Como saber se canto bem?

    Autor Mensagem
    DandV
    Veterano
    # set/10


    Primeiramente chego com aquela frase clichê mas necessária, eu sei que é chato responder esses tópicos, mas é a vida, espero que me ajudem ao menos com pequenas dicas, além de crer que essa seja uma dúvida que muitos têm ou já tiveram.

    Bem, fiz 17 anos ontem, e em toda minha vida, desde os 12 anos +-, sempre gostei de cantar sozinho, no banheiro, etc e etc...

    Sempre reparei que conseguia fazer coisas legais com a voz, cantando as músicas preferidas, letras inventadas e etc. Minha voz é grave, e sempre tive dificuldades com certas músicas, mas ao longo do tempo fui aprendendo a adaptar os agudos e aquilo que não conseguia fazer de forma que eu conseguisse, abaixando o grave, fazendo algo meio falsete meio agudo e ficava legal e tals, digamos que até consegui aumentar a potência da minha voz, fui percebendo que conseguia fazer um tons altos legais. (não sei se é o certo, mas acabava ficando legal, e acho que sei definir o que é legal lol).

    Enfim sempre que eu canto, vejo que canto legal e tals. Porém sempre que eu gravo minha voz, o tom dela muda totalmente, fica feio, um agudo chiado, estranho, tosco. Sei que nessa idade se passa por várias mudanças, eu as percebo, porém é muito estranho, será que eu estou me equivocando a respeito de cantar bem, ou pode ser meus fails meios de gravação?

    TerraSkilll
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DandV
    Primeiro: o que é cantar bem para você? Note que legal nem sempre é a mesma coisa que bem.

    Minha voz é grave, e sempre tive dificuldades com certas músicas, mas ao longo do tempo fui aprendendo a adaptar os agudos e aquilo que não conseguia fazer de forma que eu conseguisse, abaixando o grave, fazendo algo meio falsete meio agudo e ficava legal e tals, digamos que até consegui aumentar a potência da minha voz, fui percebendo que conseguia fazer um tons altos legais. (não sei se é o certo, mas acabava ficando legal, e acho que sei definir o que é legal lol).
    Ok, só tome cuidado ao ficar cantando agudo, para não forçar demais a voz. Se sua voz é realmente grave (uma vez que ela está em mudança), não é algo natural cantar agudo, por mais que você queira.

    Enfim sempre que eu canto, vejo que canto legal e tals. Porém sempre que eu gravo minha voz, o tom dela muda totalmente, fica feio, um agudo chiado, estranho, tosco.

    O modo como você percebe sua voz quando fala é diferente do modo como a percebe quando a ouve de outra fonte (uma gravação, por exemplo). Essa é a sua voz que as outras pessoas ouvem, e se está "diferente, feia, chiada, estranha e tosca" significa que você deve estar cantando de forma incorreta, desafinando sem perceber.

    Abraço.

    Elvenfoot
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Opa, O cantar certo é relativo cara. Cantar utilizando técnicas e tudo mais, provavelmente você não o faz, pois nunca fez aula.

    Mas o cantar bonito que é importante, tem muita gente que canta muito foda e é completamente auto-didata, a idéia é ir gravando, e ir perguntando pra pessoas que você sabe que se tiver feio vai falar (mães, tias e avós sempre falam que tá bom...).

    E reforçando o que foi dito, o que você ouve, não é o que você canta. Tenta cantar com um microfone razoável, e um som, até videokê vale, que já dá pra ter uma idéia vaga do que você está cantando.

    DandV
    Veterano
    # set/10
    · votar


    o que você ouve, não é o que você canta.

    Pode ser que por cantar sem microfone, só gravando, eu esteja fazendo as coisas erradas, pois algumas vezes que eu gravei a minha voz, os tons ficaram legais. O problema é que eu corro de microfones, nunca me dei bem com eles D= (acho que é pelo fato de só ter pego os piores) enfim, vou ver se consigo algo melhor pra ir gravando, se um dia pegar algo bom posto aqui.

    PS: Gravar com câmera é uma boa idéia?

    engtmir
    Veterano
    # set/10 · Editado por: engtmir
    · votar


    DandV
    O legal é tu ter um esquema para gravação "clean" saca, sem efeitos, ai tu vai realmente escutar sua voz...

    Eu mesmo durante muito tempo me "enganava"... Jurava que cantava bem e talz, até que fiz minha primeira gravação... bem eu simplesmente a joguei fora, minha voz cantada é insuportável... haiuehiauieuh

    Mas to treinando agora para daqui alguns dias eu começar a postar minhas gravações de voz aqui, faça o mesmo, tem muita gente experiente aqui no Forum, que podem te dar dicas valiosas, e mostrar exatamente a ferida da sua voz ;)

    EIDT: Eu acho que se tu conseguir escutar legal sua voz, a câmera pode ser uma boa idéias sim!

    Abraços

    TerraSkilll
    Veterano
    # set/10 · Editado por: TerraSkilll
    · votar


    DandV
    Pode ser que por cantar sem microfone, só gravando, eu esteja fazendo as coisas erradas, pois algumas vezes que eu gravei a minha voz, os tons ficaram legais.
    Como você grava alguma coisa sem microfone????

