O dilema da caixa para voz

Autor Mensagem
Buble
Veterano
# jan/08


Dos tópicos que li sobre caixa multi-uso, a maioria diz que essa é uma porcaria pra todos os intrumentos, e sobre caixa específica para voz indicam sempre mesa etc etc. Então o caso é o seguinte: sou vocalista de duas bandas, uma de rock, outra de música clássica. Eu tenho uma multi-uso NPRC 700 Super, até hoje usei para guitarra, backing e vocal. Ela funciona direitinho, não é o máximo mas também não é ruim não, serve pra pequenos shows ( bem pequenos) e pra ensaio. Acontece que ela é muuuito grande e pesada pra ficar levando pra lá e pra cá, então eu queria que alguém me dissesse que tipo de caixa pode-se usar para voz, caixa mesmo, nada de mesa etc etc, que dê pra movimentar e que não deixe a voz horrível. Se não existir por favor me digam também pq até o momento eu só entendo da minha multi-uso e do fato que quero uma caixa de tamanho médio que sirva pra ensaio, para os dois tipos de música que eu canto e de repente para retorno em algum show pequeno Se essa caixa existe, aguardo a ajuda de vocês para me dizer o nome dela e para esclarecer essa história de que o ideal pra voz é mesa e não tem caixa que dê jeito. Valeuuuuuuu!

B.Frusciante
Veterano
# jan/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


Uma mesa de som + um power amp + bons monitores(pode ser um só) servem muito bem, e não precisam ser grandes.

J. S. Coltrane
Veterano
# jan/08
· votar


Existem modelos de caixa ativa com equalização e entrada para mic. Uma dessas poderia servir, e dispensa mesa, potencia e tudo mais. É só a caixa e o mic, ligou na tomada já era. Dá uma testada em umas.

rsf
Veterano
# jan/08 · Editado por: rsf
· votar


....curiosidade...
vc pretende investir quanto na solução do seu problema?

lemingue
Veterano
# jan/08
· votar


Buble

O B.Frusciante e o J. S. Coltrane deram as opções que acho viáveis. Se não me engando o que o J. S. Coltrane falou são retornos amplificados, já vem com tudo mesmo, é só plugar. Ainda pode ser útil em algum show que tu faça... Mas, para ficar bom mesmo, acho que tem que ser mesa + power + monitores.

J. S. Coltrane
Veterano
# jan/08 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


lemingue

Não é retorno, chama Caixa acustica ativa. Ela não precisa de potencia e pode ser ligada diretamente na mesa ou no mic.

Buble
Compre uma dessas e já era. Depois voce pode comprar uma mesa e outra caixa ativa que voce vai ter um PA bom. Já que voce só vai comprar uma é melhor não economizar.

Mais em:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/125553/

rsf
Veterano
# jan/08 · Editado por: rsf
· votar


J. S. Coltrane
e aí tudo bem?
a solução mesa de som + um power amp + monitores parece, pelo que pesquisei, a mais indicada para uso profissional...porem, isso requer um bom investimento e tambem uma boa logistica para carregar isso tudo..
Por isso, a sua sugestão parece mais adequada para musicos pouco afortunados...Nesse sentido,
o que vc entende como potencia minima recomendável para essa caixa amplificada (utilização em bares, pequenas festas, as vezes em ambientes ao ar livre )?

J. S. Coltrane
Veterano
# jan/08 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


rsf

Ai eu já nao sei. Deixo a pergunta para quem entende mais. Talvez no forum de canto o pessoal saiba.

Falou

Buble
Veterano
# jan/08
· votar


GENTE VOCÊS ME PERDOEM MAS EU NÃO SEI COMO SE RESPONDE DIREITO NESSE NEGÓCIO ENTÃO AQUI ESTÃO MINHAS RESPOSTAS NA ORDEM EM QUE VOCÊS COMENTARAM. MUITO OBRIGADA A TODOS! Espero que sirva para quem tem essa dúvida.


B.Frusciante`
É muita coisa amigo, eu quero so uma caixa mesmo mas valeu!

J. S. Coltrane
Era isso mesmo que eu queria então é caixa ativa, eu peço assim pro vendedor me dizer o preço? Desculpe a ignorância é que de caixa eu não entendo mesmo, obrigadíssima!

rsf
Olha, não sei mesmo! Até uns 800? Mas é que eu quero só uma
caixa nada de um monte de coisa.


lemingue
obrigada!

