Autor |
Mensagem |
Tripazonga Veterano |
# jun/09
eai pessoal, to voltando aos poucos aki pro forum, nunca mais tinha lido nem postado mas lembrei o qto vcs ajudam e agora q comecei a cantar resolvi aparecer denovo xD
eu tinha uma velha historia ai de como aprender a cantar sem professor, pq aki na minha pacata cidadezinha nao se encontra nenhum, resolvi intao ir colhendo dicas e aprender sozinho mesmo...
algum material q gravamos com a banda, ja a algum tempinho, esta aki pra se quiserem dar uma avaliada www.palcomp3.com/dirtymind
tenho gostado bastante de cantar e achei q eu tenho evoluido tbm, nao sinto dores e nem forço a região da garganta nunca... só q de uns tempos pra ca tenho percebido q minha voz nos ensaios e bem melhor q na hora dos shows... gostaria de saber se isso eh devido a bebedeira? normalmente eu fico mto bebado antes, durante e depois dos shows, por causa da festa q ta rolando no lugar mesmo...
queria saber intao se a bebida exagerada influi na voz ou somente no controle sobre ela...
valeu!!
|
Jattto Veterano
|
# jun/09
· votar
Tripazonga
O álcool resseca as pregas vocais. Cantar com elas ressequidas faz muito mal pra voz além de prejudicar todo o processo do canto.
Vocalistas não podem beber, cara. Não nos dias que vão cantar (essencialmente nesses).
Assim como não podem fumar, não podem tomar coisas muito geladas ou muito quentes e um monte de coisa mais.
Mas, daí, se tu não tá nem aí pra tua voz é outra história.
|
Jattto Veterano
|
# jun/09
· votar
Ouvi agora metade de duas músicas do link que tu colocaste ali acima e fica ruim avaliar a voz toda cheia de autotune (mal aplicado ainda).
E mesmo com o corretor tem muita coisa fora do tom.
|
Tripazonga Veterano |
# jun/09
· votar
Jattto
então as bebidas dexam as pregas vocais ruins mesmo... eu tava pensando q de repente como eu ficava todo afetado isso fazia com q eu nao tivesse total contro, mas intao a bebida influencia, certo?
eu ja to tentando parar mas as vezes eh irresistivel...
qto aos efeitos, nos temos uma gravação de show em um festival aki da cidade e conseguimos o audio perfeito da mesa devido a um equipamento dos caras, soh q são 38mb 6 musicas... se tu tiver como baxar qlqr hora dessa la da pra ouvi direitinho nos tocando de verdade...
vlw veio
|
Tripazonga Veterano |
# jun/09
· votar
http://www.4shared.com/file/101998547/768136fd/Dirty_Mind_-_Live_in_Ba lonismo_Festival.htm
aki ta o link do tal show
|
cybx Veterano |
# jun/09
· votar
Tripazonga
O que ele quis dizer foi que a voz foi afinada artificialmente com um plugin chamado autotune.
Não tem nada a ver com qualidade da gravação.
|
Jattto Veterano
|
# jun/09
· votar
Tripazonga
Isso que o cybx disse. ;)
|
Jattto Veterano
|
# jun/09
· votar
Tripazonga
Ouvi a Sweet Child e não curti nem um pouco, cara. Se tu continuares cantando assim, daqui uns tempos não canta mais nada (e acho que não demora).
PS: não é exagero.
|
Jattto Veterano
|
# jun/09
· votar
Outra coisa, a música é um baita clássico, os erros do guitarrista foram vários e ficaram muito nítidos.
|
Tripazonga Veterano |
# jun/09
· votar
Jattto
nossa veio, nao me apavora... ta tao perigoso assim? q q eu poderia fazer? tentar cantar sem essa rasgação? na maioria das vezes sai assim ao natural... sera q ja eh sinal dela indo pro pau?
vlw
|
Jattto Veterano
|
# jun/09 · Editado por: Jattto
· votar
Tripazonga
Cara, pra mim tá indo pro saco mesmo. Não é tentar cantar sem essa rasgação é fazer aulas mesmo. Aprender tudo. Porque de técnica não tem nada ali.
Mas é estranho porque tu mesmo deverias ouvir e perceber que tá braba a coisa. Nas gravações que tem no palco MP3, tá bem mais tranquilo, tô falando desse show no festival de balão. Parece que tu estás morrendo. A voz falta em um monte de parte. Falta fôlego, falta produção de som, falta afinação, além de a voz estar rouca e notadamente agredida, seja por bebida ou por gritar mesmo. Porque cantar com volume tem uma enorme diferença de gritar.
Sério, man, te cuida, faz um esforço aí e acha um professor. Senão, dá um tempo, cara.
o/
|
Lezinha.m Veterano |
# jun/09
· votar
Tripazonga Concordo com o que o Jattto disse.
