É Verdade que a equalização toda no 5 é neutra ?

Autor Mensagem
KAEL METAL
Veterano
# jan/09


Olá, estou com uma pequena dúvida, pode até parecer meia boba, mas,

Eu estou querendo usar somente a equalização da minha pedaleira, boss me 20, é verdade que se deixar as equalizações do amplificador todas no nível 5 fica neutro e eu consigo usar somente as equalizações da pedaleira ou qualquer outra fonte de equalização ligada ao amplificador ? Tem algum problema fazendo isso ?

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL

Isso se chama "deixar o amplificador no flat"... Faz com que o timbre que sai da pedaleira não se modifique com a equalização do amp.

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Jio-kun

Valeu, só confirmando
Fazendo esse "flat" pode ocorrer do som ficar mais baixo ou outra tipo de perda na qualidade do som ?

Jio-kun
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jio-kun
· votar


KAEL METAL

Não, a não ser que você queira...

É só ajustar na pedaleira ou qualquer controlador plugado na guitarra > amp.

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Jio-kun
Isso pode explicar o por quê:
Eu fiz um timbre excelente na minha pedaleira e ficou ótimo no meu meteoro nitrous gs 100 e quando usei este mesmo timbre da pedaleira em um Marshall de 80 w ficou uma porcaria muito suja na distorção, seria as equalizações dos amplificadores ou por serem de marcas diferentes ?

thiago_guitar_men
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL

Acho eu q a equalização........ Sem querer ser defensor de marcas,mais o marshall tem excelente qualidade e ganha dos Meteoros(eu tenho um meteoro e sei disto...),intao creio q só seria a equalização q estava diferente do seu meteoro nitrous...

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


thiago_guitar_men

Também acho que é a equalização, quando eu puder fazer este teste vou colocar um outro amplificador também na mesma equalização do meu e ver como fica

Alguns meteoros são ótimos mas Marshall é Marshall

Valeu

mum
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
E equalização fica neutra para o AMP, mas não esqueça que os falantes, head, sala também influenciam na equalização.. Portanto o flat de um marshall e um fender ainda têm equalizações diferentes. Flatar o ampli é uma maneira de você se encontrar nele e saber o que acrescentar e remover de acordo com o seu gosto

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


mum
E equalização fica neutra para o AMP, mas não esqueça que os falantes, head, sala também influenciam na equalização.

Boa, tem estes detalhes !

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


KAEL METAL
É Verdade que a equalização toda no 5 é neutra ?

Depende do equipamento que vc está usando ...
Existe equalização Ativa e Passiva ...

Na Equalização Ativa vc pode ter boost (aumento) e cut (diminuição) do ganho (em dB) de cada controle de equalização (seja de pedal ou de ampli). >>> Nesse caso, vc terá o flat deixando o controle de equalização em 50% do curso total.
Na equalização Passiva vc tem somente cut (diminuição) do ganho (em dB) de cada controle de equalização (seja de pedal ou de ampli). >>> Nesse caso, vc terá o flat deixando o controle de equalização em 100% do curso total.

FLAT = termo utilizado para informar posição dos controles de equalização em que o timbre não é afetado, ou seja, com o ganho em 0dB.

PS. A vasta maioria dos amplificadores tem equalização PASSIVA, ou seja só tem cut das equalizações, logo o FLAT se dá com os controles em 100%.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Cara, se vc tem uma pedaleira, principalmente se ela não for "top", o que vai acontecer é que SEMPRE que vc criar um timbre ela vai soar4 de um jeito num amp e em outro, em um lugar e em outro de maneiras totalmente diferentes, e isso é uma característica quase incontornável das pedaleiras. É por isso que a grande maioría dos guitarristas profissionais não usa pedaleiras e sim pedais, ou uma combinação de pedais e racks ou pedais e pedaleiras.
Abç

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Fernando de almeida
Valeu

Tem alguma maneira de eu saber, sem entrar em contato com a empresa, se a equalização do meu ampli é ativa ou passiva ? Meteoro Nitrouss GS 100