J. S. Coltrane
Hum, então é caixa acústica ativa o nome! Isso mesmo, eu não tenho ainda noção do gasto tenho que pesquisar as marcas pra ver qual é a caixa ativa que eu vou comprar mas se vc tiver alguma marca que sabe que é boa e quiser me dizer fico muito Feliz :-) Obrigadão! Vc dissipou muitas nuvems.
Ah e mais uma coisinha se não for pedir demais: essa caixa caso eu vá fazer algum show dá pra ligar numa mesa? tipo microfone em um plug mesa no outro, entrada e saída? É só pra saber.
Eu ja havia olhado aquele link hehehe.

rsf
MUito boa pergunta! Ficamos esperando então que alguém entendido nos esclareça sobre isso.

Buble
Veterano
# jan/08
· votar


Mais uma coisa: J. S. Coltrane
você sabe qual é a melhor marca de caixa ativa? Eu posso estender minha margem de poder aquisitivo com algum tempinho a mais de economia então quero saber qual é a melhor mesmo heheheh Valeuuuu.

diegocipriani
Veterano
# jan/08 · Editado por: diegocipriani
· votar


Olá!

Bem, mas vamos lá...

A NPRC 700 Super possuí um falante de 15" e um driver cerâmico, uma combinação horrípilante para voz! Se você consegue tirar um som bom disto, deve ter os ouvidos ruins ou ter a melhor vóz do mundo :)

Realmente as caixas multiuso são ruins, digo isto por experiência,
inclusive com um modelo quase idêntico ao seu.

A melhor opção é uma caixa ativa, o ideal que seja com
processamento ( equalização, etc... ).

O set que citaram, mesa de som, potência e caixas, não é bom.

- Primeiramente você teria que ter uma mesa de som de qualidade
para ter um bom pré-amplificador nela, ou comprar um pré-amplificador bom.

- Segundo, iria precisar tambem de um equalizador, iria ser mais
facil de cortar as frequencias que estivecem com feedback ( microfonia ). Só o da mesa, principalmente das de baixo custo
não iría servir.

- Terceiro, é um equipamento para profissionais ou quem realmente tem conhecimento no assunto. Pela sua pergunta
já julga-se que seu conhecimento é pequeno em tal assunto
então não é uma boa idéia.

Uma caixa atíva, já está pronta você liga a alimentação e o sinal
e pronto... Não tem erro.
Depois, você não vai precisar garregar uma potência ( vai ser
praticamente o peso de sua multi-uso ), possívelmente um rack,
uma mesa, e uma caixa acústica ( sem contar os cabos de
alimentação e sinal ).

Elas são uma excelente opção não tenha a mínima dúvida!

Mas mesmo assim terá de comprar uma que se adeque ao que quer. Não compre uma com somente falante de 15"!
Ele é bom nas baixas frequências, mas nas médias e altas é
ruim. Compre uma de preferência com falante de 10" ou 12".
Existe uma diferença perceptível, o de 10" seria melhor,
mas se não tiver grana pra comprar um sub-ativo, a de 12"
vai lhe dar graves melhores. E para as altas frequências
um driver de titânio.

Você poderia comprar tambem uma caixa de baixar frquências
com um falante de 15" ou 18". Ela iria reproduzir os sub-graves
e graves no caso de você querer um PA.

Com duas caixas como esta e uma mesa, ja poderia utlizá-las
para a banda toda. Não é possível estimar pela potência quantas
caixas são necessárias para um local pois isto invólve muitos
fatores.

Mas digamos que, com uma top ( 10" + driver titânio ) de uns 200W RMS e uma caixa de sub-grave/grave de 15" de uns 350W,
podería utilizar como P.A. para toda a banda, e para shows com um espaço considerável.

Se for utilizar somente para vóz, só uma top ( 10"/12" + driver titânio ) já seria suficiente.

A propósito, com R$800,00 é possível comprar uma caixa top
sem problemas, dependendo da marca até pode sobrar
um dinheiro :)

Não lembro as boas marcas, mas prefira fugir da leac's, embora
eu nunca tenha ouvido uma caixa deles, estas são opniões de quem trabalha com aúdio profissional.

Aqui vão algumas marcas:

www.oneal.com.br ( vá em produtos, box line, ativos )
www.markaudio.com.br - Bons preços, se não me engano fabricadas pela attack
www.attack.com.br
www.antera.com.br
www.leacs.com.br

Lembro-me que uma das ótimas não está nesses links,
mas quando encontrar lhe mando :)
De quaquer forma, a attack é muito bem conceituada.

