Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Técnica Vocal - Voz Mista

      Autor Mensagem
      Wess97
      Membro Novato
      # 22/abr/18 04:38


      Olá, meu nome é Weslei. Sou novo aqui. Canto a mais ou menos dois anos e nesse tempo nunca fiz aulas de técnica vocal por questões financeiras. Pois bem, Fui classificado como 1° Tenor e possuo uma voz bem leve, mas tenho dificuldade na região da passagem que no meu caso se inicia por volta de um F#4 (Notação Americana). Além disso recentemente descobri uma ressonância mais alta levemente metálica e bem clara quando colocada na máscara ou leve e clara quando projetada mais pro alto. Acontece que apesar de ser conectada com a minha voz de peito, eu não consigo acessa-la por outras vogais a não ser o "I" e o "U". Estou usando essas vogais para chegar em outras como abrir o "I" próximo de um "E" fechado ou com o "U" tentando chegar em um "O", já o "A" eu não consigo encaixar nesse registro. Acontece que por eu ter a voz leve, meus agudos, mesmo próximo do D5 são muito leves. Se puderem me dar dicas ou técnicas para trabalhar as outras vogais eu agradeço.

      singinglife
      Membro Novato
      # 26/abr/18 20:53 · Editado por: singinglife
      · votar


      Wess97

      Difícil opinar sem saber como está conduzindo a técnica.. mas.. vamos lá.
      A vogal A é a mais chatinha mesmo. Ela não pode ser aberta, é fechada.. não é Á é mais para Â.. parecida com um O ou U, aliás, todas são. Tente deixar UEIO bem e pra depois colocar o A.
      Importante manter o foco do fluxo de ar, mas, pelo seu relato, parece que já cuida disso.
      Estudar técnica vocal (nesse nível) sozinho é complicado. O som que emitimos é diferente do que ouvimos e sua voz pode não estar sendo trabalhada adequadamente.
      Um dos maiores tenores da atualidade é Jonas Kaufmann. Quando começou a carreira, ele cantava repertório de tenor ligeiro e blz, assim levava a vida profissional por anos até ter problemas vocais. Trocou de professor e um novo mundo de abriu.. foi classificado como tenor dramático (!). Hoje ele canta papéis incríveis incluindo óperas de Wagner - repertório para "os fortes" srrs - que ele nunca imaginou se que seria para a voz dele.
      Enfim, legal que se preocupe e esteja buscando ajeitar sua técnica mas é bom tomar cuidado para não se machucar.
      Também.. classificações são perigosas. As vezes elas são precoces e feitas em vozes ainda brancas. Se for em coro, piorou.. muitas vezes são feitas apenas para preencher demanda de um naipe.. ah, fulana canta um F4, então vira soprano, e não é assim... um mezzo, por exemplo, tem C5.. só que usada de outra forma no repertório. Mas é claro que chegar nessa nota pode não ser coisa da noite pro dia; é necessário trabalho.
      Bom, não sei se é isso que queria saber.. espero ter ajudado e não te confundido.

      Abs

      Ningen
      Veterano
      # 27/abr/18 12:06 · Editado por: Ningen
      · votar


      nunca fiz aulas de técnica vocal por questões financeiras. Pois bem, Fui classificado como 1° Tenor

      1 - Se você nunca fez aulas, quem te classificou?
      2 - Pode ser perigoso ter sua voz "classificada" sem um treinamento adequado.

      Sobre o tópico em si, o que tenho a dizer é, procure um professor. Se vira, se quer mesmo, dê seus pulos, consiga uma bolsa, prometa pagar quando for rico e etc...

      Aprender sozinho assim não vale a pena. (Falo por experiência própria)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnica Vocal - Voz Mista

      305.937 tópicos 7.899.300 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital