Como saber se tem autotune?

    Autor Mensagem
    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/18


    Uma pessoa comentou nesse vídeo aqui: https://youtu.be/JPlUaM0ctbk

    que tem autotune.

    Tem?
    Como saber se tem ou não em qualquer áudio?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    zlo zebry
    Creio que praticamente tudo que sai de um estúdio e é mainstream tenha auto tune.

    Sobre o vídeo, se a intenção é desmerecer o cantor, alegando que ele usa auto tune, acho isso a maior babaquice.

    JJJ
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Se for usado de forma sutil (a "certa", a menos que você queira parecer um robô), não me parece muito fácil sacar...

    O que costuma dar na pinta são sustentações de notas longas, sem variação nenhuma, ou notas distantes alteradas instantaneamente sem nenhuma transição de pitch entre elas (embora não seja impossível a um bom cantor fazer essas coisas naturalmente, mas quando tem muita manipulação fica meio óbvio que é artificial).

    O cara realmente pareceu exagerar um pouco no vídeo, daí a crítica do outro. Mas eu concordo com o colega Sandro acima, não tenho nada contra. Quer usar, usa... ninguém tem nada com isso. Se não gostar, não ouve, simples assim.

    boblau
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    zlo zebry

    meu amigo, hj em dia só precisamos saber o quanto tem de autotune. Se tá perfeito demais, foi mal usado, se tem uns errinhos, foi pouco usado.

    Que tem, não tem dúvidas porque hj em dia se faz música em linha de produção então não se grava por horas a fio num estúdio até ficar bom. Gasta-se muito mais tempo arrumando o cabelo, a maquiagem, a roupa e a coreografia e acompanhando os likes do que gravando. Não que não existam cantores e cantoras excelentes, é que não faz mais muito sentido ficar repetindo até ficar bom. Corrige depois e boa.

    Por isso fica tudo uma m*rda... não tem mais aquela coisa natural.

    Vi recentemente um vídeo do excelente Lisciel Franco falando para a galera da mixagem que ele estava disponibilizando um áudio totalmente analógico para que eles pudessem criar uma referência de som natural, para DEPOIS, fazer a mixagem em digital. Muito louca esta abordagem, uma vez que as músicas estão cada vez mais estéreis.

    Fui no show do Ozzy e até ele tava afinado....

    dudurlzz
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: dudurlzz
    · votar


    boblau

    Vi recentemente um vídeo do excelente Lisciel Franco falando para a galera da mixagem que ele estava disponibilizando um áudio totalmente analógico para que eles pudessem criar uma referência de som natural, para DEPOIS, fazer a mixagem em digital. Muito louca esta abordagem, uma vez que as músicas estão cada vez mais estéreis.

    Parece interessante, manda esse vídeo ai pra nós.

    boblau
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    dudurlzz



    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Eu não estou querendo criticar o cara.
    Eu citei esse vídeo pq eu gostei de ouvir ele cantando e quando eu fui ler os comentários uma pessoa diz que é autotune. Aí eu fiquei imaginando se eu tava gostando de uma coisa que na verdade foi feita quase que por um computador.

    De qualquer forma, não entendi se vocês quiseram dizer que tem ou não autotune nesse vídeo.

    JJJ
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    zlo zebry
    não entendi se vocês quiseram dizer que tem ou não autotune nesse vídeo.

    Parece certinho demais, eu ACHO que tem sim.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Provavelmente tem.

    Mas quem falar que "mata" se tem autotune numa escutada (a não ser casos bizarros) ou é um produtor musical muito do fodástico ou é simplesmente mentiroso...

    Quase tudo tem autotune hoje em dia. Vero. Mas nem todo cantor precisaria ter autotune, alguns/algumas só usam por uma questão de praticidade, para corrigir errinhos minúsculos e quase imperceptíveis para meros mortais.

    Exemplo: Adele, Amy Lee, a própria Ivete, esse nível de cantor não precisa de autotune, se usa é apenas para ganhar tempo em estúdio.

    Lisciel é o cara...

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    A nota que me causa mais dúvida é aquela "JOOOOga fora" no 4:27, por exemplo.
    Parece um som não natural.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    zlo zebry
    Aí eu fiquei imaginando se eu tava gostando de uma coisa que na verdade foi feita quase que por um computador.

    Que diferença faz?

    Buja
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Acho que se as musicas atuais nao tivessem autotune, seriam simplesmente sofriveis de escutar.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Que diferença faz?

    Eu acho massa a ideia de um computador criar coisas que seres humanos não conseguem distinguir se foram feitas por um computador ou não.

    Imagima que existem vários programas que cantam uma série de músicas sem necessidade de voz humana, e seu desafio é descobrir se quem está cantando é uma máquina ou um ser humano. Eu pelo menos acho impressionante uma máquina conseguir enganar um ser humano nesse ponto.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Como um teste de Turing musical...

    Não é com muita frequência que a gente escuta a voz humana cantando. Na maioria das vezes, escutamos o som que vem de um alto-falante vibrando, empurrado por variações elétricas que são escritas digitalmente. O autotune é só um passo além do serviço que já era feito por compressores e equalizadores.

    Ningen
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: Ningen
    · votar


    O autotune é só um passo além do serviço que já era feito por compressores e equalizadores.