Abraços,
Diego

Buble
Veterano
# jan/08
· votar


Oh Diego valeu pelas dicas. Sobre o som da multi-uso: assim, eu devo tá surda e quem me ouve também pq tipo eu, claro que sinto diferença na caixa, a voz não brilha tanto quanto ao natural que é o único paralelo que eu posso fazer, ah não ser em estúdio de gravação com os fones nos ouvidos, aí eu escuto mais ou menos o que eu imagino que as pessoas ouçam sem a ressonância da minha própria cabeça né ( pq ninguém escuta a própria voz como ela realmente é), mas as pessoas que ouvem minha voz na multi-uso dizem que dá alguma diferença mas não o suficiente pra ficar ruim. Então acho pelo menos meia boca ela é. Eu espero ansiosamente vc lembrar do nome dessa muito boa que vc disse. Valeuuu.

Buble
Veterano
# jan/08
· votar


Ah mais uma coisa que eu esqeuci de mencionar sobre a multi-uso: microfonia desgraçada! Tem que tá sempre se fiscalizando.

J. S. Coltrane
Veterano
# jan/08
· votar


diegocipriani

O cara falou tudo

diegocipriani
Veterano
# jan/08
· votar


Buble

Olá, parece que errei no genêro :)

Veja, não tive intenção de ofender com a questão da caixa, é que
realmente essa caixa ( ou um modelo parecido da mesma
marca com as configurações parecidas ), não tinha médios,
o que é importantíssimo para a boa reprodução da voz,
o de 15" é bom nos sub-graves e graves, e o tweeter nas
altas frequências, sendo assim você tinha uma lacuna nas
médias frequências, onde perdia bom conteudo da vóz e
guitarra.

Obviamente isto depende da sua vóz, a julgar pelo sexo
(mas não necessáriamente) sua vóz deve ter um tom
mais alto, mas mesmo assim não deveria ter uma reprodução
de qualidade.

É provavel que se utilizarem uma caixa de grande qualidade
vão sentir a diferença e não vão mais querer voltar... O problema
da microfonia realmente é grande nessas caixas.

Mas existe muitos macetes para contorna-los. Se estiver
usando a caixa como retorno, tente utilizar a parte de trás do
microfone apontada para a caixa, pois a grosso modo, o microfone
"regeita" o sinal vindo de tras. Mas existem muitas outras dicas
que poderá encontrar com um dos sites mais conceituados no
assunto: www.audiolist.org ( "cortar" a frequência que está
tendo microfonia é outra solução, mas você teria que ter
um equalizador ).

Realmente não me lembro o nome da tal marca, mas a attack é uma excelente marca se o investimento permitir... Se poder
comprá-la não pense muito.

Veja por exemplo está caixa:
http://www.attack.com.br/produtos/mp204ti.htm

Com um alto falante de 10" e um drive de titânio,
entrada de linha e de microfone, e potência de 150W RMS.
(pode chegar a um pico de 123 decibéis / 1 metro, o que
pode ser comparado ao som de grandes shows de rock )

Se quiser usar como P.A. para sua banda, poderá adicionar
essa caixa para os sub-graves / graves
http://www.attack.com.br/produtos/sb604.htm

Falante de 15" e 800W RMS.
(Essa por sua vez, tem um pico de 130 decibéis, o que pode
ser comparado a um avião a jato decolando, a uma
distância de 200 pés)

Nós possuímos dificuldade de ouvir as frequências mais baixas,
por isso a via de sub-graves/graves deve ter 2x mais pressão
sonora que a via superior alêm de outros motivos.

Espero ter ajudado :)

Bem, existe algum lugar onde podemos ouvir alguma
musica sua?

Abraços,
Diego

Buble
Veterano
# jan/08
· votar


Ah sim vários macetes a gente usa eu e o backing por casua dessa microfonia filha da mãe. Quanto menor o espaço pior fica de manobrar hahaha. Mas enfim, voltando à caixa amplificada, eu vou pesquisar o preço dessa attack então, eu gostaria de saber qual tua opinião sobre a ciclotron, presta? Ainda não tenho as músicas pra ouvir infelizmente mas eu aviso quando tiver com certeza.

Agradeço a todos que comentaram e comentam. Informações muito úteis, valeu! :-)

diegocipriani
Veterano
# jan/08 · Editado por: diegocipriani
· votar


Nem me fale, tem espaços que parece ser impossível controlar a microfonia :P

A respeito da ciclotron, tirando as multiusos ( e elas são
da divisão wattsom ) a qual só tive experiências ruins, as ativas
da ciclotron nunca ouvi.

