O dilema da caixa para voz

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Compraria um bom par de abafadores no seu caso e passaria a pagar um plano de saúde...

As caixas de 100W, vão precisar operar no limite e a banda provavelmente não vai se escutar... A questão do AF de 15" é pra compensar o grave que vai longe, repensaria seu caso, e se possível faria o teste com a banda.

Frahm PS 12A BT

Parece a menos pior entre estas. Deve render um SPL legal.
A marca é já velha conhecida, quando e enquanto funciona, é razoavelmente boa.

Staner, JBL, e Borne são marcas mais confiáveis. Mackie, Peavey e Yamaha também podem ser colocadas na lista.

Mucho Mars
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ismah
"Compraria um bom par de abafadores no seu caso e passaria a pagar um plano de saúde..."

HAHA! Eu uso abafadores, mas não tenho plano de saúde...
Agradeço pela sugestão. O engraçado é que muitos dos vendedores estavam ofertando a Donner (LL Audio) como algo extremamente profissional. Alguns até disseram que a caixa não vinha com microfone, porque só as caixas chinesas vêm com esses "mimos".
Na verdade, utilizamos uma caixa multiuso Frahm para vozes. Ela tem um auto-falante de 10 polegadas e, acredito que tenha uns 60 watts RMS. Não dá pra escutar nitidamente o que é cantado, mas dá pra entender a melodia.

Sobre os auto-falantes de 15"... li noutros tópicos que não são os mais indicados para vozes. Pois, praticamente não têm médios. Logo, a preferência seria falantes de 10" ou 12".
Como você também disse, a caixa vai ter de atuar no limite. Logo, acredito que vou partir pra algo, de no mínimo, 150 watts RMS, por caixa. Melhor sobrar que faltar.

O problema de outras marcas é o preço. Meu limite, no momento, é de R$ 1.200,00 e provavelmente só poderei gastar mais daqui uns 3 meses. Só que preciso da caixa o quanto antes...

JBL, Staner, Borne, Attack, Yamaha... Sei que as JBL são bem conceituadas, mas li noutros tópicos que muitas vezes são vendidos produtos de segunda linha, da mesma marca. Staner eu sei que vai durar séculos. Não discuto a qualidade da marca. Borne é uma marca nacional que vem ganhando muito conceito a respeito de seus amp's de guitarra e baixo. Mas, não sei dizer sobre caixas acústicas ativas...

Dei uma olhada em alguns modelos e marcas, relativamente melhores, na internet. O problema é que o frete é de "matar"!

Encontrei outra loja com mais um tipo de caixa:
> Marca: Icone Cell
> Potência: 200 watts RMS
> Auto-falante: 12 polegadas

Por acaso você tem alguma "saída" para o meu caso?
Algum link do Mercado Livre que ache interessante?

Forte abraço!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Mucho Mars

li noutros tópicos que não são os mais indicados para vozes. Pois, praticamente não têm médios. Logo, a preferência seria falantes de 10" ou 12!

Poderia me mostrar onde leu? Isso é algo que não procede. Primeiramente, porque o tamanho do AF não altera a resposta "pra cima" (ok, até altera, não de modo significativo), apenas para o lado dos graves.

O problema de outras marcas é o preço. Meu limite, no momento, é de R$ 1.200,00 e provavelmente só poderei gastar mais daqui uns 3 meses. Só que preciso da caixa o quanto antes...

Comprar qualquer coisa agora é jogar grana fora, porque simplesmente não vai rolar com o que tu terá em mãos... Estás usando uma arma de água, para caçar elefantes...

Por acaso você tem alguma "saída" para o meu caso?

A saída eu já te dei: um par de abafadores e um plano de saúde. Nesse ritmo, vão perder a audição. Todos.

Algum link do Mercado Livre que ache interessante?

Por uma questões éticas, como profissional da área, eu não indico material.

Mucho Mars
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ismah

Poderia me mostrar onde leu? Isso é algo que não procede. Primeiramente, porque o tamanho do AF não altera a resposta "pra cima" (ok, até altera, não de modo significativo), apenas para o lado dos graves.

Vá na primeira página deste tópico, o diegocipriani escreveu:
"Mas mesmo assim terá de comprar uma que se adeque ao que quer. Não compre uma com somente falante de 15"! Ele é bom nas baixas requências, mas nas médias e altas é ruim. Compre uma de preferência com falante de 10" ou 12". Existe uma diferença perceptível, o de 10" seria melhor, mas se não tiver grana pra comprar um sub-ativo, a de 12" vai lhe dar graves melhores. E para as altas frequências um driver de titânio."

Comprar qualquer coisa agora é jogar grana fora, porque simplesmente não vai rolar com o que tu terá em mãos... Estás usando uma arma de água, para caçar elefantes...

