Menor tamanho de falante para amp de Guitarra 2" ? 3" ? 1" ?

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Fernando de almeida


    Fala galera ...

    eu estava num projetinho pessoal qui de fazer um MINI AMP de estudo ...

    Pensei eu um AMP do tamanho de um pedal (pedal grande) ...

    Mas me veio a dúvida, para não ficar com som de radinho de pilha], qual seria o menor tamanho de falante possível???

    Me lembrei que os amps da Yamaha ... Os modelos THR ... eles usam 2 falantes de 3" ...

    https://media.sweetwater.com/images/items/750/THR10C-large.jpg?4f8bf61 811
    https://i.ytimg.com/vi/M-7wldHiv7Y/maxresdefault.jpg

    E o som deles são legais ...


    E aí ... o que me dizem ... qual seria o menor tamanho possível de falante para um AMP de guitarra soar legal (mesmo com baixa potência)?????????

    Penso em algo parecido com a foto do link abaixo:
    http://www.mylkstuff.com/userimages/386amp/mylk386-BRUSHED_minimal-6.J PG
    Obs ... na foto a parte redonda não é um falante ... mas é assim que penso em fazer ... mas não sei se fica bom....
    ABR

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Sempre vejo o povo falando bem desses Yamaha, mas pra ser sincero, nunca escutei ao vivo um amp de guitarra que fugisse do comum tipo 8", 10" e 12".
    O povo sempre fala mal dos 8", eu nunca vi um que prestasse também. 10" tem uns bem bacanas no mercado, não é difícil encontrar. Por outro lado, vemos por aí nos sistemas de som hi-fi esses caras tipo Bose que fazem caixinhas com falantes ridículamente pequenos fazendo um puta sonzão. Colega meu tem uma caixinha da Bose um pouco mais que uma mão aberta, e sai um puta som. Baseado nisso, acredito que seja possível ter um bom timbre de gutiarra com falantes pequenos, mas o projeto tem que ser bom.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    lembre-se também que cada falante vai precisar de uma caixa com litragem (odeio esse termo) específica, daí vc tem que ver também se o interior do pedal vai dar espaço suficiente, se de repente vc consegue um timbre melhor usando litragem diferente, e tem que ver se a vibração do falante pode acabar danificando o conjunto do amplificador por estar muito próximo

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Eu fiz uma cópia do Gibson Ga5 e pus um falante Jenssen Mod 8".
    Gosto muito dele, tanto no som limpo quanto sujo.
    Fora isso, nunca toquei com um falante pequeno que fazia um som legal, embora existam muitos por aí como o champion 600 que tinha falante de 6".
    A maioria, entretanto, é bem ruim.
    Esse Yamaha THR, por exemplo, eu testei de todo jeito em casa.
    Para mim, parece coisa de brinquedo - tá mais p/ "amp da Barbie".
    Para fazer esse tipo de som, nem precisa amplificador, basta uma guitarra amplificada como essa: https://www.calimaro.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78e ab33525d08d6e5fb8d27136e95/b/o/bob-esponja-guitarra-3-4-com-falante-sb eg34-amarela-principal.jpg

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Por outro lado, vemos por aí nos sistemas de som hi-fi esses caras tipo Bose que fazem caixinhas com falantes ridículamente pequenos fazendo um puta sonzão.
    Putz ... é no que eu estava pensando ... Tem hometheater com uns falantes pequenos e faz som de cinema ... se subir muito o som treme a casa toda ...


    cada falante vai precisar de uma caixa com litragem
    Então, mas e esses hometheater?? é litragem pequena ...



    SergioTrindade
    Esse Yamaha THR, por exemplo, eu testei de todo jeito em casa.
    Sério??? Eu assisti um teste numa loja e era um p. som ...
    Veja isso:


    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Já vi esse vídeo, há muito tempo.
    Recomendo testar pessoalmente antes de comprar.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Fernando,
    Só pra colocar mais "minhoca" na sua cabeça, vai que vc tem mais idéias:

    - Sabemos que hoje temos sistemas de som hifi muito eficientes com falantes pequenos e caixas pequenas também.
    - Sabemos que falantes de amp de guita normalmente tem curvas de respostas muito específicas, e muito diferentes de som hifi
    - Sabemos que hoje temos simulações de amp de guita de qualidade tão surpreendente que dá até pra substituir um "amp de verdade"

    levando tudo isso em consideração, imagine só o seguinte:
    guita, simulação de amp E CAIXA em uma pedaleira ou algo do tipo, um power amp compacto estilo 22 caliber (link para busca no google pra quem não conhece), e um falante e caixa estilo hi-fi muito compacto também.

    Só pra levantar mais hipóteses, ter mais idéias acerca do assunto...

    Casper
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Casper
    · votar


    Seu falante para guitarra terá não menos
    que 10" e não mais que 12". Assim será.


    Casperdamus

    -Saved
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Da pra tirar um som muito bacana sim, experiência própria, mas o duro e saber se vc vai ter potência pra empurrar esses mini woofer de 3":

    https://pt.aliexpress.com/popular/3-inch-speakers.html

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Defina soar legal meu caro Fernando... !

    Eu já vi sub de 2", descendo até 40Hz...! Então 1" deve dar pra guitarra com folga. Mas se isso fica bom pra monitoramento, se dá ou não dá pra microfonar, é outra história...

    Quanto menor o AF, mais altas frequências passam a se propagar omnidirecionalmente, o que por si só complicam as coisas...
    Sistemas como os da K-array, já não são só mais AF's e caixas dispostas (se chama de point-source).
    Eles se baseiam em um complexo sistema de DSP, com filtros, atrasos etc... O método não é lá novidade, já foi descrito e conceituado na década de 70, mas só se tem essa capacidade de processamento atualmente...

    Ainda temos os sistemas corneta (horn) que melhoram a direcionalidade, mas criam distorções de phase, etc...

    Não é peidar dormindo essa ciência...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Só pra colocar mais "minhoca" na sua cabeça, vai que vc tem mais idéias:
    Putz já estava com vááárias ... hehehee


    Ismah
    Eu já vi sub de 2", descendo até 40Hz...! Então 1" deve dar pra guitarra com folga. Mas se isso fica bom pra monitoramento, se dá ou não dá pra microfonar, é outra história...
    Quanto menor o AF, mais altas frequências passam a se propagar omnidirecionalmente, o que por si só complicam as coisas...
    Sistemas como os da K-array, já não são só mais AF's e caixas dispostas (se chama de point-source).
    Eles se baseiam em um complexo sistema de DSP, com filtros, atrasos etc...

    Tô ligado ... eu estava pensando nisso tudo ... como simplificar ... como fazer ... como usar um de 1" soando satisfatóriamente ... etc ...

    Pensando aqui ainda ...

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Não dá para simplificar Fernando... Se não fizer o troço a risca ele não funciona como era o objetivo inicial...

    Não consegui lembrar o nome do projeto que a K-array deriva, mas não é algo novo! Era uma pilha de caixas, tão complexamente processados (para a tecnologia da época) que levou quase um século para ser viável financeiramente, aplicar o conceito para montar o troço realmente, de uma maneira aproximada. Sei que tinha AF's que tinham que estar lá, mas desligados, outros tinham que ter a polaridade envolvida e não sei o que, e não sei o que... Um troço absurdo! Só que é tecnologia experimental ainda, então nem pensa que será fácil de obter, e mesmo quando sair pra venda, baratinho que não vai ser...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Menor tamanho de falante para amp de Guitarra 2" ? 3" ? 1" ?