Devo investir no canto ou será melhor parar por aqui?

    Autor Mensagem
    mrfluorescent
    Veterano
    # fev/12


    Boas,
    Bem sempre toquei guitarra durante muitos anos e nunca tinha sentido sequer grande desejo/vontade de cantar. Desde ha uns tempos para cá comecei a aventurar-me no canto e gostaria portanto de saber a vossa opinião sobre a minha voz/timbre. Podem ser do mais sincero possível não levarei nada a mal e se tiver uma crítica construtiva melhor ainda.

    Aqui vai: http://soundcloud.com/mrfluorescent/cover-mrfluorescent-wonderwall

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/12
    · votar


    mrfluorescent
    Você deveria parar de tocar guitarra.

    mrfluorescent
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Christhian

    Bem... Está a tirar essa conclusão por ter ouvido a minha primeira tentativa de gravar a tocar e cantar ao mesmo tempo (que foi mais difícil do que pensava) ou já ouviu algum cover de guitarra minha/participação em Jam?

    De qualquer modo agradeço o comentário e fiquei bem feliz em em ouvir que alguém acha que canto melhor do que toco guitarra :D

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/12
    · votar


    mrfluorescent
    Não. Nem ouvi sua música, estou no celular e no meio de um barulho infernal. :)

    Mas a minha afirmação é tão surreal quanto a sua pergunta sobre "Devo investir no canto". Ambas as coisas, é só você quem deve decidir e não vir perguntar num fórum de internet.

    Pra mim, é simplesmente inconcebível uma pessoa que gosta de cantar perguntas pra outras que nem conhece se deve desistir.

    :D

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/12
    · votar


    mrfluorescent
    BTW: http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/280433/#8134280

    Acredite, especialmente ao postar gravações aqui, é importante ler e participar dos outros tópicos também. Teria visto que eu escrevi algo idêntico à outro usuário, esses dias.

    mrfluorescent
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Christhian

    "Não. Nem ouvi sua música, estou no celular e no meio de um barulho infernal. :)"
    Pois...

    "Pra mim, é simplesmente inconcebível uma pessoa que gosta de cantar perguntas pra outras que nem conhece se deve desistir. "
    Talvez não me tenha expressado da melhor forma, o objectivo da pergunta era saber se tenho uma voz má (em que tenha de percorrer um percurso interminável para chegar a um nível razoável sem ter sequer certezas se consigo la chegar) ou se tenho uma voz razoável em que com aulas de canto consiga atingir um bom patamar num espaço de tempo aceitável (talvez um ano).

    Nem sei se é possível responder á minha questão pois penso que é difícil prever a minha evolução mas seria apenas para ter uma noção...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/12
    · votar


    mrfluorescent
    Talvez não me tenha expressado da melhor forma

    Num lugar onde o "texto" é a sua única forma de expressão, fica difícil ter outras formas melhores.

    o objectivo da pergunta era saber se tenho uma voz má (em que tenha de percorrer um percurso interminável para chegar a um nível razoável sem ter sequer certezas se consigo la chegar)

    Vou reforçar: Exercite sua leitura, especialmente nos tópicos fixos. Já falamos aqui 1.000.000 de vezes que não existe essa de "voz boa, voz ruim" e que aprender a cantar depende exclusivamente da sua força de vontade e dedicação.

    ou se tenho uma voz razoável em que com aulas de canto consiga atingir um bom patamar num espaço de tempo aceitável (talvez um ano)

    Com um ano de aula, você não vai registrar uma evolução que reflita na estética do seu canto de maneira considerável, mesmo que tenha toda a facilidade do planeta, assim como em um ano de aulas de guitarra não sairá tocando tudo o que tem vontade ou em um ano de aula de karatê provavelmente ainda estará na faixa branca ou azul.

    Vou reforçar, de maneira tópica:
    - Você gosta de cantar? Vá aprender.
    - Quer postar suas músicas para outros ouvirem? Não pergunte se deve parar ou continuar a cantar, isso não existe. Questione sobre sua performance e esteja pronto para ouvir críticas, pois nelas estão os pontos que você deve melhorar.
    - Acha que eu estou escrevendo tudo isso de um celular só pra te contrariar? Boa sorte. :)

    mrfluorescent
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Christhian

    Realmente talvez deveria ter dado uma vista de olhos nos tópicos fixos pois essa noção de que "não existe voz boa ou ruim" é completamente nova para mim.

    Já vi que você é apologista da ideia de que todas as vozes podem vir a ser grandes vozes se forem bem trabalhadas com toda a dedicação que isso requere e provavelmente tem toda a razão (ao contrário de mim que sou completamente leigo no assunto).

    Agradeço desde já a sua opinião compreendo o seu ponto de vista, talvez o canto não seja algo tão "inato" como algumas pessoas pensam/pensavam (eu).

    Qualquer dia ganho coragem e ponho aqui um vídeo (com a guitarra toda certinha ahah) a questionar a minha performance para ter direito a outro tipo de críticas (mais técnicas e mais viradas para a cover em si).

    Obrigado pelo "abre olhos" ;)

    Leopold
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    mrfluorescent

    Vamos facilitar as coisas.

    Não vejo nada que desabone uma possibilidade de que você melhore muito a sua voz com aulas.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Você tem uma afinação boa (só ouvi uma vez e não percebi nenhuma grande desafinação - você tem um ouvido musical), isso facilita muito trabalhar a voz.
    Portanto, não fica tão difícil evoluir. Mas a evolução é lenta, querendo você ou não.
    Eu tinha 9 anos de violino quando resolvi abrir a boca e cantar, já tinha leitura direta de partitura e um bom ouvido, e mesmo assim a evolução foi lenta, mas gradativa (e ainda não sou grandes coisas). Faço aulas desde 2004, patinei algum tempo com uma professora mediana e agora estou evoluindo com um bom professor.
    Repito o que o Christian escreveu: "Com um ano de aula, você não vai registrar uma evolução que reflita na estética do seu canto de maneira considerável, mesmo que tenha toda a facilidade do planeta".

    mrfluorescent
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Leopold
    Obrigado pela resposta.

    Leandro Rigon
    Obrigado pela sua avaliação e por contar a sua experiência. Vou ver se existe algum bom Professor de canto aqui na minha cidade e preços (agora já vou mentalizado de que vai demorar anos até chegar onde quero ahah).

    leviribeiro
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    mrfluorescent vc ja tem feeling cara, faz aulas que daí vc vai ter a tecnica como base, daí vem a evolução.

    vc pode cantar só no feelling, e nem saber oq ta fazendo, ou ter tecnica e saber oq ta fazendo, onde ta errando, onde ta deixando passar alguma coisa q tem q ser melhorada....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Devo investir no canto ou será melhor parar por aqui?