Você está certo. Coberto de razão. Mas, como disse antes, preciso da caixa o quanto antes... Porém, irei empurrar a banda mais um pouco com essa multi que utilizamos aqui até conseguir a grana.

A saída eu já te dei: um par de abafadores e um plano de saúde. Nesse ritmo, vão perder a audição. Todos.

Rapaz... já estamos nessa rotina há uns 4 anos, e nunca percebi dano algum na minha audição. Mas, já estamos usando abafadores internos. Agradeço pela dica amiga!

Por uma questões éticas, como profissional da área, eu não indico material.

Já sabia disso. Li em outras postagens suas. Mas, quis arriscar mesmo assim... haha!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Não compre uma com somente falante de 15"!

Interpretação meu caro, cuidado com ela.

já estamos nessa rotina há uns 4 anos, e nunca percebi dano algum na minha audição

Eu também não noto que estou a cada dia mais cego. Mas eu estou, e isso o teste clínico comprova. Possivelmente em 10 anos, serei dependente de óculos permanente, e em 25 a 30 anos eu serei completamente cego.

São efeitos que vão aparecendo a longo prazo. E irreversíveis! Acho que para um músico a coisa mais triste é perder os movimentos de um membro, mas perder a audição é horrível...

Eu sugiro novamente que repensem. Em situação real de show, a pior coisa que pode existir é palco com volume muito alto, pois causa vazamentos pro PA... Dada as configurações do equipo da banda, é possível que precisem de um palco imenso, e um PA BEM potente para que não existam vazamentos...

Já sabia disso. Li em outras postagens suas.

Então sabe meus motivos também.

Mucho Mars
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ismah

Interpretação meu caro, cuidado com ela.

Acredito que não tenha prestado atenção em minha situação. Pois, irei compra APENAS uma caixa ativa. Logo, terá APENAS um alto-falante. Sendo assim, NESSE CASO, não é aconselhável compra uma caixa com falante de 15".

Eu também não noto que estou a cada dia mais cego. Mas eu estou, e isso o teste clínico comprova. Possivelmente em 10 anos, serei dependente de óculos permanente, e em 25 a 30 anos eu serei completamente cego.

Convenhamos que se tratam de sistemas diferentes...

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Mucho Mars

Fazem 10 anos esse ano que eu trabalho com som profissional, mas se sua ideia é melhor, faça assim, o dinheiro é seu. Mas seja ciente que estamos falando engenharia, e por experiência, com grande probabilidade não vai rolar o que tu quer, da forma que tu quer, com o equipo que tu quer.

viniciusjau
Veterano
# jan/17 · Editado por: viniciusjau
· votar


Mucho Mars

Eu tenho essa da CL150A da Donner, tenho o par (caixa passiva + ativa). Utilizo elas praticamente para violão e voz... mas já usei para alguns ensaios com banda, mas o ideal é que você tenha o par delas também..

A única coisa que não gosto nelas é o equalizador, ela possui somente controle para agudos e graves.

Eu costumo usar uma mesa de som para poder dar uma "regulada" no som e na maioria das vezes toco em lugares pequenos e fechados

entamoeba
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: entamoeba
· votar


(retiro o que disse)

Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


entamoeba

"(retiro o que disse)"


E o que você disse?

Morgaroth
Membro Novato
# jan/17
· votar


Olá, estou montando um estudio pra ensaio e não sei como ligar o vocal. A minha ideia é comprar uma mesa e ligar a mesa em alguma caixa (ou caixas).

Pra vcs terem uma noção do nível do estudio tenho lá: 1 peavey bandit 80w e um meteoro mgv 30 pras guitas, 1 staner bx200 pro baixo. Queria algo pra voz que fosse condizente em qualidade e preço com as caixas que já tenho.

Mucho Mars
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ismah

Não precisa se exaltar, colega. Não quis ofender vossa autoridade. Apenas pedi uma opinião sobre equipo pra voz que seja um pouco melhor do que já tenho (uma caixa multiuso). Não estou querendo algo extremamente profissional...

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Longe de mim ser autoridade, e não estou ofendido, apenas informando que tenho certo aval para falar disso.

Morgaroth

É o caminho certo, as caixas eu vou ficar te devendo, mas evite sistemas fixos pelas paredes. 4 ativas podem ser nescessárias (2 vocais, teclados, backing ou algum instrumento, como sax), e ao menos duas vias de fones (batera, vocalista e tecladista são uns que costumam preferir).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


Morgaroth
Se o estúdio é para ensaios, recomendo 2 boas caixas de 3 vias, posicionadas sobre tripés. Outra opção é uma num tripé e outra inclinada (como um retorno) no chão. Ambas ligadas num aparelho como esse (para poupar espaço e fiação):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745625869-mixer-amplificado-7-c anais-phonic-powerpod-pwrpod-740pt1-_JM
Abç

Morgaroth
Membro Novato
# mar/17
· votar


Eu ainda ainda não resolvi a questão das caixas pra voz, to fazendo uma gambiarra pros ensaios.