    Só que tem uma coisa... Os compressores servem muito pra corrigir o "problema" da microfonação... A compressão existe naturalmente nos ambientes. Quanto maior a distância entre a fonte e a captação (a boca e o microfone, por exemplo), maior a compressão. O ar faz isso.

    Mesmo a equalização, ou melhor, as diferenças entre as amplitudes das frequências em setups diferentes... São alterações naturais que todo mundo que já ouviu música em dois falantes diferentes conhece...

    Eu não colocaria um corretor de afinação nesse mesmo patamar...

    João Petrucio
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Fui no show do Ozzy e até ele tava afinado....



    kkkkkkkkk

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Não posso dizer.
    Não aguentei escutar dois compassos.
    Tanto faz ter autotune ou não a música é uma bosta.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Seu comentário só está ocupando o banco de dados do cifra club. Sem utilidade nenhuma.

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: Jota Jota SP
    · votar


    Além da afinação tem bastante variação de dinâmica nessa gravação, controle de respiração etc. Autotune não faz milagre, ainda mais quando há muitos intervalos etc. Dublar isso bem, no vídeo, seria difícil também.
    Um ajuste ou outro pode ter, mas dizer que essa gravação é só mérito do autotune, embora eu não goste desse estilo, acho muito difícil.
    Quem falou que é autotune, não tem mais certeza disso do que você, pode crer, falou porque o brasileiro é muito leviano mesmo.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    zlo zebry

    Tens razão.
    O meu comentário foi infeliz.

    Me desculpe.

    Me parece que tem algum programa que ajusta tipo autotune.
    Agora não sei dizer qual é o programa.
    Dá para notar quando a música só tem parte instrumental e quando entra a voz, dá para notar algo diferente.
    Todo plugin de efeito sempre deixa um rastro, no caso é bem sutil, e acho que foi um trabalho bem feito.
    E usar os recursos da tecnologia moderna não é demérito nenhum, é apenas mais uma ferramenta.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Tranquilo. Essa questão de mudar o som quando a voz entra só me parece que o fundo fica com menos volume, não percebo mudança além disso. rsrs
    A única coisa que achei estranho mesmo foram algumas notas tipo o "JOOOOga fora" no 4:27

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Para mim a impressão é que quando a voz silencia lá por 1:51 ou 1,52 e fica só no instrumental vem um sentimento de alívio pois a voz tá com algum efeito meio chato.
    Quando o cara não tá cantando é um alívio.

    E como foi dito lá pelos 4:27 e em outras partes tá meio esquisito, tem horas que o cantor dá umas escorregadas e força o tom da voz, nestas partes parece que usaram mais o efeito para ajustar os erros principalmente nos aahah finais em certos compassos.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Acho que o uso ou não do autotune deve ser questionado quando há alguma habilidade específica a ser exaltada. Decididamente, não é o caso do vídeo em questão. Como tem se repetido por aqui, as músicas desse gênero não são destinadas à audição, mas à diversão.

    O enaltecimento do virtuosismo em detrimento da arte já é algo bem questionável por si só. Em um caso como esse, torna-se algo completamente sem propósito.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    É por isso que o principal do tópico é o título: "Como saber se tem autotune?"
    Não especifica onde, mas sim em qualquer áudio.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    É, mas o primeiro post do tópico especifica.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Acho engraçado que o pessoal chega com dúvidas e trata os outros como se fossem seus serviçais. Isso daqui é um fórum. Fóruns são espaços de discussão, não serviços de atendimento ao consumidor.

    Há muitas dúvidas que são autênticas, baseadas em curiosidade legítima. Outras têm por base a insegurança. "Será que eu posso dizer que esse cantor é bom? Disseram que ele usa autotune, será que posso continuar gostando dele ou estarei sendo enganado? Preciso saber se ele usa autotune."

    Vale mais a pena conquistar a segurança sobre suas crenças do que tornar-se alguém que depende de artifícios técnicos para justificá-las. No segundo caso, a fragilidade das crenças persiste, o artifício é só uma blindagem que afasta os indagadores.

    zlo zebry
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    É, mas o primeiro post do tópico especifica.
    Nesse caso eu sugiro que você leia direito o título e o post também. Porque claramente está escrito lá: "Como saber se tem ou não em qualquer áudio?"
    Esse vídeo eu mandei como exemplo caso alguém quisesse exemplificar como descobrir.

    Acho engraçado que o pessoal chega com dúvidas e trata os outros como se fossem seus serviçais. Isso daqui é um fórum. Fóruns são espaços de discussão, não serviços de atendimento ao consumidor.

    ???


    Há muitas dúvidas que são autênticas, baseadas em curiosidade legítima. Outras têm por base a insegurança. "Será que eu posso dizer que esse cantor é bom? Disseram que ele usa autotune, será que posso continuar gostando dele ou estarei sendo enganado? Preciso saber se ele usa autotune."

    Vale mais a pena conquistar a segurança sobre suas crenças do que tornar-se alguém que depende de artifícios técnicos para justificá-las. No segundo caso, a fragilidade das crenças persiste, o artifício é só uma blindagem que afasta os indagadores.


    ?????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se tem autotune?