Já tive interesse em compra-las mas o preço na época era
muito superior a das outras marcas, se não me engano mais
que o dobro.

As da ciclotron, como por exemplo a 700 A, são muito interessantes pelas especificações, possuem um
amplificador para cada via, ou seja, um amplificador
para o driver, outro para o falante de 6" e outro para
o de 15".

Em tempo, este falante de 6" cobre justamente a faixa
de frequências que não é coberta na sua caixa multi-uso,
especialmente o voz...

Mas não posso lhe dar uma opnião real sobre ela pois nunca
ouvi... Julgar só pelas especificações não é uma boa ideia.

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=11249

Leia este tópico, possui muitas informações sobre caixas ativas,
inclusive uma opnião sobre as caixas da ciclotron.
(não vou colar aqui por respeito ao copyright do outro site)

Tambem vai encontrar muita informação referente a
microfonia ( em especial como evitá-la :P )

Espero ter ajudado :)

Abraços,
Diego

cnunes
Veterano
# jul/08
· votar


Ótimo post me ajudou bastante ^^

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


diegocipriani

vc disse que uma conjuntinho de pa (mesa + potencia ativa) seria ruim, pois mesas baratas tem pré ruim. Porém, pro uso que ele quer, acho que tá bom, não?

mesmo pq não acho q ele vá comprar um pré descente...

dizo bispo
Veterano
# out/08
· votar


Alguem já comprou ou conhece a qualidade destas caixas?? Vale a pena??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80043330-caixa-acustica-ativa-t rapezio-profissional-15-aquicompras-_JM

Joaomadeira
Veterano
# abr/09
· votar


Mas digamos que, com uma top ( 10" + driver titânio ) de uns 200W RMS e uma caixa de sub-grave/grave de 15" de uns 350W,
podería utilizar como P.A. para toda a banda, e para shows com um espaço considerável.


diegocipriani
Comprando essas caixas que você recomendou, que potência/amplificador seria legal adquirir?

rviller
Membro Novato
# fev/15
· votar


Ola galera tenho uma duvida sera que alguei pode me ajudar.

Tenho um amplificador Giannini Classic T Valvulado de 20RMS de potencia um falante de 12 Polegadas da celestion serventy 80

Quando eu aumento o volume ele da um chiado bem baixo parece q tem algo solto ai vou colocar o grave o chioado fica muito alto tiro o grave ele diminui
o problema e falante ou parte de circuitos

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


rviller

Sem flood!

Joaozin
Veterano
# dez/15
· votar


Olá gente! Ressuscitando o tópico pra não criar outro..

Tô na dúvida entre comprar uma caixa ativa antera com falante de 12" (170w rms) ou uma antera ativa com falante de 15" (220w rms). A caixa vai ser pra voz e violão. As duas dão conta da potência que preciso atualmente. A questão é que eu prefiro maior potência, pois se em algum momento precisar tocar em um lugar maior, não terei problemas. O problema é que vi algumas pessoas aqui no fórum falando que caixa de 12" é melhor pra voz e violão, pois a de 15" peca nos médios.
Queria saber de quem já teve a oportunidade de testar caixas com falantes de 12" e 15" se realmente é assim, pois também ouvi dizer que as de 12" não tem grave suficiente e que se o falante for bom na de 15", basta equalizar direitinho que obtém-se um som de qualidade. O que vocês tem a me dizer?!

macaco veio
Veterano
# dez/15
· votar


A maioria dessas caixas usam um circuito integrado chamado lm3886, aquilo da um medio de doer, a moda agora e' construir caixas de voz que dao muito medio porque os medios falam alto e parece que da muita potencia, alem de lerem nos livros de eletronica que a frequencia das vozes estao na regiao media. E ainda por cima sai muito mais barato porque nao precisao de filtro de correcao (midscoop) nenhum. Ai e' aquele som ardido e azedo. Quando trabalhei nos 70 sonorizando bandas (era uma companhia grande) a gente costumava nao ligar caixa nenhuma nos medios dos divisores de frequencia, so deixava grave e agudos que era pro som sair melhor. Mas hoje as pessoas se acostumaram com o som de megafone.