""Olá, estou montando um estudio pra ensaio e não sei como ligar o vocal. A minha ideia é comprar uma mesa e ligar a mesa em alguma caixa (ou caixas).

Pra vcs terem uma noção do nível do estudio tenho lá: 1 peavey bandit 80w e um meteoro mgv 30 pras guitas, 1 staner bx200 pro baixo. Queria algo pra voz que fosse condizente em qualidade e preço com as caixas que já tenho.""

Eu comprei uma mesa behringer xenyx 1024.

Eu queria comprar caixas ativas para voz em ensaio e também eventualmente usar para microfonar a bateria além da voz, visto que estou organizando uns festivais com equipamento proprio.

BenrocKinGG
Membro Novato
# mar/17
· votar


Bom dia galera, Eu estou com uma duvida sobre caxas para voz. E preciso de uma com foco principal em vocal mas quero tocar um guitarra para acompanhar o vocal as vezes (A minha guitarra é de modelo semi acústico) . Vou utilizá-la em pequenas apresentações ou em ensaios, o que me indicão ? Esto disposto a gasta por volata de 800 reais.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Morgaroth

Abertamente, não sei mais o que te recomendar.

BenrocKinGG

Che, que caso complicadinho... Se a ideia é tocar guitarra e voz, não sei se consegues algo prestável por essa grana.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


Morgaroth
Já te indiquei.
BenrocKinGG
Você precisa de um amplificador de guitarra e um para a voz.
Abçs

rsf
Veterano
# abr/17 · Editado por: rsf
· votar


Ismah

Por uma questões éticas, como profissional da área, eu não indico material.

curiosidade, por que você estaria sendo antiético se, de forma honesta e a partir da sua experiência, indicar equipamentos que vc responsavelmente utilizou na sua profissão e por intermédio deles você obteve melhor resultado?
Antiético seria se vc indicasse algum equipamento ou serviço para obter algum tipo de vantagem pessoal, mas isso com certeza não é o seu caso.
não concorda?

Edit: ressalvada a hipótese de você já ser parceiro de alguma empresa que produz insumos para sua área. Aí, sim, seria agir de forma antiética.
Nesse caso, acaba minha curiosidade.hehehehehe

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


rsf

Oras não tenho como ter "responsavelmente utilizado na minha profissão" todos os equipamentos que aqui surgem. Pra ser sincero, e não pra me gabar, PA de caixa ativa faz muito tempo que eu não uso...
Isso é equipamento pra shows de pequeno porte, algum evento mediano um pouco maior, elas já começam a ficar obsoletas... Esse é o que mais pesa, então seguem dois exemplos bem contrastantes.

Eu hoje, (felizmente) quase trabalho só com shows de médio, já começando a tocar nos de grande porte. Assim na minha realidade, raramente se vê uma caixa ativa - quando vê é para comunicação. Essa é a minha, mas não a realidade do forista - querendo ou não, profissionais de fato, são poucos aqui, a maioria é apenas hobbista.

Hoje por exemplo temos um show de médio-grande porte, Festival do Chopp de Feliz, o que colocou a cidade de Feliz no mapa estadual. Temos expectativa de 2 a 5 mil pessoas... Não é rotina isso!
O PA é um LS Audio, e há uma M7CL para monitor e uma M7CL para PA.
No palco, estou com 2 subs pro batera, e 8 monitores, cópias dos EAW SM222, adequadas aos AF's 12PW alguma coisa, e D4400Ti (acho) todos da Selenium... Diga-se, os quais ajudei a projetar e montar na época que estava na sonorização que dá suporte hoje. (Essa foi pra me gabar rs)

Po cara, como que vou indicar um equipo desses?! O original custa 5 pau. A cópia não é simplesmente fazer a caixa e por um AF dentro, precisa de conhecimento técnico, software e domínio deste, ferramental e domínio deste para, e prática em marcenaria... Aqui somos músicos, não é nenhum pouco sensato...

Acima disso, NÃO é equipo para fazer PA e monitor ao mesmo tempo. Já improvisei um front-fill com eles e ficou uma bosta.

Outro caso, é um pub que tocamos regularmente. Cabem 600 pessoas na lotação máxima da casa.
O PA são 2 caixas 2x15+drive, montadas ERRADAS, pois o correto é vertical, e estão deitadas. Uso um amp de baixo na frente do palco para diminuir o volume no palco. Mas o correto seria por ao menos dois sub's de 15". Por mim poderia usar ainda um delay (aqui não é repetição, é atraso mesmo) no PA para acoplar ele com o som dos amps que atuam como um reforço e back up (ligo tudo em linha)...
A mesa é uma Yamaha 16 canais, analógica, bem legalzinha até, mas ao menos um rack de periféricos ia bem.