    Se você quer uma gravação fiel da sua voz, um bom microfone é indispensável. Há vários tópicos sobre bons microfones. Procure dar uma lida.

    PS: Gravar com câmera é uma boa idéia?

    Se está falando de câmeras digitais (dessas de 600~~1000 reais), não, não é uma boa ideia. Salvo raríssimos casos, os microfones que vem nessas câmeras não são adequados para gravar músicas, principalmente por causa das dimensões reduzidas. A gravação pode até ficar boa, mas provavelmente estará aquém do que se pode obter com um microfone comum.

    O legal é tu ter um esquema para gravação "clean" saca, sem efeitos, ai tu vai realmente escutar sua voz... (2)

    Tente gravar usando seu PC mesmo. Conecte o microfone nele (use um adaptador caso necessário) e use programas como o Audacity para fazer a gravação. Está longe de ser profissional, mas resolve.

    Abraço.

    Sheev
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Sheev
    · votar


    Elvenfoot
    Não existe relatividade em cantar certo. Ou você canta utilizando corretamente o aparelho fonador ou não. Veja que não falo de beleza vocal, porque um cantor pode ser tecnicamente perfeito e não te agradar devido ao timbre que possui.

    Existem os que nunca fizeram aulas e tem uma voz foda? Existem. Mas isso não significa que as aulas são dispensáveis por você ter nascido com um "dom". Imagine se essas pessoas fizessem aulas, a que nível chegariam?

    DandV
    Como já disse o TerraSkilll, a sua voz na gravação é a maneira como ela é na realidade. Assim que puder, procure a ajuda de um profissional. Você pode estar fazendo algo totalmente errado com a sua voz sem perceber. Fica a dica.

    DandV
    Veterano
    # set/10 · Editado por: DandV
    · votar


    Bom Sheev, eu canto por "prazer", é uma coisa que sempre gostei de fazer enquanto sozinho, e sempre tive vontade de aprender tanto para ver se levo jeito como pra levar para algo mais sério quem sabe, pois estou aprendendo teclado vai fazer 2 anos e quem sabe não possa me aventurar um dia como vocalista. E realmente, eu posso estar me equivocando, ou não estar cantando ou fazendo as coisas de forma errada, até porque desconheço qualquer técnica e teoria sobre canto. Mas em termos de estar "destruindo" minha voz e etc, n me preocupo, porque apesar de eu testar as vezes minha voz, eu não faço nada demais a não ser cantar no banho por exemplo, como muitas pessoas fazem.

    EDIT: Como falei em outro tópico, tava tentando gravar aqui pelo mic do meu headset, não tem como, fica muito estranho, um mic normal seria melhor?

    Sheev
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DandV
    Pois deveria se preocupar. Você ainda tem 17 anos, mas se continuar abusando da voz sem saber - principalmente se quiser levar a música a sério algum dia - ela vai te deixar na mão quando menos esperar. E aí pra remediar é uma tristeza. Por que não cuidar enquanto a 'voz' ainda está saudável? É só uma dica, man.

    shoyoninja
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DandV
    Não tem como você contar para nós através de texto como ficou sua voz na gravação. Você mesmo nem sabe dizer se está ou não legal (mas pelo que você disse não gostou certo?).

    Se quiser opiniões é só colocar o arquivo no 4shared e mandar o link que a galera sempre escuta e, quando pode, comenta o que achou.

    Abraços!

    MaximusFullmetal
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tenta soltar um agudo até quebrar um copo ou sua garganta começar a sangrar e tú ficar sem voz. se uma dessas coisas acontecerem, tú canta bem xP

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Como saber se canto bem?

    Grave num Pc ou num Gravador seja digital ou analogico vc cantando e se critique.

    elyts
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DandV
    Como saber se canto bem?
    Pergunta a alguem que ja te ouviu cantar ^^

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    DandV
    Como saber se canto bem?

    Basicamente, isso:

    shoyoninja

    Não tem como você contar para nós através de texto como ficou sua voz na gravação. Você mesmo nem sabe dizer se está ou não legal (mas pelo que você disse não gostou certo?).

    Se quiser opiniões é só colocar o arquivo no 4shared e mandar o link que a galera sempre escuta e, quando pode, comenta o que achou.


    ADD: E esteja preparado para, de repente, ouvir que não está bom.

    e

    elyts

    Pergunta a alguem que ja te ouviu cantar ^^


    Abraços.

    NinaOstrowski
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Grave-se cantando alguma coisa, e mostre para sua mãe. É só um exemplo, claro, dá pra mostrar pra outras pessoas, mas as mães nunca mentem. Ela vai te dizer o que acha, então você vai perguntando pros seus amigos, familiares, e assim vai. :D

    GersonM
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Ô NinaOstrowski vc respondeu o cara 3 anos depois pra mandar ele mostrar a gravação pra mãe? rsrsrsrs

    TempusFUGIT
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Ô NinaOstrowski vc respondeu o cara 3 anos depois pra mandar ele mostrar a gravação pra mãe? rsrsrsr

    EU ri mto disso... KKKKKKKKKK

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    McBonalds
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Mamãe me acha lindo, então eu deveria entrar para a carreira de modelo hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se canto bem?