Joaozin
Veterano
# dez/15
· votar


macaco veio
Opa! Ah, então penso que não terei problemas. Acabei comprando a antera com falante de 15". O cara que me vendeu tem a caixa com falante de 12" também e disse preferir muito mais o som da de 15", pois na de 12" ele disse que faltam graves - deve ter a ver com isso que você falou. Valeu aí!

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


macaco veio

Mas... E a via de médios ficava aonde? Guitarra nem fudendo saía naquele PA rsrs

Joaozin

Basicamente, não tem relação direta. Apenas o tamanho do falantes influencia: quanto maior o falante, menos energia (menos ele precisa se mover) precisa para produzir uma freq mais grave.

macaco veio
Veterano
# dez/15
· votar


A via de medios ficava la como umas JBL desligadas, dependia tinha lugar que usava. Tinha umas caixas de graves maior que uma geladeira grande em formato de corneta, parecia uma banheira com o falante no fundo, e uma cornetas de medio e agudo que cuspiam medios e agudos, medios e agudos que nao tinham na musica elas reproduziam, (passaram na alfandega como buzinas de navio, foi o que me contaram). Naquela tempo se usava muito as muralhas de caixas no fundo do palco, guitarras e baixos vazavam tudo na frente. Hoje eu vejo os caras usarem pequenos combos no palco e a sonorizacao com caixas laterais menores que uma jbl, soa igual megafone. Quando acaba o show um tecnico e seu ajudante poe tudo numa Van e vai embora. Onde eu trabalhei tinha 3 caminhoes.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


macaco veio

KF470 com W-horn?
Eu na última empresa tinha um clone do LS Audio, com 18Sound nas altas, e JBL no sub...

Mas com toda certeza as W-horn tem o grave mais lindo do planeta <3
Em cardioide então...

Nas altas ando dividido ainda, as KF soam bem, mas falta algo... aquele Q a mais que diferencie elas...

Mucho Mars
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Mucho Mars
· votar


Boa noite!
Preciso de uma caixa ativa exclusivamente para voz. Serão ligados 2 mic's de uma só vez. Sem mesa de som e sem caixa passiva, por enquanto... haha!
Primeiramente, pesquisei nas lojas aqui da minha cidade, quais os modelos e marcas que oferecem. Dei preferência para auto-falantes de 10" e 12", já que os de 15" não são os melhores para agudos e médios...
A caixa será utilizada para ensaios, num quarto de 50m², com bateria estourando os ouvidos, dois cubos de guitarra de 100 watts RMS cada e cubo de contra-baixo. Além dos ensaios, servirá para pequenas apresentações, numa sala de 100² com até 75 pessoas.
Pretendo investir até R$ 1.200,00
Os modelos e marcas são:

1.
> Marca: X-Cell
> Modelo: XC-SL13
> Potência: 350 watts RMS
> Auto-Falante: 12 polegadas
> Sensibilidade de 90dB
> Faixa de Frequência 40Hz 20Khz
> Poder de amplificação de 100W (Máx)
> Alimentação: AC (120V ~ 240V) 50Hz/60Hz
> Preço: R$ 800,00

2.
> Marca: Oneal
> Modelo: OMF 425
> Potência: 110 watts RMS
> Auto-Falante: 12 polegadas
> Especificações: AQUI
> Esta caixa é tipo injetada (não sei o que significa)
> Preço: R$ 1.100,00

3.
> Marca: Frahm
> Modelo: PS 12A BT APP
> Auto-Falante: 12 polegadas
> Potência: 200 watts RMS
> Especificações: AQUI
> Preço: R$ 950,00

4.
> Marca: Donner (LL Audio)
> Modelo: DR 1212A
> Auto-Falante: 12 polegadas
> Potência: 200 watts RMS
> Especificações: AQUI
> Preço: R$ 1.160,00

5.
> Marca: Donner (LL Audio)
> Modelo: CL 150 A
> Auto-Falante: 10 polegadas
> Potência: 150 watts RMS
> Especificações: AQUI
> Preço: R$ 680,00

Todas as caixas são cheias de "mimos". Possuem entrada USB, cartão de memória, visor digital, vêm com microfone sem fio... Mas, vi que todas se saem bem quanto as equalizações (Low ~ Mid ~ High)...
Tenho um maior receio a respeito da qualidade das caixas, já que não são lá essas coisas... E também a assistência técnica autorizada.
Vocês me recomendam qual destas da lista? Aceito sugestões!
Além dessas, estou de olho numas que encontrei na internet: JBL, Staner e Borne. Mas, isso é outra conversa...

Forte abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O dilema da caixa para voz