Como projetar um equalizador com controle de grave, médio e agudo para amplificadores

    Autor Mensagem
    XBOOM
    Veterano
    # jan/09


    Pessoal, estou projetando um amplificador para guitarra onde em sua potência estou aplicando o LM3886. Hoje estou terminando o projeto elétrico do Pré-Amplificador, porém não sei e nção consigo achar nenhuma infomação que me ajude a calcular um equalizador para o mesmo.

    Se alguém souber por favor me ajude.

    Baixei o software Tone Stack Calculator porém preciso saber como calcular os potenciômetros, resistores, capacitores, etc.

    wiskeria
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Como projetar um equalizador com controle de grave, médio e agudo para amplificadores?
    fazendo um curso de eletronica voltada ao audio...

    XBOOM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Como já disse eu estou fazendo um aplificador Solid State, porém tenho muitos modelos, principalmente Fender e Marshall de equalizadores passivos (resistor, capacitor e potenciômetro), porém não estou afim de copiar os mesmos, gostaria de saber quais formulas devem ser usadas para calcular os mesmos. Tipo
    F=1/(2*PI*R*C). Entende. Sei que esta fórmula não se aplica para estes casos pois já fiz vários testes.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    XBOOM

    Coloca um equalizador ativo, alguns que já vi só precisam calcular o capacitor, uma vez vi um esquema que já dava até os valores de acordo com a frequencia que voce quisesse, também ja vi um passivo bem esplicado, acho que se encaixaria bem ai, mais infelizmente faz tanto tempo que não saberia te dizer onde... mas procure sobre equalização, filtros de frequencia, low, band, high pass , eq ativo, eq passivo no google mesmo que alguma teoria voce encontra... boa sorte!

    XBOOM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    I.Nosferatu

    Então cara, eu pensei nisso, até desenvolvi uma planilha em Excel para calcular filtros ativos Band Pass do tipo MFB, porém acho muito coisa.
    Nele eu teria uma grande gama de frequencias que não acabaria usando na guitarra.
    Minha idéia é usar o trivial mesmo. Um controle de Bass, Middle e Treble.
    Porém não consigo achar informações que me auxiliem a projetar o mesmo.

    XBOOM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    I.Nosferatu

    Outra coisa, se vcs puderem instalar o programa Tone Stack Calculator veram na aba superior o esquema elétrico dos circuitos a qual me refiro, no caso os da Fender e Marshall.
    Daí derrepente vcs conseguem entender o que estou dizendo.

    Segue o link

    http://www.duncanamps.com/tsc/

    Quando abrirem o link vcs já verão o desenho do equalizador da Fender.

    Espero que me ajudem...

    XBOOM
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Olá pessoal, será que ninguém sabe projetar um equalizador passivo?

    DotCom
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Com o tone stack calculator na mão, você quer mais o que? não tô entendendo...

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Na maioria dos projetos que vejo usa-se um filtro RC simples com um potenciometro. Qual o motivo da fórmula não ter dado certo???

    XBOOM
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    shoyoninja

    Bom primeiramente obrigado por ter respondido.

    Com o Tone Stack na mão eu consigo apenas chutar valores de Capacitores, resistores e potenciômetros e ver qual a resposta do filtro. Na verdade não é isso que quero, o software é muito bom para nos auxiliar, porém gostaria de saber desenvolver os cálculos dos filtros de grave médio e agudo.
    Gostaria de saber quais fórmulas matemática devo usar entende para isso.
    O circuito em sí possui 3 potenciometros e 3 capacitores. Como devo faze-los?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pega o espectro de audição humana e desenvolva um filtro que atinja um pouco mais que todas as frequencias. Por incrível que pareça, nesse caso você encontra mais informação em revistas e sites de biológicas do que de eletrônica.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DotCom
    shoyoninja
    tone stack

    Porque se usa esse nome tone stack e não se usa equalizador que é a aplicação do circuito????????????????????

    XBOOM
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DotCom
    shoyoninja


    Bom infelizmente não sei lhe dizer isso. Sabe como tudo hoje é padronizado por americanos né.

    rogeriousf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Desculpem reativar esse tópico mas alguém achou algo de concreto para compartilhar?
    Pelo visto o cara que postou desistiu e esse é um assunto que ainda to querendo saber, exatamente a mesma dúvida dele.

    DotCom
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    rogeriousf
    Aquele Tone Stack Calculator serve perfeitamente pra o que vocês querem...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como projetar um equalizador com controle de grave, médio e agudo para amplificadores