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, dessa eu não sabia, eu pensava que os pedais eram utilizados em maioria por causa do timbre fiel do pedal no sentido da pedaleira ser mais "artificial" no timbre e o pedal ser mais puro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Cara, no mais das vezes, pedais são melhores que pedaleiras em todos os sentidos.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E tem o fato de pedais serem modulares. Se der m*, será num pedal semente e vc ainda tem como fazer um troca rápida, ou mesmo tocar sem aquele pedal danificado.
Abs

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você me deixou preocupado, gastei 600,00 na pedaleira, se for uma boss gt 10 por exemplo também tem estes problemas ?
Nem sei quanto custa um pedal de distorção boa para metal mas com timbre limpo e não muito sujo tipo pra power metal e heavy metal estilo Rhapsody e Iron Maiden, você pode me indicar algum pedal de distorção nestas características ? Praticamente eu uso distorção, som limpo, e um pouco de wha-wha

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Se vc tivesse me pedido uma opinião eu recomendaría que vc gastasse R$ 600 em pedais.
Essas pedaleira mais poderosas (e bem carinhas), tem a possibilidade de modificação do efeito em tempo real, atuando mais ou menos como os pedais (no caso, os efeitos que vc está usando no momento), mesmo assim, persiste a dificuldade de programação. Sinceramente, é muito gasto para pouco uso, e vc tem que gastar um tempo enorme para "dominar" a dita cuja.
Para distorções boas nessa onda aí eu recomendo um GT-2 ou seus "clones", mas é claro que o restante do equipamento é mais fundamental ainda.
Abç

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


KAEL METAL
Tem alguma maneira de eu saber, sem entrar em contato com a empresa, se a equalização do meu ampli é ativa ou passiva ? Meteoro Nitrouss GS 100

Cara, teria que ver direito mas tenho quase certeza que é Passiva ...

Alguns fabricantes as vezes falam que seus amplis são ativos mas na verdade eles tem equalização "desbalanceada" (não se se esse é o nome técnico certo) ... Me disseram que alguns meteoros são assim (ma não tenho fundamentos para confirmar)...

Equalização "desbalanceada" = Qdo a equalização dá valores de boost e cut diferentes ... O correto seria, por exemplo, Boost +15dB e cut de -15dB ... o desbalanceado seria Boost +5dB e cut de -15dB (sei lá que posição que estaria o FLAT nesse caso) ...
E pior, para diferentes frequencias, graves/médios/agudos, por exemplo, esses valores (de cut e boost) chegam a ser diferentes ... E mesmo assim os fabricantes falam que é Ativo ...

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Fernando de almeida
Valeu

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


Se o marshall em que vc ligou a pedaleira tinha loop e vc ligou no input, estava tudo errado, vc soma pré e ganha ruído e distorção indesejada, o melhor (aka correto) jeito de ligar pedaleiras (independente de top ou não) em ampli (quando não tiver pa, até ampli de teclado para ligar), é ligar no return do loop de efeitos do ampli, assim vc desvia do pré do amplificador e usa só a potência para os falantes.

Quando a pedaleira tem loop, caso das boss, não sei se o loop de outras pode ser usado da mesma forma, você pode usar uma ligação com 4 cabos e usar o pré do ampli e pedais e efeitos na pedaleira e talz, procure pelo 4 method cable hehe

DotCom
Veterano
# jan/09 · Editado por: DotCom
· votar


Vamos lá...
Na verdade, nenhum amplificador de guitarra deixa a equalização FLAT de verdade. Nem com tudo no 5, nem no 10, nem no 0.

Tanto é verdade que, com tudo no 5, um ampli fender continua com aquela tendência de agudo cristalino, warm music com aquele grave embolado, marshal com um som mais ardido... (não me apóio só nisso, analisei o circuito de pré de alguns amplis)

Se quiser um ampli mais flat possível, compra um amplificador de teclado.

Porém, deixar tudo no 5 geralmente te dá um som mais balanceado, sem muitos excessos, e assim fica mais fácil usar a equalização da pedaleira.