No palco são monitores "marca X", 1x12+drive. Pra dizer a verdade eles até que não são TÃO ruins, só falta manutenção.

Nessa hora, a banda usa o sistema próprio, Mackie DL32R e monitores sem fio Staner, um Audio-Technica pro vocalista, com ear-phones Shure ??? (não lembro). O conjunto da obra custa uns 15mil, novamente fica longe da realidade média do forista.

Aliás, se depender da casa se plugaria só as vozes, porque falta microfone, cabo e canal pra ligar metade da banda. Aqui levamos TODO o back line próprio, extenções inclusive, é só exceção mesmo os pedestais de microfone, porque só preciso de 2 para voz (o do vocalista ainda sai no começo do show). Pratos não tem porque serem microfonados.

Já vi outras bandas tocando SÓ no equipo da casa, e foi sofrível... Mas sou ciente que na noite, somos exceção. A maioria vai tocar com o instrumento debaixo do braço, no máximo uma pedaleira. Se tiver que levar amp já faz uma choradeira... Principalmente guitarrista que faz isso.

Da mesma forma que estamos sujeitos a questão de disponibilidade regional.
Aqui no sul, os equipos da Selenium, e agora JBL-Selenium, custam uma fração do que as mesmas em SP...
Região de SP compensa muito mais Staner, Região do Paraná as Oneal, e Taigar na região de SC, por serem produzidos por lá mesmo.
Se for para a região fronteiriça Brasil com Argentina, Uruguai e Paraguai, como na região portuária, compensa geralmente produtos de algum OEM com algum brand da importadora...

Aí, eu sugiro A... Fulano não encontra e sugere usar B, ou C, ou D... Nessas eu perco as vezes horas pra catar cada detalhe do equipo que eu não conheço, e as vezes é de um fabricante regional lá do interior do nordeste...

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


E quanto a ser parceiro, eu sou parceiro de várias, mas nenhuma que eu faça parte por opção, porque isso me impede moralmente de criticar um produto.

Deji
Veterano
# mai/17 · Editado por: Deji
· votar


Galera,
Alguém conhece a Antera HPS12a?
http://www.anteradobrasil.com.br/produto/caixa-ativa-antera-hps-12-a-c aixa-ativa-antera-hps-12-a-caixa-ativa-antera-hps-12-a-caixa-ativa-ant era-hps-12-a/
Falante de 12 e 500 WRMS.
A uso será para voz, violão e violino, pequenos e médios eventos.
Em termos de som, procuro médio bem definidos, sem perder peso nos graves, lembrando que "peso" pra voz e violão, nada de kick ou baixo.

Considerei:
- Soundcast 15 HD, porém ninguém tem ela em estoque para venda no momento.
- Attack Ativa Vrf 1550a porém a caixa pesa 31kg, peca na mobilidade.

Morgaroth
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: Morgaroth
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Seria isso uma boa caixa de 3 via?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708403456-caixa-som-tree-way-3- vias-300w-rms-falante-15-p-oferta-_JM

----

e eu ja tenho uma mesa com efeitos, então ao inves de pegar http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745625869-mixer-amplificado-7-c anais-phonic-powerpod-pwrpod-740pt1-_JM

quem sabe uma ativa + passiva tipo essa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724345117-caixa-ativa-prime-sou nd-12-pendrive-bluetooth-300w-_JM?source=gps ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Morgaroth
Sim, é.
Essa caixa da Prime Sound tem falante de 12, enquanto a outra, da 3 Way, tem um de 15. Vai ficar desequilibrado.
Compre uma caixa ativa com falante de 15pol.
Abç

Di Souza
Membro Novato
# fev/20
· votar


Estou procurando uma caixa ativa pra violão e voz e claro botar som pra tocar tb
inicialmente e analisando as sugestões acima cheguei num video onde fazem uma comparação entre duas caixas:

Caixa Oneal OPB 1115BT ou JBL JS-15BT (comparativo)
https://www.youtube.com/watch?v=YhfjSfac1J0

Achei legal que ele fez teste de ruido e disse que a Oneal tem um ruido constante..
Estao na mesma faixa de preço...1300,00, talvez seja mais cara por ser bluetooth...vou ver aqui se acho alguma mais em conta no mesmo nivel

Vale mais a pena pela questão do ruido ??
A JBL é uma marca muito bem cotada..me surpreende a Staner ser elogiada no video, no passado os ampli de guitarra eram péssimos..

valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O dilema da caixa para voz