Como saber o 'tom' de uma música?

    Autor Mensagem
    Felix_Bohnke
    Veterano
    # ago/06


    Pessoal, desculpe pela ignorância, mas tenho uma dúvida talvez básica sobre tons....
    Por exemplo, sempre vejo vocalistas indicarem, em ocasião de improviso, o tom de certa música... então eu fico pensando, como ele sabe que aquela música é em Ré.... sendo que aquela música se aplica a outras escalas também, como por exemplo, o Dó maior?
    Deu pra entender?
    Gostaria de saber como se identifica o tom de uma música!
    Ah, e aproveitando, queria saber como identifica o tom de conforto de um vocalista!
    vlw!

    Phantom Of Death
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Felix_Bohnke

    só sei lhe responder a pargunta do tom de conforto:
    => É o tom de voz no qual o vocalista não precisa fazer muito esforço para cantar, e não sente dores posteriores..

    John Arch
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Analisando as notas da música, pois elas apresentam um grau de afinidade entre si. Todas giram em torno de um centro tonal, q dá nome à escala, e consequentemente ao tom, além de definir o campo harmônico da música. Sempre lembrando, q isso é bem relativo, pois uma musica pode modular varias vezes...
    Resumo da ópera: Estude teoria; estude harmonia, pois não dá pra ensinar assim...
    Logo, sabendo isso, vc pode alterar o tom da musica para outro q seja mais confortavel aqule q esta cantando...

    EDIT: mais tem gente q naum sabe nd disso, mas sabe qual o próprio tom...vc pode perguntar pra alguem, e a experiência tmb vai te ajudar

    Valeu!

    Atomic
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Uma dica que me passaram: Olha qual a ultima nota da musica, tem uma boa chance (mas nao certeza!) de ser a nota do tom. Pra saber se eh maior ou menor veja se a musica soa mais feliz ou triste.. Bom, nao eh garantido mas ja eh uma ajuda.

    Bleed
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    vc vê quais notas que compoêm a musica, existe uma formula para saber é igual uma formula matematica. Para uma musica ter um tom de dó maior ela teria que ter as notas (C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim).
    Ou seja, Os graus seriam dessa forma: 1M 2m 3m 4M 5M 6m e 7 diminuta. Em ré seria a mesma coisa só que vc terá que transpor a mesma escala em um tom abaixo. Isso só para os tons maiores para os menores a escala é um pouco diferente. Eu sei q esse topico é bem velhinho mas muita gente tem essa duvida acredito que seja isso, se naum for me corrijam ai por favor!

    billy ramone
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bleed

    valeu cara
    essa tambem era uma duvida que eu tambem tinha

    busterchair
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Atomic

    geralmente o último acorde de uma música é o seu próprio tom, pois seria uma nota de descanso, mas isso não é um padrão. O correto é fazer como nosso amigo John Arc e Bleed falaram.
    Abraço

    John Arch
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Só fazendo uma pequena correção aqui...
    O Bleed falou:

    Para uma musica ter um tom de dó maior ela teria que ter as notas (C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim).
    Ou seja, Os graus seriam dessa forma: 1M 2m 3m 4M 5M 6m e 7 diminuta


    Essa afirmação estaria perfeita, mas tem um pequeno erro: essas não são as notas de Dó Maior, e sim os acordes de Dó Maior (realmente a harmonia é a opção mais prática para se ver o tom de uma música).
    As notas de Dó Maior são dó-ré-mi-fa-sol-la-si, e os acordes formados a partir destas notas, por intervalos de terça, sõa aqueles acima demonstrados.

    Valeu!

    Felix_Bohnke
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bom reerguerem esse tópico...
    Possuo uma outra dúvida..
    Quando um cantor vai fazer algo ao vivo talvez um improviso, ele geralmente fala uma nota ao maestro certo?

    Gostaria de saber se essa nota é a nota da música?
    E tipo, se o cantor fala na hora ali, como os instrumentistas conseguem transpor tudo no tom certo ali enciminha???

    desculpe as perguntas banais! hehe

    valew!

    John Arch
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: John Arch
    · votar


    Felix_Bohnke
    Ele fala justamente o TOM da música...se ele fala Dó, ele quis dizer tom de dó maior.
    E os instrumentistas realmente transpõem na hora. Mtas vezes eles já conhecem a música, é claro, mas por isso q só contratam músicos fodas para essas paradas.

    EDIT = isso no caso de tocar certinho uma música, mas se for só improvisação o cara inventa qquer coisa em cima dakele tom!

    Klaus Meine
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    O que significa cantar no tom? Seria cantar as notas dentro do acorde?

    João Ferr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Klaus Meine
    O que significa cantar no tom? Seria cantar as notas dentro do acorde?
    Não, dentro da escala.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pra que saber o ton?/ Nao consegue acompanhar pela nota nao?