Cara, esse negócio de aprender sem professor além de ser difícil é perigoso. Sem alguém para te indicar (e principalmente mostrar) a forma correta de aplicar as técnicas de canto, vc pode estar fazendo até os exercícios mais simples de forma errada e se prejudicando. E ainda por cima vc bebe antes dos shows... do boa, isso é uma verdadeira receita para um desastre. Li isso aqui, já disse pra outras pessoas e vou repetir outra vez: Quando, por exemplo, uma guitarra quebra vc pode comprar outra, já não se pode dizer o mesmo em relação as suas cordas vocais.
Cuide-se man, para não ter algum problema sério depois. Boa sorte =)
|
Tripazonga Veterano |
# jun/09
· votar
eh rapazis, a coisa ta feia...
Jattto
eu percebo sim e eu to quase morrendo, inclusive essa eh a principal duvida... tipo nos ensaios eh tao tranquilo... e nos shows eh tao dificil...
Lezinha.m
eh eu sempre to procurando alguem pra ensinar, mas nao encotro... eu to no coral faz um tempinho e os poucos exercicios q sei aprendi la... qto a dores nunca senti, nao sei se influi... por incrivel q pareça...
vo fazer umas gravações do insaio pra vcs sentirem a diferença e me ajudarem, afinal a unica diferença q vejo dos shows pros insaios sao o alcool e o nervosismo hehehe
|
El_Cabong Veterano |
# jun/09 · Editado por: El_Cabong
· votar
Pessoal. O que eu posso fazer de aquecimento antes de cantar num show? Exercícios de respiração ? Aqueles exercícios C; E; G; ^C; G; E; C ...
Essa é nossa gravação no estúdio: http://rapidshare.com/files/237979553/Bonus1.zip.html Eu sou baixo e a outra vocalista é contralto. Quando nós gravamos num estúdio, fazemos um aquecimento antes. Nós fazemos 3 gravações, pegamos o que ficou melhor nas 3 e montamos a trilha de vocal definitiva, mas num show não tem chance. Errou. Errou!!
Temos um show para o dia 29 de junho. Qualquer ajuda é bem vinda. www.adotados.hpg.com.br
|
membro Veterano
|
# jun/09
· votar
El_Cabong
Vá num professor de canto, faça uma aula e peça para ele passar alguns exercícios básicos de aquecimento (veja os que são bons para você, não é tudo igual para todo mundo).
É melhor do que fazer qualquer aquecimento de qualquer jeito, que ao invés de ajudar acaba atrapalhando.
|
El_Cabong Veterano |
# jul/09
· votar
Pessoal. Nós fizemos o show no dia 29 de junho. Foi legal, recebemos algunas elogios, mas uma coisa que quase nos matou foi a sonorização (mais precisamente o retorno). Não sei se os retornos estavam sem médios, ou se a regulagem da voz nos retornos estava mais baixa do que os instrumentos (diferente do que se escutava na platéia pois quem estava na platéia disse que a voz estava se sobressaindo).
Seria legal se criássemos aqui algum tópico falando de retornos de palco para vocalistas. O que é o correto ? - O som que sai nos retornos ser um espelho do sai para o palco (mesma regulagem) - Nos retornos a voz ficar mais alta que para o publico, para o vocalista se escutar. - Nos retornos o instrumental ficar mais alto que o vocal, para que o mesmo tenha uma boa referência de afinação e ritmo.
|
Christhian Moderador
|
# jul/09 · Editado por: Christhian
· votar
El_Cabong Em apresentações grandes há dois técnicos: De PA e de retorno. São coisas distintas.
Em apresentações menores, especialmente as que não exigem grande mobilidade, o ideal é o vocalista ter o seu retorno pessoal In-Ear, apenas com a voz, para evitar esforços ocasionados pela cobertura da banda em relação ao retorno no palco. Isso responde uma das perguntas: Vocalista deve ouvir a voz e, em menor intensidade, os instrumentos de harmonia (uma guitarra base já é o suficiente).
A bem da verdade todos os músicos deveriam usar retornos pessoais. Certamente tocariam mais baixo e a qualidade do som do show seria MUITO melhor.
|
felipegoffi Veterano |
# jul/09
· votar
Christhian A bem da verdade todos os músicos deveriam usar retornos pessoais. Certamente tocariam mais baixo e a qualidade do som do show seria MUITO melhor.
Pura verdade... Eu ainda sonho em ensaiar em um estudio onde todos usassem apenas Fone de ouvido e o batera ficasse numa sala separada... Ninguem ia ficar com dor de ouvido nem ficar gritando para ver se consegue escutar alem de que ajuda muito na afinação da voz...
|