pro meu caso? Mantendo a qualidade de som, logicamente.
    Abraços!

    GsCosTa
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Upei o tópico pois minha dúvida é exatamente a mesma e o cara acima não obteve nenhuma resposta.

    Tenho um Laney LV100 e não posso passar do volume 6 que o falante começa a rachar, ainda mais em sons pesados. Acho que é porque o falante que vem nele é o Celestion Rocket 50 de 50 watts e o ampli possuir 65 watts RMS.
    Minha alternativa seria troca-lo pelo Eminence Legend 1258 que possui 75 watts e é muito bem falado aqui no fórum.

    A minha dúvida é:
    Essa folga de 10 watts entre o falante e o amplificador resolveria o meu problema e eu poderia abrir o volume todo sem rachar?

    Obrigado desde já.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    GsCosTa
    na minha profunda ignorancia, essa diferença nao causaria nenhum dano ao equipamento e poderia sim corrigir possiveis problemas de "rachadura"...o q nao pode, passivel de cartão vermelho, é trocar por um falante de menor potencia do q o de fabrica, pois sobrecarrega-o e ai sim vai rachar! rs

    mas nao confia mto nao! ve se mais alguem pode te ajudaR!
    quando li o titulo achei q fosse algo relacionado a: "alternativa pra falante de 12...caso vc nao possua 1, o q pode ser feito?"
    nesse sentido! kkk

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Watts de alto falante não é a potência dele, já que é um componente passivo, mas sim o quanto ele aguenta (teoricamente).

    Em alto falantes de instrumentos musicais é ideal que ele tenha uma folga para mais em relação a potencia do ampli (diferente de alguns tipos de caixas e sonorização de automóveis, onde se usam falantes de potência menos que o ampli....mas é outra conta, meio complexo).

    Contudo, se você usa um falante muito mais potente que o ampli, você perde em qualidade e por incrível que pareça pode até haver mais distorção do que antes. Isso porque o ampli não tem força para movimentar o cone, como ele foi projetado, nem fazer ele chegar na temperatura ideal de trabalho (sim, temperatura, há um lance de termo dinâmica relacionado ao desemprenho dos falantes).

    Desta feita eu aconselharia o Legend V 128 - 12" que é de 120W.


    http://www.eminence.com/guitar-bass/legend-series/

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Lelo Mig
    legal cara! mas entao o de 75W nao seria mais apropriado do q o de 120?
    tipo...de fabrica o amp dele veio com um de 65W...ele quer por um de 75W, com medo dessa folga de 10W q é pequena...120W nao seria muito?
    vlw!

    edit: to lendo de novo aqui...o ampli tem 50W e o falante suporta 65W...pouca folga nao? veio de fabrica assim?
    bom...se entendi certo, realmente...um de 120W seria ideal!

    GsCosTa
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ALF is back
    Na verdade o ampli tem 65W e o falante que veio suporta 50W, menos que a potencia do ampli.
    Trocando por um de 75W ficaria com uma folga de 10W.
    O que eu quero saber é se essa diferença de 10W já seria suficiente para colocar o volume no máximo sem rachar, ou sera preciso trocar pelo de 120W como o Lelo Mig disse.

    juninholiveira
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    GsCosTa

    andei lendo uns posts por aí por esses dias, e percebi em alguns posts de entendidos como o Carlos Adolphs se não me engano, que um pouco de 'rachar' vem tb dos trasistores da potencia do ampli. Seu ampli é pré valvulado, certo? acho que a potencia dele causa um pouco disso.

    a troca do falante pode ajudar tb, mas um pouco vai continuar vindo dos circuitos SS do ampli, que não são feitos para trabalhar em excesso e em volumes muito altos.

    Agora não sei onde li esses posts, ams vou procurar, se eu achar, posto aqui.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    GsCosTa
    olha cara até onde sei, a potencia suportada do falante deve ser muito maior do q a do ampli! só pra fins comparativos, da uma olhada nos sites dos handmades brasileiros...foi la q vi isso...no site do Acedo explica bem! agora to no cel e aquele site é meio pesado pra entrar, entao nao consigo postar o link pra vc...mas compara as potencias dos amplis e seus falantes...é muito grande! algo do tipo: amp de 20w com falante de 50, 60w

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    ALF is back
    juninholiveira

    O ampli dele fornece 65W...eu acho que um falante de 100W, seria o ideal, porque para instrumentos musicais eles recomendam uma boa folga para cima.

    Contudo, indiquei o de 120W, porque na linha do Eminence que ele citou, não existe falante de 100W...entendeu?

    Acho que ficou melhor explicado agora....

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    sim sim! eu que nao tinha entendido...acho conveniente também o de 120W!

    GsCosTa
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    juninholiveira
    O ampli não é pré-valvulado não, é SS.

    ALF is back
    Lelo Mig
    Entendi. Mas 120W já não seria muito?

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    GsCosTa

    Acho que ele pode colocar um de 100W numa boa....acho que seria o ideal, mas vai ter que achar um equivalente, porque da série Eminence que ele citou, não têm falante de 100W.

    http://www.eminence.com/guitar-bass/legend-series/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alternativa para falante de 12"