    John Arch
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Krist Novoselic
    E o vocal tem q ficar estritamente limitado a nota q está sendo executada? E a se a guitarra estiver tocando a tônica, o baixo a 5ª e a voz a 3ª? Faz td a diferença do mundo saber a tonalidade. E mais milhões de outras possibilidades... a voz tem uma melodia própria, independente dentro dos limites fixados pelo Tom. Em Dó maior o Fa é natural, enquanto q em Sol Maior é #, e por aí vai

    Adriano_vmelo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    olha se vc toca algum instrumento ajuda

    por exemplo piano

    alcaça a no ta com a voz e fica nela e no piano


    voz AAAAAA
    Piano D#f#G#A#AAAA achou


    só posso dizer isso

    João Ferr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Adriano_vmelo
    O ideal é até fazer o contrário. Faz a nota no piano e caça ela com a voz...

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    John Arch


    Eu sei, eu dsse isso considerando isto tb.. Depende da pessoa......

    Eu nao manjo nada da teoria.. tecnica.. mais tenho muita noção disso. sem saber como.... Se eu acompanhar uma musica eu nao fico limitado na tonica, eu nao sei como mais eu sei oq fazer.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Isso para fazer as linhas de baixo tb... eu sempre encaixo notas diferentes q caem bem, eu nao descobri um padrao pra isso nao.. uma regra pra isso nao. eu apenas localizo as notas..

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    Krist Novoselic
    eu nao descobri um padrao pra isso nao..
    Em geral, o padrão é definido pelo Campo Harmônico do tom da música. Partindo disso, vc terá referencias dos respectivos graus nos modos gregos e poderá definir, ao seu gosto, entre Harmonia Tonal ou Modal.

    Muitos músicos práticos fazem isso, seguindo o próprio senso melódico e harmônico. Não há o menor problema nisso, mas a teoria expande a visão e aprimora a musicalidade.

    Para descobrir o tom da música, analisa-se os acordes da progressão em questão e conseqüentemente, define-se a escala na qual esses acordes fazem parte.

    John Arch
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Krist Novoselic
    A teoria é só uma maneira didática de se encarar as coisas. Principalmente pra dar aula, senão fica uma coisa mto "sente aí a parada" hahahah. Eu confesso q fiz isso no baixo durante uns 5 anos, vivendo só do basicão e de bom senso. É mto bom isso, mas dps q vc resolve estudar teoria vc começa a enxergar as coisas de outra forma. Eu evolui mto mais em mto menos tempo.
    Mas cara, música é música, é arte, é sentimento...qquer um pode tocar ou cantar

    BJAofficial
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    desenterrando aqui...
    se a musica é só power chord, como eu sei se é maior ou menor a nota?

    por exemplo: A, E, B e D.. esses sao os acordes de uma musica, mas estao todos em power chord.. e agr, como descubro o tom?

    bruno.pdias
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    cara, deve ter muita teoria pra saber isso, mas a melhor forma sem dúvidas é ter o ouvido treinado e descobrir isso tocando.

    Joaozin
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    BJAofficial
    Depois de um bom tempo tocando violão você pega a manha de saber qual acorde seria menor no meio dos outros maiores. Ter um bom ouvido e nossão musical também ajuda bastante.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Felix_Bohnke

    Desculpe, mas acho que as respostas não estão sendo muito claras prá você. Vou tentar de outra forma.

    Depois de mais de 10 anos tocando em bares, bailes e etc, cansei de "encarar" cantores que pedem o tom dá música, e a coisa significa exatamente o seguinte:

    Suponha que tal vocalista irá cantar, por exemplo, Andrea Dória do Legião Urbana.
    Essa música se inicia em 3 acordes, Dm/Em7/Am (este é o "tom" a zona de conforto de Renato Russo)... Renato Russo, em algumas passagens canta muito baixo (grave). Se for uma mulher, ou um homem com uma extensão mais aguda, terá de cantar na oitava, na quinta, na terça e etc, ou seja, terá que ajustar para se enquadrar na melodia original e isso as vezes é desconfortável, feio, ou até impossível.

    Então, este cantor, por exemplo, canta esta canção confortavelmente 1 tom acima de Renato: Em/F#m7/Bm...

    Quando ele entra num palco, com uma banda estranha, ele diz:

    Andrea Dória em Mi menor... ou simplesmente Mi menor.

    A banda já sabe que ele não canta no tom original e sobe automaticamente 1 tom na execução.

    Simples assim...

    Para um músico o tom da música é onde ele foi composto originalmente.

    Para um cantor, no tom em que ele a canta melhor, sua zona de conforto e melhor qualidade é seu Tom. Isso no popular, no erudito isso não acontece, porque as músicas são escritas para as vozes certas dentro do alcance cada extensão. Ou seja, um Tenor não irá cantar a parte de um Baixo ou de uma Soprano.

    No popular, os músicos transpõe o tom, em função do cantor. Se a música é em MI e o cantor pede em Fá, transpomos meio tom acima, toda a harmônia e melodias instrumentais (solos, licks, riffs e etc)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber o 'tom' de uma música?