Quanto a pedaleiras top não terem problema com isso, eu discordo. O som vai sair diferente a cada amplificador que você plugar, não tem mágica, é sinal elétrico entrando, passando por circuitos, filtros, amplificadores, e saindo pelos falantes.

Ah, e pedais também vão "sofrer" do mesmo "problema".
Se você quer ter um mesmo som o tempo todo, você carregue todo o seu set (guitarra, pedais/pedaleira e amplificador) pra todo canto. Assim você garante um timbre mais constante.
Fora isso, é aprender a se virar, e casar seu som com cada amplificador novo que aparecer à sua frente.

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom
Se você quer ter um mesmo som o tempo todo, você carregue todo o seu set (guitarra, pedais/pedaleira e amplificador) pra todo canto. Assim você garante um timbre mais constante.
Fora isso, é aprender a se virar, e casar seu som com cada amplificador novo que aparecer à sua frente.



Cara, você falou tudo !

Valeu

Fernando de almeida
Veterano
# jan/09 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


DotCom
Tanto é verdade que, com tudo no 5, um ampli fender continua com aquela tendência de agudo cristalino, warm music com aquele grave embolado, marshal com um som mais ardido... (não me apóio só nisso, analisei o circuito de pré de alguns amplis)

Seria o caso que eu citei no comentário anterior:
Alguns fabricantes as vezes falam que seus amplis são ativos mas na verdade eles tem equalização "desbalanceada" (não se se esse é o nome técnico certo) ... Me disseram que alguns meteoros são assim (ma não tenho fundamentos para confirmar)...

Equalização "desbalanceada" = Qdo a equalização dá valores de boost e cut diferentes ... O correto seria, por exemplo, Boost +15dB e cut de -15dB ... o desbalanceado seria Boost +5dB e cut de -15dB (sei lá que posição que estaria o FLAT nesse caso) ...
E pior, para diferentes frequencias, graves/médios/agudos, por exemplo, esses valores (de cut e boost) chegam a ser diferentes para cada frequencia diferente ... E mesmo assim os fabricantes falam que é Ativo ...

Já analisei uns circuito e foi treta ....

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Fernando de almeida
Realmente o que você falou é verdade também, no caso da meteoro nem informa se é ativo ou passivo

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


Fernando de almeida
Na verdade, não se trata somente de o ampli ter equalização ativa com ganhos e atenuações diferentes (como o que você citou de +5 e -15).

Mesmo que você encontre o valor onde esse controle do equalizador dê 0 dB, você ainda assim não terá o som 100% flat, justamente porque essa não é a idéia do amplificador.

Teoricamente, em amplis com equalização passiva (a maioria), com tudo no 10 então você teria o som flat, e não é o que acontece. O tone stack é feito para timbrar mesmo, ainda não vi um pré de amplificador de guitarra que deixe o sinal passar flat, seja como estiverem os controles de equalização.

ogner
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom

Mas então em amps passivos, nao colocando o "proprio timbre do pre do amp em questão" com tudo no "10" seria o mais proximo do flat, então??? É a situação que o sinal passaria mais fiel nao "CUTano" nada..

ta certo isso??

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vamos lá...
DotCom
Numa cajadada só você matou uns 10 coelhos!
Abs

ogner
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

tem um topico muito antigo aqui sobre isso, MUITO bom..mas nao acho de modo algum....sempre tento acha-lo e nada....

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


ogner
Mas então em amps passivos, nao colocando o "proprio timbre do pre do amp em questão" com tudo no "10" seria o mais proximo do flat, então??? É a situação que o sinal passaria mais fiel nao "CUTano" nada..

Depende um pouco de como é projetado o tone stack. Fazendo umas simulações com o tone stack da fender (peguei um programinha que calcula isso), ele tem uma resposta mais plana se você colocar o médio no 10 e os outros próximos a zero.

tem um topico muito antigo aqui sobre isso, MUITO bom..mas nao acho de modo algum....sempre tento acha-lo e nada....
É esse tópico aqui?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/167599/p1

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É Verdade que a equalização toda no 5 é neutra ?